Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Caroline Ferreira

<iostream> e <stdio.h>

Recommended Posts

Depende do que voce quer.. stdio é biblioteca básica de entradas e saída (teclado e tela) então ela com certeza vai ser usada.. iostream é a biblioteca para leitura e escrito do disco... então tem que ver se sua aplicação precisa disso

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se seu programa for inteiramente C++, não ha motivos de usar stdio.h, a não ser que você precise usar alguma função dessa biblioteca, contanto use iostream.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pode usar printf e scanf com somente incluir iostream. Caso precisar de algo mais então faça o que lhe explicou isrnick(cstdio)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrar que existem bibliotecas C e bibliotecas C++;
*existe toda uma suíte de bibliotecas C++ padrão que substituem integralmente as bibliotecas em C, portanto se o programa é especificamente para C++, há de usar apenas bibliotecas C++.
*existe o equivalente de stdio.h -> cstdio (biblioteca portada de C para C++, com requerimentos definidos nas ISOs) e iostream (biblioteca propriamente C++, sem manejo de arquivos (fstream))
A diferença principal entre bibliotecas C e C++ é dado por existir, ou não, a extensão .h entre sinais "< >"; não confundir com aspas duplas:

#include <stdio.h> //C Input and Output stream and file library, this is an header type that contais definitions and points to other files
#include <iostream> //C++ Input and Output stream library
#include "header.h" //Seja lá que header for, você que criou;
//aspas duplas indica que será carregado um arquivo no diretório DESTE arquivo, e sinais maior menor, indica que será carregado da biblioteca (GCC, etc)

Compiladores:
Sabendo que stdio.h é uma biblioteca C, pode ser usado em compiladores C++ ou C; o contrário não vale, iostream não será compilado no C.
C++ compila C e C++, por obrigações de compatibilidade definidas na base da linguagem. C não compila C++.


Eu pessoalmente recomendo que, caso o curso ensine C++ puro, que use C++ e vice-versa; caso o curso use misto de C e C++, que use o que melhor adaptar. Eu me adaptei melhor ao C++ e as ISOs C++ tem uma organização mais progressista, embora devagar.

iostream, para exemplificar, existem os básicos
cin >> inputvar;
cout << outputmessage;
C++ exige a biblioteca fstream para escrever em arquivo, etc;
C stdio.h já contém funções de escrita em arquivo.

Então, após pesquisa sobre as bibliotecas e suas respectivas funções, cabe a você decidir entre iostream ou stdio.h.
Qualquer explicação mais detalhada, estou à disposição. Tem muita informação jogada neste post, pois senão ficaria grande demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×