Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
SimPos

Spark não transfere (upload) arquivos

Recommended Posts

O problema é estranho, Spark é um cliente Jabber, que conversa com servidor Openfire, e dentro do Openfire já está habilitado para permitir transferências de arquivos, o analista de sistemas tentou investigar o caso, tentamos diversos métodos, de Spark WinXP p/ Xubuntu, de Windows p/ Windows, de Xubuntu p/ Xubuntu, de openSUSE p/ Xubuntu, e o problema é sempre o mesmo, ao enviar o Spark notifica o usuário dando a opção de aceitar/recusar, e ao aceitar fica a barra de carregamento e 0%, em torno de 20s ele expira fazendo com que o usuário desconecte/reconecte na mesma hora, outro característica é que ao enviar um .txt ele de cara nem tenta enviar, já diz "Você não pode enviar o arquivo para..."

Uma observação, com o Gajim funcionou a transferência de arquivo, mas ai vamos a um segundo problema...

...o problema  em aderir o Gajim, é que o município inteiro já está integrado com Spark, são dezenas de setores, realmente estou precisando de uma solução ao Spark, já que ele é o mais popular, então meu interesse real é o Spark efetuar transferências de arquivos que não estou conseguindo.

Editado por SimPos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@SimPos

O problema só ocorre em uma rede específica?

Compartilhar este post

Link para o post

@Math.Pi Não, tentei em mais de um ambiente diferente, no caso entre usuários com assinaturas de internet separadas, e localmente também, mas sem êxito.

Compartilhar este post

Link para o post

@SimPos na empresa que eu trabalho usávamos o Spark também e com o passar dos (d)anos tivemos algums problemas como, usuários com versões diferentes do cliente, não conseguiam transferir arquivos. Por exemplo um estando na versão 2.6.3 e outro na 2.7.0.

Pelo fato de o Spark ser escrito em java e consumir uma quantidade razoável de memória, como nunca foi exigido o software pela empresa, migramos alguns para usar outros clientes como o Pidgin, escrito em C++, muito mais leve. E também notamos que alguns clientes Spark conseguem enviar e receber arquivos com outros clientes Pidgin, mas alguns não funcionam. Sem qualquer razão aparente.

Quando os clientes são os mesmos, no caso, dois Pidgin por exemplo, tudo acontece sem o menor problema.

Fica a descrição do nosso conhecimento adquirido com o cenário e também a dica por buscar e testar outros clientes Jabber/XMPP, já que esse é um protocolo aberto e portanto funciona com o openFire sem problemas. Nosso servidor é OpenFire há anos e funciona perfeitamente com os Pidgin.

Compartilhar este post

Link para o post

@Bruno_Gabriel Obrigado pelo feedback, sou novo nessa questão do Jabber, e tem clientes a rodo, estou sem saber qual optar, mas como você citou esse tal Pidgin, amanhã farei um pente fino para utilizar ele, trabalho no município e preciso ser o mais certeiro possível, pois algumas máquinas são pré-históricas e me consomem muito tempo instalando/configurando.

Mas antes disso continuo investigar o problema sobre o Spark, sobre o que citasse das versões diferentes, me assegurei que todos os testes fossem com as últimas versões, também tentei utilizar o nome do domínio e IP no login, mas eis dois detalhes que estou investigando:

- Na tela do Openfire acusa versão atrasada, vou solicitar para o analista atualizar, a versão do site é 4.1.3, e o Openfire daqui deve estar ali pela 4..., não está tão obsoleto, fico na esperança do Openfire ser facilitado para atualizar sem que desconfigure o que já foi instaurado.

- Outro ponto é que está rodando um server PfSense, mas detalhe que a rede inteira está de boa, acessa sites, envia/recebe msg no Spark, e-mails ok, vídeo/áudio ok, não sei se dá para considerar o problema no PfSense, uso a porta padrão no Openfire que é 7777.

Obs: Retificando meu primeiro post, o cliente que funcionou o anexo é Gajim.

Editado por SimPos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais