Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Zen 2, série 3000 - Ryzen de segunda geração


Posts recomendados

Tenho fontes com R5 3600 no Brasil, e o que eles poderam afirmar de fato é que:

 

1. Em single thread ele atropela o 2700X em todos os cenários.

2. Em games, será o CPU de 2019/2020.

3. Em multithread, estando em stock, o 2700X ainda é mais forte;

4. Conseguiu rodar memórias a 3733mhz, mesmo com bios beta. Essa bios beta ainda está completamente mal otimizada.

5. Todos os testes foi usando uma MSI X470 Gaming Plus (bios v171 beta)

6. Em stock, o R5 3600 consegue em torno de 6400 pontos em ST no Geekbench.

 

image.thumb.png.e325f5e7fcc06d16eb4f6e274cd72eee.png

 

De fato, temos boas expectativas sobre o zen2 logo de cara.

  • Curtir 5
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Dick Trace disse:

 

Atualizaram os testes usando uma placa X570:

https://elchapuzasinformatico.com/2019/06/amd-ryzen-5-3600-x570-review/

image.png.f8d9ccb502d02c1cf83765baab60af97.png

 

O que mais me chamou a atenção foi o bench do Aida, a questão da latência acho que se resolve com o tempo, temos um novo arranjo de I/O + Chiplets e como sempre os Earlyadopter's vão servir de beta pra arrumar esses detalhes.

 

Mas não estou conseguindo entender o tempo de Escritura pela metade, não sei se é somente uma questão de microcódigo, update de bios e etc, to achando que é algo inerente a arquitetura mesmo.
 

 

@wencelldta  Questiona com as suas fontes esses detalhes ai. Até que parte pode ser resolvido com Update de Bios e etc, e até que ponto é algo inerente ao novo arranjo da arquitetura.

 

adicionado 23 minutos depois

Tinha até esquecido que a AMD tinha um departamento de Marketing.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Pietro Luigi disse:

O que mais me chamou a atenção foi o bench do Aida, a questão da latência acho que se resolve com o tempo, temos um novo arranjo de I/O + Chiplets e como sempre os Earlyadopter's vão servir de beta pra arrumar esses detalhes.

Mas não estou conseguindo entender o tempo de Escritura pela metade, não sei se é somente uma questão de microcódigo, update de bios e etc, to achando que é algo inerente a arquitetura mesmo.

 

Eu acho que a latência é consequência do I/O e núcleos ficarem em dies separados, e que talvez o InfinityFabric possa ser assimétrico, com velocidades de leitura e escrita diferentes dependendo de quantos "chiplets" estão presentes no processador. Mas vamos esperar por mais testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Pietro Luigi disse:

 

@wencelldta  Questiona com as suas fontes esses detalhes ai. Até que parte pode ser resolvido com Update de Bios e etc, e até que ponto é algo inerente ao novo arranjo da arquitetura.

 

Sobre latência, foi me informado que não melhorou quase nada, mas não piorou também em relação ao Zen+. Ficou elas por elas.

 

Perguntei também sobre memórias 4200mhz ou maiores, disse que conseguiu 3733mhz afinando, mas não conseguiu acima pois a bios beta está ruim. E de fato posso confirmar sobre a bios, msi lançou a v171 beta para as B450/X470 e está cheia de bugs.

 

Edit: Essas latências desse review ai me deixa meio medroso sobre o futuro do Zen2... se as taxas caírem assim vamos perder muito na prática.

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, wencelldta disse:

Edit: Essas latências desse review ai me deixa meio medroso sobre o futuro do Zen2... se as taxas caírem assim vamos perder muito na prática.

Então, também fico receoso. Mas se realmente o futuro das CPU de silício for Chiplets em vez de  Chip monolíticos(acho que sim simplesmente pelo custo), não vejo problema a latência ficar entre 60~80ns.
Agora é esperar a Intel tornar viável o arranjo de chiplets deles p/ fazer concorrência e/ou se virar com os monolíticos.
 

2 horas atrás, Dick Trace disse:

 

Eu acho que a latência é consequência do I/O e núcleos ficarem em dies separados, e que talvez o InfinityFabric possa ser assimétrico, com velocidades de leitura e escrita diferentes dependendo de quantos "chiplets" estão presentes no processador. Mas vamos esperar por mais testes. 

Não acho 80ns o fim dos mundos, plenamente aceitável. Não entendo o suficiente p/ saber se poderia ser o melhor arranjo e etc, mas com certeza teremos aquela enxurradas de dúvidas sobre compatibilidade de RAM.
E tada a indústria vai começar a se adaptar também.

 

@wencelldta Ultima pufavô, consegue descobrir a latência dos Níveis de Caches?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta queda de desempenho em memória pode ser o custo para criar o Zen2.

Entendo pouco da parte teórica, mas se não me falha a memória do que vi em alguns lugares, conforme os processadores vão evoluindo, a tendência é que haja um requerimento maior de clock em RAM para acompanhar a demanda de desempenho.

Mesmo assim nos testes, o Ryzen 3600 conseguiu um desempenho formidável e superior apesar da RAM, o que é uma excelente noticia.

(Supondo é claro, que os testes sejam verdadeiros)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte @Pietro Luigi Em relação a escrita baixa... É verdade!

 

Perguntei não tem nem 2 minutos desse post e de fato a escrita baixou absurdamente... E mesmo assim, segundo a fonte, o R5 3600 destrói todo mundo em games.

 

Deve ser algo relacionado a arquitetura como vocês falaram nos posts acima. E de fato o cache maior e as melhorias de IPC meio que seguraram a barra da distância entre os cores e o i/o.

 

A real que eu nunca vi um processador tão esperado quanto os Ryzen 3000...

adicionado 23 minutos depois

Edit: Complementando as infos...

 

2700X 4.1ghz

 

image.thumb.png.ccc2165db22ba8ebfe744962f045e352.png

 

3600 stock com memórias no sweet spot da AMD (3733)

 

image.thumb.png.5016f05851a8fb4bbfed39027e7cf957.png

 

Edit 2: Esse teste acima já é outra fonte... Tá cheio de reviewer com Ryzen 3000 testando por aí escondido hahahahaha

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, wencelldta disse:

 

3600 stock com memórias no sweet spot da AMD (3733)

Sweetspot por enquanto né, as Bios vão ser muito lapidadas, os Devs também vão se voltar mais a arquitetura ZEN. Estamos vendo todos se adaptarem em função disso.

Como você citou, fazia tempo mesmo que não víamos algo tão aguardado desde a treta épica dos K7 e 8 contra Pentium 3 e 4  e etc.

Mas dessa vez é uma quebra de paradigma bem maior, pois talvez estejamos vendo uma nova mudança na filosofia dos chips, e ainda acho que a ARM vai apresentar algo em pouco tempo.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Sweetspot por enquanto né, as Bios vão ser muito lapidadas, os Devs também vão se voltar mais a arquitetura ZEN. Estamos vendo todos se adaptarem em função disso.

Como você citou, fazia tempo mesmo que não víamos algo tão aguardado desde a treta épica dos K7 e 8 contra Pentium 3 e 4  e etc.

Mas dessa vez é uma quebra de paradigma bem maior, pois talvez estejamos vendo uma nova mudança na filosofia dos chips, e ainda acho que a ARM vai apresentar algo em pouco tempo.

 

Todos consoles next gen com ZEN 2 de 8 core / 16 threads

 

Essa será a maior mudança nos jogos

 

As novas engine que serão desenvolvidas para os consoles PlayStation 5 e XBOX SCARLETT terão como foco os 8 core / 16 threads

 

Quem pegou os i5 e i7 de 6 core / 6 threads e 8 core / 8 threads, vão ter gargalo nos jogos next gen

 

Talvez os processadores de 6 core / 12 threads consigam rodar os jogos next gen com configurações gráficas baixas

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal que esperou bem a geração Ryzen vai se dar muito bem, principalmente a galera que irá preterir o 3600 ou 3600X, será definitivamente o melhor CPU custo/benefício da história. Eu tô esperando algum vazamento do 3900X que será a minha escolha de CPU.

 

PS: Viram alguns dias atrás o vazamento de bench da Radeon 5700 XT?
 

Spoiler

5700XT-Time-Spy-Top-1.png

 

5700XT-Time-Spy-Details.png

 

PS2: Acabei achando um "vazamento" de bench do 3900X:
 

Spoiler

AMD-Ryzen-9-3900X-CPU-Performance-Benchm

 

E um vazamento do 3950X, MONSTRO!

 

Spoiler

AMD-Ryzen-9-3950X-Cinebench-R15-5.4-GHz-

 

AMD-Ryzen-9-3950X-World-Record-OC-740x41

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Alberth OCCaraca, mais 1.7v no bichinho de 7nm, esse aí tava nas drogas do nitrogênio, certeza. 

Esse dia foi do lado de fora da Computex, os caras da AMD estavam tentando fazer um record  de OC p/ CPU de 16Cores.

Lembro até que um deles ficou chateado porque a maioria só sabia perguntar dos 5Ghz p/ uso cotidiano(em alusão ao i9 9900k).

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me importo muito mais com desempenho single-thread do que com o número de núcleos, então uma "APU" Zen2 monolítica 4c/8t ou 6c/12t de baixa latência seria o ideal para mim, já que pelo visto o desempenho single-thread seria superior ao dos atuais chips da Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@Alberth OC Se aguentar 5GHz com voltagens menos insanas já estará de bom tamanho.

 

E o pessoal dos Threadripper, não se manifestaram ainda? Pois isto vai matar os 16/32 desta plataforma. Há previsão para os Epic 32/64 para TR4?

 

Ainda existirá Threadripper, só mudará que terão mais núcleos. Agora pra quem quiser pegar os TR lançados ano passado será uma boa, pois os preços dos de menores núcleos cairão bem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Alberth OC Eu sei, é disso que tô falando, se há previsão dos Epic 32/64 para TR4, que são os Threadripper, surgirem logo.
Pois senão a AMD canibalizará esta plataforma. Aposto que tem muita gente chateada por aí, tinham que lançar os dois (AM4 e TR4) juntos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante

 

Conferência de imprensa da TSMC no Japão pela primeira vez em 10 anos. Apelando à Suavidade do Processo EUV 7nm

 

Artigo completo: https://translate.google.com/translate?hl=en&sl=auto&tl=pt&u=https://pc.watch.impress.co.jp/docs/news/1193327.html&sandbox=1

 

68_o.jpg
Wafer usando tecnologia de processo 5nm exibida pela TSMC


Filosofia Corporativa TSMC
Antes de 1987, as empresas integradas verticalmente (IDM) eram predominantes, e os próprios fabricantes projetavam, fabricavam e vendiam ICs como a Intel. No entanto, se você olhar para as 10 principais empresas de semicondutores em 2018, três delas (Broadcom, Qualcomm, NVIDIA) são fabricantes de fabless e TSMC com apenas fundições (fábrica) é o quarto. Além disso, as empresas fabless, que representaram apenas 9% da receita total da indústria de semicondutores em 2000, atingiram 25% em 2008.

20_o.jpg
Empresas de integração vertical (IDM), fundição TSMC, modelos de negócios para empresas fabless
21_o.jpg
As 10 principais diferenças entre empresas de semicondutores em 2000 e 2008
22_o.jpg
A diferença entre a estrutura de receita da indústria de semicondutores em 2000 e 2008
A este respeito, a Sun argumenta que o modelo de negócios de fundição profissional da TSMC mudou a estrutura da indústria. Diz-se que a TSMC é um produto de um círculo virtuoso que faz com que a inovação tecnológica e uma empresa fabless baseada nela cresça também.


Enquanto olhava para a transição da indústria de semicondutores nos últimos 32 anos, Sun explicou o impacto da introdução do processo de 28 nm da empresa em 2011, com o pano de fundo do rápido crescimento dos smartphones em 2010. Ele disse que o processo de 7nm que agora é produzido em massa deve ser o negócio relacionado à IA, e o processo de 5nm da próxima geração deve impulsionar significativamente o crescimento do negócio relacionado ao 5G.

24_o.jpg
As tendências também mudam à medida que as regras do processo se tornam mais refinadas
25_o.jpg
Processos lógicos específicos do produto oferecidos pela TSMC.Ampla faixa de 0,5 μm a 5 nm
26_o.jpg
Montante do investimento em P & D (P & D) da TSMC.Aumento anual
27_o.jpg
Empresas parceiras
17_o.jpg
O número de Fabs e os produtos produzidos a partir deles, os clientes, o número de tecnologias utilizadas
No entanto, no quarto trimestre deste ano, o processo de 7nm deverá dar um salto, e a maior parte da receita será impulsionada pelo processo de 7nm, e essa proporção excederá 25% do total para o produto de 7nm.

 

36_o.jpg

Os produtos de processo de 7 nm impulsionam as receitas deste ano
Além disso, embora o maior fator de crescimento continue sendo o de smartphones, o crescimento do campo High Performance Computing (HPC) é notável, e prevê-se que os ganhos da HPC contribuam para o máximo no futuro.


Em primeiro lugar, em relação ao N7 (processo de 7 nm) que já foi colocado no mercado, ele é considerado a tecnologia lógica mais avançada do mundo e é o melhor em termos de volume de produção, aumento e rendimento do lado do cliente. Salientou isso. Além disso, com o processo de 7 nm N7 + usando tecnologia de exposição EUV, que será produzido em massa no segundo trimestre de 2019, a densidade foi aumentada de N7 para 20%, e a tecnologia de exposição EUV mudará todo o futuro semicondutor Ele afirmou que era uma tecnologia e recorreu que a TSMC foi a primeira empresa a produzir em massa a tecnologia de exposição EUV.

46_o.jpg
N7 (processo de 7 nm)
47_o.jpg
N7 + (versão de tecnologia de exposição EUV do processo de 7 nm)
Ele também relata que ele irá introduzir o N7 (6 nm) baseado no N7, que será uma grande vantagem por ser capaz de aumentar a escala ao mesmo tempo em que restringe o investimento baseando-se no N7. O N6 estará em risco de produção (produção em risco para investimento futuro) no primeiro trimestre de 2020, e terá uma densidade de 18% a mais que o N7.

49_o.jpg
N6 (processo de 6 nm)
Além disso, N5 (5 nm) também é mencionado, e N5 alcançou 15% de melhoria de desempenho ou 30% de economia de energia, 1,8 vezes maior densidade, etc., e a produção de risco já foi iniciada e a produção em massa será em 2020 É suposto ser.Além disso, o N5P, uma versão aprimorada do N5, também estará disponível, o que é 7% mais rápido que o N5 e 15% menos energia, mas pode ser fabricado usando as mesmas regras de design do N5.

50_o.jpg
N5 (5 nm) e sua versão aprimorada N5P
51_o.jpg
Transistores e materiais que suportam produtos de novas tecnologias de processo, como o N5

 

Continua no link >>>>>> https://translate.google.com/translate?hl=en&sl=auto&tl=pt&u=https://pc.watch.impress.co.jp/docs/news/1193327.html&sandbox=1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2019 às 11:37, Pietro Luigi disse:

Sweetspot por enquanto né, as Bios vão ser muito lapidadas,..

Nao da para subir mais, acima disso a IF cai de 1:1 com a velocidade da memoria para 2:1

 

21 horas atrás, Phoenyx disse:

@Alberth OC Se aguentar 5GHz com voltagens menos insanas já estará de bom tamanho.

 

E o pessoal dos Threadripper, não se manifestaram ainda? Pois isto vai matar os 16/32 desta plataforma. Há previsão para os Epic 32/64 para TR4?

Os de 32 e 24 ja tinham matado.

 

 

Tinha visto alguem comentando sobre isso, os low-tier quase nao eram vendidos em comparacao aos mais caros.

 

E o 3950X vai matar em mult o 2950X e com folga, mas se sair um 3950X TR, que eu imagino que nao vai, ainda mais com os rumores de um TR 64C/128T...O TR ainda teria muita vantagem em I/O e RAM.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Atretador disse:

E o 3950X vai matar em mult o 2950X e com folga, mas se sair um 3950X TR, que eu imagino que nao vai, ainda mais com os rumores de um TR 64C/128T...O TR ainda teria muita vantagem em I/O e RAM.

Não esqueçamos das Linhas PCI, Quadchannel e demais vantagens da plataforma TR4 que é focada p/ quem realmente precisa disso.


Não acho de maneira alguma que um canibaliza o outro somente pela contagem de cores, é justamente ao contrário.
Da um opção opção de investimento mais em conta p/ quem precisa de mais núcleos e as linhas PCI e etc da plataforma AM4 é o suficiente.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...