Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico Tokai


Posts recomendados

Ola Amigos espero que estejam todos bem

 

Tenho um órgão eletrônico da marca Tokai, o mesmo a alguns dias enquanto estava tocando fez um barulho e simplesmente parou de sair som, esta ligando normalmente porém fica apenas um chiado mas sem som nenhum das teclas, gostaria de alguma sugestão do que testar ou algo semelhante, para tentar descobrir onde foi o defeito, eu abri para verificar se seria alguma falha nos fios ou algo assim, mas não identifique nada, infelizmente na região onde moro, não tenho profissionais que consertem esse tipo de instrumentos, fico grato pela ajuda dos companheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquela placa onde está o dissipador grande deve ser o amplificador, para ter certeza localize os fios dos falantes e veja se é ligado nela, confirmado isso você vai precisar testar esse amplificador, você tem como testá-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa é essa mesmo, pois a ligação do alto-falante esta ligado nela, porém não sei como fazer esse teste, pois não sei como funciona, existe algum meio que tem como explicar?Eu tenho outro órgão da mesma marca, caso necessário e possível eu poderia utilizar a placa do outro pra teste tambem, o que você me indicaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Iriel disse:

Felipe,

Qual o modelo do órgão?

O ritmo funciona?

Sds.

Iriel

Ola Iriel

 

Modelo deste orgão é Tokai TK 100

Não funciona os ritmos

Como citei no post acima, ele só fica fazendo um chiado sem som nenhum, no dia em que aconteceu este defeito, o som ainda dava para ouvir, mas muito baixinho, porém depois somente o chiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Iriel disse:

Felipe,

você entende de eletrônica?

Procure testar os reguladores de tensão que estão na placa da fonte, ok?

Sds.

Iriel

 

Infelizmente meu conhecimento em eletrônica é muito pouco, mas consigo verificar se o mesmo esta passando, se isso servir, farei isso, estou na rua, mais tarde estarei em casa e realizarei esse teste, desde ja, muito obrigado pela disponibilidade da ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Felipe Espindola disse:

A placa é essa mesmo, pois a ligação do alto-falante esta ligado nela, porém não sei como fazer esse teste, pois não sei como funciona, existe algum meio que tem como explicar?Eu tenho outro órgão da mesma marca, caso necessário e possível eu poderia utilizar a placa do outro pra teste tambem, o que você me indicaria?

Pelo que li nas mensagens posteriores é que você não tem conhecimento técnico, portanto meu conselho é que leve para um técnico mexer pois você pode piorar a situação, mas lembre-se, é um conselho, não estou mandando você fazer isso.

 

Agora se você quer tentar arrumar e não se preocupa se pode piorar, antes de desconectar qualquer fio você pode abrir esse outro órgão e ver se a placa é parecida, se for, siga os fios que sai da placa e veja para qual lugar vai e compare os dois órgãos, se forem iguais é só fazer a substituição da placa e testar, pelo que vi na imagem os conectores são todos diferentes então não tem como errar.

Esse problema parece amplificador, mas pode ser fonte.

Se puder poste uma foto desse outro órgão antes de mexer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Picco disse:

Pelo que li nas mensagens posteriores é que você não tem conhecimento técnico, portanto meu conselho é que leve para um técnico mexer pois você pode piorar a situação, mas lembre-se, é um conselho, não estou mandando você fazer isso.

 

Agora se você quer tentar arrumar e não se preocupa se pode piorar, antes de desconectar qualquer fio você pode abrir esse outro órgão e ver se a placa é parecida, se for, siga os fios que sai da placa e veja para qual lugar vai e compare os dois órgãos, se forem iguais é só fazer a substituição da placa e testar, pelo que vi na imagem os conectores são todos diferentes então não tem como errar.

Esse problema parece amplificador, mas pode ser fonte.

Se puder poste uma foto desse outro órgão antes de mexer.

 

Caro amigo Picco, agradeço o conselho porém essa foi minha primeira opção, mas infelizmente não achei nenhum técnico que tenha conhecimento desse instrumento na minha região, e os mesmo que tem(Sem o Conhecimento em órgão) se recusaram a olhar, devido a falta de conhecimento, 1 deles chegou a me cobrar R$200 somente para dar uma "Olhadinha" e ver o que poderia ser, coisa pra mim inviável devido ao valor e a boa vontade do mesmo(Creio que ele passou esse valor mais pra me afastar do que oferecer o serviço)

 

Devido aos fatos, como mencionei, nos temos mais 1 órgão, este que deu defeito já é um pouco antigo e usamos mais pra estudos, já que minha esposa da aula na nossa igreja, e como a mão de obra esta um pouco difícil aqui, gostaria de tentar resolver caso for possível, como ja não esta funcionando, pior não pode ficar rsrs

 

Ontem não deu verificar o outro órgão, teve um problema na rede elétrica e fiquei sem energia, hoje farei isso, conforme você enviou na mensagem, eu removi a placa pra verificar melhor, realmente os conectores são de tamanhos diferentes, impossibilitando a ligação errada, verifiquei também que a placa esta bem suja, fiz uma limpeza leve nela, e observando a placa, não sei se é normal e se este é o nome, mas vi um resistor um pouco mais escuro, como se estivesse queimado, será que seria este o problema?

20170523_084652.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Felipe,

Tá ficando bom de olho, hein? parabéns.... é isso mesmo.Um bom Técnico precisa ser um bom observador (além de conhecimento, é claro... rsrsrs).

Esse resistor deve ser trocado, mas também é necessário fazer uma avaliação dos componentes associados e ele. Ao lado dele tem um CI 7812, que é um regulador de tensão de 12V. Quando for comprar já compre  um desses tb.

Mais ao lado tem outro regulador que não dá prá ler o numero inteiro... 781x, talvez seja um 7815... Compre esse tb. São componentes baratinhos.

Quanto ao resistor, ele tem cores no corpo que determinam o valor a resistência, ok? Leve o resistor na loja e veja se algum "Megadrive" consegue identificar essas cores corretamente. Compre do mesmo tamanho, tá? O tamanho tem a ver com a potência que aguenta esse resistor.

Não tenho o esquema do TK100 nem outro órgão Tokai por perto, por isso não posso dizer o valor exato desse resistor. Talvez o Picco possa ajudar.

Abraços.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Iriel disse:

Olá Felipe,

Tá ficando bom de olho, hein? parabéns.... é isso mesmo.Um bom Técnico precisa ser um bom observador (além de conhecimento, é claro... rsrsrs).

Esse resistor deve ser trocado, mas também é necessário fazer uma avaliação dos componentes associados e ele. Ao lado dele tem um CI 7812, que é um regulador de tensão de 12V. Quando for comprar já compre  um desses tb.

Mais ao lado tem outro regulador que não dá prá ler o numero inteiro... 781x, talvez seja um 7815... Compre esse tb. São componentes baratinhos.

Quanto ao resistor, ele tem cores no corpo que determinam o valor a resistência, ok? Leve o resistor na loja e veja se algum "Megadrive" consegue identificar essas cores corretamente. Compre do mesmo tamanho, tá? O tamanho tem a ver com a potência que aguenta esse resistor.

Não tenho o esquema do TK100 nem outro órgão Tokai por perto, por isso não posso dizer o valor exato desse resistor. Talvez o Picco possa ajudar.

Abraços.

Iriel

Ola Iriel

 

Neste caso, estou mandando outra foto, você quer dizer do CI 7812 e 7912 correto?

20170523_102142.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Iriel disse:

Não tenho o esquema do TK100 nem outro órgão Tokai por perto, por isso não posso dizer o valor exato desse resistor. Talvez o Picco possa ajudar.

Abraços.

Iriel

Também não tenho o esquema e pela foto vai ficar difícil

adicionado 5 minutos depois
11 horas atrás, Felipe Espindola disse:

Ola Iriel

 

Neste caso, estou mandando outra foto, você quer dizer do CI 7812 e 7912 correto?

20170523_102142.jpg

Você tem algum multímetro para testar esses componentes? É provável que o problema esteja ali, mas para ter certeza é preciso testar, esses reguladores são difíceis de queimar, tem proteção térmica e limitação de corrente por isso seria interessante testar eles antes de sair comprando. O resistor está um pouco chamuscado devido ao aquecimento, mas precisa testá-lo para ter certeza, parece ser de 1/2W e se for preciso trocar compre um de 1W.

Seria bom também fixar um dissipador nesses reguladores para aguentar mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, é isso mesmo.

O CI 7812 e 7912 são reguladores de tensão. Como o resistor está chamuscado, significa que houve uma sobrecarga de corrente passando por ele.

No CI 7812 o pino 1 é a tensão de entrada, o pino 2 é terra e o pino 3 é tensão de saída positiva de 12V.

No CI 7912 o pino 1 é a tensão de entrada, o pino 2 é tensão de saída negativa de 12V e pino 3 é terra.

 

O Picco tem razão quando pede para testar antes de comprar, mas devido ao pequeno custo desses componentes eu sugiro trocar, ainda mais que não confio em componentes que sofreram sobrecarga.

Caso os componentes estejam bons mesmo trocando não precisam ser descartados. Guarde para uma próxima manutenção, ok?

 

você tem experiência em dessoldagem e soldagem? Cuidado para não danificar as trilhas da placa na fase de remoção dos componentes, senão "o molho vai ficar mais caro que o peixe", rsrsrsrs...

 

Não significa que sejam só esses os defeitos do órgão, ok?

Depois dessa troca de componentes, caso o defeito persista, será necessário continuar as análises.

A análise iniciou nesses componente simplesmente por ele estar chamuscado. 

 

Abraços.

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Iriel disse:

Correto,

Tem alguma coisa escrita na placa junto desse resistor?

Essa foto ficou melhor, mas limpe bem com pincel pra tirar essa poeira toda e mande uma outra foto da placa inteira para podermos ver melhor o estado dos outros componentes, ok?

Sds.

Iriel

Ola Amigo a escrita é apenas R17 (Referencia ao esquema), quanto a limpeza, ja fiz o possível, porém essas marcas são manchas, não estão saindo, aproveitando o gancho, percebi que todas as placas estão com essas manchas, existe algum produto que eu possa usar para remover isso?Ou não tem problema elas ficarem assim(Mesmo que esteja feio rsrsrs)?

 

11 horas atrás, Picco disse:

Também não tenho o esquema e pela foto vai ficar difícil

adicionado 5 minutos depois

Você tem algum multímetro para testar esses componentes? É provável que o problema esteja ali, mas para ter certeza é preciso testar, esses reguladores são difíceis de queimar, tem proteção térmica e limitação de corrente por isso seria interessante testar eles antes de sair comprando. O resistor está um pouco chamuscado devido ao aquecimento, mas precisa testá-lo para ter certeza, parece ser de 1/2W e se for preciso trocar compre um de 1W.

Seria bom também fixar um dissipador nesses reguladores para aguentar mais.

 

 

Tenho sim e farei os testes, aproveitando também, verifiquei no outro órgão, e a placa é diferente, os conectores não são iguais.

 

22 minutos atrás, Iriel disse:

Felipe, é isso mesmo.

O CI 7812 e 7912 são reguladores de tensão. Como o resistor está chamuscado, significa que houve uma sobrecarga de corrente passando por ele.

No CI 7812 o pino 1 é a tensão de entrada, o pino 2 é terra e o pino 3 é tensão de saída positiva de 12V.

No CI 7912 o pino 1 é a tensão de entrada, o pino 2 é tensão de saída negativa de 12V e pino 3 é terra.

 

O Picco tem razão quando pede para testar antes de comprar, mas devido ao pequeno custo desses componentes eu sugiro trocar, ainda mais que não confio em componentes que sofreram sobrecarga.

Caso os componentes estejam bons mesmo trocando não precisam ser descartados. Guarde para uma próxima manutenção, ok?

 

você tem experiência em dessoldagem e soldagem? Cuidado para não danificar as trilhas da placa na fase de remoção dos componentes, senão "o molho vai ficar mais caro que o peixe", rsrsrsrs...

 

Não significa que sejam só esses os defeitos do órgão, ok?

Depois dessa troca de componentes, caso o defeito persista, será necessário continuar as análises.

A análise iniciou nesses componente simplesmente por ele estar chamuscado. 

 

Abraços.

Sds.

Iriel

 

Farei os testes para verificar o estado deles, e posta aqui amigos,

 

Sobre a  solda, pode ficar tranquilo que isso eu tenho experiência e vai ser tranquilo.

 

Sobre os componentes, eu vou fazer a compra conforme as instruções, incluindo também os dissipadores, mesmo que não for usar, eu posso deixar guardado e já ir montando meu kit rsrsrs

 

Nessa quarta e quinta  eu tenho compromisso de noite (Tenho Curso e preciso acompanhar minha filha na sua aula)por isso só irei conseguir mexer nisto na sexta, mas agradeço muito aos amigos pelo suporte,  e assim que realizar os testes envio os resultados e vamos dando continuidade afim de solucionar esse problema

 

 

Abraços

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...