Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Zen 2, série 3000 - Ryzen de segunda geração


Posts recomendados

2 horas atrás, Diêgo Fávero da Silva disse:

@ClinkLinck  não entendi o que quis dizer! Geekbench realmente é complicado! Mas dá pra especular bastante. Lembrando que os processadores comparados ai seria um suposto R3300 vs R2700X (6 cores vs 8 cores) que segundo os rumores estaria próximo aos U$ 99,00.

O single core de um Ryzen 3000 6-core é apenas 4% mais potente que o single core do 2600X.

Porém, o multi core do Ryzen 3000 6-core é 18% mais potente que o multi-core do 2600X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.anandtech.com/show/14407/amd-ryzen-3000-announced-five-cpus-12-cores-for-499-up-to-46-ghz-pcie-40-coming-77

 

Tem os Ryzen 5 acima.. Única novidade é o R9, com 12/24.. Todo o resto é a "mesma coisa" de antes.. 

 

Placas-mãe X570 em exibição na Computex

 

https://www.tomshardware.com/news/hands_on-msi-x570-motherboards,39445.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7nm + EUV da TSMC está em produção, melhora o desempenho em 10%
7nm estará em todos os lugares até o final do ano

 

https://www.techspot.com/news/80237-tsmc-7nm-production-improves-performance-10.html

 

No fórum de tecnologia recente da TSMC em Hsinchu, Taiwan, o CEO da empresa confirmou novos detalhes sobre o N7 +, o nó refinado de 7 nm da TSMC, que emprega litografia EUV (ultravioleta extrema). Mais importante, os chips N7 + já estão sendo produzidos e a produção de 7nm aumentará em 150% este ano, para um milhão de unidades no total.
Apesar de quão jovens são as tecnologias de 7nm, tendo ainda que aparecer em um único laptop ou desktop, elas já são substituídas por 7nm +.

 

O N7 + tem taxas de rendimento idênticas ao N7 e irá melhorar continuamente, ao mesmo tempo que oferece um aumento de 20% na densidade do transistor. Há também um aumento de desempenho de 10% ou 15% de aumento de eficiência de energia. A AMD aproveitará a primeira em sua quarta geração Ryzen, que eles confirmaram usar o 7nm + da TSMC, enquanto a Huawei provavelmente aproveitará a última em suas flagships móveis do SoC, que serão lançadas em dispositivos no final do ano.

 

Embora tudo isso seja uma ótima notícia para o consumidor, isso também significa que a Intel tem alguns desafios pela frente. Eles há muito tempo elogiaram que seu processo de 10nm é equivalente a 7nm da TSMC, mas e 7nm +? E enquanto alguns produtos de 10nm aparecerão em laptops no final deste ano , os principais segmentos do mercado, como desktops, laptops de alto desempenho e peças de servidor , não receberão hardware de 10nm por até três anos.

Como um bônus, a tecnologia EUV de 5nm da TSMC está se expandindo. Eles já estão trazendo equipamentos para a Fab 18, sua primeira instalação de 5nm, que começará a produção no primeiro trimestre de 2020. O terreno ao lado é reservado para uma nova instalação de 3nm, que deve começar a produzir hardware em 2022. As coisas não poderia ser muito melhor para a TSMC e sua parceira AMD no momento.

 

TODOS OS SLIDES DE APRESENTAÇÃO DA AMD NA COMPUTEX

 

https://www.anandtech.com/show/14407/amd-ryzen-3000-announced-five-cpus-12-cores-for-499-up-to-46-ghz-pcie-40-coming-77/2

 

Socket AM4 Platform Longevity: Getting Ryzen 3000 Ready

 

https://community.amd.com/community/gaming/blog/2019/05/26/socket-am4-platform-longevity-getting-ryzen-3000-ready

 

AMD-ryzen-3000-series-processor-compatib 
AMD-socket-am4-motherboard-ryzen-compati 

 

The Industry Leading AMD AM4 X570 Chipset

 

https://www.amd.com/en/chipsets/x570

 

AMD-PCIe_Gen4-am4-motherboard-ryzen.png 
AMD-AM4-PCIe-Gen4-Performance.JPG 
msi-x570-lightning-m2-gen4.jpg 

 

NVMe Gen4 SSD - PCI-Express 4.0x4, NVMe 1.3

 

GALAX

 

http://www.szgalaxy.com/__ZH_GB__/Product5/ProductDetail?proID=451

1be65e61-be41-4dbd-ad6e-61e425ca5fcd.jpg 

 

AORUS NVMe Gen4 SSD 2TB

 

https://www.gigabyte.com/Solid-State-Drive/AORUS-NVMe-Gen4-SSD-2TB#kf

201905241747414691ac47029c3d062f498bd2d3 
composition.jpg 

 

AMD Unveils 5 Third-Gen Ryzen CPUs, Including 12-Core Flagship

 

https://www.tomshardware.com/news/amd-third-gen-ryzen-7nm-launch-intel-cpu,39449.html

https://www.anandtech.com/show/14407/amd-ryzen-3000-announced-five-cpus-12-cores-for-499-up-to-46-ghz-pcie-40-coming-77

 

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9K 
Ryzen9_3800X_Car_678x452.jpg 
Ryzen9_3800X_Hand_575px.jpg 

iteUBTU.png 

4Ifdtr8.png 

0IjIuez.png 

U0Asmp0.png 

1SNNJFX.png 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente minha previsão de que novidade seria somente um Ryzen 9 com mais cores/threads foi concretizada. A mudança real poderá ser feita lá por 2020 quando houver uma nova sequência de compatibilidade (outro socket).

Agora só resta saber como vai se comportar a série 3000 nas mãos dos usuários finais. Espero que a diferença não seja apenas refletida no clock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, aconteceu o que já tínhamos falado aqui no fórum(e outros também).

 

Não tinha muito sentido a AMD se canibalizar lançando R3 6/12 e por consequência aumentando o preço de custo e final, perdendo sua principal competitividade contra a Intel, prevaleceu o lógico mesmo, aumentando a contagem de núcleos onde tinha espaço com o lançamento do R9.

 

E na boa, meu Ryzen 2000 é mais que o suficiente para mim, e mesmo se precisasse subir a contagem de núcleos, iria segurar as pontas pelos Ryzen 4000 7nm+, esse processo EUV da TSMC achei bem interessante e promissor.

 

Prevejo alguns problemas como aconteceu nos Ryzen 1000, talvez tenhamos alguns detalhes a serem resolvidos com o novo arranjo I/O + CCX, controladora de memória, o barramento do IF e etc, talvez vejamos a maturação da arquitetura nos Zen2+ igual foi o Zen e Zen+.

 

42 minutos atrás, Keviny disse:

E quanto aos Ryzen 3 será que terá algum 4/8?

Oficialmente nada, mas seguindo a linha entre Zen e Zen+, os 4/8 serão os Ryzen 3000G, serão produzidos em 12nm(Zen+) apenas com incrementos de clocks e CUs na iGPU em relação aos Ryzen 2000Gem 14nm(Zen).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pietro Luigi disse:

Oficialmente nada, mas seguinte a linha entre Zen e Zen+, os 4/8 serão os G, no caso sendo produzidos em 12nm(Zen+) apenas com incrementos de clocks e CUs na iGPU.

Estou especulando Ryzen 3 3300 e Ryzen 3300X com 4/8(Zen2) e o Ryzen 3 3200G 4/4(Zen+) com os incrementos de clocks e CUs no vídeo integrado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, LNPott disse:

Decepcionante até agora. Vou esperar as atualizações de otimização para ver se temos alguma vantagem realmente considerável.

Olha mano, eu achei apenas dentro do esperado. Até porque a galera tava com a Hype muito alta devido alguns leaks. Dai junta com aquele sentimento de ver a Intel se "ferrando" pelos altos preços e tudo que ela fez nos últimos anos(sockets, maionese e etc).

 

6 minutos atrás, LNPott disse:

Talvez eles ao menos sejam melhores para Overclock.

o que mais aposto é nisso, mas se mantiver o mesmo padrão de OC doz Zen e Zen+, já podemos confirmar que a arquitetura Zen está bem madura, não dando muito espaço pra OC.

 

E também quero ver o comparativo do IPC Clock x Clock com Zen e Zen+, se aqui o desempenho for o mesmo então não há ganho nenhum, apenas diminuição da arquitetura + aumento de clock que no final gera o IPC maior.

 

Ahhh, eu também to preocupado com a questão do I/O + núcleos nos 2 CCX, o controlador de memória e o barramento IF, como sempre veremos uma tretinha básica do Kernel e alguns programas no começo e umas 712 atualizações pra deixar tudo certinho e por ai vai.

 

Quero ver questão de latência do I/O usando 1 CCX ou 2CCX.

 

 

 

  • Curtir 3
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, LNPott disse:

Talvez eles ao menos sejam melhores para Overclock.

 

Provavelmente sim, eu não acho que seja difícil alcançar 5.0Ghz estando de fábrica em 4.6Ghz, mas não vejo grande vantagem colocar em 5.0Ghz já que estamos contando com uma grande melhoria de IPC e consumindo menos energia e dissipando menos calor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lost Byte disse:

Infelizmente minha previsão de que novidade seria somente um Ryzen 9 com mais cores/threads foi concretizada. A mudança real poderá ser feita lá por 2020 quando houver uma nova sequência de compatibilidade (outro socket).

Agora só resta saber como vai se comportar a série 3000 nas mãos dos usuários finais. Espero que a diferença não seja apenas refletida no clock.

 

16 core / 32 threads ainda irão chegar antes dos RYZEN 4000 ou socket AM5

 

Possivelmente como RYZEN 9 3950x

 

X570 foram projetadas para suportar processadore de 16 core / 32 threads, nenhuma empresa de grande porte irá gastar dinheiro na engenharia e produção para a AMD não lançar, nos bastidores as empresas de placa-mãe possuem informações antecipadas para projetar seus produtos

 

Se a AMD fosse lançar só nos RYZEN 4000, qual o motivo de uma empresa grande gastar dinheiro, deixar o produto mais caro para no fim só daqui 1 ano ter utilidade ? Não faz sentido comercialmente falando

 

 

 

RYZEN 9 - 3950x de 16 core / 32 threads ainda será lançado, certamente antes dos RYZEN 4000

 

Quando ? Ninguém sabe.

 

AMD Ryzen 9 16-cores: 3920X, 3950X?

 

https://videocardz.com/newz/amd-ryzen-9-16-core-overclocked-processor-scores-4346-in-cinebench

 

AMD-Ryzen-9-16-core-Cinebench-1600x900.j

 

AMD-Ryzen-9-16-core-4.2-GHz-1600x900.jpg

AMD-Ryzen-9-16-core-4.1-GHz-1600x900.jpg

 

4 minutos atrás, LNPott disse:

Decepcionante até agora. Vou esperar as atualizações de otimização para ver se temos alguma vantagem realmente considerável.

 

Talvez eles ao menos sejam melhores para Overclock.

 

 

Eu acho que foi um sucesso.

 

Not much to say about this chip, other than the fact that it matches a 9900k in gaming for 2/3rds of the price. Again, with the IPC uplift (IPC our friend yay), this chip is like a 2700X at 5.2Ghz, which would be stupid fast, even for a 2 or 3 core boost. Think about the implications for games, forget about the PUBG demo and think about all the reviews of an overclocked 2700X against an overclocked 9900k. There was no competition because of the 5Ghz clock speed, but IPC bridges the clock gap.

 

Se analisar o custo por Thread vs INTEL, custa metade e já vem com air cooler

 

Pelo lado da INTEL, custa o DOBRO para entregar quase a mesma coisa

 

O slide está errado, é 15%

 

2x cache size e 2x floating point pelo mesmo preço da geração anterior

 

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9J

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

 

Ganho de 15% a 35% em jogos

 

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

 

mais SATA + mais USB + mais PCIe lanes

 

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

COMPUTEX_KEYNOTE_DRAFT_FOR_PREBRIEF.26.0

 

Onde está o fracasso ?

 

É um sucesso

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em termos energéticos realmente teve uma melhora muito grande, veremos a questão do OC e também na mão dos usuários finais. 

 

Me decepcionei pouco na verdade, afinal ainda quero ver os  R3 como vão enterrar a Intel nesse seguimento.

 

Talvez 15% mais um OC legal o R5 bata até mesmo os I7 de 9ª.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E outra

 

Os custos de produção só tendem a aumentar conforme o processo de litografia diminui

 

Não há margem para redução de preço no lançamento

 

&key=2191713ba396d972785219d51afe25d544d

 

Se o pessoal acha caro INTEL 14nm, imagina INTEL 7nm

 

adicionado 3 minutos depois

CPU AMD Ryzen 9 com 16 núcleos Zen 2 Overclock e testado no Cinebench, mais rápido que o i9-9980XE - 7nm CPUs Ryden Threadripper HEDT ainda estão acontecendo

 

https://wccftech.com/amd-ryzen-9-16-core-zen-2-cpu-leak-overclock-benchmarks/

 

Parece que as demos que a AMD nos deu de manhã para os recém-anunciados processadores da série Ryzen 3000 foram apenas a ponta do iceberg, já que Bryan da Tech Yes City confirmou que a AMD realmente forneceu uma prévia de seus 16 Core Zen 2 baseados Ryzen 9 CPU que foi overclock sob refrigeração líquida, mas não fez o caminho para a apresentação final.

 

AMD-Ryzen-9-16-Core-Zen-2-CPU.jpeg

  • Amei 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, brender disse:

Se a AMD fosse lançar só nos RYZEN 4000, qual o motivo de uma empresa grande gastar dinheiro, deixar o produto mais caro para no fim só daqui 1 ano ter utilidade ? Não faz sentido comercialmente falando

Topa uma aposta?  Eu aposto o @Lost Byte que teremos um chipset X590.  😂

adicionado 2 minutos depois
22 minutos atrás, brender disse:

RYZEN 9 - 3950x de 16 core / 32 threads ainda será lançado, certamente antes dos RYZEN 4000

 

Quando ? Ninguém sabe.

 

AMD Ryzen 9 16-cores: 3920X, 3950X?

Acho que soa melhor assim:

 

R9 3950X - 14c/28t

R9 3990X - 16c/32t

 

Como diria a minha avó, fica "ornando" com todo o lineup do TR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

Topa uma aposta?  Eu aposto o @Lost Byte que teremos um chipset X590.  😂

Pelas placas-mãe apresentadas ali, duvido.. Pelas placas-mãe que apareceram ali, elas tão mais que prontas pra esse barco..

 

Esse "X590" pode virar um "X599" pra TR.. O X570 foi levemente capado em pistas PCI-EX e em TDP.. A AMD tem um chipset completo, que deve tá sendo guardado pra isso..

 

 

---------------------------------------------------

 

Gigabyte X570 Master - Análise de VRM

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...