Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Sombra_XXI

Ac'97 Audio Em Placas Nforce 2

Recommended Posts

AC'97 Codecs em Placas nForce - Teste dos drivers nVidia x Realtek

Obs: O seguinte teste foi feito usando uma MSI K7N2 Delta-L, porém deve valer para qualquer placa-mãe com nForce 2 que possua Codec Realtek.

Amigos, descobri que o Codec ALC650 da K7N2 possui suporte ao EAX Sound, que nada mais é do que um efeito tridimensional no som de acordo com o ambiente em que o jogador se encontra, do tipo aberto ou fechado, com paredes de madeira, de ferro, recoberta de plástico ou isopor e outros, além da distância em que o som percorre até algum obstáculo e retorna, ou seja, o eco do som em uma sala vai depender das dimensões da mesma, tudo para dar mais realismo quanto possível nos jogos.

Vamos aos drivers de som, fiz o teste com o driver nForce versão 4.27 Win2kXP (a versão 4.24 renumerada) que é o mais atual* e traz consigo o driver de som para Codecs AC'97 integrados com o southbridge MCP/MCP-T. O driver da Realtek utilizado foi a versão A3.62 Win98/ME/2k/XP (última versão)*.

* Atuais no momento em que escrevi o tópico

Primeiro de tudo, vejam que interessante, percebi que o driver da nVidia não ativa os canais de som 3D do chip, e para falar a verdade pensei que o ALC650 nem dava suporte a buffers de com 3D, e consequentemente, ao EAX Sound, mas me enganei, vejam o que aparece no programa Everest (AIDA32) com o driver da Realtek:

[ Realtek AC97 Audio ]

Propriedades do dispositivo DirectSound:

Descrição do dispositivo - Realtek AC97 Audio

Módulo do controlador - ALCXWDM.SYS

Buffers principais - 1

Tamanho de mostra min/máx dos buffers secundários - 100 / 192000 Hz

Formatos de sons dos buffers principais - 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Fomatos de sons dos buffers secundários - 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Buffers de sons (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons estáticos (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons fluidos (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons 3D (total/livres) - 33 / 32

Bufers de sons 3D estáticos (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons 3D fluidos (total/livres) - 33 / 32

Funções do dispositivo DirectSound:

Controlador certificado - Sim

Dispositivo emulado - Não

Tamanho de mostra preciso - Suportado

Agora vejam o que aparece com o driver da nVidia:

[ nVidia nForce Audio Codec]

Descrição do dispositivo - nVidia nForce Audio Codec

Módulo do controlador - nvapu.sys

Buffers principais - 1

Buffers de sons 3D (total/livres) - 0 / 0

Bufers de sons 3D estáticos (total/livres) - 0 / 0

Buffers de sons 3D fluidos (total/livres) - 0 / 0

Para confirmar de vez a quem ainda duvida, vejam estas informações colhidas no 3DMark 2003

Realtek AC'97 Audio Driver 5.10.0.5650

Description - Realtek AC97 Audio

Manufacturer - Realtek

Driver File - ALCXWDM.SYS

Driver Version - 5.10.0.5650

Driver Date - 8-2-2004

Driver WHQL Certified - true

Max Supported 3D Hardware Sounds - 33

EAX Support - Supported

Ou seja, com o driver da nVidia não é possível jogar games com a função EAX habilitada, pois para isso são necessários os buffers de com 3D, fiz um teste no jogo Mafia e com o driver da Realtek os efeitos ficaram perfeitos, já com o da nVidia saíram ruídos estranhos e o jogo ficou praticamente sem som.

Também fiz um teste com o emulador Nebula habilitando o DirectSound 3D, e o som ficou estranhamente esquisito (muito agudo), falhando a todo momento e com a omissão de alguns sons com o driver da nVidia, já com o da Realtek ficou tudo perfeito.

Para dar certeza de vez a todos, executei o 3D Mark 2003 e percebi que aparece a opção de teste de som com 24 canais (testei inclusive), opção que fica indisponível (Not Supported) com o driver da nVidia.

Ou seja, depois disso tudo, deixo mais que recomendado o driver da Realtek em vez do da nVidia.

VEJA TAMBÉM: Som OnBoard (ALCs 650 e 850) x Som Off-Board (SB Audigy) [Comparativo de Uso da CPU]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante isso vou ver como fica aqui na asus.

Tai to usando só o driver da Nvidia, acho que o problema da Delta-L é que ela não possui o Sound Storm só a ILSR.

NVIDIA® nForce Audio

Campo Valor

Propriedades do dispositivo DirectSound

Descrição do dispositivo NVIDIA® nForce Audio

Módulo do controlador nvapu.sys

Buffers principais 1

Tamanho de mostra min/máx dos buffers secundários 200 / 100000 Hz

Formatos de sons dos buffers principais 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Fomatos de sons dos buffers secundários 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Buffers de sons (total/livres) 256 / 254

Buffers de sons estáticos (total/livres) 256 / 254

Buffers de sons fluidos (total/livres) 256 / 254

Buffers de sons 3D (total/livres) 64 / 64

Bufers de sons 3D estáticos (total/livres) 64 / 64

Buffers de sons 3D fluidos (total/livres) 64 / 64

Funções do dispositivo DirectSound

Controlador certificado Sim

Dispositivo emulado Não

Tamanho de mostra preciso Suportado

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por CCS1201@17 ago 2004, 11:38

to usando só o driver da Nvidia, acho que o problema da Delta-L é que ela não possui o Sound Storm só a ILSR.

Deve ser isso mesmo...

Mas só um adendo: A Delta-ILSR também não possui soundstorm.

O suporte a som é o mesmo da Delta-L (ALC650, sem o codec Douby Digital).

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Rosted+17 ago 2004, 12:58-->
CCS1201@17 ago 2004, 11:38

to usando só o driver da Nvidia, acho que o problema da Delta-L é que ela não possui o Sound Storm só a ILSR.

Deve ser isso mesmo...

Mas e aquele papo que a ILSR tem SoundStorm, mas que ele apenas não seria homologado pela nVidia?

Interessante os testes Sombra, eu antes usava o realtek porque o nVidia tinha um chiado em alguns games, mas esse seu teste foi esclarecedor. Vou voltar para o realtek, pena que não dá para manter o mixer da nvidia com os drivers da realtek...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por [b

Renato Marcelino,17 ago 2004, 11:21] Sombra, eu deveria então instalar o Driver Ac97 da propria Realtek e apenas o Mixer da Nvidia? So isso?

Eu particularmente não aconselho você a usar o Mixer da nVidia, porque o da própria Realtek já é bem completo, pode não ter o mesmo design da nVidia, mas é totalmente funcional.

Se você ainda não usou algum driver Realtek, adianto que junto ele adiciona um ícone com o símbolo da MSI no Painel de Controle, chamado Gestão de Efeitos de Som, que é um soft semelhante ao NVMixer.

CCS1201 disse:

Interessante isso vou ver como fica aqui na asus.

No seu caso parece não ser necessário, visto que o da nVidia já habilita todos os canais na sua. A não ser que você obtenha algum ganho em qualidade sonora.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Sombra_XXI@14 ago 2004, 14:53

AC'97 Codecs em Placas nForce - Teste dos drivers nVidia x Realtek

Obs: O seguinte teste foi feito usando uma MSI K7N2 Delta-L, porém deve valer para qualquer placa-mãe com nForce 2 que possua Codec Realtek.

Amigos, eu particularmente acho que com os drivers apropriados para o som onboard da K7N2 é melhor que o de uma Sound Blaster Live, pelo fato dele possuir resolução de 20 bits de som contra 16 das Lives, e mais, descobri a pouco que o Codec ALC650 da K7N2 possui suporte ao EAX Sound, que nada mais é do que um efeito tridimensional no som de acordo com o ambiente em que o jogador se encontra, do tipo aberto ou fechado, com paredes de madeira, de ferro, recoberta de plástico ou isopor e outros, além da distância em que o som percorre até algum obstáculo e retorna, ou seja, o eco do som em uma sala vai depender das dimensões da mesma, tudo para dar mais realismo quanto possível nos jogos.

Vamos aos drivers de som, fiz o teste com o driver nForce versão 4.27 Win2kXP (a versão 4.24 renumerada) que é o mais atual e traz consigo o driver de som para Codecs AC'97 integrados com o southbridge MCP/MCP-T. O driver da Realtek utilizado foi a versão A3.62 Win98/ME/2k/XP (última versão).

Primeiro de tudo, vejam que interessante, percebi que o driver da nVidia não ativa os canais de som 3D do chip, e para falar a verdade pensei que o ALC650 nem dava suporte a buffers de com 3D, e consequentemente, ao EAX Sound, mas me enganei, vejam o que aparece no programa Everest (AIDA32) com o driver da Realtek:

[ Realtek AC97 Audio ]

Descrição do dispositivo - Realtek AC97 Audio

Módulo do controlador - ALCXWDM.SYS

Buffers principais - 1

Buffers de sons 3D (total/livres) - 33 / 32

Bufers de sons 3D estáticos (total/livres) - 33 / 32

Buffers de sons 3D fluidos (total/livres) - 33 / 32

Agora vejam o que aparece com o driver da nVidia:

[ nVidia nForce Audio Codec]

Descrição do dispositivo - nVidia nForce Audio Codec

Módulo do controlador - nvapu.sys

Buffers principais - 1

Buffers de sons 3D (total/livres) - 0 / 0

Bufers de sons 3D estáticos (total/livres) - 0 / 0

Buffers de sons 3D fluidos (total/livres) - 0 / 0

Para confirmar de vez a quem ainda duvida, vejam estas informações colhidas no 3DMark 2003

Realtek AC'97 Audio        Driver 5.10.0.5650

Description - Realtek AC97 Audio   

Manufacturer - Realtek   

Driver File - ALCXWDM.SYS   

Driver Version - 5.10.0.5650   

Driver Date - 8-2-2004   

Driver WHQL Certified - true   

Max Supported 3D Hardware Sounds - 33     

EAX Support - Supported

Ou seja, com o driver da nVidia não é possível jogar games com a função EAX habilitada, pois para isso são necessários os buffers de com 3D, fiz um teste no jogo Mafia e com o driver da Realtek os efeitos ficaram perfeitos, já com o da nVidia saíram ruídos estranhos e o jogo ficou praticamente sem som.

Também fiz um teste com o emulador Nebula habilitando o DirectSound 3D, e o som ficou estranhamente esquisito (muito agudo), falhando a todo momento e com a omissão de alguns sons com o driver da nVidia, já com o da Realtek ficou tudo perfeito.

Para dar certeza de vez a todos, executei o 3D Mark 2003 e percebi que aparece a opção de teste de som com 24 canais (testei inclusive), opção que fica indisponível (Not Supported) com o driver da nVidia.

Ou seja, depois disso tudo, deixo mais que recomendado o driver da Realtek em vez do da nVidia.

Eu tenho uma N2U400-A aqui , e o som dela é mais ou menos .

Abaixo estão os dados obtidos com o everest home .

Alguem sabe alguma atualização de driver que possa melhorar o som ?

Obrigado .

Propriedades do dispositivo DirectSound

Descrição do dispositivo C-Media Wave Device

Módulo do controlador cmuda.sys

Buffers principais 1

Tamanho de mostra min/máx dos buffers secundários 100 / 100000 Hz

Formatos de sons dos buffers principais 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Fomatos de sons dos buffers secundários 8 bits, 16 bits, Mono, Estéreo

Buffers de sons (total/livres) 17 / 16

Buffers de sons estáticos (total/livres) 17 / 16

Buffers de sons fluidos (total/livres) 17 / 16

Buffers de sons 3D (total/livres) 17 / 16

Bufers de sons 3D estáticos (total/livres) 17 / 16

Buffers de sons 3D fluidos (total/livres) 17 / 16

Funções do dispositivo DirectSound

Controlador certificado Sim

Dispositivo emulado Não

Tamanho de mostra preciso Suportado

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Rosted@17 ago 2004, 12:58

Deve ser isso mesmo...

Talvez não tenha o certificado SoundStorm, mas que ela (ou elas) usam o nForce APU isso usa.

O som Realtek ou CMedia é usada por todas as placas, pois mesmo que o processador de som seja o nForce APU é preciso de um ADC e um DAC e em geral os escolhidos são os da Realtek e uma minoria os da CMedia.

Agora vamos com calma em achar que o som on-board é melhor que a Live!. Faça um teste de consumo de CPU com um programa tipo o Audio Rightmark. Tem um para testar qualidade sonora (você precisa de uma cabo para ligar o line out com o line in) que é o RMAA e tem um para testar o quanto rouba do processador que é o Rightmark 3DSound: http://audio.rightmark.org/download.shtml

Em geral som onboard (que não o nForce) rouba bastante do processador com vários streams (16 ou mais).

A qualidade também você deve descobrir que ela não é melhor que a Live! (na melhor das hipóteses irá aparecer bem próxima).

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por The Jackal@17 ago 2004, 13:57

Sombra, esses efeitos sonoros 3d só seriam sentido usando 5.1?

Não necessariamente, se você usar configuração de 02 caixas eles ainda estarão presentes, só que simulados, o que implica dizer que não terão a mesma clareza do som 5.1, porém já dá uma enorme diferença em relação ao som normal, joguei o Mafia assim e pode ter certeza que fica bem mais emocionante.

sledgehammer disse:

...Em geral som onboard (que não o nForce) rouba bastante do processador com vários streams (16 ou mais).

Disso eu já sabia sledge, e ocorre com o ALC650 também, pois executando o 3DMark 2003 com a Sound Blaster Audigy, consigo a média de 31fps, já com o Codec Realtek a marca desce para 25fps.

Compartilhar este post

Link para o post
Sombra disse: "No seu caso parece não ser necessário, visto que o da nVidia já habilita todos os canais na sua. A não ser que você obtenha algum ganho em qualidade sonora"

A minha placa-mãe tem esse SoundStorm e tal... isso significa que a unica diferença que eu poderia vir a ter e na qualidade do som? Será que seria melhor que o proprio da NVidia?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Renato Marcelino@18 ago 2004, 10:47

Sombra disse: "No seu caso parece não ser necessário, visto que o da nVidia já habilita todos os canais na sua. A não ser que você obtenha algum ganho em qualidade sonora"

A minha placa-mãe tem esse SoundStorm e tal... isso significa que a unica diferença que eu poderia vir a ter e na qualidade do som? Será que seria melhor que o proprio da NVidia?

Renato...

Testa ambos os drivers com o programa que o Sledge passou o link e analise qual se sai melhor!

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Rosted+17 ago 2004, 12:58-->
CCS1201@17 ago 2004, 11:38

Deve ser isso mesmo...

Rosted amigão acho que você esta enganado olhe o que diz na pagina da MSI.

Chipset nVIDIA® nForce2 MCP2/MCP2-T <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.msimiami.com/NEW/images/logos/Dolby%20K7N2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Interface AC97 com suporte para até dois codificadores concorrentes.

Ultra ATA133 para o mais rápido rendimento de disco rígido.

Controlador USB 2.0 EHCI/1.1 OHCI.

FireWire® para a mais rápida conetividade digital (MCP2-T somente)

A Umidade de Processamento de Audio (APU) codifica áudio em formato Dolby® Digital 5.1 para efeitos de som surround (MCP2-T somente).

Audio <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.msimiami.com/NEW/images/logos/5_1channel.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Audio de 6 canais Realtek ALC650.

Formato Dolby Digital 5.1 (com opcional MCP2-T).

http://www.msimiami.com/NEW/portugues/prod...(6570)_port.htm

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por CCS1201@18 ago 2004, 11:23

Rosted amigão acho que você esta enganado olhe o que diz na pagina da MSI.

Chipset nVIDIA® nForce2 MCP2/MCP2-T <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.msimiami.com/NEW/images/logos/Dolby%20K7N2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Compartilhar este post

Link para o post

É mais olhando na pagina da Nvidia ela continua com o SoundStorm não certificado vá entender.

http://www.nvidia.com/object/motherboards.html

O mas engraçado desta lista é que tem varios modelos que não são certificados por exemplo a DFI NFII Ultra Lan Party não certificada mas Infinity é, acho que dei sorte de escolher a Infinity. :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

Será que alguém poderia me esclarecer essas 4 dúvidas?

1- O AC`97 Codec de 6 canais da minha ECS N2U400-A tem a mesma qualidade de uma Placa de Som Sound Blaster Live 5.1 ou é melhor do que uma Placa de Som Genius Sound Maker Value 5.1?

2- Se eu usar o som onboard da minha ECS terei perda de desempenho do meu processador apenas quanto estiver executando alguma música ou mesmo sem estar executando nenhum som haverá perda?

3- Há alguma diminuição na vida útil da minha placa mãe se eu usar o som onboard ou problemas de instabilidades no Windows XP por causa dos drivers de som?

4- Compensa realmente usar o som onboard ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

aí pessoal , já aproveitando o topico gostaria q vocês me respondessem qual é o som onboard e vem junto com a asus a7n8x-E deluxe , e gostaria de saber se ele é bom e se posso usar o proprio driver de som da asus

Compartilhar este post

Link para o post

Sombra, eu acabei de testar aqui e não houve diferença alguma. :unsure: Com o driver da nVidia, pelo menos aqui os sons 3d ficaram habilitados da mesma maneira de que quando coloquei o Realtek...

Compartilhar este post

Link para o post

The Jackal, foi como disse a você antes, para você parecia não ser necessário a instalação do driver Realtek, porque você já tinha disponível todos os canais.

Falei sobre o possível ganho em qualidade porque aqui pelo menos, além dos "canais extras", de quebra, também há um ganho considerável na qualidade sonora, tal como aconteceu com o gu4r4n4rox.

Compartilhar este post

Link para o post

Rosted, a ILSR tem sim o Dolby-Digital, mas não é homologada pela nVidia(não deve seguir o padrão imposto), por isso não podem usar a marca Soundstorm. A mesma coisa acontece com a EPoX 8RDA+(esta eu também pensava que não tinha, mas tem!).

Quanto aos drivers de som, realmente, eu já dizia isto há algum tempo... Quem não tem a versão com o MCP-T/MCP2-T, mas sim o MCP(no caso a A7N8X-X, K7N2 Delta-L, etc) deveria usar os drivers da Realtek, são bem melhores. Muitos inclusive solucionaram os problemas com o som desta forma.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Sombra_XXI@19 ago 2004, 08:55

The Jackal, foi como disse a você antes, para você parecia não ser necessário a instalação do driver Realtek, porque você já tinha disponível todos os canais.

Falei sobre o possível ganho em qualidade porque aqui pelo menos, além dos "canais extras", de quebra, também há um ganho considerável na qualidade sonora, tal como aconteceu com o gu4r4n4rox.

Acho que nem notei a diferença de qualidade pelo fato de minhas caixas não serem grande coisa...vou investir em algo melhor em breve...o fogo é que a versão 3.61 da Realtek ficou com lag no GTA você por exemplo...

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro Gattas Postado em 18 ago 2004, 18:35

aí pessoal , ja aproveitando o topico gostaria q vocês me respondessem qual é o som onboard e vem junto com a asus a7n8x-E deluxe , e gostaria de saber se ele é bom e se posso usar o proprio driver de som da asus 

:help::help::help::help:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Pedro Gattas@19 ago 2004, 13:43

Pedro Gattas Postado em 18 ago 2004, 18:35

aí pessoal , ja aproveitando o topico gostaria q vocês me respondessem qual é o som onboard e vem junto com a asus a7n8x-E deluxe , e gostaria de saber se ele é bom e se posso usar o proprio driver de som da asus 

Soundstorm APU, em conjunto com o codec Realtek ALC650. Ele é muito bom, melhor será se utilizar as saídas digitais(necessário um receiver ou caixas compatíveis).

Use os drivers unificados da nVidia, postado pelo Sombra.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais