Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Larissa Morais

Computador liga por alguns segundos e desliga

Posts recomendados

Boa noite, pessoal.

 

Seguinte... Vou tentar descrever da melhor forma possível o problema que tenho nesse momento.

 

Eu possuo um computador um pouco mais antigo, i5-3570k, placa-mãe da Gigabyte (não sei exatamente o modelo nesse momento), fonte Corsair TX 750W, 4x4GB RAM Corsair Vengeance e uma GTX 670 MSI. Tudo certo, o computador funciona perfeitamente desde a aquisição e nunca apresentou problemas.

 

Recentemente decidi fazer um upgrade modificando a placa-mãe, Processador, Memórias e Gabinete, reaproveitando o restante. Comprei:

 

- 2x8GB HyperX Savage DDR4

- Intel Core i5 7500

- Gigabyte H270M-GAMING 3

- Gabinete Thermaltake Versa C21

 

Montei os componentes como sempre. O computador ligou, acendeu as luzes, permaneceu assim por dois segundos e desligou. Mais uma vez e o mesmo problema. Fiz todos os testes que eu conseguia (como poderão ver logo abaixo) e nada. O problema persistiu.

 

Desisti e resolvi montar meu computador antigo novamente e... surpresa. Ele, que estava em perfeito estado, passou a apresentar exatamente o mesmo sintoma. Deixei algum tempo e notei que o sintoma exato é:

 

“O computador liga, as ventoinhas giram com baixa potência por dois segundos e ele desliga. Após uns 3 ou 4 segundos ele faz o mesmo procedimento e fica nesse looping”.

 

O problema é que ambos computadores estão com os mesmos sintomas, então, pela lógica, testei a única coisa em comum: a fonte.

 

Troquei por uma fonte razoável e diferente. O sintoma permanece. Testei a fonte em um terceiro computador simples que possuo e que está funcionando (longe dessa uruca toda), tudo funciona normalmente.

 

Não sei o que pode ser e não sei mais o que posso tentar fazer para resolver esse problema. Encontrei tópicos parecidos e todos sugiram testes com processadores e placas diferentes. Estou com dois setups distintos e o mesmo erro. :( Espero que alguém possa me auxiliar.

 

Seguem os testes:

 

- Esse primeiro computador eu fiz a montagem, então acredito não ter tanto problema com relação a isso.

- Verifiquei os encaixes, se estavam apertados e corretos. Sim, tudo ok.

- Montei ambos os computadores duas vezes seguindo os manuais. (O computador mais antigo já foi montado duas ou três vezes, uma vez que, quando muito sujo, eu removo os componentes pra limpar tanto eles quanto o gabinete e monto novamente)

- Desliguei todas as coisas desnecessárias, ligando somente placa-mãe, processador e memórias.

- Testei com uma única memória (DDR3 na placa-mãe mais antiga, DDR4 na nova... sempre correspondente)

- Testei em dois gabinetes completamente diferentes (CoolerMaster x Thermaltake).

- O problema persiste com placa-mãe, Processador e Memórias diferentes.

- Testei duas fontes distintas (a segunda fonte era uma CoolerMaster).

- Testei com outro cabo de força e em outro local da casa (onde eu ligo outro computador, inclusive. Desliguei o que utilizo e testei o outro, sem sucesso).

- As fontes estão funcionando em outros computadores.

- Removi a bateria e coloquei novamente.

- Já fiz o clear CMOS.

- Já removi placa de vídeo, hd, ssd, etc. (Não sei se deixei essa parte clara)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Larissa. Tudo bom!? 

 

Bom, creio eu que já tenha resolvido o problema, mas vou responder mesmo assim. Vai que um outro alguém esteja com o mesmo problema e caia nessa pergunta que eu mesmo já fiz, por isso vim parar aqui.

 

Estava exatamente com este mesmo problema, ja havia testado quase tudo, separadamente. Menos uma coisa, retirar a fonte do gabinete e testar a placa-mãe numa bancada. Até que resolvi fazer isto e liguei diretamente a placa com uma chave de fenda, e ela não desligou mais, porém eu retirei o HD também, liguei somente a placa-mãe e conectei o cabo VGA. A única dúvida é saber se o problema é realmente saber se a fonte está passando correntepro gabinete o que pode ser a causa do desligamento, ou algum problema com o HD, o que acho mais difícil, acredito que o HD não faria a placa-mãe desligar do nada, posso estar errado. Alguém que saiba me dizer se o HD causaria isso. Mas até então não desligou mais, pelo visto vou ter de usá-lo  numa bancada até comprar um outro gabinete. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!