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Motor e relé não ligam ao mesmo tempo


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Olá, 

 

 

Estou fazendo um sistema para lubrificar a corrente da moto usando um kit de partida a frio para carros a álcool.

O sistema deve puxar o óleo do reservatório por um motor 12v e enviar por uma mangueira até uma válvula solenoide (relé 12v).

A ligação é feita em paralelo.

O problema é que quando ligo o sistema o relé não abre.

O relé só abre se ligar o relé primeiro e depois manualmente encostando os fios ligar o motor na sequência.

Gostaria, se possível, que me ensinassem a fazer uma ligação de modo que os dois componentes funcionem ao mesmo tempo.

 

 

Thanks.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Olá,

Não sei qual seu nível de conhecimento na área, mas assumindo que o rele é adequado ao circuito, acredito que está ocorrendo uma queda de tensão quando o motor é ligado e com isso prejudica o acionamento do rele.

Se tiver um multímetro, meça a tensão na bobina do rele com o motor desligado e ligado. Verifique se existe uma queda de tensão considerável.

Caso seja isso mesmo, recomendo aumentar a bitola do cabo que alimenta o circuito (para testes use 2,5mm² ou 4mm²) ou individualizar as alimentações do motor e do rele. Para este último seria necessário usar uma etapa trasistorizada que recebe o sinal de motor ligado e conduz ligando o rele.

Outro ponto...como está a saúde da bateria de sua moto? Meça a tensão da bateria com o multímetro e com o motor parado, deve ser algo em torno de 12,6 volts ou mais. Com o motor funcionando também ocorre o problema?

Se possível, poste uma foto do circuito montado.

 

Att,

 

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Olá, obrigado pela ajuda.

Meu conhecimento é de básico para intermediário em eletrônica.

O relé é o deste kit de partida a frio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688410643-kit-completo-de-partida-frio-para-veiculos-a-alcoolacd09-_JM

Você acertou quando falou sobre a queda de tensão, eu já tinha medido e estava com 10 volts tanto no motor como no relé.

Seguindo sua ideia, eu individualizei a alimentação, como você pode ver na primeira foto.

Mas não foi suficiente, então achei que teria que reforçar o negativo também, fiz um teste ligando o negativo no chassi e funcionou!

A ligação era um fio positivo que vinha do relé de partida da moto e se dividia para o motor/relé, e um negativo aterrado no chassi, ia para o botão liga/desliga no guidão e seguia para o motor/relé.

Agora ficou 2 fios ligados no positivo da bateria, um para o motor e outro para o relé. O negativo aterrado no chassi vai até o guidão no liga/desliga volta, se divide em 2, uma ponta no relé e outra no motor.

Então agora eu acho que a melhor opção seria trocar o fio negativo por um mais grosso, não é isso?

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20170421_081732.jpg

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Que bom que deu certo!

 

Fico grato pelo seu retorno. (acredito que o fórum também).

Alias, seu projeto é bem interessante e me serviria muito bem. Dá uma preguiça de engraxar a corrente da moto...kkk

 

Edição:

Só esclarecendo as questões que deixou...

Em todo circuito elétrico a corrente que "entra" é igual a corrente que "sai", ou seja, deve-se usar condutores adequados para essa corrente e, nesse caso de positivo e negativo, ambos devem ser de mesma bitola.

Um "causo" que aconteceu comigo exemplifica essa questão, foi o seguinte...Um auto intitulado "eletricista" mas que também presta serviços de alvenaria e hidráulica em casas, ligou um chuveiro 127V com 2 cabos, sendo a fase 4mm² e o neutro 1,5mm². Fui chamado pelo dono da casa que dizia sentir um cheiro forte de queimado quando ligava o chuveiro e algumas lâmpadas estavam ficando acesas direto...kkk. Subi no forro da casa e o dito fio de 1,5mm² estava cobre nu, derreteu a capa. Vim a saber mais tarde que o "profissional" que fez a instalação disse que o que importa é o fio fase, a fase que "puxa" mais...kkk. Não me esqueço nunca desse acontecido.

 

Abraço

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