Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Análise de frametimes e porque isso importa: introdução aos 0.1% e 1% “lows”


Posts recomendados

Frametimes registrados via FRAPS:

FX6100 @ 4.4Ghz vs GTA V - 1a missão "Franklin and Lamar"

Very High @ 720p MSAA Off

 

Gerado no Excel

Capturar.thumb.JPG.02ae6c4025eda1754a2428b86e213e1c.JPG

 

Gerado no Fraps BenchViewer

593d783e5f296_GTA52017-06-1113-45-07-82-Time.thumb.png.b6bf30fdaa65eaa5c5729c1bd048a618.png

Capturar.thumb.JPG.aeb79fe6abfc0b631ffb7b14dae238fd.JPG

FPS medio: 38

1% low: 24fps

0.1% low: 19fps

 

Capturar.JPG.ffdc9228de2329c9478ddbf9d31edd35.JPG

 

Nota, neste não foi "limpo", mas com navegador e outros apps no plano de fundo, então 10% para mais ou para menos creio que seja uma margem aceitável.

 

 

*não sei o que foi pior para o meu FX, rodar o GTA V em 720p ou ter que gerar o grafico no Excel

adicionado 0 minutos depois

Como prometido, tópico será atualizado hoje :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olhando assim, de longe, parece difícil de entender, mas é "facinho" :D
Que baita de conhecimento, muito obrigado por compartilhar isto :) muito obgdo mesmo (Y) 


Só uma dúvida:
No caso então, um PC 4K com o minimo de 30 FPS em qualidade máxima não compensa tanto quanto um PC 2.5K com o minimo de 60 FPS em qualidade máxima ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Kimo Gordinho disse:

Olhando assim, de longe, parece difícil de entender, mas é "facinho" :D
Que baita de conhecimento, muito obrigado por compartilhar isto :) muito obgdo mesmo (Y) 


Só uma dúvida:
No caso então, um PC 4K com o minimo de 30 FPS em qualidade máxima não compensa tanto quanto um PC 2.5K com o minimo de 60 FPS em qualidade máxima ?

 

4K, resolução ou preço? :v

 

Mas, quanto maior o valor do FPS minimo 0.1%/1% e mais proximos da media, desde que esta media esta media tenha um valor aceitavel(+60 fps),  melhor o desempenho  :v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

@Atretador Primeiramente muito obrigado pela matéria, apresenta um mindset totalmente diferenciado, sensacional!

Gostaria de esclarecer uma dúvida, ficou muito claro a matéria porém você explica como obter os resultados a partir do momento em que estamos com a máquina pronta, porém como indicar a aquisição de componentes em que os resultados se encaixe dentro de um frametime mais justo conforme apresenta o "Comp Y"?

Agradeço de antemão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiagolpv Como indicar componentes?

Simples, indique componentes baseado nos resultados de sites\canais que realizem este tipo de teste, por exemplo, eu não indico os testes do CDH, por usar apenas FPS Medio.

 

Normalmente uso testes destes locais

 

GamersNexus:

 

Hardware Unboxed

 

DigitalFoundry

 

 

porém, a diversas fontes, como AnandTech, se não me engano Tom's Hardware tambem usa, TechPowerUp, Tech Yes City, Science Studio, BitWit, Paul's Hardware, etc

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa!

 

Faz um tempo que venho falando isso para pessoas próximas.

 

Usar "média" de FPS e picos é algo bastante equivocado.

 

Dependendo do jogo dá vontade de quebrar tudo...

Eu jogo bastante Flight Simulator...quem joga, vai entender o que falo.

 

Como o jogo é antigo e mal otimizado, as quedas de FPS são bizarras! Falo, literalmente, de quedas de, por exemplo, 60 FPS para 10FPs.

 

Diga uma coisa, que ainda não entendi muito bem...

Como relacionamos este frametime com o tempo de resposta do monitor?

Por exemplo, uma configuração que entregue um bom frametime com um monitor com tempo de resposta mais alto?

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 10/11/2017 às 10:14, Fokas disse:

Boa!

 

Faz um tempo que venho falando isso para pessoas próximas.

 

Usar "média" de FPS e picos é algo bastante equivocado.

 

Dependendo do jogo dá vontade de quebrar tudo...

Eu jogo bastante Flight Simulator...quem joga, vai entender o que falo.

 

Como o jogo é antigo e mal otimizado, as quedas de FPS são bizarras! Falo, literalmente, de quedas de, por exemplo, 60 FPS para 10FPs.

 

Diga uma coisa, que ainda não entendi muito bem...

Como relacionamos este frametime com o tempo de resposta do monitor?

Por exemplo, uma configuração que entregue um bom frametime com um monitor com tempo de resposta mais alto?

 

Valeu!

 

 

Honestamente, nao entendo muito de monitores.

porém, imagino que para você aproveitar um monitor de 5ms, por exemplo, seria necessário você estar na casa de 5ms de intervalo entre frames, ou seja, idealmente cada intervalo entre frames(frametime) deve estar nessa faixa de 5ms.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • mês depois...

Acho muito boa essa análise mais profunda. Só que ainda melhor que apenas os 0.1 e 1% lows, eu acho que a tech report tem um sistema muito mais bacana que apresenta o tempo total gasto acima de 16/20/33ms em um determinado benchmark; ainda não considero um indicador perfeito, mas acho que é bem mais representativo que trabalhar apenas com médias aritiméticas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...