Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ac'97 Audio Em Placas Nforce 2


Sombra_XXI

Posts recomendados

Resumindo tudo isto....alguem pode me dizer qual o melhor driver pra usar ? o Realtek ou o Nvidia original, do pacote de drivers da Nforce 2 (tenho uma A7N8X-e Deluxe com Dolby e SoundStorm)??? To usando o Nforce 2 WDM 5.10. o que fazer ? manter ele, ou usar o original da Realtek ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

A Sound Blaster Live 5.1 é melhor que o som on-board da Delta-L, com certeza.

Depois de alguns testes simples que fiz aqui percebi que o som da Delta-L, soa de forma metálica nos agudos, muito artificial, além de não se poder dar um ganho signicativo nos graves que ele distorce facilmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

o driver da nvidia 5.10 me da isso no everest com a A7N8X-E Deluxe

[ NVIDIA® nForce Audio ]

Propriedades do dispositivo DirectSound:

Descrição do dispositivo NVIDIA® nForce Audio

Módulo do controlador nvapu.sys

Buffers principais 1

Tamanho de mostra min/máx dos buffers secundários 200 / 100000 Hz

Formatos de sons dos buffers principais 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Fomatos de sons dos buffers secundários 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Buffers de sons (total/livres) 256 / 254

Buffers de sons estáticos (total/livres) 256 / 254

Buffers de sons fluidos (total/livres) 256 / 254

Buffers de sons 3D (total/livres) 64 / 64

Bufers de sons 3D estáticos (total/livres) 64 / 64

Buffers de sons 3D fluidos (total/livres) 64 / 64

Funções do dispositivo DirectSound:

Controlador certificado Sim

Dispositivo emulado Não

Tamanho de mostra preciso Suportado

DirectSound3D Suportado

Creative EAX 1.0 Suportado

Creative EAX 2.0 Suportado

Creative EAX 3.0 Não suportado

ao meu ver realmente placas "carimbadas" com soundstorm ou com chips mcp-t é melhor usar o mais atual da nvidia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, mas e as caixas de som amplificadas não teriam igual ou maior importância que a placa de som sabendo que a maioria não tem amplificação suficiente.Do que adiantaria ter uma boa ou ótima placa de som ligadas em caixinhas de 30,00 Reais? Se a placa de som é 5.1 tenho que usar caixas 5.1 também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não necessariamente Divex, se você tivesse por exemplo uma placa de com 7.1, poderia usar 2, 4, 5 ou 7 caixas acústicas e mais o subwoofer é claro, para isso, basta configurar no software da placa, se você quer usar o som do micro no esquema 2.1, 4, 5.1 ou 7.1 canais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro de tudo, vejam que interessante, percebi que o driver da nVidia não ativa os canais de som 3D do chip, e para falar a verdade pensei que o ALC650 nem dava suporte a buffers de com 3D, e consequentemente, ao EAX Sound, mas me enganei, vejam o que aparece no programa Everest (AIDA32) com o driver da Realtek:

[ Realtek AC97 Audio ]

Propriedades do dispositivo DirectSound:

Descrição do dispositivo - Realtek AC97 Audio

Módulo do controlador - ALCXWDM.SYS

Buffers principais - 1

Tamanho de mostra min/máx dos buffers secundários - 100 / 192000 Hz

Formatos de sons dos buffers principais - 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Fomatos de sons dos buffers secundários - 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Buffers de sons (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons estáticos (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons fluidos (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons 3D (total/livres) - 33 / 32

Bufers de sons 3D estáticos (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons 3D fluidos (total/livres) - 33 / 32

Funções do dispositivo DirectSound:

Controlador certificado - Sim

Dispositivo emulado - Não

Tamanho de mostra preciso - Suportado

Agora vejam o que aparece com o driver da nVidia:

[ nVidia nForce Audio Codec]

Propriedades do dispositivo DirectSound:

Descrição do dispositivo - nVidia nForce Audio Codec

Módulo do controlador - nvapu.sys

Buffers principais - 1

Tamanho de mostra min/máx dos buffers secundários - 100 / 192000 Hz

Formatos de sons dos buffers principais - 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Fomatos de sons dos buffers secundários - 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Buffers de sons (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons estáticos (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons fluidos (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons 3D (total/livres) - 0 / 0

Bufers de sons 3D estáticos (total/livres) - 0 / 0

Buffers de sons 3D fluidos (total/livres) - 0 / 0

Ou seja, com o driver da nVidia não é possível jogar games com a função EAX habilitada, pois para isso são necessários os buffers de com 3D, fiz um teste no jogo Mafia e com o driver da Realtek os efeitos ficaram perfeitos, já com o da nVidia saíram ruídos estranhos e o jogo ficou praticamente sem som.

Também fiz um teste com o emulador Nebula habilitando o DirectSound 3D, e o som ficou estranhamente esquisito (muito agudo), falhando a todo momento e com a omissão de alguns sons com o driver da nVidia, já com o da Realtek ficou tudo perfeito.

Para dar certeza de vez a todos, executei o 3D Mark 2003 e percebi que aparece a opção de teste de som com 24 canais (testei inclusive), opção que fica indisponível (Not Supported) com o driver da nVidia.

Ou seja, depois disso tudo, deixo mais que recomendado o driver da Realtek em vez do da nVidia.

VEJA TAMBÉM: Som OnBoard x Som Off-Board (Comparativo de Uso da CPU)

so corrigindo ( se alguem já corrigiu desconsidere )

os drives da Nvidia versão 5.10 tem suporte a todas opções que não tinha antes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por MysticPower@08 de junho de 2005, 22:41

so corrigindo ( se alguem já corrigiu desconsidere )

os drives da Nvidia versão 5.10 tem suporte a todas opções que não tinha antes....

Sim Mystic, me lembro de já ter mencionado em uma das páginas anteriores que a versão 5.10 no driver nForce habilita também os buffers de som 3D, só quero lembrar que o tópico não foi mais atualizado, por isso eu coloquei as informações lá dizendo que os drivers eram "atuais no momento em que abri o tópico".

gordy:

...valeu pela dica rapaz tu é um genio

Também não é pra tanto gordy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@09 de junho de 2005, 11:52

Sim Mystic, me lembro de já ter mencionado em uma das páginas anteriores que a versão 5.10 no driver nForce habilita também os buffers de som 3D, só quero lembrar que o tópico não foi mais atualizado, por isso eu coloquei as informações lá dizendo que os drivers eram "atuais no momento em que abri o tópico".

gordy:

Também não é pra tanto gordy.

com essi novo driver eu consigui faze um home theater na baia...

botei as caixas trazeiras na saidinha "azul"

as caixar dianteiras na saidinha "verde"

o sub e o center na saidinha "vermelha"

o qi antes não dava pra fazer , porque não dava pra transformar a entrada de mic e aux em saidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Bom galera, na minha, ele aparece td teoricamente em "ordem"...tenho uma A7N8X-e Deluxe, com o driver mais recente q tinha no site da Nvidia (4.62)

Propriedades do dispositivo DirectSound

Descrição do dispositivo: NVIDIA® nForce Audio

Módulo do controlador: nvapu.sys

Buffers principais 1

Tamanho de mostra min/máx dos buffers secundários 200 / 100000 Hz

Formatos de sons dos buffers principais 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Fomatos de sons dos buffers secundários 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Buffers de sons (total/livres) 256 / 252

Buffers de sons estáticos (total/livres) 256 / 252

Buffers de sons fluidos (total/livres) 256 / 252

Buffers de sons 3D (total/livres) 64 / 64

Bufers de sons 3D estáticos (total/livres) 64 / 64

Buffers de sons 3D fluidos (total/livres) 64 / 64

Funções do dispositivo DirectSound

Controlador certificado Sim

Dispositivo emulado Não

Tamanho de mostra preciso Suportado

DirectSound3D Suportado

Creative EAX 1.0 Suportado

Creative EAX 2.0 Suportado

Creative EAX 3.0 Não suportado

Minha pergunta é: se eu instalar o driver da realtek, eu corro o risco de piorar alguma coisa, ou pode melhorar ainda mais ou então vai ficar na mesma ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ALGUEM SABE COMO ATIVAR O EFEITO BASS BOOST EM PLACAS DE SOM ON-BOARD NFORCE? NAS VIA só INSTALAR O DRIVER SOUNDMAX CADENZA (muito BOM)...

já nas nforce só controla os graves pelo da nvidia e no da realtek nada...só umas predefiniçoes e um equalizador bagacero...sera q tem como colocar um bass boost nela? e na Live! 5.1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
ALGUEM SABE COMO ATIVAR O EFEITO BASS BOOST EM PLACAS DE SOM ON-BOARD NFORCE? NAS VIA só INSTALAR O DRIVER SOUNDMAX CADENZA (muito BOM)...

já nas nforce só controla os graves pelo da nvidia e no da realtek nada...só umas predefiniçoes e um equalizador bagacero...sera q tem como colocar um bass boost nela? e na Live! 5.1?

Qual a versão de driver que você está utilizando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Antes de mais cumprimentos para todos. Parabens pelo forum, é raro encontrar informação de qualidade em português.

Eu também tenho uma Asus A7n8x-e deluxe com o soundstorm. Só recentemente através do everest verifiquei que tinha também o codec da realtek.

Fiz o download do driver , instalei e notei melhoria imediats no som, especialmente nos jogos e principalmente nos sons 3d, apesar de usar phones.

A minha pergunta é: O codec da realtek usa o APU da board ou o cpu? Tanto quanto sei o soundstorm usa o apu sendo assim uma opcção razoavel para jogadores, o realtek também? Dadas as melhorias no som em relação ao soundstorm terei algo mal configurado para tal situação se verificar? Na teoria o soundstorm não é superior ao alc650?

Para finalizar uso as drivers unificadas 5.10 da nvidia e instalei.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Ei Sombra, eu li num outro tópico que você agora usa o ALC850, correto? Eu comprei uma Gigabyte GA-K8NS que vem com o ALC850 e estou usando o driver versão 3.88 ( O mais novo ). você falou que existe a possibilidade dos drivers Nvidia funcionarem também com esse codec? Nos seus testes, qual foi o melhor resultado? Drivers Realtek ou Nvidia?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...