Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Engraçado... Quando eu era mais novo e tinha um PC ruim, eu iniciei uma procura a solução aos meus problemas de jogo. -Isso quando eu usava o emulador de ps1-

Um programa que faria com que eu tivesse Frame-skip em jogos de PC.

Fiquei um bom tempo pensando e pesquisando...

Garoto ingênio esse Raul Melo.

Esse negocio de renderização e coisas em 3d é uma coisa até complicada se pensando bem a fundo como isso tudo funciona.

Digamos que o jogo tenha um mapa de um quarto, ai você entra nesse mapa. O quarto ta lá, ta todo feito lá. Mas ainda temos que renderizar cada grau do movimento de camera, sendo que já está tudo lá. Como isso funciona?

Postado

@Raul Melo
Renderizar vai depender essencialmente do programa em questão, pois nele há o modo que deve ser renderizado e também os scripts para movimentação, adicionar efeitos...
Mas vamos ao seu exemplo, e digamos que se trata de um jogo pronto. Ao entrar neste quarto, o jogo vai requisitar que apareçam os objetos (paredes, cama, armário, abajur, janela, porta), aí então começa o processo de renderizar, criando os formatos e adicionando texturas que estão contidos em um local de armazenamento (HD ou SSD). Depois de fazer isto, não importa o angulo da câmera se não haver nenhuma movimentação ou efeito contínuo, onde no caso a movimentação é feita por scripts e o efeito é como se fosse uma movimentação viva que pode mudar cor ou tamanho (como exemplo, fumaça ou raios de sol) que também se usa script.
Digo, após renderizar algo e não haver mais nada, independente do angulo, o importante é manter os objetos alí (aí então entra a questão da memória RAM e VRAM, como também o uso de processador e placa de vídeo, porém de modo mais suave). No entanto cada angulo vai variar os objetos mostrados, o que também afeta o desempenho para ser mostrado no monitor, só que não vai precisar realizar uma nova renderização (criar e adicionar texturas) para os objetos já existentes.
Quando se faz uma movimentação ou tem um efeito ligado, a constante variação requer mais poder de processamento tanto do processador e da placa de vídeo (RAM fica de intermediária), o que dá aquele peso nos jogos.
Desculpe se pareceu um tanto confuso. :D
Esta explicação foi se baseando no Blender, já que outras engines ou programas podem variar suas técnicas. Posso estar totalmente errado também! hahaha

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Cara, eu sei que tem explicação pra isso no livro do patrão, mas aqui no site não.

Achei estes links aqui, mas em inglês, espero que ajudem:

http://computer.howstuffworks.com/graphics-card.htm

https://www.cs.cmu.edu/afs/cs/academic/class/15462-f11/www/lec_slides/lec19.pdf

Basicamente, a treta está em transformar a informação do jogo em 3D e depois pegar esse 3D do jogo e transformar no 2D do monitor.

Derivada é um inferno hehehehe

Postado

Eu penso que renderização é a operação que acontece durante o processamento de vídeos utilizando programas adequados para esse fim e não durante a exibição do mesmo, estando o arquivo de vídeo finalizado e acredito que não pode haver renderização, isso é reforçado pela pesquisa no google inclusive na wike.

"Renderizar é o ato de compilar e obter o produto final de um processamento digital. Ou seja, toda aquela sequência de imagens que você montou na sua linha do tempo precisa ser condensada em um vídeo."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Renderização

Postado
Em 20/04/2017 às 10:01, Lost Byte disse:

No entanto cada angulo vai variar os objetos mostrados, o que também afeta o desempenho para ser mostrado no monitor, só que não vai precisar realizar uma nova renderização (criar e adicionar texturas) para os objetos já existentes.
Quando se faz uma movimentação ou tem um efeito ligado, a constante variação requer mais poder de processamento tanto do processador e da placa de vídeo (RAM fica de intermediária), o que dá aquele peso nos jogos.

PER-FEI-TO

Era isso que eu queria saber! Por que mesmo eu já tendo um espaço totalmente renderizado, eu tenho diferentes usos em diferentes angulos. é tudo uma questão de visão e FOV.

6 horas atrás, Evandro disse:

a treta está em transformar a informação do jogo em 3D e depois pegar esse 3D do jogo e transformar no 2D do monitor.

Na vdd eu queria saber outra coisa, queria saber porque mesmo com um espaço pronto, eu tenho que renderizar de novo a cada angulo novo.

@misterjohn Mas no caso è em ambientes 3d

• Curtir 1
Postado

Já assisti filmes em 3D em cinemas, nos anos 60/70...não vingou, hoje o 3D é diferente, eu nunca assisti nenhum filme em equipamento adequado, mas vi aqui no pc um filme nesse sistema, parece que mudou, antes sem óculos se via uma imagem embaralhada, hoje se vê uma imagem ao lado da outra (sem as condições, equipamento +óculos) sendo uma defasada da outra, mas até hoje não vi como fica quando exibida em condições adequadas.

Mas parece que também não colou...

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Raul Melo disse:

PER-FEI-TO

Era isso que eu queria saber! Por que mesmo eu já tendo um espaço totalmente renderizado, eu tenho diferentes usos em diferentes angulos. é tudo uma questão de visão e FOV.

Na vdd eu queria saber outra coisa, queria saber porque mesmo com um espaço pronto, eu tenho que renderizar de novo a cada angulo novo.

@misterjohn Mas no caso è em ambientes 3d

O espaço está pronto, mas seu ponto de vista não, e outra, já imaginou o que seria a placa carregar todos os quasilhões de polígonos de uma imagem num jogo em ambiente aberto, mas com uma penca de mato e árvores na visão próxima?

Aí tem que texturizar, iluminar, sombrear.. e toda vez que o ponto de vista se mexe, vai mais cálculo.

5 horas atrás, misterjohn disse:

Já assisti filmes em 3D em cinemas, nos anos 60/70...não vingou, hoje o 3D é diferente, eu nunca assisti nenhum filme em equipamento adequado, mas vi aqui no pc um filme nesse sistema, parece que mudou, antes sem óculos se via uma imagem embaralhada, hoje se vê uma imagem ao lado da outra (sem as condições, equipamento +óculos) sendo uma defasada da outra, mas até hoje não vi como fica quando exibida em condições adequadas.

Mas parece que também não colou...

São imagens defasada e os óculos filtram cada um pra um lado, cada uma das lentes tem uma orientação pra filtrar a luz polarizada, aí quem faz o 3D é o cérebro, altamente enganado.

Não colou mesmo, a moda agora é 4K e nada de 3D, quando fizerem o 3D que dispensa óculos, aí deve voltar.

• Curtir 1
Postado
Em 22/04/2017 às 00:19, Evandro disse:

já imaginou o que seria a placa carregar todos os quasilhões de polígonos de uma imagem num jogo em ambiente aberto, mas com uma penca de mato e árvores na visão próxima?

Mas não é isso que ela faz?

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Raul Melo disse:

Mas não é isso que ela faz?

É, mas de uma quantidade limitada de informações, que é o seu campo de visão próximo. ;)

O que eu falava ali era se ela fosse renderizar absolutamente tudo que teu personagem vê, da ponta da flecha até o top da montanha que está lá na Conchinchina.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...