Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Evandro

AMD Zen 2 - Ryzen

Recommended Posts

Pessoas, mal a AMD lançou o Zen "1"  já estão falando com força do 2.

Vamos discutir aqui sobre as possibilidades, especulações, notícias e vazamentos de informações que conseguirmos até o seu lançamento.

http://www.fudzilla.com/news/processors/43676-amd-just-announced-zen-2

Eles usarão um processo de fabricação de 7 nm e espera-se que cheguem ao mercado no final de 2018, então, não se desesperem.

• Curtir 2
  • Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta é uma novidade que impõe respeito. Parece que a AMD está fazendo um trabalho mais profissional dessa vez. Os prazos são mais razoáveis que outrora, imagino que eles já tenham lançado o Zen 1 com boa parte do trabalho sobre o Zen 2 em andamento.

E já falam em processo de 7 nm... qual é o limite? O que vem depois do nanômetro?

Boa sorte ao lado verde da força!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Evandro disse:

Eles usarão um processo de fabricação de 7 nm

AMD, certeza que você vai apostar nisso? Você demorou 6 anos para reduzir os FX pela metade (usavam 32nm), tem certeza que vai conseguir fazer isso de novo no espaço de 1~2 anos?

591c46c8075a2_AMDHype.png.ca36afb23b3fc2c1beba5b4607beda7c.png

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Zeca Pagodinho disse:

E já falam em processo de 7 nm... qual é o limite? O que vem depois do nanômetro?

Menos que 7 até dá, mas não tá fácil não.

Depois do nm vem o Ångström ( 1 metro * 10^-10), menos que isso só com universo paralelo ou uma ajuda do Saga. :D

Se estão batendo o pau na mesa agora pra estes 7 nm, espero que seja pra valer, e quem vai determinar isso é a GF.

Bacana ver que vai ter um "14 nm+" no meio do caminho, resta saber o que é, se é refino do processo ou revisão dos chips.

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, MAVERIC disse:

curioso para ver as novas APUs com Ryzen...:atirador:

Ainda espero que elas venham no Ryzen "1", mas, a AMD está demorando.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/05/2017 às 09:49, Imakuni disse:

AMD, certeza que você vai apostar nisso? Você demorou 6 anos para reduzir os FX pela metade (usavam 32nm), tem certeza que vai conseguir fazer isso de novo no espaço de 1~2 anos?

591c46c8075a2_AMDHype.png.ca36afb23b3fc2c1beba5b4607beda7c.png

a amd teve apu de 28nn , parece que preferiu focar em apu do que concorrer com a intel , o foco mudou 

Compartilhar este post

Link para o post

Se para ser "APU" só precisa ter vídeo integrado então todos os processadores da Intel com vídeo integrado também são APUs.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, Dick Trace disse:

Se para ser "APU" só precisa ter vídeo integrado então todos os processadores da Intel com vídeo integrado também são APUs.

Por essa definição, sim...

Mas é mais comum usar "APU" para se referir apenas aos processadores AMD com vídeo integrado.

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atrás, Littmann disse:

vão manter o socket AM4?

É o plano.

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Evandro disse:

É o plano.

Entendi, estou muito tentado em ir pra essa plataforma, por hr pegaria um 1400, depois faria um upgrade.

Em relação o chipset b350 pro x370 vale a pena? nao vou usar crossfire, nem sli etc.. tudo o q eu preciso, tipo sata 6gb/s já tem na b350. Eu vi uma biostar x370 por 620 reais no ml

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Littmann disse:

Entendi, estou muito tentado em ir pra essa plataforma, por hr pegaria um 1400, depois faria um upgrade.

Em relação o chipset b350 pro x370 vale a pena? nao vou usar crossfire, nem sli etc.. tudo o q eu preciso, tipo sata 6gb/s já tem na b350. Eu vi uma biostar x370 por 620 reais no ml

Depende do que você usa, as B350 geralmente são limitadas no número de portas SATA, pra mim isso complica.

Fora isso e um "melhor conjunto" da placa-mãe (codec de som melhor, VRM com mais fases e com componentes melhores), não faz diferença.

Mas, peço que você pesquise sobre isso ou crie um tópico no setor de placas-mãe pra receber ajuda de melhor qualidade. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

@Littmann Se pensa em pegar um ryzen parrudo mais a frente, vá de x370 de 12 ~ 14 fases que aí consegue, em um futuro ryzen 8 cores, colocar os 4GHz sem medo do VRM pegar fogo. 

@Evandro Não creio que mudou o Zen 2, se ver no roadmap quando lançou os Ryzen, os Zen 2 estão para o fim de 2018 em 7nm, já esse de 12 nm é o Zen+, que seria a principio um refinamento do core, e para isso agora, tem esse rumor de que a AMD vai usar o processo de 12nm, o que seria muito bom, poderiam melhorar o clock e aumentar o ipc.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu to me coçando pra trocar meu i5 7400+h110m por um kit mais atual.. O i5 8400 ta muito tentador uma pena só ter as placa-mãe z370 ainda... O jeito vai ser esperar mais uns 2 meses ver qual vai ser a desses ryzens novos e também esperar as placas mães de entrada da 8ªgen da intel.. Todo santo dia eu venho aqui ver se já vazou mais alguma coisa dos zen2

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, LISMAO disse:

Cara eu to me coçando pra trocar meu i5 7400+h110m por um kit mais atual.. O i5 8400 ta muito tentador uma pena só ter as placa-mãe z370 ainda... O jeito vai ser esperar mais uns 2 meses ver qual vai ser a desses ryzens novos e também esperar as placas mães de entrada da 8ªgen da intel.. Todo santo dia eu venho aqui ver se já vazou mais alguma coisa dos zen2

Zen 2 é pro ano que vem, o lançamento prócimo é do Zen +, outro tópico. ;)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Evandro disse:

Zen 2 é pro ano que vem, o lançamento prócimo é do Zen +, outro tópico. ;)

Nossa, tava confundindo os dois, valeu pela informação, kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Olha o 7 nm e 5 nm chegando...

A TSMC está recebendo o Zen 2, enquanto Goflo está adquirindo o Vega 7nm. 

TSMC last week announced that it had started high volume production (HVM) of chips using their first-gen 7 nm (CLN7FF) process technology. The contract maker of semiconductors says it has over a dozen of customers with tens of designs eager to use the technology to make their integrated circuits.

The 7 nm node is a big deal for the foundry industry in general and TSMC in particular. When compared to the CLN16FF+ technology (TSMC’s most widely used FinFET process technology) the CLN7FF will enable chip designers to shrink their die sizes by 70% (at the same transistor count), drop power consumption by 60%, or increase frequency by 30% (at the same complexity). 

TSMC is on track to start HVM using its 7 nm EUV process technology in mid-2019. Going forward, the company will increase usage of ASML’s Twinscan NXE step and scan systems when it starts to process wafers using its CLN5 (5 nm) process technology in 2020.

TSMC Kicks Off Volume Production of 7nm Chips

https://www.semiwiki.com/forum/content/7191-iedm-2017-intel-versus-globalfoundries-leading-edge.html

https://www.anandtech.com/show/12677/tsmc-kicks-off-volume-production-of-7nm-chips

TSMC will ramp-up their 7nm production sometimes later this year and GlobalFoundries will follow sometimes in late 2019. Unlike foundry 10nm nodes, their 7nm nodes are in fact more or less comparable to Intel’s 10nm in terms of density. 

2019 will be the first time in a fairly long time that all four leading-edge foundries (Intel, Samsung, TSMC, and GlobalFoundries) will be on an even playing field. Ultimately it’s not our analysis, but the final products, that will demonstratively prove what those process technologies have to offer and who is leading the semiconductor industry.

https://fuse.wikichip.org/news/525/iedm-2017-isscc-2018-intels-10nm-switching-to-cobalt-interconnects/7/

GF-EUV-7nm-768x432.jpg

Saiu a auditoria do Review anandtech

Próxima semana sai o review totalmente atualizado e refeito

https://www.anandtech.com/show/12678/a-timely-discovery-examining-amd-2nd-gen-ryzen-results

2700XGPU_575px.png 

8700KGPU_575px.png 

GamingResults_575px.png 

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais