Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamento automatico de Bomba dágua por pressão


Posts recomendados

Caros amigos, gostaria de uma ajuda para solucionar um problema, moro em sitio onde possui 3 casas e um poço semi-artesiano no qual temos que ligar a bomba ao menos 3 vezes ao dia  e o maior problema e desligar que quase sempre esquecemos, tem inclusive uma lampada e mesmo assim acontee de esquecer a bomba ligada, nao pode ser por boia automatica , nao pode ser por aparelho que liga por fluxo de agua, meu problema e desligar quando todas as caixas estiverem cheia.

eu pensei em algo que possa fazer o desligamento da bomba quando a pressão da agua aumentar na tubulação e  desligar, existe algum sensor que de acordo que as caixas fiquem cheias vão fechar a  boia de cada caixa e com isso causar maior pressão na tubulação por nao ter pra onde ir a agua e com isso desligar a bomba. 

podem me ajudar o que fazer, se existe algo assim ou uma melhor solução em desligar a bomba sozinha apos todas as caixas cheias.

grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiago de moura Coloca o esquemático do seus sistema. Pois penso que como você tem 3 caixas d'água, basta você ligar as 3 em série se forem próximas. Que aí, é só colocar a bóia na ultima caixa.

Desenha um esquemático de como sai do poço para as caixas e as distâncias aproximadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Termostatos desligam por temperatura. Por pressão o nome é pressostato. Lavadoras de roupa utilizam isso para saber o nível da água. No seu caso,colocando-se bóias em cada uma das caixas, quando as 3  estiverem travadas você terá a pressão máxima na linha. Isso não irá queimar a sua bomba (se ela for de pressão, e provavelmente é). Vai precisar de um pressostato de valor um pouco menor que a pressão máxima de saida da bomba. O valor de ajuste deve levar em conta a diferença de altura entro o ponto da bomba e o ponto do pressostato, pois para cada metro de altura adicionado a pressão cai 100g/cm².

adicionado 6 minutos depois

É possível que seja necessário um pequeno contator para a corrente do motor não ferrar o pressostato. Boa sorte, tem tudo para dar certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiago de moura Tem que saber sobre os níveis das caixas, pois se elas estão em niveis diferentes pode ajudar ou atrapalhar a resolução do problema.

Um sistema por pressão causa muitos problemas e para fazer direito o custo é muito alto, visto que terá que montar uma quadro de comando com retardo para evitar o repetido Liga/Desliga da estabilização de pressão na linha pois isso destrói bomba, contator, tubulação e boias.

As boias teriam que ser daquelas mais robustas para alta pressão, você teria que montar um cavalete hidráulico com balão e válvulas de retenção para o bom funcionamento do pressostato.

 

A maneira mais "simples" e barata no seu caso é fazer com válvulas solenoides e eletro-bóias e um quadro de comando especifico.

 

Infelizmente eu creio que você terá que contratar um profissional da área na sua região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1, sua preocupação faz sentido, mas vamos ler o tópico com calma.

- É um sítio com 3 casas. Provavelmente as caixas não estão niveladas entre si.

- A construção de uma boia é um mecanismo onde quem pode mais chora menos, isto é, quando o nível é atingido a boia vai tentando fechar a entrada, Enquanto a pressão for mais forte que a flutuação da boia alguma água ainda consegue entrar.

- Se a bomba for de deslocamento positivo (pistão, palheta, lóbulo, por exemplo), um estrangulamento da vazão pode ser destrutivo. Se a bomba for de pressão, e provavelmente é, a pressão máxima nominal da bomba não será superada mesmo que a vazão esteja totalmente fechada. Sendo  um sítio para 3 casas, duvido que essa bomba tenha muito mais que 1cv. Talvez nem passe de meio. O motor da bomba não fica em sobrecarga quando a vazão está trancada, seja na entrada ou na saída, pelo contrário, com produto pressão/vazão sendo zero o esforço é mínimo.

- Uso de solenóides provocam golpes de aríete.

Bomba.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato amigo, e um sitio grande em aclive, são três casas e 4 caixas cada um em um nível e distancia diferente, a bomba e uma thebe 1/2 cv que funciona maravilhosamente bem, com força suficiente para encher todas as caixas em torno de 1 h mais ou menos, a questão é que esquecemos de desligar, a bomba fica na parte de cima do dito os levando agua a baixo em um aclive de mais ou menos 5 mts , o que eu quero mesmo e que ela desligue sozinha. Isso ira ajudar imensamente, boias automáticas não me servem, pois a distância da casa e a bomba e mais de 50 mts.

Eu quero mesmo e desligar.

Agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por acaso, eu tive que fazer um circuito que desligava a bomba depois de cerca de 80 minutos após ser ligada.

Se isso te serve, posso postar aqui.

Ficou funcionando por cerca de um ano sem dar defeito. Depois foi retirado para dar lugar a outro circuito mais sofisticado.

O detalhe, para que a bomba não queime, é não colocar boia na caixa d'água e sim um ladrão. Assim a bomba não vai queimar por bloqueio da vazão.

O tempo que o aparelho permanece ligado pode ser facilmente reduzido alterando um resistor ou um capacitor.

O circuito é basicamente um nono-estável com o integrado 555 e um relê.

A fonte de alimentação é desses carregadores de celular.

O circuito tem três indicadores visuais:

1 - Uma lâmpada piloto que indica que o fusível queimou.

2 - Um led vermelho, que indica que o circuito está apenas energizado (mas não indica que está ligado).

3 - Um led verde, que indica que o circuito está ligado, no caso a bomba d'água.

Tem o botão de ligar, que liga o relê, que liga a bomba. Após o tempo predeterminado o relê desliga e tudo volta a esperar o pressionamento do botão.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

A construção de uma boia é um mecanismo onde quem pode mais chora menos, isto é, quando o nível é atingido a boia vai tentando fechar a entrada, Enquanto a pressão for mais forte que a flutuação da boia alguma água ainda consegue entrar.

- Se a bomba for de deslocamento positivo (pistão, palheta, lóbulo, por exemplo), um estrangulamento da vazão pode ser destrutivo. Se a bomba for de pressão, e provavelmente é, a pressão máxima nominal da bomba não será superada mesmo que a vazão esteja totalmente fechada

Quando citei que o Liga/Desliga é destrutivo, me referia a quando o pressostato está quase em sua pressão máxima de desligamento e fica ligando e desligando o contator até a equalização da pressão.

 

26 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

O motor da bomba não fica em sobrecarga quando a vazão está trancada, seja na entrada ou na saída, pelo contrário, com produto pressão/vazão sendo zero o esforço é mínimo.

Exato! Inclusive nessa hora a corrente do motor até baixa um pouco, mas não cogito que haveria esse problema e sim danos ao selo mecânico, aos contatos do contator, e os golpes de aríete na tubulação e nas boias que nesse momento já estarão fechadas.

 

31 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

- Uso de solenóides provocam golpes de aríete.

Por isso eu proponho o uso de um quadro de comando com reles de acoplamento que são baratos e suficientes para suportar a corrente das solenóides.

As eletro-boias ligam e desligam as solenoides que por fim liga e desliga a bomba que pode até ter um retardo em relação as solenóides.

Eu trabalhei em uma empresa de bombas d'agua 7 anos e já montei muitos desses sistemas inclusive um com 3 poços e 5 caixas e não houve falhas.

Posso afirmar que esse é o sistema de automação mais  e que exige menos modificações na hidráulica e de menor manutenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1, olhe o circuito. Quando o botão é pressionado, o contato auxiliar de C1 mantém a bomba ligada. Quando o pressostato abre, o contator abre, o motor desliga e o selo cai. A bomba só voltará a ser ligada quando o sitiante voltar a pressionar o botão. Não vai ter liga/deslilga repetitivo/destrutivo. Nesse circuito usa-se botão, semelhante ao que se usa em campainha. Interruptor com certeza causará o problema que descreveste.

Abraços

Sérgio

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Eu me referi a um sistema pressurizado por pressostato de modo convencional.

Mas realmente agora que estou prestando bem atenção no titulo do tópico, o autor quer desligar somente, agora me faz sentido, desculpe por algo que eu possa ter dito de inconveniente, é que eu como profissional faria a automação completa e me foquei nela completa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente contigo, @cesardelta1, e a automação completa é o que se faz num condomínio ou residencia. Num sítio, o cara as vezes fica mais de mês sem frequentar, melhor não ter sistemas que liguem sozinhos.

@tiago de moura, nem pense em reutilizar o interruptor que hoje você usa para ligar a bomba. Se fizer isso, no primeiro dia de uso você queima a sua bomba em menos de 15 minutos após encher as caixas. Tem que ser botão, semelhante ao que se usa para toque de campainha. Com o toque, o contator liga e o contato auxiliar do contator é quem deve manter o circuito ligado, não o botão.

@tiago de moura , por curiosidade visitei o site do fabricante da sua bomba de poço artesiano. O modelo de 1/2cv é para até 45m de altura entre a bomba e a caixa mais alta. Isso significa que a pressão máxima de saida dele não ultrapassa muito 4,5bar = 45mca. O link do pressostato que postei antes começa a operar a partir de 5bar = 50mca (metros de coluna d'agua).  O valor de pressão máxima é o medido na boca de saida da bomba. No ponto em que voce estará colocando o pressostato com certeza estará alguns metros acima da bomba. Se tiver um manometro (é baratinho) para verificar a pressão da linha no ponto em que irá colocar o pressostato durante o bombeamento e para qual valor a pressão vai quando as 3 caixas estão cheias. O valor intermediário entre esses 2 níveis será a melhor regulagem para o seu pressostato. Esse modelo que vai de 0 a 4kgf vai ter servir. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-797715129-pressostato-agua-0-a-4-kgfcm2-genebre-_JM

adicionado 19 minutos depois

@tiago de moura, lendo melhor a sua resposta, percebi que as casas estão abaixo do ponto de bombeamento. Isso muda um pouco a matemática. Talvez seja melhor medir as pressões como descrevi acima antes de fazer a compra do pressostato.

Abraços e bom passeio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, tiago de moura disse:

Exato amigo, e um sitio grande em aclive, são três casas e 4 caixas cada um em um nível e distancia diferente, a bomba e uma thebe 1/2 cv que funciona maravilhosamente bem, com força suficiente para encher todas as caixas em torno de 1 h mais ou menos, a questão é que esquecemos de desligar, a bomba fica na parte de cima do dito os levando agua a baixo em um aclive de mais ou menos 5 mts , o que eu quero mesmo e que ela desligue sozinha. Isso ira ajudar imensamente, boias automáticas não me servem, pois a distância da casa e a bomba e mais de 50 mts.

Eu quero mesmo e desligar.

Agradeço a todos.

Porque as boias automáticas não servem? 

Eu já instalei uma a esta mesma distância de 50 metros e funcionou muito bem. 

Usei fio de 0,75 mm² para ligar um contator 220V. O contator fica 20 metros longe da bomba. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

instala um temporizador elétrico na bomba, você já sabe quanto tempo leva pra encher as 3 caixas d'água, coloca bóia nas duas primeiras caixa d'água que a bomba vai encher a primeira, a bóia vai fechar, vai passar pra segunda, vai fechar de novo e na terceira o tempo de funcionamento vai terminar antes que ela transborde. Quando atingir o tempo programado o temporizador vai desligar a bomba. Caso vocês não fiquem no sítio desliga o temporizador. Com respeito as programações de tempo e dia, você tem que saber quantos dias você quer que a bomba ligue, espero ter ajudado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera uma bomba de semi-poço artesiano de 1 cavalo sempre acionando o botão altomatico e desligando o que pode ser, a energia aqui da 215 v mais quando liga a bomba baixa pra 200 v, o rapaz que ligou colocou o fio terrá direto na bomba sem ser pela chave altomatico, o que pode ser esse acionamento, no pezinho do botao altomatico  o conector dele esquenta 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Nicolas Eduardo disse:

Galera uma bomba de semi-poço artesiano de 1 cavalo sempre acionando o botão altomatico e desligando o que pode ser, a energia aqui da 215 v mais quando liga a bomba baixa pra 200 v, o rapaz que ligou colocou o fio terrá direto na bomba sem ser pela chave altomatico, o que pode ser esse acionamento, no pezinho do botao altomatico  o conector dele esquenta 

Eu já vou de fiação muito comprida com fios finos. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

@Alcidnei Almeida visualiso mentalmente uma caixinha dágua com água da rua entrando por baixo e a boia eletrica em cima bloqueando tanto ela quanto a bomba. Teoricamente ao faltar água da rua, a caixinha esvazia retornado a água pois a entrada é por baixo, o que faz atuar a boia.

Também vejo em minha bola de cristal um sistema semelhante a estes de lavadora de alta pressão que desliga quando aplicada pressão. No seu caso, o inverso: sem pressão da rua, desliga

Provavelmente já existe algo pronto pra vender mas me deu vontade exercitar meus neurônios. Os 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Pretendo usar essa solução porque não possuo uma caixa de água central que distribui, minha estrutura foi montada com água que corria da rua e só depois é que colocamos o poço e paramos de usar água da rua. Desse modo o poço distribui água em várias caixa de água mas sempre é necessário ligar e desligar manualmente. Gostaria de uma solução que quando não tivesse vazão de água em nenhuma encanamento a própria pressão conseguisse indicar para bomba que era o momento de desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...