Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar mini motor DC


Posts recomendados

Olá galera,

 

Há algum tempo, fiz uma compra de um mini motor DC, modelo RS-380, com alguns dados dizendo que o mesmo suporta uma tensão entre 1,5 - 8V e que é útil principalmente para aparelhos massageadores.        É um motorzinho de alta rotação.

 

Aí, quando fui procurar uma fonte para fazê-lo funcionar, achei apenas uma de 6V.    As outras são menores que 1,5 ou acima de 8V.    Mas, nessa de 6V ele parecia um motor de passo ou de um relógio funcionando, ou seja, o eixo não girou direito.

 

Bom, como para mim essas informações são insuficientes para ligá-lo, resolvi fazer uma busca na rede mas o problema foi que não consegui achar a corrente máxima que ele suporta.

Sendo assim, alguém poderia me dizer como posso fazer o motorzinho funcionar melhor?

 

desde já, minhas gratidões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Mestre88 disse:

Que tipo de fonte é essa? 

Pelo que descreveu fiquei com a ideia de que ligou o motor em CA. 

O motor ficou apenas vibrando? 

Deve se preocupar apenas com a tensão máxima e corrente mínima da fonte. 

Olá Mestre88,

 

A fonte que usei para tentar ligar o motorzinho é dessas comuns mesmo.   É uma com saída DC.     Eu até cheguei a ligar na rede elétrica e obviamente nem deu "sinal de vida".     Ainda bem que esta proeza não deu estrago.:D

 

Quanto ao funcionamento dele com a fonte de 6V, ele girou o eixo só que ficou dando aquelas paradinhas igual o relógio de ponteiro faz, por isso que disse que parecia um motor de passo.    Foi bem sincronizado mesmo.

 

Agora, o que não entendi da sua afirmação é a "preocupação com a corrente mínima da fonte".     Não seria máxima, igual à tensão.

 

agradeço a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre88,

 

Por que isso é só com tensão?

 

Então deve ser por isso que não especificam a corrente.    Mas eles deveriam especificar pelo menos a mínima necessária.    Ele não deve aceitar ao ligá-lo na rede elétrica porque, senão, o mesmo já teria queimado.


saberia me dizer alguma fonte com corrente capaz de ligá-lo?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, privado disse:

Por que isso é só com tensão?

Porque mais tensão, mais corrente. E muita corrente destrói os materiais elétricos. É como colocar um peso de 100Kg em algo que só aguenta 10Kg.

 

1 hora atrás, privado disse:

Então deve ser por isso que não especificam a corrente. 

Exatamente.

 

1 hora atrás, privado disse:

Mas eles deveriam especificar pelo menos a mínima necessária.

Sim, deveriam. Já vi escrita em vários motores. Mas a corrente do seu motor foi especificada em outro lugar, veja:

 

5d8.jpg

Pelo que você disse, as características do seu motor batem com o da primeira linha da tabela, onde diz que:

Pode funcionar com tensões entre 3 e 9V. Isso quer dizer que em 3V é o mínimo que precisa pra ele girar e 9V sua tensão máxima, mais do que isso pode estragar um motor. A tensão média é de 7,2V, essa é a tensão ideal, ou seja, a qual ele foi calculado.

A corrente mínima que ele consome é de é de 0,57A (570mA), isso é o que ele consome girando a toa, sem carga.

A corrente máxima é de 5,2A. Essa é a corrente exigida quando se põe peso no eixo, deixando o motor quase parando.

 

2 horas atrás, privado disse:

saberia me dizer alguma fonte com corrente capaz de ligá-lo?

Tente encontrar um carregador de celular de 5V/2A, o motor não vai funcionar em seu máximo mas serve pra testar.

2 baterias velhas de celular (que ainda tenham carga) ligadas em série vai te fornecer 7,4V, tensão ideal para o funcionamento deste motor. Outro tipo de bateria que tenham esta tensão podem lhe servir também.

 

Fontes com transformador de 60Hz são ideais para o funcionamento desses motores também.

 

Fontes do tipo chaveada, já não são tão boas, a não ser que ela seja de boa qualidade (hoje em dia é meio difícil encontrar uma com tanta coisa xing ling). Esse tipo de motor causa interferências nesse tipo de fonte que é totalmente eletrônica e faz com que ela não entregue a corrente necessária, mesmo estando especificada que ela pode suportar.

 

2 horas atrás, privado disse:

Ele não deve aceitar ao ligá-lo na rede elétrica porque, senão, o mesmo já teria queimado.

 

Não mesmo. A rede elétrica além de ser CA (seu motor é CC) é 14 (127V) ou 24(220V)  vezes maior do que o motor pode suportar.

2 horas atrás, privado disse:

obrigado

De nada!:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre88,

 

cara, te agradeço imensamente pelos seus esclarecimentos.    Vou procurar uma fonte assim, então.

 

Eu até vi uma tabela dessas pela internet mas, como os valores não batiam com os informados pra mim, achei que não serviria pro meu caso.       A velocidade máxima informada sem carga, por exemplo, é de 30.000 rpm, muito superior a qualquer uma dessas da tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 08/05/2017 às 22:06, Mestre88 disse:

Talvez não seja a do seu motor mesmo, mas já deu pra se ter uma ideia.

Se medir o motor com o amperímetro vai saber qual a corrente que ele consome, colocando carga no eixo dele vai ver que ela aumenta.

Olá Mestre88,

Apesar de você ter dito, comprei uma fonte de tensão variável de 1 até 12V e corrente de 2A.   Depois de ligá-la no mini motor, ele continuou fazendo o mesmo, ou seja, no momento em que ele vai começar o giro, ele trava.   Aí ele fica dando umas tremidinhas no eixo, querendo girar, mas travando.

 

Depois, resolvi medir todas as tensões da fonte e todas foram confirmadas com os respectivos valores.

Não sei o que está acontecendo.     Se ajudar, disponho abaixo umas fotos do motorzinho:

5a0a3aa28d57b_Chassisfrontal(parteinterna-vistamaisdecima).thumb.jpg.663b588f2a565528c18fcd440a395603.jpg5a0a3ac84c623_Chassisfrontal(vistalateral).jpg.f494f41898eb88a78c699e5ed3583f3c.jpg5a0a3afab3fa9_Motor(lateral1).thumb.jpg.0a02e55f1ecb2029ae8237063f1ee872.jpg5a0a3b1677620_Motor(lateral3).thumb.jpg.7ee874e3619bc078784203960f9e96b3.jpg5a0a3b34c9679_Motor(vistafrontaldecima).thumb.jpg.0b9fa40409cc6cb055a6cdcd5e22746b.jpg5a0a3b724606a_Motor(vistatraseira-lateraldecima).thumb.jpg.05003db150502ab77c058813f5733dd8.jpg5a0a3b9c3b85e_Partetraseira(vistadosterminais).jpg.e2f22dc50561226a129952dc56bce9f4.jpg

 

Se precisar, posso postar mais algumas do próprio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lubrificação pode ajudar. Consegues girar com o dedo? Se não pode ser problema mecânico mesmo. Algo como tampa deslocada, bucha detonada e afins. Também pode ser eletro magnético. Algo como posição (ângulo) inapropriado da tampa. Ou sua fonte não está tendo capacidade. Este motor pode consumir + de 2A na partida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Mestre88 disse:

E a parte de trás do motor, não tem? 

Ou não tirou a foto? 

Se não tiver seu problema está aí. 

Mestre88, está aqui:

5a0b8e2ac8f2b_Chassistraseiro(parteinterna).jpg.c5fff6e035bde2e1898fd73b3bf95065.jpg

Não postei porque já está muito grande.    Mas eu tirei mais fotos ainda e tem a parte que recobre o chassis frontal.

 

13 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Por acaso o motor tem algum sinal de amassamento? Sinal de raspagem no rotor ou nos ímãs? Se o rotor encostar no campo (os ímãs presos na carcaça) trava mesmo.

Não, não há sinal de amassado.

 

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Lubrificação

Mas ele é novo.

 

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Consegues girar com o dedo?

Sim, sem problemas.

 

13 horas atrás, albert_emule disse:

Experimente fazer ele girar com uma pilha AA de 1.5V.

Pode ser pilha palito.

 

Um agradecimento pelas atenções

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Nova, alcalina, ou recarregável carregada não xingling = maior chance de sussesso

Com pilha comum de 1,5V ele simplesmente nem dá sinal de que está sendo energizado (aquele barulhinho).    Eu testei as pilhas e ambas deram 1,5V.     Fui medir a corrente das mesmas.  Não sei se fiz certo, mas coloquei na escala de 10A e a palito deu um pouco mais de 3A, já a pequena deu 5A e alguns centésimos.

 

Depois, fui testar somente sem a parte traseira, encaixando até a parte dos contatos.   Ele faz o barulhinho mas não gira.

 

Algum problema ele tem.   Certamente não é aparente, mas acho que ele pode ser consertado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem corrente, escovas e bobinas estão íntegras.

Verifique a montagem das escovas. Se estiverem alinhadas com o campo (centro dos ímãs) não gira. Se estiverem ortogonais ao campo (entre os ímãs) tb não gira. Tem que estar quase alinhadas com o campo, faltando ou passando uns 15º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, privado disse:

Não sei se fiz certo, mas coloquei na escala de 10A e a palito deu um pouco mais de 3A, já a pequena deu 5A e alguns centésimos.

Não fez certo.

O teste de corrente não é para medir a corrente de uma pilha ou fonte. Ele serve para medir a corrente que algum aparelho elétrico consome, no caso o seu motor.

Da forma que fez apenas deu um curto na pilha (coisa que não se faz) e o número que apareceu lá não é a corrente dela.

 

E sim o @Sérgio Lembo está certo, se a tampa com os terminais estiverem na posição errada não funciona.

Só não sei como isso foi acontecer, já que sempre tem um guia pra não ter como encaixar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Mestre88 disse:

Não fez certo.

ou se fez certo - amperímetro em série entre motor... pilha - seu motor ou as escovas estão em curto

 

10 horas atrás, privado disse:

somente sem a parte traseira, encaixando até a parte dos contatos. 

Aí não né. Sem a parte traseira fica desalinhado e o rotor encosta nos ímãs. Mas isso era pra ser óbvio d+... (2 us)

Ligue de novo encostando o fio e vê(!) se ouve um clique típico de rotor batendo em ímã (!?). é tipo um tec misturado com toc...(?!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, tive que criar outro porque não consegui recuperar aquele que havia feito antes, por isso demorei.

Mas vamos lá:

 

Em 16/11/2017 às 00:03, Sérgio Lembo disse:

Verifique a montagem das escovas. Se estiverem alinhadas com o campo (centro dos ímãs) não gira. Se estiverem ortogonais ao campo (entre os ímãs) tb não gira.

Agora você me deixou confuso mesmo porque só tem um jeito de colocar a parte das escovas.  Mas eu fiz uns testes novos e o rotor se mexeu um pouco.

 

Em 16/11/2017 às 00:03, Sérgio Lembo disse:

Tem que estar quase alinhadas com o campo, faltando ou passando uns 15º.

Eu tirei duas fotos com somente até a parte dos contatos encaixada.    Se você quiser, posso postar, mas não penso haver necessidade.

 

Em 16/11/2017 às 01:34, Mestre88 disse:

se a tampa com os terminais estiverem na posição errada não funciona.

Os terminais não estão na tampa traseira, mas na parte junto com as escovas como mostrei nas fotos.

 

Em 16/11/2017 às 01:34, Mestre88 disse:

Só não sei como isso foi acontecer, já que sempre tem um guia pra não ter como encaixar errado.

Mas só há um jeito mesmo de encaixar a parte dos terminais com as escovas e a tampa traseira.    Caso não estejam na posição correta, eles não encaixam direito.

 

Em 16/11/2017 às 08:11, Isadora Ferraz disse:

Aí não né. Sem a parte traseira fica desalinhado e o rotor encosta nos ímãs. Mas isso era pra ser óbvio d+... (2 us)

É que fui ver o que estava acontecendo.   Só não entendi esse "2 us".

 

Fui fazer um novo teste conforme mostrado neste vídeo, sem a parte dos terminais com as escovas:
https://www.youtube.com/watch?v=uaET9NzjvA0
e consegui ver o rotor se movendo um pouco.    Em alguns momentos, ele se mexeu até cerca de um polo.   Em outros, o mesmo agiu como se fosse um motor de passo com movimentos bem curtos, mas parou.    Nunca dando uma volta completa.

Teve alguns instantes que ele fez o "tec-tec-tec..."

Depois encaixei a parte dos terminais e o rotor só mexeu um pouquinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

2us= two (to) us = pra nós... Mas pelo video dá certo sim...mas (sempre tem um mas) se sua fonte (bateria,pilha...) tem que estar boa. O que me leva a te orientar... Seguinte refaça os testes mas desta vez medindo a tensão mas desta vez coloque a V nominal do motor e claro que esta seja dc (óbvio d+ 2u?)

i'm 2old4this (?? kk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/11/2017 às 06:56, Isadora Ferraz disse:

2us= two (to) us = pra nós... Mas pelo video dá certo sim...mas (sempre tem um mas) se sua fonte (bateria,pilha...) tem que estar boa. O que me leva a te orientar... Seguinte refaça os testes mas desta vez medindo a tensão mas desta vez coloque a V nominal do motor e claro que esta seja dc (óbvio d+ 2u?)

i'm 2old4this (?? kk)

kkkkkkkkkk

Veja se fiz certo, mas achei estranho.

 

Coloquei a parte dos terminais no motor e fiz a ligação da fonte (+ e -) até ele através de dois fios (cada um ligado em um terminal).   Deixei a fonte em 7,5 V.

 

Depois, coloquei coloquei cada ponta do multímetro (cabos) em cada terminal, ligando no terra e na tensão do multímetro.      Coloquei este em 10 Vdc.      Ele mostrou um valor de MENOS de 1 V.     Como estranhei, desliguei os fios dos terminais e testei apenas os fios ligados na fonte.     O valor mostrado foi cerca de 7,6 V.     Por que despencou o valor?    Não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Mestre88 disse:

não tem outra explicação

tem sim. Sua fonte ta fraquinha (como ja lhe foi dito algumas vezes)

Pra testar a fonte coloque uma outra carga qualquer.  o ideal eh resistor com resistencia conhecida mas se nao tiver, ... p.ex. alguma lampada 12v duns 5....20W. Ou até mesmo led 12V. Remeca e informe o resultado (meu teclado tá sem acento cedilha e afins ... depois eu vejo...)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...