Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travamento driver parou de funcionar e se recuperou em jogos


Posts recomendados

Boa noite galera, 

 

Antes de tudo, queria deixar meus specs:

Rx470

Amd fx 8300

Asrock n68 gs4 fx

10gb ram

500w xigmateck 80 plus 

 

 

Meu problema é basicamente o descrito no título do tópico, ao iniciar qualquer jogo que exija um pouquinho mais da placa de vídeo ele trava, dá tela preta, volta à Área de trabalho, às vezes com algumas funções ainda travadas tendo que reiniciar o PC pelo botão mesmo.

 

Percebi que aparece as vezes também uma mensagem nas notificações: o driver de vídeo parou de funcionar e se recuperou.

 

Meu PC é Novo, usando ele pela primeira vez, minha BIOS está na última atualização possível, drivers atualizados, mandei por outro problema de desintendimento minha placa de vídeo ao RMA [era problema no meu monitor] e o rapaz me enviou um vídeo dele testando-a e está completamente sem defeitos.

 

Baixei o AIDA64 [Everest] e vi as tensões, não entendo muito dessa parte, mas estava assim [segue em anexo a imagem]

 

Baixei também o MSIAfterburner e aumentei o clock e o memory clock [acho que é isso] para o máximo[não foi overclock, só o máximo nativo] e começaram a surgir listras finas de verde vermelho e azul, logo após, um chuvisco. O windows reinicia o driver depois disso [acredito que para nao zuar a placa] 

 

Acontece que se diminuir no afterburner o clock e o memory clock [dar um underclock] para quase o mínimo os jogos rodam normalmente, mas claro com fps diminuidos drasticamente.

 

Apesar de saber que minha fonte não é das melhores, creio que não seja esse a fonte do problema, já que como anexado meus componentes não puxam nem 200w

 

Já tentei formatar o PC mas deu em nada. Agradeço a quem puder me ajudar, já que não sei mais o que fazer. Muito obrigado!!!

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pc master race Já tive esse problema extremamente chato com minha antiga GTX 960 da ZOTAC, procurei a solução e até e nada, o problema basicamente é o Driver da VGA mesmo amigo, eu recomendo você aguardar a próxima atualização ou voltar para a versão antiga do seu driver. Eu tinha muito esse erro quando jogando The wicther 3 na GTX 960, atualmente tenho ela no meu segundo PC e nunca mais deu esse problema, depois da atualização do driver tudo voltou a funcionar. Sua VGA está na garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, O Monge disse:

@Pc master race Já tive esse problema extremamente chato com minha antiga GTX 960 da ZOTAC, procurei a solução e até e nada, o problema basicamente é o Driver da VGA mesmo amigo, eu recomendo você aguardar a próxima atualização ou voltar para a versão antiga do seu driver. Eu tinha muito esse erro quando jogando The wicther 3 na GTX 960, atualmente tenho ela no meu segundo PC e nunca mais deu esse problema, depois da atualização do driver tudo voltou a funcionar. Sua VGA está na garantia?

Obrigado pela resposta

 

Sim, ainda está, meu pc é totalmente novo. É isso mesmo que estou tentando fazer agora, baixando um driver antigo pra ver se roda, espero que esteja certo amigo, daqui uns 5 min posto pra ver se deu certo. Valeu!

adicionado 40 minutos depois

@O Monge

58 minutos atrás, O Monge disse:

@Pc master race Já tive esse problema extremamente chato com minha antiga GTX 960 da ZOTAC, procurei a solução e até e nada, o problema basicamente é o Driver da VGA mesmo amigo, eu recomendo você aguardar a próxima atualização ou voltar para a versão antiga do seu driver. Eu tinha muito esse erro quando jogando The wicther 3 na GTX 960, atualmente tenho ela no meu segundo PC e nunca mais deu esse problema, depois da atualização do driver tudo voltou a funcionar. Sua VGA está na garantia?

é amigo, instalei o driver mais antigo possível e continua na mesma, voltando à estaca zero. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como eu disse no post inicial, não sei se o problema está realmente na placa de vídeo, já que mandei ela para o RMA não faz muito tempo e me mandaram um vídeo mostrando um teste completo feito por eles e não havia erro algum. 

adicionado 29 minutos depois

@O Monge  Cara, novidades! Dei um underclock, Liguei o jogo The witcher 3, e fui aumentando aos poucos e foi funcionando! Quando chegou perto do clock nativo (1200) eu dei alt tab pro jogo e estava pegando normal enquanto o consumo estava la pelos 70w, de repente subiu para 82w e travou tudo, congelou nessa tela. Agora estou muito desconfiado da fonte, será possivel a fonte não fornecer nem 300w??? Gostaria da sua opinião

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que nenhum de meus amigos têm fontes razoaveis, todas genericas. Eu vi tambem algumas polemicas criadas pela teclab, mas ao assistir o video vi nos aparelhos eficiencia de 79% e os caras metendo o pau (pra mim 80 plus white era pra ser 80% nao? Perto o bastante pra mim). Mas estou indignado aqui. Vi um video que e possivel ligar duas fontes em um pc. Eu tenho uma fonte mais que generica aqui de 300w ja tirei ate a fan dela, acha que se eu ligar so ela pra abastecer a placa e a xigmatek pro resto (ou vice versa) da algum problema?

adicionado 1 minuto depois

@O Monge  esqueci de mencionar :oops:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pc master race Omi não faça isso não, ligar uma genérica pode danificar seu computador, faça o seguinte, abra algum game que puxe muito da sua VGA, ligue o recurso VSR da AMD para colocar a resolução da sua placa em 2K e deixe ela operando mesmo dando esses problemas. Deixe 3 dias assim forçando ela em 100% de uso, tenho quase certeza que vai resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@O Monge Só de ler deu um aperto no coraçao haha, sera que nao zoa algum componente cara? Mas acho que nao vai dar certo cara, porque acredito que mesmo que a imagem fique congelada, o windows derruba o driver pra tentar reiniciar (até porque as.vezes aparece a mensagem que o driver parou de funcionar e se recuperou)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@De4dm4sterBR

15 minutos atrás, De4dm4sterBR disse:

Amigo tenho quase certeza que é a fonte...

 

Ja tive o mesmo problema e em testes de stress nunca dava problema, mas jogando sempre acontecia isso.

Troquei por uma CX 430 e nunca mais tive nada xD

Cara, estava quase aumentando o vcore da placa de video pensando que seria essa a solução. Mas que doideira! Nunca desconfiaria da fonte depois do teste de stress. Poderia por favor me dizer qual era a sua fonte? Estou meio sem grana agora, acho que vou comprar então uma da seasonic 300w 80 plus gold pfc ativo e tal so pra alimentar a placa de video. Ah, e se eu der um underclock no meu processador? Na teoria daria certo, pois dessobrecarregaria a fonte e daria mais espaço pra placa de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pc master race disse:

@De4dm4sterBR

Cara, estava quase aumentando o vcore da placa de video pensando que seria essa a solução. Mas que doideira! Nunca desconfiaria da fonte depois do teste de stress. Poderia por favor me dizer qual era a sua fonte? Estou meio sem grana agora, acho que vou comprar então uma da seasonic 300w 80 plus gold pfc ativo e tal so pra alimentar a placa de video. Ah, e se eu der um underclock no meu processador? Na teoria daria certo, pois dessobrecarregaria a fonte e daria mais espaço pra placa de video.

Minha fonte era uma Pixxo 400w, horrível, tinha que usar adaptador molex pra usar placa de video ainda (na epoca uma GTX 550ti). Essa Seasonic é ótima, pode comprar tranquilo, ela alimenta seu PC inteiro se quiser, só comprar os adaptadores. E não adianta, o negócio da fonte não é o consumo total mas sim o quanto ela entrega na linha 12v, e as placas genéricas entregam pouca corrente nessa linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Pc master race disse:

@De4dm4sterBR

Obrigado pelas dicas! Mas acha que minha xigmatek 500w nao entrega o que a seasonic 300w vai entregar?

Como eu disse, essa Xigmatek pode entregar 10000w se quiser, se não tiver uma corrente boa na linha 12v, vai dar problema. E essa Seasonic ai entrega mais do que 300w até, melhor marca de fontes que existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom pessoal, depois de tanto tempo... ainda com o mesmo problema. Levei em 2 assistências técnicas e depois de 3 dias não testaram absolutamente nada! As assistências técnicas da minha cidade [Guarulhos] não prestam, se alguém souber uma de confiança eu agradeço. Bom, comprei uma fonte nova da seasonic 300w 80 plus confiavel e tudo mais só para rodar minha vga, e continua com o mesmo problema. Como disse, tenho que ir excluindo componentes, por enquanto eu tenho 2 memorias RAM, testei em cada uma, então elas estão excluídas da lista [seria muito azar dar o mesmo problema nas duas não?], tenho 2 HDs e testei o sistema operacional e cada um, nada. Tenho duas fontes agora, testei as duas juntas e nada. apenas o que me falta é a placa-mãe, processador e placa de video, nao posso comprar nenhum no momento por ser caro demais, alguma sugestão pessoal? Agradeço a todos que vêm se mostrando dispostos, com certeza postarei o resultado quando e "se" isso acabar. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...