Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como diagnosticar um processador com defeito que "funciona"?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá novamente.

 

Eu apareci estes dias com uma dúvida imensa sobre fonte de alimentação. Fiz todo o travelogue da coisa aqui.

 

 

 

O que ocorre? descobri depois de tentativas e erros grosseiros que é realmente o processador a origem de toda a confusão. Aparentemente o meu FX-6300 está com algum defeito no bridge de controle da RAM, e ele está sacrificando a controladora da MB, fazendo o PC desligar em poucos minutos. Troquei de placa-mãe (de uma MSI760GM-P23 para uma Gigabyte GA-970-DS3P) e claro, o problema permaneceu.  Normalmente o processador "morre" direto, mas no meu caso, ele funciona mas causa um sobreaquecimento na MB.

 

O lance é: Há algum software capaz de elaborar um diagnóstico do processador em nível baixo, para por exemplo eu poder confirmar minha teoria de falha na controladora interna dele? Falo isto porque ontem testei o processador desativando seletivamente os núcleos na BIOS, e com a desativação do núcleo 2 (cores 3 e 4) consegui aumentar a estabilidade e fazer um Win10 rodar uma hora, mas com o chipset aquecendo até 70º... processador frio, sem superaquecimento.

 

Já busquei no fórum e não encontrei nada semelhante. Agradeço desde já qualquer coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, me desculpe, não detalhei aqui o processo. Obrigado em responder.

 

Tenho um X4 640, está inclusive rodando no PC principal. tudo foi testado com ele também.

 

Fiz todos os testes em outra MB, fonte e memória. No tópico da fonte eu detalhei mais. Mas sim, já reduzi clocks a 50%, travei o HT, e o superaquecimento do chipset da placa-mãe permaneceu e o desligamento, também.

 

A única coisa efetiva foi desativar os cores 3 e 4. Pelo que entendi, isso corta 1/3 da carga sobre a ponte de RAM, reduzindo o consumo e o esforço - e a corrente drenada - pelo chipset para responder à demanda da controladora do processador. Como disse, o processador está FRIO mesmo com clock máximo, quando com os cores desativados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Xita, rapaz... Estou pra fazer isso, mas dependo de uma fonte decente para fazer testes. Mas como falei, desativando cores consegui estabilizar o processador, mesmo com ele fritando o chipset  - atente-se: o processador tá FRIO, o que ele estressa é o bypass da controladora de RAM da placa-mãe!

 

Realmente já sei que o processador já era, embora dê boot, etc... Saco ter de voltar aos velhos tempos e testar tuuuuuudo... Mais fácil jogar tudo fora :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

HAHA

 

vou tentar rodar algum programa de over - a MB que tenho lá com ele é uma MSI 760GM-P23, ela até tem uns esquemas maneirinhos na BIOS, tipo OC Genie e ACC. Arrumando a fonte decente (o FX estourou a minha OCZ, estou comprando os capacitores pra trocar), testo tudo, inclusive vendo algum soft de over...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...