Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Zen 2, série 3000 - Ryzen de segunda geração


Posts recomendados

4 minutos atrás, brender disse:

spSfw2u.jpg

Comentei o seguinte em outro fórum:

 

Fiquei bastante incrédulo quanto 40ns na RAM, gostaria de acreditar mas acho difícil...tomara.

 

o que me chamou a atenção foram os dados(read/write/copy) do L3 Cache bem baixo e acho que a Latência um pouco mais acima do que estou acostuma a ver nos Ryzen 2000 por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 @Flávio Santana Lima

 @Phoenix @Dick Trace @Evandro @brender @Vegetto @ClinkLinck @Lost Byte @Pietro Luigi

 

Com o aumento de 15% no ipc e 200 mhz ~ 300 mhz a mais no boost, já vai entregar uns 20% mais performance que Ryzen 2000, e dessa maneira se a gente fizer a contas essa é a diferença hoje de um r7 2700x para i9 9900k em jogos e programas da Adobe.

 

Tem gente achando caro, mas você pode ter um R7 3800x com single thread perto do i9 9900k e multi thread equivalente pagando menos, fico com o 3800x, além disso o socket vai durar mais tempo e tem suporte para upgrade futuro para a linha R9 e até Ryzen 5000.

 

Pode ter um R9 3900x 12/24 pelo preço de um i9 9900k 8/16, o Ryzen será a melhor opção, single equivalente e multi bem superior.

 

Mesmo vendendo por preço alto, a AMD ainda consegue vender mais barato que a Intel e com custo/benefício melhor, produto top no mesmo nível ou melhor e mais barato.

 

Podem esperar com o lançamento, muita gente aqui que só usa Intel por conta de ter melhor desempenho em jogo e single thread e alguns user usam programas da Adobe, podem ir mudando de time pois vão passar a usar Zen2 e quando a Intel lançar o 10900k deca core 5.5 ghz, quem tiver R9 3900x faz overclock para 4.6 ghz all core que nem um 10/20 da Intel 6ghz bate, mesmo assim se a Intel lançar o deca, a AMD lança um 16/32 para pegar distância.

 

O 16/32 ES tava na Computex 2019 para testes:

 

Cinebench R15:

AMD-Ryzen-9-16-core-Cinebench-1000x563.j

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, OCCT disse:

Com o aumento de 15% no ipc e 200 mhz ~ 300 mhz a mais no boost, já vai entregar uns 20% mais performance que Ryzen 2000, e dessa maneira se a gente fizer a contas essa é a diferença hoje de um r7 2700x para i9 9900k em jogos e programas da Adobe. 

Jogos dão visibilidade, mas com certeza um desempenho parelho na a Suíte Adobe vai quebrar muito da má fama que ainda persiste na AMD.

 

9 horas atrás, OCCT disse:

Tem gente achando caro, mas você pode ter um R7 3800x com single thread perto do i9 9900k e multi thread equivalente pagando menos, fico com o 3800x, além disso o socket vai durar mais tempo e tem suporte para upgrade futuro para a linha R9 e até Ryzen 5000. 

 

Pode ter um R9 3900x 12/24 pelo preço de um i9 9900k 8/16, o Ryzen será a melhor opção, single equivalente e multi bem superior.

 

Mesmo vendendo por preço alto, a AMD ainda consegue vender mais barato que a Intel e com custo/benefício melhor, produto top no mesmo nível ou melhor e mais barato.

Caros não estão, é o mesmo valor do lançamento dos Ryzen 1000. Os preços de lançamentos dos Ryzen 2000 que foram extremamente baixos(R7 2700X era US$329).

Ryzen 5000? Será? Pergunto porque pelo roadmap da AMD ela garantiu suporte AM4 até 2020, e ainda faltam os Ryzen 4000.

Imagino que dependendo do sucesso dos Ryzen 3000 e velocidade de resposta da Intel, a AMD até segure um pouco os Ryzen 400o p/ o final de 2020., mas infelizmente tendência dos preços da AMD é para cima, mesmo se a Intel promover um corte nos preços dela.

 

12 horas atrás, brender disse:

 

 

Já está acabando com a minha brincadeira, já vi Promo da AORUS X470 Ultra acho que por R$800  =/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi

 

Eu me baseio comparando um 3800x com 2700x, com aumento no ipc de 15% e boost no clock, o Zen2 vai ter em torno de 20% mais performance que Zen+, na média geral, tanto jogos quanto programas otimizados para Intel como da Adobe a diferença coincide nesses 20%, se pegar um 9900k vs 2700x.

 

Eu acredito que Ryzen 5000(Zen4 em 5nm citado nos roadmaps)  vai ser suportado em um socket AM5(AM4+) com retrocompatibilidade para AM4, no histórico a AMD sempre faz isso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2019 às 23:45, OCCT disse:

Tem gente achando caro, mas você pode ter um R7 3800x com single thread perto do i9 9900k e multi thread equivalente pagando menos, fico com o 3800x, além disso o socket vai durar mais tempo e tem suporte para upgrade futuro para a linha R9 e até Ryzen 5000.

Já acho caro qualquer processador que custe mais que R$2000.

A questão é que você chega a pagar quase 3x o valor de um processador mediano e o desempenho nem chega a dobrar no geral. Para quem necessita de algo para trabalho profissional até entendo, mas no fundo ainda não vale a pena.

Isto de suporte a longo prazo não cola muito na prática, a menos que a pessoa compre uma placa-mãe robusta e um processador de entrada para justificar a mudança após lançar a nova série, o que muito raro acontece.

 

Mudando um pouco o foco, falando como consumidor final, não iria comprar algo já pensando previamente em trocar no prazo de 1 ou 2 anos. Um amigo meu mesmo, pegou um Ryzen 2400G + A320, logo, para dar um upgrade de processador para um Ryzen 3600, por exemplo, a A320 já vira um pesadelo.

No cenário de mercado, como tem acontecido a anos, a ideia de que estes processadores modernos vão perdendo valor para preço de revenda também é errada. Ainda se vê uns Core Ivy/Haswell a preço de semi novo, o que é ridículo. Mesmo assim, nestes casos, só paga quem está num mato sem cachorro e não tem como migrar de plataforma.

Por fim, estes lançamentos de nova série com algumas melhorias é apenas mais do mesmo, sem nada inovador. Não estou desmerecendo o avanço deles, mas sim que não há nada de interessante para quem já conseguiu algo de uma geração passada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD confirma que os processadores Ryzen 3000 executam o mesmo desempenho nas placas B450, X470 e X570

 

Artigo completo: https://www.pcgamesn.com/amd-ryzen-3000-cpus-x570-x470-b450-motherboard-performance


A notícia veio de uma transmissão ao vivo do Meet the Experts, onde Donny Woligroski, parte da entusiasta equipe de marketing de desktop da AMD, confirmou que os novos processadores Ryzen 3000 funcionarão com os mesmos altos padrões da série 400 nas placas X570.

 

“Só porque o X570 existe”, diz Woligroski, “e só porque o X570 é o chipset mais avançado que você pode obter em 2019, isso não significa que os chipsets B450 ou X470 não são mais relevantes.

 

“Se alguém está procurando por uma plataforma, e realmente não precisa daquele armazenamento PCIe Gen4 de classe entusiasta, ou você não está planejando comprar uma placa gráfica PCIe Gen 4 nos próximos seis meses a um ano, ela faz muito É bom olhar para as placas de nível mais baixo, como o X470 e o B450, que oferecerão o mesmo desempenho nos processadores 3rd Gen Ryzen que o X570 oferecerá. ”

 

“A única limitação sendo esses dispositivos avançados não pode usar toda a largura de banda extra”, diz Woligroski, “mas nos benchmarks ainda veremos um desempenho excepcionalmente rápido da 3rd Gen Ryzen.

 

“O 3rd Ryzen é um chip muito avançado, graças a esses incriveis IPCs que o Ryzen realmente não precisa mais do que as plataformas B450 ou X470. E proporcionará o desempenho mais alto e o consumo de energia muito baixo ”.

 

“Nossos parceiros estão olhando para os painéis mais prolíficos do X370 e do B350”, diz Woligroski, “e se eles puderem atualizá-los com BIOS beta, eles estão fazendo isso”.

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, piterfraga disse:

lamentável as novas placas não suportarem cpu de primeira geração a amd vê seu cliente como um concorrente agora Ryzen r5 1600 r7 1700 vão para o lixo vão rolar pelos classificados sem possibilidade de venda 

Aproveita para comprar uma B450 enquanto tem estoque. Não tem previsão de lançamento da B550.

Acho que é o chipset mais custo-benefício para AM4 no momento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, piterfraga disse:

lamentável as novas placas não suportarem cpu de primeira geração a amd vê seu cliente como um concorrente agora Ryzen r5 1600 r7 1700 vão para o lixo vão rolar pelos classificados sem possibilidade de venda 

Mas não faz sentido a placa-mãe nova suportar processador "velho".  Não existe vantagem de desempenho extra colocando uma placa nova em um processador antigo, já um processador novo em uma placa-mãe velha teria esse almejado aumento de desempenho.

A linha 1xxx dos Ryzen tem um custo x beneficio muito melhor se você usar uma placa-mãe da geração deles, inclusive as da geração 2xxx, sendo essas placas o elo entre a 1ª e a 3ª gerações.

 

 

Quanto ao continuo repetitivo infinito recorrente assunto do povo que vive falando em upgrade, vamos pegar emprestado um pouco do bom senso e realismo do @Lost Byte emprestados.  Não existe em sã consciência razão para quem tem um kit ryzen da 1ª ou 2ª geração pensar em trocar por um kit da 3ª gen. Salvo os casos de pessoas abonadas que tem dinheiro e disposição para trocar todo ano seu pc em busca do melhor computador do momento, o resto de nós pensou muito bem antes de fazer a primeira compra. Então, o mínimo que se espera para trocar um processador (e se for o caso, a placa-mãe) é 3 anos. Uns poucos casos seriam o de pessoas com um ryzen 3 1200 que agora juntaram um troco melhor para comprar um novo processador.

 

No mais, só quem tem processador com mais de 3 anos de idade deveria estar pensando a serio em fazer a troca. Logo, a retrocompatibilidade de socket apesar de ser uma boa estratégia, acaba sendo inútil para a maioria dos usuários comuns, que trocam seus computadores em intervalos maiores do que a vida dos sockets AMD.

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sdriver nem tudo é para ganhar performance prefiro por uma placa-mãe fora do que um Ryzen 1700 , o usuário vai vender para quem agora seu cpu antigo se o cara não pode comprar uma placa nova com garantia .

eu queria comprar um r5 1600 para por em uma placa nova os clientes amd de primeira geração já vão deixar de ganhar uma grana minha para ajudar no seu upgrade , a um tempo atras se via bos i5 750 nos classificados rolando mas não tinham placas com garantia para comprar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, piterfraga disse:

a um tempo atras se via bos i5 750 nos classificados rolando mas não tinham placas com garantia para comprar 

Placa com garantia em pleno 2019? De uma plataforma que morreu faz mais de 10 anos?

Só se for com garantia própria do vendedor. Daí é só o vendedor dar garantia própria nas placas-mãe, não é mesmo?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, piterfraga disse:

@sdriver nem tudo é para ganhar performance prefiro por uma placa-mãe fora do que um Ryzen 1700 , o usuário vai vender para quem agora seu cpu antigo se o cara não pode comprar uma placa nova com garantia .

eu queria comprar um r5 1600 para por em uma placa nova os clientes amd de primeira geração já vão deixar de ganhar uma grana minha para ajudar no seu upgrade , a um tempo atras se via bos i5 750 nos classificados rolando mas não tinham placas com garantia para comprar 

Bom, um 1700 funciona em qualquer placa-mãe da segunda geração, existe nova pra venda, então esse argumento é injustificável. Em segundo ponto, as pessoas que querem trocar peças do pc sempre fizeram a venda do kit processador e placa-mãe, seja AMD ou Intel. Concordo com voce que processadores mais antigos, sobretudo os intel, é raro achar placa-mãe nova pra colocar e o processador acaba virando lixo por consequência, mas a AMD ainda dá essa sobrevida com uma geração de compatibilidade. Logo sempre foi mais fácil achar uma placa-mãe velha compativel com os AMD do que intel.

Só que esse não é o foco do mercado dessas empresas. Eles querem vender tudo novo e o mercado de usados ou obsoletos nunca vai ser foco. A AMD não é o anjinho amigo nosso que luta por nossos direitos. Ela é a empresa nº2 do mercado e usa estratégias de venda mais amigáveis justamente para manter as vendas. Assim que a balança virar, é questão de tempo até voce ver processador intel custando menos do que AMD. Basicamente, lei da oferta e procura.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sdriver disse:

Bom, um 1700 funciona em qualquer placa-mãe da segunda geração, existe nova pra venda, então esse argumento é injustificável. Em segundo ponto, as pessoas que querem trocar peças do pc sempre fizeram a venda do kit processador e placa-mãe, seja AMD ou Intel. Concordo com voce que processadores mais antigos, sobretudo os intel, é raro achar placa-mãe nova pra colocar e o processador acaba virando lixo por consequência, mas a AMD ainda dá essa sobrevida com uma geração de compatibilidade. Logo sempre foi mais fácil achar uma placa-mãe velha compativel com os AMD do que intel.

Só que esse não é o foco do mercado dessas empresas. Eles querem vender tudo novo e o mercado de usados ou obsoletos nunca vai ser foco. A AMD não é o anjinho amigo nosso que luta por nossos direitos. Ela é a empresa nº2 do mercado e usa estratégias de venda mais amigáveis justamente para manter as vendas. Assim que a balança virar, é questão de tempo até voce ver processador intel custando menos do que AMD. Basicamente, lei da oferta e procura.

sim um r7 1700 e um r5 1600 são cpus que valem mais que uma placa-mãe logo estes cpus vão depender de comprar placa usada que na maioria das vezes é bichada , placa-mãe é descartável veja os phenon ii até la por 2014 eram cpus que tinham venda porque tinha placas novas para vender .

eu prefiro que as placas novas suportem cpu antigo do que cpu novo funcione em placas antigas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, sdriver disse:

as pessoas que querem trocar peças do pc sempre fizeram a venda do kit processador e placa-mãe, seja AMD ou Intel.

Sempre não! Nos Sky/Kaby vi alguns trocando Pentium G4560 pra i5 ou até i7.

No Ryzen veremos muitos Up grades dos 2200g/2400g p/ um mais forte e será muito comum daqui um tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...