Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar pendrive de instalação do Windows pelo Linux?


Cavernoso

Posts recomendados

Por razões que não merecem explicação aqui, tive que formatar o HD e colocar Debian nele, tenho uma ISO do Windows 10, mas não estou conseguindo colocar no pendrive.

Já tentei instalar o winusb e o unetbootin, mas  não consigo adicionar o repositório na lista, baixei um arquivo .deb e não consigo instalar, não quero recorrer a compilação pois sei bem que isso só vai me trazer mais problemas pra solucionar, não quero me enrolar mais ainda. Tentei também abrir o arquivo .iso e jogar direto no pendrive(que já tem a flag boot), mas o Thunar não reconhece o formato e o fileroller só mostra uma pasta vazia com o nome  ".".

Não pretendo manter o Linux, até entendo suas vantagens mas não estou com essa disposição toda, principalmente porque meu driver de vídeo é um lixo no Linux, mais do que já costuma ser.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pendrive Conectado !! No terminal execute:

 

sudo fdisk -l "enter"

 

* observe onde o pendrive está setado!!

 

sudo dd if=imagem.iso of=/dev/sdx bs=2M;sync "enter"

 

imagem = nome do arquivo referente a imagem iso do Windows.

 

substitua sdx pela letra correspondente ao pendrive...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente funcionou, mas não estou conseguindo mais entrar na BIOS nem no menu de boot... Será que é problema causado pelo GRUB?

adicionado 13 minutos depois

Reparei em uma coisa que pode estar sendo a causa do problema, eu não estou conseguindo usar as setas do teclado no GRUB, ou seja, ele provavelmente está sendo ligado junto com o sistema operacional, o que antes não acontecia pois eu estava acessando a BIOS e alternando entre opções do GRUB normalmente, eu não sei como isso aconteceu, muito estranho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, dei uma pesquisada aqui e parece que algumas placas mãe não ligam dispositivos USB antes do boot para acelerar o processo, para resolver isso é só achar o conector que é exceção dessa regra e ligar o teclado nele, no meu caso foi o do canto inferior direito.

Mas o meu problema continua, infelizmente... Consegui alterar o boot order mas o pendrive não funcionou, não sei dizer qual o problema já que meu monitor demora uns segundos pra dar imagem quando reinicia.

adicionado 33 minutos depois

@Black Fox Aí eu vou dar uma conferida no pendrive com o gparted e olha o que aconteceu...591e7b556193f_Capturadetela-19-05-2017-015645.png.ed81082c09f426c84921592c5890b67b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei a noite acordado tentando resolver uma ***** que deveria ser extremamente simples, Linux é pros fortes, e pros que tem MUITO tempo a perder, eu não tenho, se não conseguir resolver isso hoje tô simplesmente *****!

Tentei mudar o parâmetro 'of' para a partição do pendrive ao invés do dispositivo(sdb1 ao invés de sdb), deu boot, porém ficou só um console com um underline piscando, como se tivesse carregando alguma coisa, mas não carrega nada. Vi em alguns lugares que não é possível usar o comando dd pra fazer um USB de instalação do windows 10, tentei com o Windows 7 SP1 então, deu na mesma...

Agora tentei fazer uma VM do Windows com o VirtualBox pra poder instalar o programa que faz USB bootavel, mas ele deu erro, tentei consertar do jeito que pediram, e depois de mais 1 horinha de terminal, mais erros... Talvez o jeito seja fuçar nas velharias, testar drivers de DVD antigos até achar um que funcione e gravar essa ***** de ISO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cavernoso

 

Linux é isso cara, quem quiser fazer algo mais nele, sofre ou fica sem.

 

Eu no teu caso tentaria primeiro excluir todas as partições do pendrive pelo GParted e criar uma em NTFS formatando. Depois entraria no Windows e tentaria usar o programinha gratuito " ISO to USB " para gravar uma ISO igual ou menor que 4GB. Se for maior que 4GB tentaria com o Yumi. Tudo isso se a tua ISO for para NTFS, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Entrar no Windows e limpar o Linux do meu HD é tudo que eu quero desde o principio... Haha

Mantendo a atualização da saga pro caso de algum desafortunado chegar a esse tópico com o mesmo problema:

Consegui copiar o conteúdo da iso pro pendrive sem erros montando ele com o comando mount e descobri um programinha que escreve informações no pendrive pra ele bootar corretamente, o nome do programa é ms-sys, foi bem fácil de instalar e usar:

Pacote .deb para amd64: https://launchpad.net/~lenski/+archive/ubuntu/ms-sys/+files/ms-sys_2.2.0-1ubuntu1_amd64.deb
Fedora: https://copr.fedorainfracloud.org/coprs/scorpionit/ms-sys/

Arch: https://aur.archlinux.org/packages/ms-sys


O comando é ms-sys -versão /dev/sdx

Para windows 7/8/10 o parâmetro -versão é -7

AGORA VAI

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Já sofri bastante, na linha de comando é mais fácil, mas vou dar a dica aqui de usar o unetbootin um app grafico, e também recomendo gravar através da iso, ao invés de montar. 

Tente esses passos http://www.webupd8.org/2010/10/create-bootable-windows-7-usb-drive.html 

De maneira simples, você formata o pendrive em ntfs ou fat32(windows vista e anteriores), indica onde está a iso, e onde está o pendrive, e já é. 

Lembre-se que a bios precisa estar habilitada para dar o boot.
Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...