Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Procura-se a causa do congelamento do PC


Posts recomendados

Bom dia,

Estou criando este tópico apenas para deixar registrado uma solução para este problema que vou descrever em seguida...

A um tempo atrás comprei umas peças usadas de um computador gamer, uma placa-mãe M5A97 R2.0, Fonte Termaltake Smart 750w, 16GB Kingston 1333, 2 HD 1TB, e uma EVGA GTX 760 SC 4GB, ok comprei então as peças que estavam faltando na Kabum, Processador FX8350 Black Edition, Kit Teclado e Mouse Devastator, pois bem tudo funcionando bem apenas o processador que no coolerbox estava aquecendo bastante e parecia um aspirador de pó, foi então que decidi melhorar essa situação comprei um gabinete mais espaçoso, 4 fan com led de 120mm com 72cfm da PcYes, uma pasta térmica CoolerMaster Gel Maker Nano, e um cooler máster hyper 212x, e um ssd Patriot 240GB, até ai ok, montei as peças no novo gabinete, e como o cooler veio com a pasta térmica resolvi usar ela, a seringa era pequena então pensei, vou colocar tudo isso aqui de pasta térmica e lambrequei tudo o processador e o contato do cooler (nunca tinha trocado uma pasta térmica na vida) e montei o cooler, instalei o Windows 10 Pro, pc funcionando tudo muito bom, o ssd me proporcionou uma experiência nunca vivida antes, foi então que apareceu uma oportunidade de trocar a minha placa de vídeo logo que lançou a RX480, então fiz isso comprei uma RX480 Asus Strix 8G OC, instalei, pra ter certeza que não daria conflito com os antigos drivers da GTX formatei o pc novamente, mesmo processo de instalação tudo funcionando muito bem, fiquei uns 4 meses sem ter nenhum tipo de problema, foi então que o Windows começou a congelar sem explicação, as temperaturas do processador não passavam de 40 º, da VGA nunca passou de 60 º e o computador tinha dia que eu jogava LOL o dia e noite inteira e não travava, e tinha dias que eu ligava o computador abria direto o LOL e ia jogar e o pc congelava, pensei então que pudesse ser o meu cabo DisplayPort que fazia uma semana mais ou menos que tinha comprado quando começou os congelamentos, voltei utilizar o cabo HDMI original que veio com o Monitor, o problema continuou, então pensei pode ser minha placa-mãe, comprei uma nova placa, até porque a que eu havia comprado usada já não funcionava Rede e Audio, comprei uma Asus  970 Pro Gaming Aura, e desta vez utilizei a pasta térmica que eu comprei e com menos quantidade do que da ultima vez rsrs, de novo formatei o pc pra não ter problemas com Driver, e o problema continuou, então me restou acreditar que pudesse ser a placa de vídeo, mandei para o RMA e nos testes da loja não apresentou o problema, agora estou esperando a Placa chegar pra que eu possa fazer mais alguns testes caso eu não consiga resolver irei comprar as peças que faltam eu testar que é Fonte, Processador, e Memória, vou pegar uma RM750X, outro FX8350 e um kit de 8GB da Corsair 1600, procurei muito na internet e tem gente dizendo que o problema pode ser o Teclado, Processador, Fonte, Placa de vídeo, cada um fala uma coisa e eu não sei mais o que fazer, assim que chegar a placa vou fazer vídeos dos testes que vou realizar, mas o congelamento que eu me refiro é como este do link que eu achei no youtube, o pc trava sem tela azul sem mais nem menos faz um barulho esquisito e só reinicia no botão.

 

youtube.com/watch?v=FapLb_ynjb4

 

Caso alguém esteja com o mesmo problema comenta ai pra gente tentar resolver juntos.

 

Obrigado pela atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Korzekwa
Quando troquei minha placa de vídeo para uma GTX 1070 eu tive um problema parecido. Só me aconteceu no jogo Evil Within, estava bem jogando quando travou tudo, um zumbido e então não tive escolha a não ser reiniciar o PC pelo botão do gabinete, e nesta hora a mão chegou a suar de tanto calor que estava. hahahaha
Não sei se era a placa de vídeo, pois na época tive que trocar um HD que estava com defeito, depois disto nunca mais me aconteceu novamente. Só sei que o HD morria quando precisava carregar texturas de alto nível, e só ressuscitava após reiniciar o PC.
Utilize o HD Tune e analise os HDs para ver se tem algum erro, vai que seja o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Vou colocar um outro HD pra testar assim que minha placa de vídeo voltar do RMA, porque como é AMD AM3+ não tem vídeo OnBoard e como só tenho a RX480 não consigo testar agora, o SSD é uma possibilidade mesmo, vou rodar o HDTune pelo HirensBoot pra testar, HDTune serve também para SSD? ou tem algum outro específico?

 

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Então entrei no site da Patriot e verifiquei que existe apenas uma ferramenta de atualização de Firmware e a própria atualização de firmware, pior que eu nem sabia que SSD tinha Firmware, vivendo e aprendendo, será que o meu problema não está relacionado ao Firmware do SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardo Korzekwa disse:

será que o meu problema não está relacionado ao Firmware do SSD?


Não se sabe, afinal, pode ser outra coisa que esteja causando o congelamento, como por exemplo alguma atualização do Windows 10, um pente de memória com problema... É difícil saber a causa sem isolar os componentes.

https://www.tecmundo.com.br/windows-10/108413-bug-atualizacao-aniversario-windows-10-congelar-pc.htm
É meio antigo esta notícia, então não sei se pode ser isto também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal.. Sou técnico da empresa para qual trabalho, e hoje aconteceu o mesmo problema com uma maquina, de primeira o horário da BIOS estava errado e resolvi trocando a pilha rapidamente, depois quando já estava instalando os programas necessários.. trava.. tento ascender/desligar as luzes do casplock ou numlock e não respondem ao comando.. esperei um tempo e não voltou.. apenas reiniciando.. limpei as memórias mas o problema persistiu(ainda não troquei as mesmas, apenas limpei as que estava lá).. fui pro hd e vi que o mesmo estava com cola quente no conector sata(os "grampinhos" do hd estava todos desordenados).. aí amanha vou colocar outro hd e formatar pra verificar se o problema persiste, acredito que a melhor solução seja justamente isolar peça por peça até achar o problema.. qualquer solução ou dica vou tá comunicando por aqui!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Lost ByteBoa tarde,

 

Desculpe a demora para responder, e o que eu tenho para responder pode deixar vocês um tanto quanto frustrados, para que eu não ficasse louco buscando formas de colocar a culpa no hardware, comprei tudo novo, isso mesmo, placa-mãe, memória, fonte, processador e ssd, gastei uma nota,  e advinha o que aconteceu? Garçom pfv uma dose para aquele senhor que disse que o computador continua com o mesmo maldito problema.

Sem mais delongas descobri o que é... é algum problema de incompatibilidade entre ssd e o resto do pc, porque coloquei um HD normal e o problema não acontece, se eu colocar o SSD antigo ou o SSD novo o problema acontece, antes que alguem diga que o problema é a marca, sim eu comprei de outra marca, o primeiro SSD é Patriot Blast 240GB, e o novo é um Kingston UV400 120GB.

 

Bom diante disso gostaria muito que alguém me ajude a resolver este problema, as especificações de Hardware atuais ficaram assim:

placa-mãe: Asus 970 PRO Gaming Aura

Processador: FX8350

Memória: 2x8GB Kingston HyperX Fury 1866Mhz

Placa de vídeo: Asus Strix RX480 OC

Fonte: XFX XTR 750

Cooler: Hyper 212X

 

Muito obrigado pela atenção de todos e estou super ansioso para o proximo capítulo dessa novela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 11/05/2017 às 17:58, Ricardo Korzekwa disse:

@Lost ByteBoa tarde,

 

Desculpe a demora para responder, e o que eu tenho para responder pode deixar vocês um tanto quanto frustrados, para que eu não ficasse louco buscando formas de colocar a culpa no hardware, comprei tudo novo, isso mesmo, placa-mãe, memória, fonte, processador e ssd, gastei uma nota,  e advinha o que aconteceu? Garçom pfv uma dose para aquele senhor que disse que o computador continua com o mesmo maldito problema.

Sem mais delongas descobri o que é... é algum problema de incompatibilidade entre ssd e o resto do pc, porque coloquei um HD normal e o problema não acontece, se eu colocar o SSD antigo ou o SSD novo o problema acontece, antes que alguem diga que o problema é a marca, sim eu comprei de outra marca, o primeiro SSD é Patriot Blast 240GB, e o novo é um Kingston UV400 120GB.

 

Bom diante disso gostaria muito que alguém me ajude a resolver este problema, as especificações de Hardware atuais ficaram assim:

placa-mãe: Asus 970 PRO Gaming Aura

Processador: FX8350

Memória: 2x8GB Kingston HyperX Fury 1866Mhz

Placa de vídeo: Asus Strix RX480 OC

Fonte: XFX XTR 750

Cooler: Hyper 212X

 

Muito obrigado pela atenção de todos e estou super ansioso para o proximo capítulo dessa novela.

Olá, sei que já faz um bom tempo mas você conseguiu encontrar uma solução para os congelamentos? Era de fato no ssd?
Estou tendo um problema bem parecido com o seu no meu PC e todas as minhas peças são novas e também utilizo um ssd para o windows 10. Estou com receio de trocar minhas peças e continuar tendo o mesmo problema...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...