Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamento automatico de Bomba dágua por pressão


Posts recomendados

@Alcidnei Almeida , esse circuito é simples mas chato de montar, vai ter que fazer uma intervenção no encanamento para a instalação de uma chave que detecta fluxo de água. Também não sai barato, vai te custar o preço de uma bomba dágua, mas se a falta de água é constante vai valer a pena.

Funcionamento: quando a boia da caixa dágua fecha o contato para iniciar o reabastecimento, a energia flui pelo contato normal fechado do temporizador e liga o contator da bomba e a lâmpada de sinalização de falha. O temporizador será programado para 5 segundos (sugestão). É o tempo para que a vazão de água consiga acionar a chave de fluxo. Se não houver fluxo de água, após os 5 segundos o temporizador desliga o contator da bomba e a lâmpada permanece acesa. Para nova tentativa de encher a caixa será necessário apertar o botão de rearme por 1 segundo. 

Caso seja detectado a presença de fluxo de água no prazo de 5 segundos a lâmpada apaga e o contator da bomba continua ligado até que a boia acuse caixa cheia e desligue o sistema.

Sem título1.png

adicionado 20 minutos depois

Essa chave de fluxo pode ser montada em qualquer lugar (antes ou depois da bomba), talvez fique mais fácil a instalação dela perto da caixa dágua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... ou seja, o componente principal é a tal chave de fluxo

0ec75b08e2e6c894872b16a63f5e1441e.jpg&h=que a propósito achei bem bacaninha

Com um pouco de a imaginação e criatividade dá pra fazer uma com peças de canos pvc.

009-dese-instalacao-03.jpg

 

Se dc, imagino um capacitor em paralelo com os contatos mantendo o relé da bomba acionado pelos

24 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

5 segundos (sugestão)

...sem água. O objetivo do tradicional minimalismo é não

26 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

custar o preço de uma bomba dágua

 

Quase me deu vontade fazer um (pros meus propósitos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

A chave está uns R$70

no meu (meu) caso falta muito pra atingir o preço da bomba. ;)

Penso que também pode-se pensar que os 5 segundos é pro motor não ligar e desligar na "indecisão" da água pela chave. Algo como uma histerese. Só conceito teórico. Não sou do ramo da eletro-hidro-dinâmica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Sérgio Lembo

Muito bom o Tópico!!

Queria montar um esquema para sempre que fechasse a mangueira a bomba que puxa água de uma cisterna (enterrada), desarme. 

 

Estava pesquisando o Fluxostato, mas parece que só serve para nível do reservatório superior a ele.

 

O Pressostato parece uma boa @Sérgio Lembo , mas só irá. Desarmar certo? Para armar a bomba só manualmente , ou tem alguma maneira?

 

Seria aplicado para lavar carro a uns 15m distante da bomba na horizontal.

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que a lavagem do carro tem a ver com o uso de pressostato ou fluxostato? Fale do que pretende.

Algumas informações sobre bomba dágua periférica: é o tipo de bomba mais comum, se caracteriza por ter um disco com relevos helicoidais e que produz pressão sem ter volume de vazão definido. A saída de água da bomba pode ser bloqueada sem provocar danos ao motor ou a bomba. Isso significa que pode colocar um gatilho na saida da mangueira e bloquear a saida de água durante a lavagem sem que seja necessário desligar o motor. Encerrada a lavagem, desligue o motor para economizar energia, apenas isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boa tarde, tenho um sistema de bombeamento de água através de uma bomba que funciona na automação com inversor de frequencia. Há dois transmissores de pressão, início e final da tubulação. O controlador recebe o sinal dos transmissores aumentando ou diminuindo a rotação da bomba. Preciso montar o mesmo sistema porém sem o controlador, operando no manual. Uso inversores da WEG (CFW 08).

Alguém pode me ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você chama de controlador é o aparelho que recebe os valores dos transdutores e pelos parâmetros internos resulta no controle de velocidade da bomba. Antes de falarmos de como fazer, você tem que descrever a lógica, isto é:

- o que você espera do funcionamento do sistema como um todo e as razões que te levam a ter um sistema sofisticado ao invés de uma simples boia elétrica.

- como já selecionou os transdutores de pressão, as características de funcionamento deles.

A partir disso dá para se pensar num desenho que atenda as necessidades do projeto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 08/05/2017 às 22:37, tiago de moura disse:

Caros amigos, gostaria de uma ajuda para solucionar um problema, moro em sitio onde possui 3 casas e um poço semi-artesiano no qual temos que ligar a bomba ao menos 3 vezes ao dia  e o maior problema e desligar que quase sempre esquecemos, tem inclusive uma lampada e mesmo assim acontee de esquecer a bomba ligada, nao pode ser por boia automatica , nao pode ser por aparelho que liga por fluxo de agua, meu problema e desligar quando todas as caixas estiverem cheia.

eu pensei em algo que possa fazer o desligamento da bomba quando a pressão da agua aumentar na tubulação e  desligar, existe algum sensor que de acordo que as caixas fiquem cheias vão fechar a  boia de cada caixa e com isso causar maior pressão na tubulação por nao ter pra onde ir a agua e com isso desligar a bomba. 

podem me ajudar o que fazer, se existe algo assim ou uma melhor solução em desligar a bomba sozinha apos todas as caixas cheias.

grato desde já

Bom dia galera, eu também preciso da ajuda de vocês,meu tio mora em um sitio, e tem uma caixa de 1.000 litros que o poço artesiano abastece, só que toda hora tem que ficar ligando e desligando a bomba para a caixa encher, só que na maioria das vezes acaba esquecendo e acaba desperdiçando água, tem alguma solução para isso ? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, andre gazzola disse:

Bom dia galera, eu também preciso da ajuda de vocês,meu tio mora em um sitio, e tem uma caixa de 1.000 litros que o poço artesiano abastece, só que toda hora tem que ficar ligando e desligando a bomba para a caixa encher, só que na maioria das vezes acaba esquecendo e acaba desperdiçando água, tem alguma solução para isso ? Obrigado.

Sim, uma simples bóia elétrica:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-854158405-chave-boia-automatica-de-nivel-anauger-para-bomba-de-agua-_JM?source=gps

No sítio do meu pai tem uma dessas funcionando há anos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...