Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
SimPos

Spark não transfere (upload) arquivos

Recommended Posts

O problema é estranho, Spark é um cliente Jabber, que conversa com servidor Openfire, e dentro do Openfire já está habilitado para permitir transferências de arquivos, o analista de sistemas tentou investigar o caso, tentamos diversos métodos, de Spark WinXP p/ Xubuntu, de Windows p/ Windows, de Xubuntu p/ Xubuntu, de openSUSE p/ Xubuntu, e o problema é sempre o mesmo, ao enviar o Spark notifica o usuário dando a opção de aceitar/recusar, e ao aceitar fica a barra de carregamento e 0%, em torno de 20s ele expira fazendo com que o usuário desconecte/reconecte na mesma hora, outro característica é que ao enviar um .txt ele de cara nem tenta enviar, já diz "Você não pode enviar o arquivo para..."

 

Uma observação, com o Gajim funcionou a transferência de arquivo, mas ai vamos a um segundo problema...

 

...o problema  em aderir o Gajim, é que o município inteiro já está integrado com Spark, são dezenas de setores, realmente estou precisando de uma solução ao Spark, já que ele é o mais popular, então meu interesse real é o Spark efetuar transferências de arquivos que não estou conseguindo.

Editado por SimPos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@SimPos

O problema só ocorre em uma rede específica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Não, tentei em mais de um ambiente diferente, no caso entre usuários com assinaturas de internet separadas, e localmente também, mas sem êxito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@SimPos na empresa que eu trabalho usávamos o Spark também e com o passar dos (d)anos tivemos algums problemas como, usuários com versões diferentes do cliente, não conseguiam transferir arquivos. Por exemplo um estando na versão 2.6.3 e outro na 2.7.0.

 

Pelo fato de o Spark ser escrito em java e consumir uma quantidade razoável de memória, como nunca foi exigido o software pela empresa, migramos alguns para usar outros clientes como o Pidgin, escrito em C++, muito mais leve. E também notamos que alguns clientes Spark conseguem enviar e receber arquivos com outros clientes Pidgin, mas alguns não funcionam. Sem qualquer razão aparente.

 

Quando os clientes são os mesmos, no caso, dois Pidgin por exemplo, tudo acontece sem o menor problema.

Fica a descrição do nosso conhecimento adquirido com o cenário e também a dica por buscar e testar outros clientes Jabber/XMPP, já que esse é um protocolo aberto e portanto funciona com o openFire sem problemas. Nosso servidor é OpenFire há anos e funciona perfeitamente com os Pidgin.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Bruno_Gabriel Obrigado pelo feedback, sou novo nessa questão do Jabber, e tem clientes a rodo, estou sem saber qual optar, mas como você citou esse tal Pidgin, amanhã farei um pente fino para utilizar ele, trabalho no município e preciso ser o mais certeiro possível, pois algumas máquinas são pré-históricas e me consomem muito tempo instalando/configurando.

 

Mas antes disso continuo investigar o problema sobre o Spark, sobre o que citasse das versões diferentes, me assegurei que todos os testes fossem com as últimas versões, também tentei utilizar o nome do domínio e IP no login, mas eis dois detalhes que estou investigando:

- Na tela do Openfire acusa versão atrasada, vou solicitar para o analista atualizar, a versão do site é 4.1.3, e o Openfire daqui deve estar ali pela 4..., não está tão obsoleto, fico na esperança do Openfire ser facilitado para atualizar sem que desconfigure o que já foi instaurado.

- Outro ponto é que está rodando um server PfSense, mas detalhe que a rede inteira está de boa, acessa sites, envia/recebe msg no Spark, e-mails ok, vídeo/áudio ok, não sei se dá para considerar o problema no PfSense, uso a porta padrão no Openfire que é 7777.

 

Obs: Retificando meu primeiro post, o cliente que funcionou o anexo é Gajim.

Editado por SimPos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×