Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak APC começou a fazer zumbido após quase 2 anos de uso.


Posts recomendados

Tenho meu nobreak a quase 2 anos e a quase 1 semana ele começou a fazer um ruído irritante parecido com um enxame, mas isso só acontece quando meu computador requer um melhor desempenho, puxando mais energia. ou também quando a luz cai e ele entra em modo segurança, como se fosse uma caixa de bateria, e quando está sendo carregado.

Informações: 

APC black-UPS 600.

 

Gostaria de encontrar uma solução para este barulho que me incomoda muito e que pode ser perigoso para as máquinas conectadas. (OBS: todas as máquinas ligadas a ele são suportadas, das 4 entradas uso apenas 3 e é o primeiro ruído em 2 anos)

 

Paciente, Marcos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Brugnara

 

O meu APC também faz ruído nos alto-falantes dos PCs quando entra em modo bateria e considero isso normal por ser uma corrente elétrica não senoidal.

 

Até acho bom esse ruído pois me avisa que a luz acabou ( o bip que ele faz configurei para não fazer ) e que devo usar o PC por poucos minutos para que não desligue abruptamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ruido pode estar tendo como origem o pacote de lâminas que forma o núcleo ferroso do transformador, pode ser que com o tempo os parafusos afrouxem e com a vibração da corrente elétrica ocorra o ruido, abra e de um reaperto nesses parafusos. Alguns transformadores sofrem um banho de isolante líquido, isso mantém unida as lâminas impedindo a vibração, mas é ruim em caso de necessidade de re-enrolar o transformador.

 

potencia-do-trafo.jpg?x97407

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, misterjohn disse:

O ruido pode estar tendo como origem o pacote de lâminas que forma o núcleo ferroso do transformador, pode ser que com o tempo os parafusos afrouxem e com a vibração da corrente elétrica ocorra o ruido, abra e de um reaperto nesses parafusos. Alguns transformadores sofrem um banho de isolante líquido, isso mantém unida as lâminas impedindo a vibração, mas é ruim em caso de necessidade de re-enrolar o transformador.

 

potencia-do-trafo.jpg?x97407

Você quase acertou:D

adicionado 17 minutos depois
14 horas atrás, Marcos Brugnara disse:

Tenho meu nobreak a quase 2 anos e a quase 1 semana ele começou a fazer um ruído irritante parecido com um enxame, mas isso só acontece quando meu computador requer um melhor desempenho, puxando mais energia. ou também quando a luz cai e ele entra em modo segurança, como se fosse uma caixa de bateria, e quando está sendo carregado.

Informações: 

APC black-UPS 600.

 

Gostaria de encontrar uma solução para este barulho que me incomoda muito e que pode ser perigoso para as máquinas conectadas. (OBS: todas as máquinas ligadas a ele são suportadas, das 4 entradas uso apenas 3 e é o primeiro ruído em 2 anos)

 

Paciente, Marcos.

 

É o transformador do carregador de baterias. Ele é pequeno, pois é uma fonte chaveada.

Na verdade ele está funcionando normalmente. É que o circuito integrado que controla este transformador, trabalha deste jeito, chaveando de um modo que faz barulho. 

 

Contudo o fabricante coloca resinas no transformador que impedem das bobinas vibrarem.

Ao que parece a resina do transformador se deteriorou ou não faz mais efeito.

 

 

Coloque pingos de cola resina cianoacrilato dentro das bobinas.

É mais conhecido como Super Bonder. 

 

O transformador é um pequeno perto de um CI com o código TNY264. O circuito dele é algo bem semelhante ao esquema abaixo: 

smps.png

 

Lá no no-break este esquema é ajustado para fornecer 13.5V DC, que serve para recarregar a bateria. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Marcos Brugnara disse:

@albert_emule por gentileza, onde seria as bobinas para colocar o super Bonder?

adicionado 2 minutos depois

 

 

 

 

 

O seu é a versão fabricada no brasil (Não a fabricada nos estados unios).

Veja a versão fabricada nos estados unidos:

apc-back-ups-es600-be600n-br-no-break-11

 

 

Este seu não tem fonte chaveada no carregador.

Ele carrega com um tipo de retificador controlado. 

 

Neste caso o problema muda. 

Se ele não estiver mais segundando carga, o barulho é por causa da bateria ruim.

Dá para perceber que a bateria ainda é original.

Com 2 anos, há uma possibilidade de já estar ruim.  

 

Se a bateria ainda estiver boa e segurando carga, o problema pode ser aquele que o amigo disse acima, sobre lâminas do transformador principal. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esse mesmo modelo lol. É o transformador que fica zumbindo mesmo ^^

 

 

 

-OFF topic

Esquece a bateria ficou carregando por duas horas e depois deu problema T_T, mas o resto do nobreak está normal. Vou ver compra a bateria nova ou faço umna fonte variável,.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repare que ainda falta um parafuso no trafo...vocês são mais modernos do que eu, sou do tempo da elétrica grosseira como já disse aqui, antigamente as campainhas caseira, chamadas "cigarras", tinham como principio de funcionamento a vibração, dai aquele ruido estridente ao ser acionada; o equipamento que verifica se tem alguma bobina em curto no induzido funciona mais ou menos assim também, é metade de um núcleo onde é colocado o estator que vai sendo girado, quando aparece uma bobina em curto ele vibra.

Não achei uma imagem da cigarra que opera só com o barulho da vibração por ser muito antiga.

 

Tatuzinho_Medio_Cisel.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu dá para ouvir o barulho, mas eu não acho tanto perturbador... Sim, o meu também está sem um parafuso, acho que é "modelo de fabricação" economizar peça huauhauha Fora isso está funcionando como deveria.

 

Uso mais para garantir minha net sem ter que me preocupar com queda de energia tanto X)

 

@misterjohn

Que equipamento estranho ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu apenas limpei a poeira e tirei alguns cadáveres de aranhas e mosquitos e já reduziu muito o barulho, é a primeira vez que eu limpo ele e parece que a poeira era o problema mesmo. Eu não conseguia nem ver o que tinha dentro direito, mas em fim, o problema do barulho foi resolvido, agora quando ele entra em modo segurança ele faz um barulho muito mais calmo, como o dá época que foi comprado. O tópico já pode ser fechado, agradeço a todos, se o problema voltar e as dicas acima não funcionarem, eu peço para reabrir o tópico. Obrigado, Marcos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

O meu dá para ouvir o barulho, mas eu não acho tanto perturbador... Sim, o meu também está sem um parafuso, acho que é "modelo de fabricação" economizar peça huauhauha Fora isso está funcionando como deveria.

 

Uso mais para garantir minha net sem ter que me preocupar com queda de energia tanto X)

 

@misterjohn

Que equipamento estranho ^^

Isso é para detectar curto circuito em induzido bobinado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, misterjohn disse:

Repare que ainda falta um parafuso no trafo...vocês são mais modernos do que eu, sou do tempo da elétrica grosseira como já disse aqui, antigamente as campainhas caseira, chamadas "cigarras", tinham como principio de funcionamento a vibração, dai aquele ruido estridente ao ser acionada; o equipamento que verifica se tem alguma bobina em curto no induzido funciona mais ou menos assim também, é metade de um núcleo onde é colocado o estator que vai sendo girado, quando aparece uma bobina em curto ele vibra.

Não achei uma imagem da cigarra que opera só com o barulho da vibração por ser muito antiga.

 

Tatuzinho_Medio_Cisel.jpg

Ainda usa uma destas aqui. Cigarra que opera só com o barulho da vibração. É bem bruta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...