Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Maior problema da minha vida... Pra quem curte MMOs (post longo)


Paulo Valduga

Posts recomendados

Bom dia a todos, fiquei muito tempo indo atrás de MMORPGs, testando e retestando os mais diversos tipos, e agora estou com serias dificuldades em arranjar o MMORPG perfeito e gostaria da ajuda de quem entende para me dar umas dicas, ja vou avisando que o post é longo, porém quem gosta de MMOs vai ver que muitos problemas que cito aqui podem ja ter atormentado a mente de vocês...

Minha vida com MMOs começou com meu gosto por senhor dos anéis, sempre tive essa facinação por mundos de fantasia, item e criaturas lendárias, magias, etc, tal que sempre jogava RPG de mesa...

O primeiro MMO que recordo que joguei muito foi Runescape, a uns 10 anos atrás, e foi um dos jogos que dediquei bom tempo, gostava do sistema de quests, onde elas estavam ali mais para contar histórias do que para dar XP, tinhamos várias coisas para se fazer, e chegar no level 99 era algo que nos dava uma alegria sem igual, porém fui jogar ultimamente e o jogo esta repleto de bots, existem muitas microtransaçoes, o novo sistema de combate nao me agradou nem um pouco, gostava bem mais de dar um clique e pronto.

Depois de um tempo que joguei Runescape parei para começar a jogar Ragnarok , o segundo jogo em que dediquei muito tempo da minha vida, a diversidade de builds, itens, cartas, drops super raros de monstros e bosses super raros tomavam muito do meu tempo e imaginaçao, sem contar a famosa guerra do emperium, que era sensacional, aquelas luzes psicodelicas piscando no meio dos castelos sao coisas que vou levar para o resto da vida, só que enjoei do jogo, nao lembro exatamente o motivo, mas fui tentar jogar ele novamente e nao rolou, o jogo é muito mal explicado, e a parte de lore praticamente nao existe, as quests são só "va la e me traga 500 garras de tal bicho", então quando estamos cansados de PVP ou atacar monstros o jogo vira um nada praticamente.

Depois de Ragnarok eu me enfiei no jogo que mais tomou tempo na minha vida, o famoso WoW, esse sim foi um jogo sensacional, joguei por uns dois anos sem parar, era um jogo muuuito divertido, a lore era sensacional, existiam muitos achievements, tinhamos que escolher com cautela as skills que compravamos pois elas eram caras pra quem nao tinha um char lvl 80, as classes eram muito bem diferenciadas e cada uma era unica, queria ter level oitenta em todas elas, queria ter todas as montarias e tal, foi uma época feliz da minha vida, mas WoW tem um grande problema, além de que (na minha opiniao) cada expansao foi piorando ele (cheguei a jogar uns 5 dias de legion), no final todos os char ficam exatamente iguais, tem quase o mesmo HP, tem quase os mesmos itens, tem quase o mesmo dano, um guerreiro tank tem chances de matar um mago full damage, todos tem as profissoes no maximo, e isso tirou a graça do game, itens lendários pra mim são itens que só poucas pessoas do server tem, que vão realmente deixar elas overpower, pra mim um tank nao mata niguém, do mesmo jeito que um fulldamage nao aguenta dano nenhum, ai todos pegam sets PvP ou PvE e ficam farmando raids o dia todo, a coisa que mais te diferencia sao ainda as montarias que voce tem, e isso fez com que eu me afastasse do game.

Depois disso fiquei pulando de galho em galho por um por tempo, testando os mais variados MMOs, Aion, MU, LotRO, Allods, Aida, Diablo, Rift, Path of Exile, Elder Scrolls Online, Tree fo savior, entre muitos, muitos outros.

Ai eu meio que corri da onda dos MMORPG e ocmecei a jogar Starcraft2 por indicaçao de um amigo, e adorei, joguei um bom tempo, gostava da diferentes estratégias, só que tinha um grande problema aqui, a falta de progressao, eu nao gostava do fato de nao desenvolver um personagem, de ter que começar um jogo novo a cada 20 minutos, e isso me afastou um pouco dele pois acabei enjoando.

Ai eu fui para um grande MMORPG que estava lançando na época, GW2, e que jogasso hein, de inicio tinha tudo de bom, nao via um defeito nele, só que nao sei dizer o motivo, mas fiquei sem tesao de jogar ele mais, nao sei se foi por que meus amigos pararam de jogar e jogar sozinho fica muito sem graça ou o que, o jogo é otimo, mas parace que nao desce mais.

Ai eu fui pra LoL, que apesar de ser um jogo fascinante, tinha o mesmo problema que SC2, nao fazia sentido pra mim upar o personagem até o nivel 18 em um game pra depois começar uma nova partida no nivel 1, eu sentia falta de atingir level maximo como faziam nos RPGs, e, apesar de acompanhar muito os campeonatos dele, que sao sensacionais, parei de jogar.

Agora estou nessa de nao saber o que jogar, ja que me bateu esse vazio mais uma vez, estou lendo bastante em sites e sinceramente me interessei muuuiito por como Tibia funciona, o fato de ser bem MMO oldschool, tem itens raros la que até hoje ninguem sabe como pegar, tem quests que niguem sequer iniciou, me chamou muita atençao, mas venhamos e convenhamos, Tibia é Tibia, a fluidez do jogo é pessima, os graficos sao bem blé, e isso me faz perder a vontade de jogar...

 

Queria saber a opiniao de vocês, ja passaram por isso? 

 

Vi um cara no youtube fazendo uma análise se realmente foram os games que mudaram, ou se foram os jogadores que mudaram, sera que realmente nós mesmos estamos sendo tão críticos que estamos impossibilitando a existencia de um jogo perfeito?

 

Tem algum jogo que estão jogando atualmente que consideram um bom MMORPG?

 

Vou ler a resposta de todos, desculpe o longo post,

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Paulo Valduga Olá,

Na minha opinião é tudo questão de gosto.  

MMORPG é praticamente todos iguais, poucas ou até mesmo história nula.

Eu gosto de alguns mmorpg mas é só para jogar casualmente, como por exemplo o Perfect world, Tera online, Neverwinter online,  Star wars old republic, Marvel Heroes, Rider of Icarus(este último até que tem uma historia legal)

 

Da sua lista, o único que não considero MMOrpg é o Diablo.  Porque? porque ele não é massivo.

Ou seja, MMORPG, signfica Multi massive Online RPG. Em outras palavras, RPG online com muitas pessoas conectados ao mesmo tempo.

 

Enfim, continuando minha opinião. Acredito que são os dois lados.  Usuários estão exigindo demais, desenvolvimento e criação estão estagnados... até agora vi pouquíssimos jogos que são diferentes dos comuns como por exemplo o Tera online, neverwinter,  dungeons & dragons online porque eles tem uma mecânica diferente do mmo convencional.

Sabe aquela mecânica de bate, espera a vez do monstro.. e etc...  pois bem, estes 3 jogos que mencionei, possuem mecânica de rpg-action.  Então é uma mistura de ação com rpg, onde você usa esquivas, defesas e contra-ataques.

Estes 3 me chamaram a atenção. Mas depois de um tempo tornam-se exatamente como os outros, repetitivos e chatos.

 

Um dos jogos que prometem que será um dos melhores é Black desert. Está para chegar no brasil esse ano ou no próximo.

 

Acho que o MMO já teve seu tempo de glória. Por mais que sejam bons, eles são repetitivos, quest a tras de quest, sem muita história, upar, catar itens... 

 

Um conselho meu amigo, não fique obcecado por eles. Jogue-os mas não deixe que que eles controlem você. Dê oportunidades para outros gêneros de jogos!

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Valduga
Não sou uma pessoa indicada para falar de jogos onlines. Nunca tive oportunidades antes de jogar MMORPGs devido a precária conexão com a internet, mas sempre gostei muito de jogos offline como a série FF, Chrono Trigger, Breath of Fire quando se trata de RPG. Único jogo online que me interessei foi Tera Online que o sistema de batalha é estilo hack and slash e não apenas clicar, no entanto como não sou acostumado, achei o sistema de progresso muito monótono (missões ou de matar ou de colher itens) então desisti, porém achei ele fascinante mesmo assim. Lol e Dota 2 são jogos MOBA (maior moda do momento), onde é focado em partidas isoladas apenas para competição, então deva ser por isto que não gostou.


Cheguei a pesquisar alguns outros MMORPGs para jogar, mas pelo que falam, é um estilo de jogo atualmente morto.
Particularmente gosto mais de jogos fechados, sem muita side quest, e quanto mais simples for ele, melhor, mesmo que seja curta a duração.


Como falado acima, tente outros tipos de jogos, existem vários interessantes. Experimente jogos 2D, algum FPS cooperativo, jogos da Telltale onde é muito interessante as histórias, ou qualquer jogo por apenas puro lazer... Enfim, saia um pouco da rotina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu as opiniões, realmente acho que MMOs estão padecendo ultimamente, 

talvez pela dificuldade em criar algo diferente, coisa que é bem mais fácil para outros tipos de jogos,

Acho que vou me empenhar em algum jogo offline mesmo, ou talvez em abrir uma empresa pra ganhar uns moneys, hahahaha

Mas de qualquer forma sinto saudades de quando eu morria de felicidade em matar uns bichinhos e subir um nível.... =(

 

Abraços...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Paulo Valduga disse:

realmente acho que MMOs estão padecendo ultimamente, 

Pode ser que sim, mas  a maior culpa disso é os próprios usuários que  estão ficando enjoado do estilo.

Eu sempre joguei MMO  de qualquer gênero e posso dizer que todos tem uma coisa em comum:

a mesma mecânica de jogos seja em luta ou craft e etc..

 

Experimente jogar por exemplo Riders of Icarus. O jogo tem história, é diferente, você pode voar pelo mapa.

Agora se você quer um jogo realmente bom MMOrpg experimente jogar o Neverwinter online.  

 

Dê chance para outros jogos, mas não abandone o estilo que você gosta. 

Como mencionei mais acima, neste ano vai chegar o Black Desert. Pode ser que ele seja melhor do que os outros.

O mais vejo nos outros é a falta qualidade gráfica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola, eu também sempre fui fascinado por MMORPG's, comecei com MUD's ate descobrir o Ultima Online passei por Everquest e fiquei anos jogando Asheron's Call. Entre as "entresafras" teve Anarch Online,Asherons Call 2, Guid Wars, Dark Age of Camelot, Secret World, Star Wars Galaxy, Tabula Rasa, Lord of The Rings Online e muitos outros. Atualmente ainda tenho instalado o Guild Wars 2, Champions Online, Star Wars the Old Republic e Blade & Soul... logo neles talvez 1 ou 2 vezes por mes...

 

Eu acho que eu mudei. Nao tenho mais vontade de jogar e quando jogo, apenas se tiver algo para fazer e nao por mais do que 15-20 minutos - nada mais de logar e ficar conversando por meia hora com seus colegas de guild. A impressao que eu tenho é que MMORPG's estão em baixa - alto custo de producao, alto custo de manutencao, necessidade de atualizacao constante porém altamente rentavel com o modelo existente atual (cash grab / microtransacoes e muitas vezes baseado em RNG). O que eu mais sinto falta é um MMORPG voltado para o mercado ocidental e menos galhofa, que hj acho que só tem o AoC, LotRO, SWTOR, SW, NW e um que muitos tem elogiado no momento The Elder Scrolls Online.

Eqto no oriente tem muitos MMORPG's sendo desenvolvidos, pouquissimos serao lancados no ocidente (apenas os de maior sucesso talvez para minimizar um eventual fracasso de publico), pois as distribuidoras também parecem ter notado esse diferença no gosto ocidental/oriental como por exemplo farm/grind, microtransacoes, tematicas mais digamos madura pois muitos mercados asiaticos tem censura pesada para certos assuntos (o que nao impede uso massivo de criaturas ou raças que parecem menininhas que usam sainhas curtissimas e que fazem sucesso enorme mas que no ocidente pode e deve ser considerado pedofilia). Por exemplo Blade & Soul e Black Desert tem versões bem distintas entre as versões oriental e ocidental.

 

Acho que o futuro dos MMO's aqui no ocidente sao jogos moba ou instanciados como The Division, BF, For Honor e afins.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Valduga nessa sua situação estão muitos meu amigo... acredito que boa parte do pessoal que esta na casa dos 25+ está frustrado com a falta de diversão que os RPGs estão proporcionando hoje em dia.

Mas diferente de você eu não tenho muitas dúvidas que o maior problema é o meu gosto pessoal que foi evoluindo enquanto os jogos não, eles apenas foram atualizando gráficos e mesclando mecânicas e o design talvez tenha sido o que mais mudou de lá pra cá.

 

Em se tratando de MMO o que mais pesa pra mim é a história, poucos são focados em uma boa história até porque como já comentaram acima é algo bem caro de fazer e manter e ele precisa render dinheiro pra empresa, não muito diferente do que é uma produção de cinema ou de seriados... e nesse quesito vale muito mais a pena se aventurar no offline hoje em dia, os jogos de ação e aventura / indie tem sido uma boa surpresa e sempre aparece um RPG bom no meio dessa bagunça que está o mercado.

 

Ultimamente eu tenho preferido jogos mais rápidos e objetivos do que os complexos, mas um jogo que posso falar que me surpreendeu bem foi The Division. Ele é uma mistura muito bacana de ação / tiro em um mundo semi aberto, com uma história razoável e muito elemento RPG, claro que ele não é fantasioso, não tem magia nem nada, mas o realismo e a mistura de elementos ficaram show de bola e não tem como você não fazer comparativos com o que você conhece e já experimentou.

No mesmo caminho veio Ghost Recon Wildlands, nesses 2 jogos a Ubisoft foi muito feliz e eu realmente me diverti como gostaria de ter me divertido nos RPGs que joguei por último.

 

Concluindo, eu acho que vai te fazer bem fugir do estilo e vai te dar margem para fazer comparativos e encontrar aquilo que hoje lhe agrada mais e te diverte mais, afinal, o objetivo sempre foi esse, diversão^^

 

Abraços e Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 2017-4-10 às 17:03, José Antonio Olim disse:

Dê uma chance ao Tibia :), o jogo não é tão ruim quanto parece.

PS: fuja de servers BR, muito hue (a menos que goste de hue).

Eu jogo Tibia e não o recomendo. O jogo ainda sofre com a praga dos bots (talvez isso acabe) e praticamente todos os servers são dominados, ou seja, a guilda dominante pode cismar com você e te fazer se arrepender do dia em que conheceu esse jogo. O ponto positivo são esses mistérios que ainda cercam o jogo, quests, itens inacessíveis e tal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Valduga , o jogo perfeito ainda vai aparecer de novo na sua vida, basta você continuar procurando. No entando, talvez o jogo perfeito pra você não seja mais um mmorpg e sim um outro estilo qualquer.

Eu, por exemplo, fui muito viciado em Diablo 3 e mais recentemente em TERA. Depois que enjoei de TERA enjoei de mmorpg de forma geral. Nem vídeo no youtube mais sobre mmo eu vejo. Dai comprei o jogo The Witcher 3 pra PC e amei. Depois comprei um PS4 e o jogo Horizon Zero Dawn e me apaixonei e continuo jogando os jogos do PS4 de RPG ou de aventura com elementos de RPG e tenho me divertido muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo estamos na mesma situação, no meu caso o meu único MMORPG que me deixava vidrado o dia todo era CABAL ONLINE, mas hoje infelizmente o cenário diminuiu e a empresa sobrevive agora de micro transações e sem dinheiro você não consegue jogar com dignidade.

 

Estou ansioso a espera de Black Desert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luiz Felipe Pereira Muito joguei cabal online. Quando chegou revolucionou o MMOrpg  pelo novo sistema de batalha. Na época ele tinha uns gráficos bem bonitos e pesados.. meu pc  nem rodava direito.. tinha que desabilitar muita coisa.

 

Sobre o Black Desert, bem ele tem tudo para ser um bom jogo. Bastante promissor. Mas ele é pago.  Não esqueçam disso. Geralmente MMOrpgs pagos são mais elaborados,  tem uma dedicação a mais justamente por ser pago.

Por exemplo o Elder Scroll Online, é um  dos que  ficou muito bonito. Eaí quando junta o gosto do usuário com a vontade de jogar e $$$ para poder comprar... 

 

Eu vou comprar assim que aparecer uma promoção na steam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MMORPG está morrendo, pelo menos eu acho.

A galera que gosta do estilo são das "antigas" que tem hoje 25~30 anos.

Eu estou na mesma situação que todos aqui, eu acho, procuro um MMORPG todo dia e nunca acho um interessante. 

O meu problema é, não consigo começar um jogo que já esta muito avançado, dificulta muito meu avanço e querer chegar ao topo do server.... (sim, eu tenho uma necessidade de ser o melhor do server, mas nunca fui kkk)

 

HOJE, eu jogo LoL casualmente, uma partida por dia e olha lá! E passo meu maior tempo jogando Diablo3 e Borderlands 2.

 

adicionado 1 minuto depois

MMORPG eu recomendo aguardar o Black Desert que estão comentando a muito tempo ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Rapaz, joguei um pouco cabal online também e foi praticamente nesse jogo que enjoei de vez dos MMOs hehehe.

Sobre o black desert, da pra experimenta-lo por 1 semana sem custo em praticamente todos os servidores. o problema é gostar de mais e se vê obrigado a pagar hehe.

 

Tenho medo do servidor brasileiro conhecendo a fama dos players daqui... -_-'

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/04/2017 às 13:23, Paulo Valduga disse:

Valeu as opiniões, realmente acho que MMOs estão padecendo ultimamente, 

talvez pela dificuldade em criar algo diferente, coisa que é bem mais fácil para outros tipos de jogos,

Acho que vou me empenhar em algum jogo offline mesmo, ou talvez em abrir uma empresa pra ganhar uns moneys, hahahaha

Mas de qualquer forma sinto saudades de quando eu morria de felicidade em matar uns bichinhos e subir um nível.... =(

 

Abraços...

Cara vou dizer minha opinião... TODO jogo é legal quando você é "iniciante"...

Todo jogo é muito divertido e prazeroso de se jogar quando você está fraco e conhecendo o jogo. Falo isso por experiência própria, já joguei Perfect World, Tera Online, vários MU ONLINE, Path of Exile, League of Legends (jogo até hoje, porém só com amigos para diversão) e entre outos jogos online... e todos esses passei horas e horas jogando, porém depois de um certo tempo, um certo "nível" de conhecimento e poder eu acabei desgostando e perdendo aos poucos a vontade de jogar.

 

Estou procurando um MMORPG que me de vontade de jogar a um tempo já, porém está difícil :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xkillerssx , é bem isso. Inclusive, é bem comum ver uma galera que, depois de jogar um certo mmo por muito tempo, começa a criticá-lo e aponta inúmeros defeitos. Na verdade, o principal problema é que o tempo passou e a pessoa enjoou.

Além disso, como as mecânicas que os mmos usam são bem semelhantes, há pessoas que se enjoam do gênero e ficam pulando de um mmo para outro sem nunca voltar realmente a gostar de algum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Aí é que está. Não é os jogos que estão ficando ruins... é o usuários que estão exigindo demais.

Veja bem,  a maioria dos MMORPG tem uma mecânica de jogo similar, pode ser que eles usem a mesma Engine gráfica para desenvolver. Só mudando textura, gráficos.. história e etc.

 

Vamos voltar um pouco no tempo...  Tibia, Ragnarok o sistema de batalha deles é por "turno". Depois  saltamos no tempo e vamos para um Two Moons e Cabal Online, ambos são por turnos mas em 3d ao invés da visão isométrica dos outros anteriores. sistema de batalha igual.

 

Perfect world,  Age of Wushu,  prinston tale, Shaya, todos com o mesmo tipo de mecânica  bate no monstros, espera o ataque do monstro ou foge...  

 

Depois veio algumas inovações de mecânica no Neverwinter online, Tera online...  Ride of icarus.

Principalmente o tera online.  Onde você pode escolher dois tipos de mecânica:

MMORPG classico,  como estamos acostumados ou MMORPG dinamico em action.

Particularmente nesse jogo( tera online) se joga com classe de guerreiro, o método action é bastante indicado. permite  esquivas e outras coisas.. um jeito mais ação, estilo skyrim onde vocÊ pode defender e atacar.

 

E atualmente a maior inovação é o Black desert.  Eu ainda não pude testar, mas também não pagaria por ele.

se tiver que pagar por um MMORPG, eu compraria o Elder Scroll online.   Sim, para quem é fã da elder scroll da bethesda...  é um prato cheio. eu particularmente estou louco para compra-lo. só estou esperando uma boa promoção na steam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 09/04/2017 às 03:14, DiF disse:

"Um conselho meu amigo, não fique obcecado por eles. Jogue-os mas não deixe que que eles controlem você. Dê oportunidades para outros gêneros de jogos!"

 

Falou bem falado! Eu já deixei de jogar muitos jogos de outros gêneros por conta de MOBAS e MMORPG'S, que no final das contas mais me estressaram do que me divertiram.

E mesmo que tivessem me divertido, acho mais interessante a gente experimentar outros estilos de jogos. Assim você irá conhecer mais universos e mais mecânicas de jogo.

 

Gosto de ressaltar também o fato de que os jogos online (principalmente MMORPG'S) trazem consigo um enorme problema: você geralmente vai estar muito mais suscetível a atualizações do que jogos single players. Atualizações que muita das vezes destroem o seu gameplay (Ragnarok feelings).

 

Eu percebi também que, principalmente os mmorpg's (de novo...) trazem consigo um gameplay extremamente estressante ao longo do tempo, pois vão te obrigando a gastar em itens que irão sugar o seu dinheiro sem você ver. É bem parecido com pessoas viciadas em crack, por exemplo. Você sente o prazer de jogar aquele jogo, mas para sentir mais prazer você tem de gastar mais e mais... é um ciclo vicioso. Ah, vale lembrar do seu tempo precioso também.

 

Para concluir... o que eu recomendo é o seguinte. Se você achou um jogo online que está te divertindo DE VERDADE, jogue! Mas ao mesmo tempo experimente outros jogos. Tire um pouco de tempo para cada um e também tire um pouco de temo para viver uma vida fora do computador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...