Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de presença nao opera um rele


Posts recomendados

Estou tentando montar um simples circuito, utilizando um sensor de presença PIR DYP-ME003 para acionar um relé 5Vdc. Como a tensão de saída deste módulo de presença é baixo, eu adicionei um Conversor De tensão 3v Ou 6v Para 12v, para ampliar a tensão de saída e com isto poder acionar o relé. O fato é que estou tendo a tensão desejada na saída, porém ele não aciona o relé. Alguém poderia me ajudar com isto? Será que não estou tendo potência na saída? Como resolver?

Desde já obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve estar fornecendo corrente suficiente para o relé se a tensão está saindo mesmo o que você quer. Se não me engano é 20mA necessário.

 

você poderia tentar colocar um transistor nessa saída para abrir e fechar uma  alimentação de 5v por outra fonte de energia de 5v para ativar o relé (poderia ser um regulador de tensão). E por fim calcular a resistência da base do transistor de acordo com a tensão que está sendo fornecida e a corrente que você quer passar pelo transistor para fazer o relé funcionar.

 

Isso é uma ideia que eu faria, pode ter opiniões diferentes ai em baixo X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que pretendo fazer é bem simples, não deveria estar dando problema. Ou seja, alimento o sensor de movimento, a saida dele é amplificada pelo conversor de tensão e esta tensão amplificada deveria acionar o rele. O que poderia estar afetando, se a tensão de saída do conversor de tensão esta em 7V? Será que estes dispositivos tem algum bloqueador ou redutor de corrente de saída?

conversor de tensao.PNG

sensor de movimento.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você ligou a saída do sinal (3,3v) no positivo e o mesmo gnd da fonte que você alimentou o sensor PIR no negativo?

 

você está falando em saída de 7V... mas teu relé não é de 5v?

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

Verifica se esse teu relé ainda aciona e está bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, as ligações estão corretas e o relé funciona com tensão a partir de 5V. Eu já testei ele direto na fonte e funciona, só não funciona quando ligo ele na saída do conversor. O interessante também, é que quando eu ligo um motorzinho na fonte ele funciona, mas quando eu ligo ele na saída do conversor também não funciona. Muito estranho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí está o problema, seu circuito é um "conversor de tensão" e não um "amplificador de tensão" que é o que você precisa. 

Os dois circuitos são bem diferentes. 

adicionado 5 minutos depois

Uma fonte de 12V e um pequeno circuito transistorizado resolve o problema. Se não tiver uma fonte de 12V, o transistor pode amplificar o sinal para ligar esse conversor e acionar o relê. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acho melhor comprar um transistor ligar nessa saída de 3,3V calcular o resistor da base* e usar tua fonte que tu alimenta outro circuito paralelo para ligar o relé quando o transistor também for... Melhor que comprar outro circuito caro no mercado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desenhado no paint T_T

 

5904c34cd2902_modelodecircuitoRelsensor2.thumb.png.c7bae6d8d812ed9b43a1f91bfb59f23b.png

 

O resistor da base você calcula sabendo a tensão que é 3,3v e a corrente que você quer na saída do transistor... tem formula para isso... você tem que ver o ganho do transistor ^^

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha habilidades "desenhistas" fracassaram miseravelmente então uhauhauhauhauha

adicionado 2 minutos depois

 

Desenhei erra do novo pera ai huauhauhauhahua

 

adicionado 12 minutos depois

5904cb292269f_modelodecircuitoRelsensor2.thumb.png.53bab279602a823e29b16ad5de05155b.png

 

EDIT: este circuito acima, que é o segundo desenho não funcionou no proteus

 

transistor101.jpg.4f8acd39d23ee0abab83eca340d64fc6.jpg

 

^^ esse povo novato que não sabe direito eletrônica é fogo huahuahuahuahuaauhahuahuauhauhauha no caso sou eu X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não disse que fiz *****? to postando minhas ********** aqui lol

 

huahuauhahuahua

adicionado 0 minutos depois

Aff esqueci que a comunidade não aceita o palavrão "m@rd@ huauhauhahu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O relé é de 5v, mas a saída de sinal é de 3,3v . Não rola.

 

adicionado 6 minutos depois

Eu estou falando de ligar direto na saída do sinal... mas usando o transistor e a fonte de 5v (o sensor trabalha com 5v) dá para fazer usando só isso.

 

No caso o cara queria colocar direito um conversor na saída para disparar o relé e não deu certo.

adicionado 10 minutos depois

@Mestre88

 

Agora olhei teu desenho direito... tira o conversor e só coloca o diodo!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu certo porque o sensor não tem corrente suficiente para acionar o tal conversor. 

É isso mesmo, no meu desenho é só eliminar o conversor e ligar direto com o diodo, assim:

1493489497311-659457745.thumb.jpg.d7e64ed43301deb65364b5f03c8761b6.jpg

@MTALVES1974

Sem o conversor podemos diminuir o transistor também, já que a corrente é só para alimentar o relê. 

Além do BC337, vários transistores NPN de baixa potência podem ser usados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saí do paint e fui fazer um teste222.thumb.PNG.dd7dec6fcec44c8e4a019ba5edb9e997.PNG no proteus e meu primeiro circuito funcionou...

 

O led simulando uma queda de tensão do circuito, o zener para baixar a tensão no transistor para próximo de 3,3V ... e o relé ativou...

 

 

Se puder aponte o meu erro , pois estou em dúvida nesse circuito heim...

 

@Mestre88

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MTALVES1974

Vamos lá.

Responda às perguntas:

1 - Qual é a tensão de sua fonte de alimentação?

2 - Qual é a tensão de funcionamento do seu relê? 5V?

3 - Poste uma foto do seu relê com a parte escrita visível. Ou o código dele. O circuito vai depender se o relê for pequeno ou grande. 

4 - O circuito básico já foi mostrado, apenas os valores dos componentes podem mudar.

5 - Se o seu relê for deste tamanho (vide foto), então pode conter estes componentes. A única diferença é que o relê da foto é para 12V, como a minha tensão de alimentação.

Em tempo: Inseri mais um resistor e led para informar que o led acende quando o relê estiver acionado. Isso para prever a possibilidade do funcionamento da carga não for visível.

Inseri também um eletrolítico, para tentar reduzir a inclusão de ruído na fonte de alimentação. Sem ele, o ruído gerado pela comutação da bobina do relê, pode interferir em outros circuitos alimentados por esta fonte de alimentação.

MOR_AL

Relé.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Saí do paint e fui fazer um teste222.thumb.PNG.dd7dec6fcec44c8e4a019ba5edb9e997.PNG no proteus e meu primeiro circuito funcionou...

 

O led simulando uma queda de tensão do circuito, o zener para baixar a tensão no transistor para próximo de 3,3V ... e o relé ativou...

 

 

Se puder aponte o meu erro , pois estou em dúvida nesse circuito heim...

 

@Mestre88

 

 

Mas está aplicando 5V na base do transistor, e consequentemente terá 4,4V no emissor. 

Na prática o zener queima já que não colocou um resistor limitador nele. 

Experimente colocar um resistor de 1k em serie com a chave push botton e veja quanto entrará no relé. Provavelmente na simulação funciona, mas na prática complica um pouco pro relé de 5V ser ativado com 2,7V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não funciona se colocar um resistor no lugar da chave nem antes do zener. A tensão cai no relé e já era ^^ não liga.

adicionado 0 minutos depois

a parte do zener queimando eu já sabia uahauhauha, mas eu queria só um regulador por alí mesmo X) falhou.

adicionado 18 minutos depois

@Mestre88

 

Realmente... foi o diodo zener em "curto" que possibilitou abrir o relé. Colocando uma resistência antes deles para regular para 3.3 a tensão no relé cai.

 

Eu vou fazer esse circuito terça feira quando eu for voltar para minhas atividades e ver na prática^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei de novo minha simulação e resolvi o caso, claro com ajuda é claro huauhahuahuahuahu

 

botão desligado ( sem sinal sinal)

59054b151bd22_Assuntoresolvido2.thumb.PNG.481c4e868b18bcb81991ef0ba94cc636.PNG

 

Botão ligado (com sinal)

59054b0d40c66_AssuntoResolvido.thumb.PNG.d44b0397dc13f300216fc1c7d4794dad.PNG

 

Como* estou* ruim nessa parte do diodo zener *... coloquei diodo comum para fazer a queda de tensão.

O positivo da fonte vai primeiro no relé, se ele for primeiro no transistor ele vai dar muita queda de na tensão...

 

Como a tensão da fonte do rapaz for 5v... na prática vai ser um pouco maior que isso e resolve o caso...

 

Circuito final sem toda essa papagaiada de medidores:

 

zzzzzzzzzzzzzzzzzzz.thumb.PNG.d0b29a11edad36ac2a4cd7b0125fd1fd.PNG

 

Pronto... agora vou consegui dormir em paz... eu acho uhahuahuahuahuauhh

 

 

Em tempo... esqueci de colocar o maldito diodo de proteção do relé... está ai T_T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...