Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que acham dessa maquina(custo/benefício)?


Posts recomendados

Boa noite amigos, é o seguinte, vou montar um pc gamer novo(uns R$3.000), estou afastado do mundo dos desktops desde o pentiumD da assinatura(ja faz uns 4 anos), então estou bem por fora, depois de pesquisar bastante cheguei nisso:
Fonte: Corsair CX600 = R$311
placa-mãe: Asus 970 Pro Gaming Aura = R$702
Processador: Fx-8320e = R$424
Cooler: Zalman Cnps12x = R$261
Memória: Corsair Vengeance Pro 16gb 2x 8gb 1600mhz = R$529
VGA: Asus STRIX-RX470-04G-GAMING = R$1.015
Hd eu vou usar o SSD 120gb kingston(da assinatura) por enquanto, vou comprar um par de ssd's depois e fazer raid
O que vocês acham? é uma boa montagem? algum gargalo? vou conseguir usufruir de tudo no maximo?

PS: pretendo fazer overclock futuramente e montar um watercooler "DIY", mas vou deixar tudo em stock por enquanto...
TALVEZ eu coloque mais dois pentes de 8gb iguais e outra vga identica, pra fazer crossfirex, SE compensar, por enquanto vai ficar como ta por um bom tempo... kkk)...
essa fonte aguenta bem os upgrades que tenho em mente?
e ai, qual a opinião de vocês de modo geral?
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não valeria a pena comprar um FX agora, já é um processador muito antigo. Como você disse que pretende fazer uns upgrade como um CrossFire de outra 470 quer dizer que pretende ficar com esse PC por algum tempo, então gastar grana com um FX é meio que rasgar dinheiro. Eu já vi alguns testes dos novos Ryzen, e o Ryzen 5 seria o que mais popularia, mas de acordo com os testes ele não ta entregando o que prometia, seria melhor um I5 7400, ele esta na mesma faixa de preço do R5, gastar dinheiro com um FX agora e ficar pensando em upgrades é meio insano. Para ter um custo beneficio, não pense em ficar comprando tudo de uma vez, junte um pouco mais de dinheiro e gaste em algo que realmente valeria a pena. Não adianta gastar pouco e não ter beneficio, a relação custo x beneficio é o que isso realmente significa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Henrique Canassa tenho que discordar na relação i5 vs R5.

 

 

R$700~1.100 em um processador de 4 threads em 2017 não parece um investimento saudável, principalmente com os Ryzen tendo muito mais folga em uso de CPU, e fps mais estavel com 0.1%/1% lows melhores, além de uma plataforma suportada até 2020 com novas CPUs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Atretador disse:

@Luiz Henrique Canassa tenho que discordar na relação i5 vs R5.

 

 

R$700~1.100 em um processador de 4 threads em 2017 não parece um investimento saudável, principalmente com os Ryzen tendo muito mais folga em uso de CPU, e fps mais estavel com 0.1%/1% lows melhores, além de uma plataforma suportada até 2020 com novas CPUs.


Sim sim, concordo plenamente, mas em relação de preço para beneficio ganho, eu não consegui me sentir motivado pelos ryzen 5. o que eu estou dando é minha opinião, o ryzen 5 pode ter mais núcleos e threads que o i5, mas ele esta entregando menos performance ( estou usando como referencia R5 1400 x I5 7400 ). Concordo com a parte que você diz sobre a plataforma, que poderá ser suportada ate 2020, ainda mais que eles prometeram unificar todas as plataformas, APUs etc em um mesmo socket. Mas compensa gastar dinheiro em algo só porque é uma nova linha? Os FXs são velhos, mas esse não é o problema central, o problema é que nem mesmo o mais topo de linha deles consegue superar um simples I5 do mais barato da nova geração. Dei uma pesquisada nos preços, um I5 7400 esta 700 reais em media, e um R5 1400 esta 680 em média, e o i5 entrega bem mais performasse que o R5, mesmo essa geração da intel já ter um tempo, o custo beneficio ainda eu acho melhor. Isso foi as conclusões que tirei, mas todo mundo tem a total de liberdade de ver quantos benchmarks quiserem, mas os fatos não mudam. Ai a pessoa ve de acordo com o bolso dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Henrique Canassa Mesmo levando em consideração os testes com uma GTX1080 ou Titan Xp a variação de FPS mesmo quando comparando os R5 1400\i5-7400 com os R5 1600 ou i5-7600K e até mesmo os i7-7700K, a curva é muito pequena na maioria dos jogos. Me baseado nos testes e opiniões de diversos grupos de reviewers, eu pelo menos acho os R5 uma aposta muito melhor para o futuro.

 

O problema dos FX era IPC baixo e problemas na arquitetura, só ter mais threads ou núcleos não é o que importa. Mas possuir a performance single-core\IPC, algo que os Ryzen tem.

 

Em comparação se os FX era 1.0 ponto de desempenho singlecore os i5/i7 de segunda gen eram 1.3~1.5 pontos e performance multithreading semelhante, por isso, e pelas valhas de arquitetura(como dividir FPU entre núcleos do modulo) mesmo em jogos que usam 8 threads os FX ainda apanham para os i5 de segunda geração. Enquanto o IPC dos Ryzen é muito semelhante ao dos Kabylake tendo performance singlecore semelhante mas performance multithread muito superior, ao meu ver o que falta atualmente é suporte de software ja que é uma plataforma\arquitetura nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado pelas respostas amigos!
é, acho que to mais por fora do que pensei mesmo... kkkkkk ainda bem que lembrei do fórum e fiz essa pergunta, quase fechei a compra ontem.
Enfim, vou aguardar até final de julho, pra folgar um pouco o cartão e poder comprar algo melhor.
Mas assim, acho que faltou eu dizer o seguinte: eu não sou um gamer hardcore, eu sou um gamer casual...
eu só quero montar um pc que eu não precise mexer - se eu não quiser/puder - pelos próximos 5 ou 6 anos pra rodar algum lançamento nem que seja no mínimo...
No tocante a overclock eu não tenho interesse em fazer nada extremo, faria algo bem de leve, quando achasse necessário, meu interesse maior é em manter o pc com as temps mais baixas possíveis(tenho uma certa neurose com isso, pois já perdi um pc assim) e com o mínimo de ruído possível(por isso meu interesse em montar um watercooler parrudo no futuro)

Vou montar esse pc dentro de um casemod bem grande, então vou poder usar um(ou mais) radiadores bem grandes, pretendo fazer algo com esse espírito: http://www.modding.ru/view/3060.html
0.jpg
só que numa versão Eyeifinity com monitores de 1msmaxresdefault.jpg

Esse pc não vai ser exclusivo para jogos e emuladores, quero retomar meus estudos de edição de imagem/audio/video/modelagem/cad e programação... além de poder deixar o Firefox com 200 abas abertas e assistir um filme em 1080p sem pipocar nada kkkkkkk
Eu não sou um cara muito exigente, só gosto de extrair o máximo possível do pc sem grandes riscos, estou com esse notebook da assinatura a quase 5 anos, só fiz o upgrade de memória, coloquei um ssd e troquei a placa wireless por outra mais potente e com Bluetooth embutido pra usar meus joysticks da 8bitdo e vem me servindo desde então, e não tenho intenção de me desfazer dele... o unico problema é que eu só posso assistir filmes e rodar alguns emuladores nele sem que pegue fogo kkkk

Os jogos que tenho interesse em rodar nesse pc novo, na verdade já são "antigos" pra maioria, por ex: GTA IV, COD's, MOH, Crysis's, Avatar, Spore, Lost Planet condition, prototype's, Assassins creed's e alguns "Simulators"(claro que tenho intenção de jogar alguns games recentes, mas não me lembro dos nomes agora, mas não são nada que exija uma maquina de 10k...)
Eu não me importo de rodar alguns jogos no minimo, nunca foi problema, então se daqui um ou dois anos os jogos já não rodarem mais em "ultra mega ***** maximum" ou se daqui 5 os jogos já não rodarem suaves no médio eu não vou querer me matar, entendem?

Tendo em vista que eu não gosto de gigabyte, não quero saber de absolutamente nada da point of view/zogis e nada "marcadiabo"...
Dou total preferência pela Asus(mobo e vga) e Corsair(fonte e memória), pois tive excelentes experiências com essas marcas e também dou preferência pela amd no tocante a cpu e gpu(vi umas memórias dela também, mas será que tem alguma vantagem um kit assim? latência ta alta nelas...) posso estudar outras marcas, mas se a diferença não for gritante eu prefiro gastar um pouquinho a mais nessas mesmo.

Então sabendo disso, qual configuração vocês me recomendam montar em julho/agosto?

Vocês acham interessante eu montar uma maquina com vga onboard dedicada(que rode pelo menos no minimum o que citei) e deixar pra comprar uma vga top depois?(Asus strix rx480 8gb?) ainda existe aquele negocio de fazer crossfirex com vga onboard? e teria alguma mobo atualmente que valeria a pena fazer isso?

Desculpa o textão, mas não tenho pra quem mais perguntar, muito obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você quer trabalhar com o PC além de jogar e ter algo com uma boa folga para o futuro.

Continuo a lhe recomendar Ryzen, a plataforma AM4 vai ser mantida e atualizada com novos lançamentos até 2020, e completamente aniquila a intel em questão custo x beneficio para multitarefa e produção\edição mantendo performance em jogos similar.

 

Se puder um R7 1700 de 8 núcleos 16 threads seria excelente para render\edição e qualquer tarefa de workstation, tendo performance semelhante aos i7-6900K da linha X99.

 

Se não rolar, vai de R5 1600 com 6 núcleos e 12 threads, vai lhe servir muito bem também, com 2x8Gb DDR4 3000mhz e se puder uma GTX1070(acho que vai durar mais) ou uma RX580 8Gb, que vão lançar daqui a alguns dias se não me engano.

 

placa-mãe, uma B350 que lhe agrade em questão de recursos e/ou aparência, dependendo da necessidade de varios SSDs\HDDs em raid ou M.2.

 

Fonte, pode ir de G450M ou uma fonte de 500W de qualidade da Corsair, EVGA, CM ou XFX.

Mas, até lá os preços podem mudar, então é bom voltar aqui proximo da compra para confirmar as opções.

 

CF com GPU onboard só com GPUs de entrada, não com GPUs fortes :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Já estou fazendo minhas pesquisas de preços e modelos sobre os ryzen que você citou, me agradou bastante.
Unica coisa que não curti muito a primeira vista nessa mobo é que os slots pci estão inutilizados... dai se eu quiser/precisar usar alguma coisa pci e tiver usando crossfirex(pior ainda se for vga dual slot) terei de encher de riser cable.... :/ o que aconteceu com aquelas placa gigantescas cheias de slots maravilhosos e com infinitas possibilidades? kkkk
Quanto ao crossfirex com vga onboard, não vale a pena pra nada? não ajudaria em nada nos "cudas" da vida?
e as memorias qual me indica(modelo ou latencia)?
Quando a sua dica da gtx1070, tem certeza que vale a pena essa diferença toda de valor em comparação com a rx480 8gb? até vi umas gtx1070 mais em conta, mas é tudo marca esquisita...
tenho intenção de pegar mobo + vga asus, mas não sei se são as asus que estão caras demais ou as outras que estão baratas e duvidosas demais....
afinal a linha strix da asus vale ou não a pena em relação a concorrência? e se não valer, qual me recomenda na atualidade?

Vou seguir as pesquisas, se alguém tiver mais alguma dica de mobo e memoria/vga eu agradeço.
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@daniel14duarte GTX 1070 -- dependendo do jogo é claro -- dá 25~30+ FPS a mais que a 480, então se puder bancar vale muito a pena (pelo menos no fator durabilidade no caso do Full HD). Existem várias marcas boas aí, Asus Strix tendem a ser frias, mas eu ao menos não acho que valha a pena pagar a mais por isso. Marcas que são boas: Galax (tb costumam ser baratas e dizem ter um dos melhores RMAS), Zotac (outra que elogiam muito o RMA e por experiência pessoal é excelente, quase 5 anos com uma 650 sem problemas) e Gigabyte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito de um modelo para outro.

B350 Tomahawk  \\ B350 Giga

X370 Aorus

 

 

Mas, maioria dos recursos que 99% dos users precisam já vem builtin nas mobos, não há lá muita necessidade de placas PCI, tirando talvez placas de captura e SSDs PCI.

 

---

 

Sobre as GTX1070, ela é uns 20~25% melhor que as RX480. Mas, as RX580 que são um refresh vão sair daqui a alguns dias, talvez incute para 15~20% dependendo do jogo. E as VEGAs vão sair segundo semestre no range das 1080\Titan se não me engano. Dai é com você se ache que a 1070 não vale os 35~60% adicional, ou vale. Mas mesmo a mais basica das GTX1070(ja que performance não muda de um modelo para outro da mesma GPU, é mais uma questão de estética e refrigeração) vai bater a mais cara das RX480, ou seja, pode pegar a mais barata(desde que tenha 2x fans para refrigeração, mas evite G1 Gaming da gigabyte se for de RX480, esse modelo em especifico esquenta de mais) RX480\RX580 8Gb ou GTX1070  8Gb que achar para economizar xD

 

CF com onboard não vale a pena, a não ser que você pegue uma APU, que atualmente não estão disponíveis no socket AM4 e uma placa de video bem fraca como uma R5 250E. E mesmo assim entregaria menos que uma RX460 sozinha.

 

Já CF de RX480\RX580 é bem interessante(da mesma forma que sera com as RX500), elas escalam muito bem com CF, chegando na performance das GTX1080 em jogos com suporte a CF, mas com mais consumo energético.

 

---

 

Sobre memórias, Ryzen não é muito afetado por latencia, pode pegar DDR4 2400mhz, mas se der para pegar 3000mhz se não for muito mais caro os Ryzen tem um ganho legal de performance em algumas aplicações com memorias de alta velocidade, mas, como latencia não o afeta tanto pode pegar de 2400mhz e fazer OC nelas para 3000mhz. Marca\Modelo vai depender do que tiver disponível no momento da compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kris Wannieg @Atretador
Obrigado amigos, ajudaram bastante, vou ir me atualizando e acompanhando os valores até final de julho pra tomar uma decisão, quando chegar a hora eu volto aqui pra pedir uma segunda opinião de vocês, muito obrigado pela ajuda.
Quase fiz besteira kkkkk ^^

(@Atretador meu problema é exatamente esse, placa de captura. Até tem placa de captura pci-e x1, mas são caríssimas... e até agora não vi nenhuma analógica... mas também não é o fim do mundo.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...