Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Zen 2, série 3000 - Ryzen de segunda geração


Posts recomendados

  • Membro VIP

@Pietro Luigi Papapá, pipipí, e no final não faz grande diferença, ainda mais hoje em dia... rs
E na real, quem possui estas plataformas, tanto Intel quanto AMD, no geral não precisam delas, são entusiastas apenas.

 

Por isso acho tiro no pé não lançar logo os 32/64 TR4, tão mexendo com as galinhas de ovos de ouro.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Pietro Luigi Papapá, pipipí, e no final não faz grande diferença, ainda mais hoje em dia... rs
E na real, quem possui estas plataformas, tanto Intel quanto AMD, no geral não precisam delas, são entusiastas apenas.

 

Por isso acho tiro no pé não lançar logo os 32/64 TR4, tão mexendo com as galinhas de ovos de ouro.

Na real, estão reaproveitando o lixo, que nao serve para servidor e repassando.

 

Fora que TR4 e limitado em RAM e PCI comparado ao Epyc.

 

60 linhas PCI vs 128

128Gb de RAM vs 2Tb p/ socket

1p vs 1P ou 2P

 

 

Serve para marketing, e pessoal que precisa de uma pohada de cores e GPUs, mas, nao tem grana para despachar 4K em uma mobo de servidor + 20K em um CPU de servidor.

adicionado 1 minuto depois

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Atretador mas eu pensei que isto era notório, não? Intel então faz isso há séculos. Radeon "Vega II" 7 a mesma coisa, tudo reaproveitamento dos servidores.

A questão é que tem quem quer comprar estes equipamentos, então este lineup ficou esquisito.

O cara gastou uma paulada num TR4 e agora um caboclo com uma B350 e atualização de BIOS supostamente pode equipará-lo, e provavelmente ultrapassá-lo em performance. Este é o ponto que tô discutindo.

Tu compra um carro de 200 mil bolsonaros à vista, aí no outro dia o pé rapado do seu lado pega um carro popular melhor em 60x por 40 mil... rs
É mais ou menos por aí, questão de segmentação.

Meu olhar tá sendo de empresa aí e não de usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Phoenyx disse:

O cara gastou uma paulada num TR4 e agora um caboclo com uma B350 e atualização de BIOS supostamente pode equipará-lo, e provavelmente ultrapassá-lo em performance.

Ele pagou para ter naquele momento aquela performance, o que ele tinha nao ficou pior.

Agora imagina quem pagou full em uma 6950X para um ano depois ter 16C pela metade do preço.

 

E agora ele pode fazer outro upgrade, na plataforma dele tambem após um up de bios....mas, só fim do ano provavelmente.

 

Tecnologia evolui, e blablabla.

 

30 minutos atrás, Phoenyx disse:


Meu olhar tá sendo de empresa aí e não de usuário.

Empresas normalmente fazem contratos de anos, com upgrades garantidos.

Assina o contrato com um R7 1700 Pro, leva o R7 2700 Pro, depois o 3700 quando sai, etc.

 

os TR, nao tem serie Pro até onde sei, então, high core count, provavelmente quem pega, pega Epyc ou Xeon.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador @Flávio Santana Lima


Foi mais rápido essa atualização da AMD, TR 2950x foi lançado em agosto de 2018 no HEDT; em 11 meses AMD trouxe um 3950x no mainstream superando tranquilo o 2950x, mas o TR4 x399 vai suportar TR 3000, quem comprou poderá fazer upgrade.

 

Se eu fosse montar TR em 2018, pegaria no mínimo um 24/48 para não "apanhar" para cpu de 2019 no mainstream.

 

@Phoenyx

Você comprou 2950x? Ainda tem opção para 2970wx e 2990wx, além dos TR 3000 que vão vir em 2020 até 48/96 ou 64/128.

 

@GabrielLP14 Vai montar mesmo kit com 3950x? Já cogitou vender o i7 6950x pegar um TR 24/48 ou 32/64? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, OCCT disse:

 além dos TR 3000 que vão vir em 2020 até 48/96 ou 64/128.

 

 

 

Vai sair esse ano provavelmente o 64C/128T.

 

2 minutos atrás, OCCT disse:

 

 

@Phoenyx

Você comprou 2950x? Ainda tem opção para 2970wx e 2990wx

 

 

 

Imagina quem comprou o 1950X e uns meses depois saiu o 2950X melhor e mais barato.

 

Maldita AMD, lançando produtos novos com preços bons !!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Phoenyx disse:

6950X é de 2016, o 2950X é de 2018. O cara me compra um Threadripper no final do ano passado e aí vem um AM4 3950X pra me dar tapa na cara 6 meses depois, aí fica complicado.

Isso é um avanço tecnológico, tipo quem catou câmera analógica logo antes de lançar a digital. Só que estávamos acostumados com processador usado valorizado, pois eram tudo a mesma coisa, porém NADA tecnológico nos ultimos anos manteve um preço tão alto usado quanto processador intel nos ultimos anos.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Phoenyx disse:

@Atretador Não, melhor a AMD lançar logo os Epic, ops, TR4 Zen2.

Por isso não entendi eles justamente já tacarem logo de cara a carta da manga, os AM4 16/32. Podiam segurar nos 12/24 e depois dar esta cartada junto com os novos TR4.

 

19 horas atrás, Phoenyx disse:

@Atretador Empresa eu AMD, não eu comprador.

6950X é de 2016, o 2950X é de 2018. O cara me compra um Threadripper no final do ano passado e aí vem um AM4 3950X pra me dar tapa na cara 6 meses depois, aí fica complicado.

 

Cara, eu entendo o seu ponto de vista, mas "infelizmente" essa é a tecnologia, todo ano surgem novas coisas que vem pra substituir as antigas. Ficar estagnado ou achando que CPU é um investimento igual ouro é perder tempo, no momento em que você compra já depreciou. Agora olhe pro lado da AMD, imagina ela lançando somente o 3700X e 3800X de oito núcleos novamente? O pessoal iria xingar que nem um louco porque eles não colocaram mais núcleos e já iriam comparar com a Intel, falando que estão segurando tecnologia.

 

Outro exemplo, na época da linha Extreme da Intel, os 980X e 990X, p$%# CPUs ***** na época e as mais fortes, porém as mais caras, ai no ano seguinte a Intel lança a linha Sandy Bridge onde um 2600K ganhava em jogos e em algumas aplicações de um 980X! Imagina como estaria a cara de um entusiasta vendo seu CPU de quase 1000 dólares (nem lembro o preço na época) tomando pau em jogos e perdendo em algumas aplicações para um CPU de quatro núcleos mainstream?!

 

São públicos diferentes, o cara que compra plataforma HEDT já tem consciência de que, atualmente, o CPU que ele comprou hj pode perder em desempenho para um mainstream em +- um ano de diferença. A linha TR não irá acabar, mas mudou-se o cronograma de lançamento, tanto que já era pros Ryzen 3000 terem sido lançados, mas a AMD preferiu segurar mais um pouco e isso afetou tmb a linha HEDT dela, mas pode ter certeza de que, com o avanço de desempenho que teve a linha mainstream Ryzen, a TR tmb vai chegar arrebentando. Escreve...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que o único que entendeu o que eu quis dizer foi o @OCCT

Não, não comprei o 2950X, eu tô falando justamente sobre as discrepâncias entre plataformas diferentes.

Galera, eu sei sobre a tecnologia e tal, o que eu disse foi em relação aos segmentos.
Por mim a AMD pode seguir este caminho aí sim, para nós "povão" é bem vindo. Só acho estranho este pensamento por parte dela, só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ohhh, eu tenho alguns gráficos de números / rendimento para este (embora da TSMC, não da AMD). TSMC relatou a redução de D0 mais rápida já para o N7 deles / delas. Para matrizes grandes, a TSMC diz que está perto de seus níveis de 16FF e melhor do que a N10, alcançando uma paridade próxima em EoY. # VLSI2019

 

Eles atribuíram muito disso ao aprendizado de seu meio nó de 10nm. 5N está em uma trajetória similar FWIW.

 

 

 

 

 

 

 

Nessa entrevista indica que a NVIDIA também vai usar o 7 nm da TSMC

 

 

Sobre 7nm da Samsung que irá competir com o 7 nm da TSMC

 

95ogn2k.png

 

samsung_foundry_risk_production_roadmap_

 

euv_adv-1_575px.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Avanço tecnológico e competir com concorrente é uma coisa, mas sabotar a própria empresa é diferente.

AMD deveria esperar um tempo para lançar o 3950X e se aproveitar das vendas com o 3900X, pelo menos até a contagem de lançamento para os novos TR, já que estes por sua vez tem a chamativa e vantagem grotesca de mais cores.

12c/24t já é muita coisa para a demanda mainstream, e quem comprar este ano algum processador dos Ryzen 39*0X vai trocar ele quando? Quem manda na mudança de set geralmente é o avanço dos programas e não das peças.

Jogar um produto super potente é pedir para parar no tempo em vendas. Do ponto de vista do usuário final é muito bom, mas para a empresa AMD é participar de uma roleta russa.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lost Byte disse:

Avanço tecnológico e competir com concorrente é uma coisa, mas sabotar a própria empresa é diferente.

AMD deveria esperar um tempo para lançar o 3950X e se aproveitar das vendas com o 3900X, pelo menos até a contagem de lançamento para os novos TR, já que estes por sua vez tem a chamativa e vantagem grotesca de mais cores.

 

Mais ai que esta, o 3950X esta quase no mesmo preço dos TR 2950X, e os TR tem suporte ao dobro de RAM e linhas PCI.

 

 

Nao vejo como auto-sabotagem, mas uma oportunidade nova, quem queria um 16C mas nao queria gastar U$500 em uma mobo e comprar 4~8x modulos de RAM agora é uma opção de cliente, com compatiilidade de mobo na faixa dos 100-200U$ e podendo usar 2x-4x slots de RAM.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

O cara vai montar uma plataforma muito mais barata e MELHOR, 6 meses depois. 

ÓTIMO!!!! Qual o problema nisso? peça tecnológica desvalorizar?

E lembra do TR 1900x? Então, era um TR4 8c/16, a unica função dele e a unica vantagem sobre o 1800x era quad channel e a plataforma HEDT, e MESMO assim, teve gente que comprou.

 

7 minutos atrás, Phoenyx disse:

Eu tô achando que o 3950X vai ser mosca branca de olho azul.

Essa linha é para cutucar a concorrência e dizer: Eu tenho 16c no mainstream e você não.

 

E ainda sim, não vejo nem um pouco ela "matando o TR4", pois a linha TR4 em ryzen 3 gen nem foi lançada ainda, e pode ir na estratosfera dos 64c se precisar.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender Pera... PBO é = +200Mhz agora?

 

Entao o 3950X 4.7Ghz sobe para 4.9Ghz? É ISSO TIO?

 

 

21 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Atretador Cara, você quer comparar o Zen1 com Zen2? Que se dane as pistas PCI-E e o quadchannel... rs

"preciso de 128Gb de RAM, e 4 GPUs FullSpeed + uma montanha de M.2 SSDs, o que eu pego um 2950X ou um 3950X"?

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Atretador disse:

Entao o 3950X 4.7Ghz sobe para 4.9Ghz? É ISSO TIO?

 

Não, isso é do "autoOC" outra ferramenta pra ser usada junto com o PBO. 

O PBO sempre só tira os limites de TDP e consumo para permitir o boost puxar mais, ele n faz overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Atretador 4 GPU full speed pra quê? Se o cara for precisar de poder computacional de GPUs montará um server.
128GB a mesma coisa. A questão é que a AMD tá dando tiro no próprio pé.

 

@Flávio Santana Lima Você quer comparar duas plataformas lançadas juntas, iguais (Zen1), contra Zen2 que vai chegar agora e o TR4 anterior, SÉRIO mesmo?
Se você não viu a previsão é para 2020 em diante nos TR4, nem houve notícias a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...