Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Cavernoso

Como criar pendrive de instalação do Windows pelo Linux?

Recommended Posts

Por razões que não merecem explicação aqui, tive que formatar o HD e colocar Debian nele, tenho uma ISO do Windows 10, mas não estou conseguindo colocar no pendrive.

Já tentei instalar o winusb e o unetbootin, mas  não consigo adicionar o repositório na lista, baixei um arquivo .deb e não consigo instalar, não quero recorrer a compilação pois sei bem que isso só vai me trazer mais problemas pra solucionar, não quero me enrolar mais ainda. Tentei também abrir o arquivo .iso e jogar direto no pendrive(que já tem a flag boot), mas o Thunar não reconhece o formato e o fileroller só mostra uma pasta vazia com o nome  ".".

Não pretendo manter o Linux, até entendo suas vantagens mas não estou com essa disposição toda, principalmente porque meu driver de vídeo é um lixo no Linux, mais do que já costuma ser.

 

Editado por Cavernoso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pendrive Conectado !! No terminal execute:

 

sudo fdisk -l "enter"

 

* observe onde o pendrive está setado!!

 

sudo dd if=imagem.iso of=/dev/sdx bs=2M;sync "enter"

 

imagem = nome do arquivo referente a imagem iso do Windows.

 

substitua sdx pela letra correspondente ao pendrive...

Editado por Black Fox
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aparentemente funcionou, mas não estou conseguindo mais entrar na BIOS nem no menu de boot... Será que é problema causado pelo GRUB?

adicionado 13 minutos depois

Reparei em uma coisa que pode estar sendo a causa do problema, eu não estou conseguindo usar as setas do teclado no GRUB, ou seja, ele provavelmente está sendo ligado junto com o sistema operacional, o que antes não acontecia pois eu estava acessando a BIOS e alternando entre opções do GRUB normalmente, eu não sei como isso aconteceu, muito estranho...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, dei uma pesquisada aqui e parece que algumas placas mãe não ligam dispositivos USB antes do boot para acelerar o processo, para resolver isso é só achar o conector que é exceção dessa regra e ligar o teclado nele, no meu caso foi o do canto inferior direito.

Mas o meu problema continua, infelizmente... Consegui alterar o boot order mas o pendrive não funcionou, não sei dizer qual o problema já que meu monitor demora uns segundos pra dar imagem quando reinicia.

adicionado 33 minutos depois

@Black Fox Aí eu vou dar uma conferida no pendrive com o gparted e olha o que aconteceu...591e7b556193f_Capturadetela-19-05-2017-015645.png.ed81082c09f426c84921592c5890b67b.png

Editado por Cavernoso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passei a noite acordado tentando resolver uma ***** que deveria ser extremamente simples, Linux é pros fortes, e pros que tem MUITO tempo a perder, eu não tenho, se não conseguir resolver isso hoje tô simplesmente *****!

Tentei mudar o parâmetro 'of' para a partição do pendrive ao invés do dispositivo(sdb1 ao invés de sdb), deu boot, porém ficou só um console com um underline piscando, como se tivesse carregando alguma coisa, mas não carrega nada. Vi em alguns lugares que não é possível usar o comando dd pra fazer um USB de instalação do windows 10, tentei com o Windows 7 SP1 então, deu na mesma...

Agora tentei fazer uma VM do Windows com o VirtualBox pra poder instalar o programa que faz USB bootavel, mas ele deu erro, tentei consertar do jeito que pediram, e depois de mais 1 horinha de terminal, mais erros... Talvez o jeito seja fuçar nas velharias, testar drivers de DVD antigos até achar um que funcione e gravar essa ***** de ISO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Cavernoso

 

Linux é isso cara, quem quiser fazer algo mais nele, sofre ou fica sem.

 

Eu no teu caso tentaria primeiro excluir todas as partições do pendrive pelo GParted e criar uma em NTFS formatando. Depois entraria no Windows e tentaria usar o programinha gratuito " ISO to USB " para gravar uma ISO igual ou menor que 4GB. Se for maior que 4GB tentaria com o Yumi. Tudo isso se a tua ISO for para NTFS, claro.

Editado por Henrique - RJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Entrar no Windows e limpar o Linux do meu HD é tudo que eu quero desde o principio... Haha

Mantendo a atualização da saga pro caso de algum desafortunado chegar a esse tópico com o mesmo problema:

Consegui copiar o conteúdo da iso pro pendrive sem erros montando ele com o comando mount e descobri um programinha que escreve informações no pendrive pra ele bootar corretamente, o nome do programa é ms-sys, foi bem fácil de instalar e usar:

Pacote .deb para amd64: https://launchpad.net/~lenski/+archive/ubuntu/ms-sys/+files/ms-sys_2.2.0-1ubuntu1_amd64.deb
Fedora: https://copr.fedorainfracloud.org/coprs/scorpionit/ms-sys/

Arch: https://aur.archlinux.org/packages/ms-sys


O comando é ms-sys -versão /dev/sdx

Para windows 7/8/10 o parâmetro -versão é -7

AGORA VAI

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem também o yumi para linux, o arch tem nos pacotes. Eu quando crio para win, uso o yumi. Para linux, uso o DD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Cavernoso

 

tá vendo ... no Linux é tudo por comandos ...

 

E alguém experiente tem que te dar a dica desenhada.

Pois é, cheguei a usar Linux como meu SO principal por uns 6 meses, mas isso já faz tempo e estou enferrujado rs 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já sofri bastante, na linha de comando é mais fácil, mas vou dar a dica aqui de usar o unetbootin um app grafico, e também recomendo gravar através da iso, ao invés de montar. 

Tente esses passos http://www.webupd8.org/2010/10/create-bootable-windows-7-usb-drive.html 

De maneira simples, você formata o pendrive em ntfs ou fat32(windows vista e anteriores), indica onde está a iso, e onde está o pendrive, e já é. 

Lembre-se que a bios precisa estar habilitada para dar o boot.
Boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 18/05/2017 às 13:02, Cavernoso disse:

Já tentei instalar o winusb e o unetbootin, mas  não consigo adicionar o repositório na lista, baixei um arquivo .deb e não consigo instalar

 

  instalei o aplicativo citado seguindo esse Tutorial Winusb.....:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×