Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVMe 1.2 funciona na minha mobo?


Posts recomendados

Bom dia, recentemente Deus me permitiu comprar um ssd m.2 para colocar na minha mobo, no qual eu vou instalar o S.O e os principais programas.

Peguei o Samsung 960 Evo 500gb, porém na página da minha placa-mãe (ga-x99-sli) diz que nos ssd's m.2 nvme verificados pela Gigabyte que funcionam na placa, o último listado foi o Samsung 950 Pro 512gb.

 

E não colocaram essa linha nova da Samsung nos m.2 verificados, aí eu fui na página da Samsung e na parte do 960 Evo diz que ele possui interface PCIe 3.0 x4, NVMe 1.2, sendo que o último verificado pra minha mobo foi o 950 Pro que tinha interface PCIe 3.0 x4 NVMe 1.1.

 

Gostaria de saber se o 960 Evo vai ser compatível com minha placa-mãe e também no que o NVMe 1.2 difere do 1.1.

Peço que me ajudem por favor pois minha encomenda está a caminho e se caso não funcionar terei de mandar de volta.

 

Abraços e fiquem com Deus :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É para funcionar. Todas as versões da especificação são compatíveis com as anteriores. Então o SSD NVMe 1.2 deve funcionar com um driver 1.1.

 

Interessante notar que define a versão do protocolo para comunicar-se com o SSD o driver do sistema operacional. A placa em si entra apenas na hora da inicialização: o firmware (UEFI) tem um driver* para acessar o SSD. Esse driver pode ser até mesmo baseado na especificação 1.0. Não importa, é usado apenas pelo firmware (e faz parte do mesmo). Carregado o kernel do sistema operacional, este assume o controle. Em dispositivos NVMe, o controlador está no SSD, não mais no chipset. O driver do SO usa diretamente o barramento PCIe para comunicar-se com o dispositivo. A versão 1.2 da especificação NVMe é suportada nativamente a partir do Windows 10.

 

* Logo que a tecnologia surgiu, os firmwares não vinham com esse driver, o que impedia iniciar por SSDs NVMe. Sua placa, sendo relativamente recente, deve ter firmware com capacidade de iniciar por NVMe. Geralmente é necessário instalar o sistema operacional no modo UEFI para funcionar. As Gigabyte têm umas opções esquisitas no setup. Pelo que lembro, em "BIOS Features", "Windows 8 Features" deve ficar em "Windows 8" para funcionar (dê uma pesquisada).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...