Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sonoff Wifi - Dois interruptores paralelo


Posts recomendados

Boa tarde Srs,

 

Gostaria de poder acionar uma lampada, tanto pela tomada quanto pelo dispositivo em questão.

O correto é fazer uma ligação paralela, porém eu tenho apenas dois fios entre interruptor e lampada.

O que vocês recomendam como solução mais prática para um usuário leigo no assunto?

Obrigado!

 

Sonoff_designs_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, se você ligar isso aí invertido vai dar uma baita pipoqueira rsrsrsrs.

 

Se não me engano, o esquema é assim:

sonof.png.a4b26fb13b1d5fe3cd2ff7ce71192a13.png

 

Dá uma lida no manual dele e confira se estou certo antes de ligar kkkkk.

Geralmente esses SonOff são assim mesmo, a energia entra por um lado e um dos fios(Neutro) passa direto para o outro lado enquanto que o outro fio(Fase) passa por um relé. Se tiver um multímetro será bom verificar certinho qual desses contatos passa direto e qual é cortado pelo relé. Descoberto isso, basta colocar o apagador em paralelo com o fio que passa pelo relé.

 

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @ViniciusKruz ,

Neste modelo ou eu sempre desligo / ligo pela tomada ou sempre pelo Sonoff, correto?

Pra que eu consiga por exemplo ligar por um e desligar por outro, obrigatoriamente preciso dos 03 contatos?

Agradeço imensamente pela iniciativa em ajudar, seu exemplo ficou muito claro.

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, leandrosvieira disse:

Neste modelo ou eu sempre desligo / ligo pela tomada ou sempre pelo Sonoff, correto?

Com este esquema que te passei, sim. Você pode tanto desligar pelo wifi(App), pelo botão na face frontal e a terceira opção que é esse apagador no esquema acima. A propósito, estou considerando esta "tomada" como se fosse o apagador(comutador) da lâmpada ok.

 

3 horas atrás, leandrosvieira disse:

Pra que eu consiga por exemplo ligar por um e desligar por outro, obrigatoriamente preciso dos 03 contatos?

Considerando o esquema acima, a lâmpada vai desligar somente se o SonOff estiver desligado(seja pelo wifi, seja pelo botão frontal) e também o apagador estiver desligado, se um dos dois(apagador ou SonOff) estiver ligado a lâmpada permanecerá ligada. Se você quiser ligar por um e desligar por outro não vai dar certo porque pra isto precisaria fazer um treeway(não sei se é assim que se escreve), onde o SonOff  e o  apagador precisam ter 3 contatos cada, conforme esquema abaixo:

 

treeway.png.8802bc1a9c56a6b4f4ef73f748e69f8e.png

 

Com esse treeway(Acima) qualquer um pode ligar ou desligar a lâmpada.

 

Uma alternativa ao primeiro circuito seria se os comutadores(apagador e SonOff) ficassem em série, como no circuito abaixo, só que aí seria o contrário da primeira opção: qualquer um desliga a lâmpada, mas para ligá-la, os dois precisam estar ligados. Veja o esquema:

treeway.png.a0d493a95c445bc13b37b318569f1cd5.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • mês depois...
3 minutos atrás, Anderson Ss.380 disse:

Boa tarde, gostaria de uma ajuda pois o meu Sonoff ele manda apenas um pulso para a lâmpada, fazendo com que a mesma só pisque, como faço ?

 

@Anderson Ss.380

Ele é um rele, ou seja, fica sempre ligado ou sempre desligado.

Só se por algum motivo ele está fechando contato e depois abrindo novamente, então iria ocasionar o que você menciona.
Aconselho fazer algum teste em bancada com algum outro dispositivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É simples matar essa charada!

você abre o sonoff, identifica o relé, e SUBSTITUI o relé por um NA/NF (1).

 

feito isto, você terá um sonoff "tree-way".

 

exemplo "tree-way".

 

59dfc197a6c30_treeway.png.8802bc1a9c56a6b4f4ef73f748e69f8e1.png.199c33409296664326de9f17e5849eeb.png

diagrama do rele q você precisa comprar p/ q o sonoff tenha 2 saidas

 

 

rele00.gif

adicionado 21 minutos depois

outra resposta:

 

compre um relé que é ativado p/ 220/110V, e use o sonoff para comandar ele. 

 

Aqui tem um pra vender:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706142509-rele-110v-220v-ativa-o-rele-ao-ser-ligado-em-110v-ou-220v-_JM

 

http://www.lojaeletrica.com.br/rele-miniatura-de-potencia-10a-110vca-1-reversivel-metaltex,product,2460506190106,dept,1002.aspx

 

http://www.metaltex.com.br/downloads/JXC.pdf

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-902029243-rele-bivolt-110v-220v-_JM?source=gps

 

https://www.google.com.br/search?q=rele+110v&source=univ&também=shop&tbo=u&sa=X&ved=0ahUKEwiV_6ag7uvWAhUDG5AKHc4VBzEQsxgIJw&biw=1366&bih=626#spd=16177947133994220825

 

IMG_20171012_164313_1507837427879.thumb.jpg.12a27ac82f47d7734da3ec6613e5276c.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/10/2017 às 15:55, leandrosvieira disse:

 

@Anderson Ss.380

Ele é um rele, ou seja, fica sempre ligado ou sempre desligado.

Só se por algum motivo ele está fechando contato e depois abrindo novamente, então iria ocasionar o que você menciona.
Aconselho fazer algum teste em bancada com algum outro dispositivo.

Não é o relé que se mantém ligado ou desligado e sim o circuito eletrônico, imagino que o problema do @Anderson Ss.380 seja apenas um problema de configuração do Sonoff, ele deve estar programado para modo pulso e não retenção. 

8 horas atrás, Gustavo Super disse:

É simples matar essa charada!

você abre o sonoff, identifica o relé, e SUBSTITUI o relé por um NA/NF (1).

 

feito isto, você terá um sonoff "tree-way".

 

exemplo "tree-way".

 

59dfc197a6c30_treeway.png.8802bc1a9c56a6b4f4ef73f748e69f8e1.png.199c33409296664326de9f17e5849eeb.png

diagrama do rele q você precisa comprar p/ q o sonoff tenha 2 saidas

 

 

rele00.gif

adicionado 21 minutos depois

outra resposta:

 

compre um relé que é ativado p/ 220/110V, e use o sonoff para comandar ele. 

 

Aqui tem um pra vender:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706142509-rele-110v-220v-ativa-o-rele-ao-ser-ligado-em-110v-ou-220v-_JM

 

http://www.lojaeletrica.com.br/rele-miniatura-de-potencia-10a-110vca-1-reversivel-metaltex,product,2460506190106,dept,1002.aspx

 

http://www.metaltex.com.br/downloads/JXC.pdf

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-902029243-rele-bivolt-110v-220v-_JM?source=gps

 

https://www.google.com.br/search?q=rele+110v&source=univ&também=shop&tbo=u&sa=X&ved=0ahUKEwiV_6ag7uvWAhUDG5AKHc4VBzEQsxgIJw&biw=1366&bih=626#spd=16177947133994220825

 

IMG_20171012_164313_1507837427879.thumb.jpg.12a27ac82f47d7734da3ec6613e5276c.jpg

@Gustavo Super

Excelente ideia, eu já fiz isso aqui para a lâmpada do meu quarto, a diferença é que não usei um Sonoff e sim um circuito de rádio controle de "fabricação própria" um interruptor paralelo do lado da porta e o controle remoto ao lado da minha cama.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola poderiam me ajudar, estou com o mesmo problema, comprei um sonoff e tentei instalar, na minha tomada so chegam dois fios eu liguei o vermelho na entrada do fase e o cinza na saida do neutro, e tambem tentei na entrada do neutro, ele funcionou pareuou mas quando tento desligar as luzes comecam a piscar, sao 3 dicroicas, sabem me dizer o que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal,

 

Numa casa onde já está configurado 2 interruptores paralelos eu teria que fazer um esquema em 3 paralelos para colocar o Sonoff é isso ?
 

Acabou ficando meio complicado.

Para manter um interruptor simples + sonoff (precisa fazer um paralelo) assim como desenhado acima,

 

Para manter 2 interruptores paralelos e colocar + 1 sonoff no meio fica muito complicado?

adicionado 10 minutos depois

Achei uma opção muito legal.

 

 

Dai eu posso colocar vários paralelos, todos como pulso (campainha).
o que vocês acham ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2017 às 12:26, Mestre88 disse:

Precisa de um interruptor bipolar e de um relé com contato NA/NF. 

Se o relé tiver bobina 110/220V pode ser alimentado diretamente pelo sonoff, se for relé DC (mais barato) pode usar uma fonte qualquer que seja de mesma tensão. 

Concordo que com a bobina  funcionará o three way (paralelo), porém acredito que mostrará no app do sonoff uma informação errada, pois o sonoff poderá estar liberando tensão e corrente para bobina ( mostrando no app ligado), porém desligado pelo outro interruptor paralelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
3 horas atrás, Manoel Amaro disse:

Pessoal vou ligar o botao do sonoff em paralelo com um interuptor de campainha a minha duvida é ,posso ligar com fio de telefone por exemplo pois fica melhor pra soldar no suift do sonoff pois tenho duvida si nessa chave passa 110V ou 3.5 v 

Analise a placa, se as trilhas desse botão estiverem ligadas num circuito integrado ou algo do tipo não tem 110V por ali, aí pode usar o fio de telefone. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode, alí no circuito interno acho que é 5V.

Só fique atento se a distancia for muito grande ele vai gerar ruídos, se você ligar na entrada (nos jumpers onde fazer reprogramação) precisa de um capacitor pra filtrar os ruídos. 

Se você soldar no botão, talvez não precise.

Caso você tenha algum problema com ligar e desligar sozinho lembre-se disso e coloque um capacitor.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 12/04/2017 às 17:08, ViniciusKruz disse:

Rapaz, se você ligar isso aí invertido vai dar uma baita pipoqueira rsrsrsrs.

 

Se não me engano, o esquema é assim:

sonof.png.a4b26fb13b1d5fe3cd2ff7ce71192a13.png

 

Dá uma lida no manual dele e confira se estou certo antes de ligar kkkkk.

Geralmente esses SonOff são assim mesmo, a energia entra por um lado e um dos fios(Neutro) passa direto para o outro lado enquanto que o outro fio(Fase) passa por um relé. Se tiver um multímetro será bom verificar certinho qual desses contatos passa direto e qual é cortado pelo relé. Descoberto isso, basta colocar o apagador em paralelo com o fio que passa pelo relé.

 

Boa sorte.

 

 

Boa noite!!

 

Tenho um sonoff 4ch (não e a versão PRO) ele possui 4 canais. posso usar esse mesmo esquema pra  fazer a ligação em paralelo com o interruptor?

sonoff-original-4ch-pro-4-amazon-alexa-D_NQ_NP_953565-MLB26243448893_102017-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, espetoet disse:

Tenho um sonoff 4ch (não e a versão PRO) ele possui 4 canais. posso usar esse mesmo esquema pra  fazer a ligação em paralelo com o interruptor?

Pode, mas vai ter o inconveniente de se o interruptor estiver ligado o Sonoff não funciona.

adicionado 7 minutos depois

Essa imagem pode te ajudar:

sonoff-4ch-smart-switch-4-canal-wi-fi-in

Nesse modelo não precisa passar o neutro por ele, basta apenas que seja comum a lampada para alimentar o circuito interno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Mesmo meu Interruptor sendo tree way?

adicionado 1 minuto depois

Mesmo meu interruptor sendo Tree Way?

 

Em 07/07/2018 às 19:53, Mestre88 disse:

Pode, mas vai ter o inconveniente de se o interruptor estiver ligado o Sonoff não funciona.

adicionado 7 minutos depois

Essa imagem pode te ajudar:

sonoff-4ch-smart-switch-4-canal-wi-fi-in

Nesse modelo não precisa passar o neutro por ele, basta apenas que seja comum a lampada para alimentar o circuito interno.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...