Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou tendo o seguinte problema com queda de fps com jogos que não exige tanto da placa de vídeo, e não era pra isso ocorrer, certamente meu pc com as config atualmente ele terá gargalho.

Segue a configuração : placa-mãe: gigabyte ga 78lmt usb3 

Processador: FX 8320e 

Memoria : 2x4gb hyper x fury black 1600mhz

Fonte corsair : 500w pci-e 80plus

Placa de Vídeo: VGA Asus GeForce GTX 1060 6GB DDR5 Strix-GTX1060-O6G Gaming 90YV09Q0-M0NA00

HD: 500gb "não sei a marca" 

OBS: Atualmente estou tendo um problema, que meu pc está ficando muito lento segundo o gerenciamento de tarefas, meu disco rígido está ficando em 100% e trava tudo, entretanto acho que meu hd poderia estar com algum problema, fiz todos os testes possíveis, mas como não sei qual é o fabricante é mais difícil testar 100%, com isso irei fazer a troca amanha do sistema principal e irei colocar um SSD: "SSD Kingston HyperX Fury 2.5´ 240gb SATA III 6Gb/s Leituras: 500MB/s e Gravações: 500MB/s - SHFS37A/120G".

PS: Falaram que era bug do windows 10, já formatei coloquei todos os sistemas operacionais inferiores e nenhum deles mudou meu problema. 

Caso a troca pro SSD não funcione alguém já passou por esse problema. Talvez o computador está ficando superaquecido e está atrapalhando o desempenho ? 

Aproveitando o tópico, caso eu faça essa modificação e coloque o HD que possivelmente possa está com algum problema como armazenamento, terá algum problema.

Att. Gustavo

Postado

Caso a troca para SSD não funcione a solução seria atualizar a bios 

Como assim atualizar a bios? desculpe a ignorância. 

Postado

@ghsdare Atualizar bios seria corrigir alguns bugs da BIOS , mas é sempre bom deixar a atualização da bios por ultima opção , porque caso dê algum erro você pode acabar perdendo a placa-mãe.

Como estou supondo que você não entenda como atualizar a bios , eu aconselho a não fazer. porém , é bem fácil de fazer ...

Caso o SSD não resolva , você segue esse video a baixo que pode ajudar no problema , você tem que achar o modelo exato da sua placa-mãe no site da gigabyte. O video ta um pouco antigo mas não mudou muita coisa

Lembrando que , atualizar bios só é recomendada em casos de incompatibilidade ou algum erro grave , como no caso da placa-mãe H110M-HG4 que suporta os processadores da 6º/7º geração da intel mas tem que atualizar bios para funcionar 

Postado

Bom dia amigo, tudo bem?

Se o proposto pelos colegas acima, além claro, da troca do HD por um SSD não der certo tenha em mente que é bem comum o kit 78LMT + FX (pode ser qualquer um: FX-4300, FX-6300, FX-8320, etc) apresentar problemas de gargalo quando muito demandado (não sou eu quem digo, são diversos posts que você pode encontrar aqui mesmo no fórum). Apesar de não ser uma regra, o ideal para ter um desempenho "ok" dos processadores da linha FX seria uma placa com socket 970/990 que são um pouco mais caras. 

De certo não lhe propus nenhuma solução, mas fica uma sugestão: se tiver condições teste o seu kit com uma MOBO de socket 970 ou 990 só para tirar a dúvida. 

• Curtir 1
Postado

@ghsdare Amigo, coloque o Crystal Disk Info e verifique o estado deste seu HD e a marca, se não saber poste aqui a foto do Crystal Disk. Esse SSD que você quer comprar é caro e não lhe entrega o desempenho proposto(Lixo ao meu ver), compre um da Western Digital(WD)  ou um FORCE LE que você vai ter um desempenho melhor, esse da Kingston só tem Nome e Preço!!

Link do Crystal Disk Info: https://osdn.net/frs/redir.php?m=c3sl&f=%2Fcrystaldiskinfo%2F65980%2FCrystalDiskInfo7_0_5.exe

Postado

@Victor Santos Reis Boa tarde amigo, o ssd eu ja tenho em mãos mas em frente irei pegar outro e procuro saber mais sobre essa marca.
Agora sobre o programa segue a imagem com os dados. 

adicionado 6 minutos depois

@P. Sousa obrigado, irei fazer para ver se melhora. 

adicionado 9 minutos depois

@P. Sousa Boa tarde amigo, interessante o que você disse tinha lido já sobre isso, eu estou fazendo agora a manutenção no meu pc, você teria alguma placa-mãe para me recomendar que eu possa colocar no momento que possa utilizar meu processador e que atualmente posso fazer proveito dela e trocar com um outro processador ou só consigo se for kit completo?

• Membro VIP
Postado

@ghsdare Uma placa-mãe para os processadores FX deve primeiro possuir chipset criado para eles como os 970/980/990 citados pelo @P. Sousa . Depois uma boa quantidade de fases no VRM e um dissipador também.

Para seu processador atual qualquer uma das duas abaixo é suficiente:

http://www.kabum.com.br/produto/80240/placa-mãe-asrock-p-amd-am3-atx-970a-g-3-1-ddr3/?tag=970

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0/?tag=970

Postado

@ghsdare Boa tarde meu nobre! Observe as placas que o amigo @grievous citou. Eu particularmente tive duas experiências: uma com ASROCK e outra com GIGABYTE. Me decepcionei com a AROCK e só tenho coisas boas à falar da GIGABYTE. Então indico a placa da Gigabyte GA-970A-DS3P para testes. Mas cuidado! Não vá comprar sem antes ter certeza do seu problema! Apesar de que aparentemente seu HD está ok!

Postado

Boa noite galera, após trocar para o SSD meu pc melhorou mt o desempenho, e o fps melhorou também. 

@P. Sousa Você saberia algum processador que tenha um custo x beneficio bom que no caso não de gargalo com uma gtx1060 ?

Postado
1 hora atrás, ghsdare disse:

Boa noite galera, após trocar para o SSD meu pc melhorou mt o desempenho, e o fps melhorou também. 

@P. Sousa Você saberia algum processador que tenha um custo x beneficio bom que no caso não de gargalo com uma gtx1060 ?

Boa noite!

Para investir em um processador melhor que o seu, na minha opinião, seria necessário também investir em um nova placa-mãe e, atrelado a isso, digo que se for para trocar a placa-mãe e o processador eu não pegaria mais os FX, migraria para os Ryzen (socket AM4)... ou migraria para a INTEL de vez (e em ambos os casos você teria de pegar novas memórias - DDR4). Mas essa é minha opinião.

Agora vamos ver o outro lado da moeda, para fazer você pensar um pouco sobre o assunto: seu processador já é bem interessante, apesar de ser um modelo "e". Acredito que ele rode a maioria dos jogos que você gosta, sem problemas e, sem gargalo com sua GTX. Mesmo um FX-6300 apresenta um bom desempenho com essa GTX. Eu acredito que se você mudar apenas a placa-mãe para uma de chipset 970 ou 990 (de preferência) seria um melhor investimento em termos financeiros. Os chipsets 970 e 990 foram criados especificamente para os FX, eles vão fazer seu processador/GTX trabalhar menos e, acredite, com maior desempenho. Além disso, com uma placa-mãe de chipset 990, pensando em médio-prazo poderia pegar um FX-9XXX.

Obviamente que se dinheiro não for problema e estiver pensando no longo prazo volto a dizer: migre para AM4 (AMD) ou 1151 (INTEL). A linha FX ainda é bem poderosa, mas é antiga.

Postado

@P. Sousa Meu pc ele roda bastantes jogos sim, porém dando um exemplo de um jogo "League of legends" é um jogo que quando eu jogo meu pc tem um drop de fps absurdo, agora que coloquei o ssd melhorou absurdamente só que ainda acontece uns drop porém não está acontencendo igual antigamente que chegava a ficar - 60 fps, em questão acho que pode ser a temperatura elevada no pc que ocorre isso, agora jogos mais pesados a gargalos sim mas é minimo. 

Agora falando sobre a troca eu não sei qual tu me indica, porém acho que intel seria mais interessante por ter um refrigeração melhor, utilizei amd é otimo porém é mt barulho inclusivo o cooler box, pensei em trocar mas se eu for fazer a modificação das placas deixarei pra frente, e no caso eu irei trocar placa-mãe,memoria e processador, que seria o kit. 

No caso eu gostaria de poder jogar alguns jogos atuais sem lags não precisaria ser no ultra, mas pelo menos que o jogo não desse gargalo e que eu pudesse gravar videos/stremar.

Postado

Caso você preciso de orientações sobre quais componentes comprar recomendo que dê esse tópico como encerrado e abra um novo na área apropriada do fórum.

No seu lugar, se fosse para mudar de plataforma ou o kit completo, eu não tenho certeza do que faria, confesso. Tenho lido alguns reviews e essa linha Ryzen parece bater de frente com a INTEL (que inclusive foi forçada a baixar os preços de alguns processadores). Os Ryzen também vêm com os novos coolers Wraith (talvez você também o tenha, depende de quando comprou seu FX) que são mais silenciosos e eficientes, além de bem bonitos. Enfim, muito em breve a mudança ou não para INTEL não será mais uma questão financeira e sim de gosto mesmo. 

Pra mim, sinceramente, a mudança do seu kit não se justifica. Trocar sua placa-mãe pelas que já conversamos seria um grande passo e melhoria no seu sistema. Os jogos atuais devem rodar tranquilamente em 60fps com sua configuração bem ajustada. 

• Curtir 1
Postado

@P. Sousa Entendido, muito obrigado. No meu caso se você tivesse condições de trocar a placa-mãe e pegar memorias DDR4 você trocaria? E qual você pegaria, pois essa placa-mãe ai é ddr 3 ou no caso ficaria com ela por custo x beneficio. 

Postado

Sim, se eu tivesse condições sim! DDR3 ficarão obsoletas (não agora, vai demorar um pouco ainda), logo, se eu tivesse condições me atualizaria. Hoje eu migraria para INTEL. Os Ryzen são muitos novos e têm apresentados problemas de performance no Windows 10 e os FX já não vale a pena. Apenas por esse motivo eu iria de INTEL pois considero AMD um custo/benefício bem melhor. 

Iria de B150M-Gaming 3 da Gigabyte, HyperX 8GB DDR4 e um i5 7500 KabyLake, tudo em torno de R$ 1.500 ~ R$ 1.600

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!