Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ac'97 Audio Em Placas Nforce 2


Sombra_XXI

Posts recomendados

Postado Originalmente por Doody@18 ago 2004, 15:04

Será que alguém poderia me esclarecer essas 4 dúvidas?

1- O AC`97 Codec de 6 canais da minha ECS N2U400-A tem a mesma qualidade de uma Placa de Som Sound Blaster Live 5.1 ou é melhor do que uma Placa de Som Genius Sound Maker Value 5.1?

2- Se eu usar o som onboard da minha ECS terei perda de desempenho do meu processador apenas quanto estiver executando alguma música ou mesmo sem estar executando nenhum som haverá perda?

3- Há alguma diminuição na vida útil da minha placa mãe se eu usar o som onboard ou problemas de instabilidades no Windows XP por causa dos drivers de som?

4- Compensa realmente usar o som onboard ou não?

Creio q, pelo menos, duas ou tres de suas dúvidas posso responder....

1 e 2 - Bom a qualidade de um codec está relacionada a fatores já comentados aqui, como suporte a som digital 5.1 ou 7.1, EAX, etc... mas um codec não é nada sem uma ponte sul muito boa, ou seja, não adianta nada, por exemplo, um realtec AL650 se a ponte sul não dá suporte a som 5.1, entende?? pois o q o codec faz é servir de interface entre o som digital da ponte sul e as interfaces analógicas, line in, line out, mic in, etc... outra coisa importante é relação sinal/ruido, que difere de codec para codec.... A N2U400-A usa um CMI9739A q, segundo o fabricante, tem uma relação sinal/ruido de até 90db, se isso é verdade é um excelente codec, já o realtec AL650 tem relação de 90db também.... pode não parecer mas a SNR (signal noise ratio) influencia muito no audio, pois vai determinar se a placa de som (codec no caso) vai ou não injetar ruido branco no som q se está ouvindo.

Para comparar som on-board com som de placa dedicada você tem q ter uma placa de som dedicada com as mesmas carácteristicas do som on-board.... se a soundblaster live 5.1 tem as mesmas caracteristicas do som encontrado na ponte sul MCP de sua N2U400-A, obviamente a vantagem é da SoundBlaster porque o som on-board sempre rouba desempenho do processador, pois transfere para ele tarefas que seriam feitas por um chip dedicado, isso até ja foi abordado aqui....

4 - Isso é muito relativo, depende de pessoa para pessoa, no meu caso, por exemplo, eu acho q a ECS economizou muito no som da N2U400-A... ela acertou em cheio fazendo uma placa de custo beneficio e desempenho excelente, e estou seriamente tentado a comprar uma no fim do ano, mas o que me impede de decidir por ela definitivamente é q eu não acredito que o CMI9739A tenha a relação sinal/ruido porometida (90db). É q estou traumatizado com o antigo CMI8732 que é uma m@#$ em termos SNR, ela injetava um ruido horrível (um apito chatissimo) no som que eu gravava pela line-in (posso até te mandar por mail um pequeno arquivo para você sentir o drama)... para você ter uma ideia tive q comprar uma SB32 ISA para poder ter um som de qulidade, nela não há qualquer ruído ... mas se o codec da N2U400-A fosse um Realtek AL650, como na maioria das placas com nforce2, eu não teria dúvida alguma.... e não compraria uma placa de som dedicada nem a paulada....

Agora é aquilo se o som te atende vai em frente e fica com ele, se não bota uma soundblaster.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pedro Gattas@19 ago 2004, 13:43

Pedro Gattas Postado em 18 ago 2004, 18:35

  aí pessoal , ja aproveitando o topico gostaria q vocês me respondessem qual é o som onboard e vem junto com a asus a7n8x-E deluxe , e gostaria de saber se ele é bom e se posso usar o proprio driver de som da asus 

:help::help::help::help:

SoundStorm™ / Dolby® Digital Audio

Experience the full power of surround sound audio with the NVIDIA® SoundStorm™. With the integrated APU (Audio Processing Unit) you will feel the impact in games or music. And with the only Dolby® Digital 5.1 encoder you can hear it all in amazing digital cinema clarity on your home theater receiver or digital PC speaker system.

http://usa.asus.com/products/mb/socketa/a7...-d/overview.htm

Se o som é bom???Excelente!!!24 bits melhor que uma SoundBlaster Live(16 bits apenas)!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio q, pelo menos, duas ou tres de suas dúvidas posso responder....

1 e 2 - Bom a qualidade de um codec está relacionada a fatores já comentados aqui, como suporte a som digital 5.1 ou 7.1, EAX, etc... mas um codec não é nada sem uma ponte sul muito boa, ou seja, não adianta nada, por exemplo, um realtec AL650 se a ponte sul não dá suporte a som 5.1, entende?? pois o q o codec faz é servir de interface entre o som digital da ponte sul e as interfaces analógicas, line in, line out, mic in, etc... outra coisa importante é relação sinal/ruido, que difere de codec para codec.... A N2U400-A usa um CMI9739A q, segundo o fabricante, tem uma relação sinal/ruido de até 90db, se isso é verdade é um excelente codec, já o realtec AL650 tem relação de 90db também.... pode não parecer mas a SNR (signal noise ratio) influencia muito no audio, pois vai determinar se a placa de som (codec no caso) vai ou não injetar ruido branco no som q se está ouvindo.

Para comparar som on-board com som de placa dedicada você tem q ter uma placa de som dedicada com as mesmas carácteristicas do som on-board.... se a soundblaster live 5.1 tem as mesmas caracteristicas do som encontrado na ponte sul MCP de sua N2U400-A, obviamente a vantagem é da SoundBlaster porque o som on-board sempre rouba desempenho do processador, pois transfere para ele tarefas que seriam feitas por um chip dedicado, isso até ja foi abordado aqui....

4 - Isso é muito relativo, depende de pessoa para pessoa, no meu caso, por exemplo, eu acho q a ECS economizou muito no som da N2U400-A... ela acertou em cheio fazendo uma placa de custo beneficio e desempenho excelente, e estou seriamente tentado a comprar uma no fim do ano, mas o que me impede de decidir por ela definitivamente é q eu não acredito que o CMI9739A tenha a relação sinal/ruido porometida (90db). É q estou traumatizado com o antigo CMI8732 que é uma m@#$ em termos SNR, ela injetava um ruido horrível (um apito chatissimo) no som que eu gravava pela line-in (posso até te mandar por mail um pequeno arquivo para você sentir o drama)...  para você ter uma ideia tive q comprar uma SB32 ISA para poder ter um som de qulidade, nela não há qualquer ruído ... mas se o codec da N2U400-A fosse um Realtek AL650, como na maioria das placas com nforce2, eu não teria dúvida alguma.... e não compraria uma placa de som dedicada nem a paulada....

Agora é aquilo se o som te atende vai em frente e fica com ele, se não bota uma soundblaster.

inté+

Obrigado por responder amigo. Ninguém tinha se disposto à me ajudar, mas você veio aqui, esclareceu as minha dúvidas e me ajudou muito. Só tenho à lhe agradecer. Estou á sua disposisão para fazer testes com a minha ECS N2U400-A já que você está pensando em comprar uma.

Vou enviar uma MP para você, ok?

Um abraço. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@19 ago 2004, 09:21

Rosted, a ILSR tem sim o Dolby-Digital, mas não é homologada pela nVidia(não deve seguir o padrão imposto), por isso não podem usar a marca Soundstorm. A mesma coisa acontece com a EPoX 8RDA+(esta eu também pensava que não tinha, mas tem!).

Realmente!!!

Lembro que chegamos a conversar sobre essa Epox na época!!!

Essas não certificações acabam nos deixando perdidos :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a A7N8X-X e estou usando os drivers unificados da nVidia, última versão. Eu estou seriamente desconfiado que um problema que ocorre no Winning Eleven 7 relacionado a um looping no som junto com travamento seja a falta de algum buffer de som. De qualquer forma, gostaria de saber por que minha configuração tem o dobro de buffers, vejam:

Everest Home Edition (drivers nVidia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@19 ago 2004, 09:21

Rosted, a ILSR tem sim o Dolby-Digital, mas não é homologada pela nVidia(não deve seguir o padrão imposto), por isso não podem usar a marca Soundstorm. A mesma coisa acontece com a EPoX 8RDA+(esta eu também pensava que não tinha, mas tem!).

Quanto aos drivers de som, realmente, eu já dizia isto há algum tempo... Quem não tem a versão com o MCP-T/MCP2-T, mas sim o MCP(no caso a A7N8X-X, K7N2 Delta-L, etc) deveria usar os drivers da Realtek, são bem melhores. Muitos inclusive solucionaram os problemas com o som desta forma.

O que costuma tirar o carimbo do SoundStorm de algumas placas são os seguintes requisitos e que muitos não seguiram:

- Conectores independentes (a Epox tem eles compartilhados)

- Saida SPDIF (a Epox não tem)

- SNR de no mínimo 85dB (esses testes não foram revelados, mas eu testei com a minha e deu exatamente 85dB).

Acho que esses são os que mais o pessoal costuma infringir e ai não ganham o SoundStorm. Alias achei legal a nVidia usar isso como forma de pressionar para que os fabricantes façam coisas boas, dentros dos padrões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

"A relação sinal/ruído (também chamada SNR ou Signal-to-Noise Ratio) mede a quantidade de chiado que o chip de áudio gera. Esta é a característica mais importante de se saber para quem trabalha com edição de áudio, e é onde está a principal diferença entre os chips de áudio existentes no mercado. Os chips mais baratos trabalham com uma relação sinal/ruído de 80 dB. Este valor é satisfatório para usuários comuns, mas insuficiente para quem trabalha profissionalmente com áudio ou se você é um usuário exigente. Os melhores chips têm uma relação sinal/ruído de 90 dB ou mesmo maior, de 96 dB, 98 dB ou 100 dB. A relação de 90 dB é satisfatória para usuários exigentes e com valores acima de 96 dB já é possível usar o som on-board para aplicações profissionais sem problemas. "

Fonte: Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br/d051103.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

The Jackal, então não poderei ligar minha saída digital de minha placa mãe asus a7n8x-x em um sistema de caixas 5.1??? quando eu for assistir filmes, o som não será repdroduzido com todos os recursos???

Outra coisa q me deixou com dúvida, é q na página do Clube do Hardware, fala q para aproveitar o som DTS, o chip de áudio precisa de no mínimo 6 canais, e 20 bits de resolução. Então a7n8x-x se enquadra neste caso.

Só quero saber mesmo se poço comprar um sistema de caixas 5.1, como o da Philips FB900, e quando eu for assistir a um filme, o som sairá em todas as caixas.

Link do Philips FB900:

http://www.submarino.com.br/electronic_pro...6959&ST=BF19037

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri um possivel problema na minha DFI toda vez que utilizo o som ela trava dando uma analisada mais profunda reaparei o seguinte:

Ela é certificada para o SoundStorm, o drivers da Nvidia são corretamente instalados, porém no everest ela mostra os buffers 3D como sendo 64, ja com o driver da realtek pro ALC650 ela apresenta apenas 32 Buffers 3D e aparentemente não causa erros, o que sera que é?

Hoje vou pegar os drivers do ALC650 Atualizados para testar, alguem pode me ajudar e enteder o porque disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx+19 ago 2004, 14:00QUOTE (Phoenyx @ 19 ago 2004, 14:00) Pedro Gattas@19 ago 2004, 13:43

Pedro Gattas Postado em 18 ago 2004, 18:35

  aí pessoal , ja aproveitando o topico gostaria q vocês me respondessem qual é o som onboard e vem junto com a asus a7n8x-E deluxe , e gostaria de saber se ele é bom e se posso usar o proprio driver de som da asus 

Soundstorm APU, em conjunto com o codec Realtek ALC650. Ele é muito bom, melhor será se utilizar as saídas digitais(necessário um receiver ou caixas compatíveis).

Use os drivers unificados da nVidia, postado pelo Sombra.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

The Jackal, então não poderei ligar minha saída digital de minha placa mãe asus a7n8x-x em um sistema de caixas 5.1??? quando eu for assistir filmes, o som não será repdroduzido com todos os recursos???

Outra coisa q me deixou com dúvida, é q na página do Clube do Hardware, fala q para aproveitar o som DTS, o chip de áudio precisa de no mínimo 6 canais, e 20 bits de resolução. Então a7n8x-x se enquadra neste caso.

Só quero saber mesmo se poço comprar um sistema de caixas 5.1, como o da Philips FB900, e quando eu for assistir a um filme, o som sairá em todas as caixas.

Link do Philips FB900:

http://www.submarino.com.br/electronic_pro...6959&ST=BF19037

Valeu!

Olha amigo, eu confesso que sou meio leigo com parte de som, mas nesse caso você pode sim ligar caixas 5.1, pois o som dessas placas são 5.1( 6 canais) só que sem a tecnologia Dolby Digital, que é provida pela APU SoundStorm, que no caso de sua placa, não possui.

Postado Originalmente por lidisoft@06 set 2004, 04:13

Estes drivers vem junto com o cd da A7N8X-E Deluxe? ?????

Os da nVidia sim...mas qualquer coisa é só baixar do site oficial da nVidia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Antes de tudo vamos concluir uma coisa: Existem "Drivers" e Drivers... Muita gente acham que a placa por ser Nforce2, deve usar os drivers da Nvidia, o que não é verdade... Algumas placas utilizam CODEC´s da C-Media e Realtek, então nada mais sensato do que utilizar os drivers para os mesmos. O problema é porque muitos fabricantes não especificam corretamente o tipo de driver a ser utilizado com suas placas, fora as placas que fazem parte do tem-ou-não-tem SoundStorm, etc etc...

À propósito, existe um driver mais atual para as placas com SoundStorm, eu já o utilizo há algumas semanas e aprovei, muito interessante e fácil de configurar, além de dar um realce muito bom na qualidade, equalizador, etc...

http://www.nvidia.com/object/nforce_udp_winxp_5.10

OBS: Esse driver é uma espécie de pacote unificado, traz drivers para IDE, LAN, AGP e SOM, quem tiver placas com Nforce/Nforce2 pode utiliza-lo, porém os drivers de som devem ser descartados se a sua placa não possuir o SoundStorm ( pode usar apenas o Mixer ), sendo assim instale os drivers apropriados para o CODEC da sua placa

Abraços :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por SAPO-BOMBA@11 out 2004, 14:39

Antes de tudo vamos concluir uma coisa: Existem "Drivers" e Drivers... Muita gente acham que a placa por ser Nforce2, deve usar os drivers da Nvidia, o que não é verdade... Algumas placas utilizam CODEC´s da C-Media e Realtek, então nada mais sensato do que utilizar os drivers para os mesmos.

Não é bem assim. Mesmo nas placas que não tem a ponte sul MCP-T, os chips da Realtek e C-Media são usados como DAC e ADC. O driver da nVidia irá funcionar muito bem (já teste com uma N2U400A) sem os drivers da CMedia ou Realtek. Porém você irá ficar restrito a apenas dois canais, mas terá a vantagem de ter um consumo de processamento menor. Isso vale para quem tem apenas caixas de som simples ou 2.1.

Já quem tem som 4.1 ou 5.1 pode aproveitar todos os canais usando os drivers da Realtek e CMedia, que neste caso irão ter total funcionalidade (processando o áudio, ao invés de isso ser feito pela unidade de som da nVidia). Porém esses codec fazem maior uso do processador.

Quem perguntou se o som on-board atrapalha o desempenho mesmo quando não usado, a resposta é não.

Mesmo quando você está escutando um MP3, som estéreo, ou seja, dois canais, 2D, o consumo do processador é muito pequeno.

Problema são em jogos com muitas fontes de som (bem mais do que apenas duas), efeitos de som 3D, etc. Ai o consumo é grande e bem maior do que uma placa SoundBlaster Live! ou Audigy!, porém muitas vezes é melhor do que placas de som PCI de qualidade duvidosa e chips fracos. Em muitos casos o som on-board das placas atuais é melhor do que placas antigas (em vários sentidos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...