Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema Caixa Amplificada Wordstar


Posts recomendados

Olá a todos.

 

Estou com uma caixa amplificada da Wordstar, modelo wbl 800, que não funciona. Não sou técnico em eletrônica, mas identifiquei um capacitor estourado. O problema é que está tão danificado que fica impossível identificar suas características para providenciar a troca. Busquei na internet, mas não encontrei o esquema que me pudesse dar essa informação. Assim, gostaria de solicitar auxílio. Pode ser por meio do fornecimento do esquema eletrônico, ou até mesmo o contato do fabricante, porque nem isso consegui encontrar. Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse capacitor esta colocado  entre o  +B e -B do CI que deve ser um TDA2050, Confirme para nos...

Ele deve ser um capacitor de 220uF ou 470uF por 63V, mas ele não faria nem falta no circuito!

Se a caixa esta muda, o CI deve ter queimado também...

PS: Confirme o "nome" do CI para nos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim! É ele mesmo!... (TDA2050) Ele é muito comum nessas caixas por ter uma boa potência!...

Provavelmente essa caixa foi ligada em tensão errada, o que fez aquele capacitor explodir e com ele, o CI queimou junto...

Providencie (compre um novo CI) e faça a substituição, se não tiver as ferramentas, leve a um colega ou a uma oficina de eletrônica para substituir eles para você.

No lugar do capacitor que explodiu, pode colocar um de 470uF/63V.... Pelo tamanho da base dele eu diria que era um de 220uF/63V, mas isso é como eu disse! Pode até deixar sem ele que não fará diferença nenhuma no funcionamento do amplificador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, @Bcpetronzio. Vou providenciar isso e, depois, posto o resultado. Antes, porém, tenho mais uma dúvida. Percebi que o cabo de energia possui uma fase indo para o transformador e outra, para a chave liga-desliga. No mesmo lado do transformador, além do cabo de energia, chegam outros quatro fios, vindos todos da chave seletora de tensão 110v-220v. Do outro lado do transformador, quatro fios estão conectados à placa. O interessante é que não há ligação entre o outro borne da chave liga-desliga nem com o transformador, nem com a placa. Entendo que, assim, o circuito fica aberto. Teria que ter uma conexão para a corrente fluir. O problema é que não encontrei nenhum fio solto que pudesse indicar se o certo é ligar no transformador ou na placa, muito menos em que lugar destes dois componentes do sistema o borne deveria ser conectado.

Mais uma vez, sei apenas o básico de elétrica e de eletrônica, aprendido na escola, mesmo. Por isso, pergunto se meu raciocínio não está correto e, caso esteja, onde é que deveria estar ligado o segundo borne da chave? Mando as fotos abaixo para facilitar o entendimento do problema.

caixa_7.jpg

caixa_8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a ligação que fizeram aí está incorreta.

Siga o esquema da primeira imagem.

Com relação ao secundário, vão para a placa mesmo. 

https://www.google.com.br/search?q=esquema+chave+seletora+de+tensão&o que=esquema+chave+tensão+&aqs=chrome.1.69i57j0.15301j0j4&client=ms-android-samsung&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8#imgrc=PCQpJIxEmBsAXM:

 

Ah sim.

No caso da chave liga/desliga, apenas interrompa um dos fios que vem da tomada e coloque ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 03/12/2018 às 22:30, BCP disse:

@Anderson Kelly O trafo não pode ser superior a 15 +15, o ideal seria você mandar rebobinar ele, se não tiver como Compre um Trafo de 12 + 12 por pelo menos 2 ou 3 Amperes...

Bom dia !
Achei que fosse em torno de 24 + 24 saida.

Fotos da cx.

P_20181205_111219[2].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Anderson Kelly Se o CI amplificador for o mesmo do tópico (TDA2050), a alimentação dele não pode ultrapassar a 22V e -22V, ou seja, um trafo de 15 + 15 Vac daria depois de retificado +21,2V e -21,2V, muito perto do limite do CI!

Porém, não é um valor de tensão comum para ser encontrado, o valor comercial mais próximo é o 12 +12Vac, que depois de retificado daria +16,97V e -16,97....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Ricardo S Ferreira desculpa me intrometer. mas estou em um dilema aqui tb, tenho uma caixa dessa 800 so que bluetoth e usb, porém reparei que a chave liga desliga também não tem um fio direto ao trafo. porém reparei que nessa chave lig/desl. colocaram um pedaço de fio bem fino como se fosse um fusivel. ligando do lig/edsl. a chave 110/220 logo abaixo. por isso a do amigo nao tem esse fio e o circuito esta interrompido., 

Agora peço ajuda pra saber qual seria a saida do trafo, pois o meu queimou. sei que e bivolt na entrada e saida são 3 fios (1preto e 2 azuis) então creio que seja tipo 12+12 ou algo do tipo. Mas queria saber o correto. NA PLACA empresa NAO TEM NENHUMA INDICAÇÃO.

caixa amplificado Wordstar WBL 800 USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...