Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portas seriais arduino


j_serep

Posts recomendados

Estou pretendendo enviar coordenadas obtidas através do shield GPS NEO-6M, via o shield GSM900 (sms/3g), usando o arduino como controlador. Minha dúvida é: é possivel ligar os dois  shields no mesmo arduino uno? Se sim, como ficaria declarado as minhas portas seriais, usando a biblioteca softwareserial.h? Aguardo resposta, grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende que pinos eles estão usando, pelo que li você pode usar em alguns pinos como mestre e escravo nos pinos SPI que precisará configurar em cada placa se forem esses que estão sendo usados em comum e podem ser feito isso. Mesmo assim pode ter interferência e problemas de comunicação.

 

shields 1

shields 2

 

Um pouco sobre Mestre e escravo

 

adicionado 2 minutos depois

Não conheço a biblioteca ainda estou no básico X) Outro pode lhe ajudar ser for nessa direção ou você pode procurar ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bommu Perneta disse:

Depende que pinos eles estão usando, pelo que li você pode usar em alguns pinos como mestre e escravo nos pinos SPI que precisará configurar em cada placa se forem esses que estão sendo usados em comum e podem ser feito isso. Mesmo assim pode ter interferência e problemas de comunicação.

 

shields 1

shields 2

 

Um pouco sobre Mestre e escravo

 

adicionado 2 minutos depois

Não conheço a biblioteca ainda estou no básico X) Outro pode lhe ajudar ser for nessa direção ou você pode procurar ^^

Também estou no básico, mas é um projeto de longo prazo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@j_serep ,

 

O Arduino Uno possui uma porta serial por hardware, mas podem ser feitas várias portas seriais adicionais por software.

 

Não programo nessa linguagem do Arduíno, mas é bem simples achar exemplos na Internet :

 

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/TwoPortReceive

 

Este próximo link é exatamente a mesma situação que você descreve, com o programa prontinho :

 

http://www.mallinson-electrical.com/shop/gpsgsm

 

 

 

Bom estudo e boa diversão.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...