Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor custo/benefício neste caso, Haswell ou Ryzen?


Posts recomendados

No momento tenho as seguintes peças:
CPU i5-4690

MOBO B85M-E/Br

RAM 4X4GB Corsair Vengeance 1600MHz

COOLER CoolerMaster Hyper TX3 EVO

PSU Corsair CX500 V2

GPU GTX 1070

A situação é mais no preço!
Quero dar um upgrade de processador, e para isto, tenho apenas duas alternativas:
1 - Pegar um i7-4790 por uns R$ 1.200,00
2 - Trocar kit para R5 1400 + B350  (4 slots de RAM) + 8GB DDR4, o que sai uns R$ 1.700,00 (a prazo)

Apesar de ser um pouco caro, se eu pegar um i7, ele ainda dá um bom caldo de desempenho e segura todos os jogos tranquilamente, além de manter os 16GB de RAM e possibilidade de vender o i5. Por outro lado, pegar o Ryzen além de investir um pouco mais, iria ter apenas 8GB de RAM e teria que vender o kit atual todo para compensar, o que vai ser difícil pedir um bom preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@President of United States
Apesar de ser um mero R5, iria já entrar pra uma arquitetura mais atual (sendo que o socket AM4 iria conforme dizem, até 2020 )e com DDR4, não que fosse uma gigantesca vantagem.

@Imakuni
Infelizmente a vista não tenho condições, por isto a prazo os 2 citados vão para uns R$1.050,00 além de serem usados, mas o preço é bom mesmo assim e possivelmente eu faça negocio. Valeu os links!
Apesar de não ter certeza se é realmente novo, seria neste anúncio que me interessei!
i7-4790 R$1.250,00
Parece que aceitam outro processador no rolo, vou ver melhor isto, se bem que me faz duvidar ainda mais se é novo ou se é confiável...
Como não tenho muita pressa, vou ver antes também se consigo fazer negócio combinado com algum conhecido.

@Flávio Santana Lima @Kris Wannieg
É, acho que vou continuar no meu velho 1150 retrô. Obrigado a todos! Assim que eu decidir o futuro do upgrade, estarei informando aqui!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Lost Byte disse:

Infelizmente a vista não tenho condições, por isto a prazo os 2 citados vão para uns R$1.050,00 além de serem usados, mas o preço é bom mesmo assim e possivelmente eu faça negocio.

Se for pagar parcelado, então pegue aquele 4770 mesmo, já vai dar uma boa aliviada no preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decidi o que vou fazer...
Botei para vender o i5 por R$ 500, se eu conseguir, pego o I7-4770 ou I7-4790. Caso não consiga, vou ir farmando um bom gold para pegar um set com i7 coffee lake de 12 thread que talvez venha ou R5 1600/1600X (aproveitar que tenho um cooler com encaixe que dá certo), só depois tentar vender o kit atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização da situação...
Depois de pensar muito, analisar minha situação financeira e botar os reviews em dia, acabei por manter meu i5. Só trocarei de CPU ou kit no final do ano e sendo que até lá já terei possivelmente notícias novas da Intel e AMD.
O i5 sofre um pouco em alguns jogos, mas mesmo assim não é motivo o bastante para trocar, outro culpado era meu lado entusiasta falando.
Peço desculpas pelo incômodo, mas pelo menos fica as ótimas dicas do pessoal aqui para quem estiver em uma situação parecida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Revivendo o tópico... Acho que agora vai!

Tenho pensado muito sobre, mas apesar da minha expectativa com o novo Coffee Lake e o Ryzen série 2000, a sequencia de noticias tanto ruins (na verdade desvantagens em certas aplicações e assuntos como vulnerabilidade) de cada uma me leva a pular estas gerações. Contudo, tenho uma oportunidade de pegar um i7-4770 por 930 conto (parcelado) e manter os 16Gb de RAM, podendo então descontar uns R$400~500 dependendo da venda do atual i5.

Será que compensa o valor, tendo em vista os i7 de 4ª geração estão cada vez mais caros?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/07/2018 às 22:13, Lost Byte disse:

Revivendo o tópico... Acho que agora vai!

Tenho pensado muito sobre, mas apesar da minha expectativa com o novo Coffee Lake e o Ryzen série 2000, a sequencia de noticias tanto ruins (na verdade desvantagens em certas aplicações e assuntos como vulnerabilidade) de cada uma me leva a pular estas gerações. Contudo, tenho uma oportunidade de pegar um i7-4770 por 930 conto (parcelado) e manter os 16Gb de RAM, podendo então descontar uns R$400~500 dependendo da venda do atual i5.

Será que compensa o valor, tendo em vista os i7 de 4ª geração estão cada vez mais caros?

 

O problema fica no custo das DDR4 caso mude de KIT

 

Se não está dando gargalo, você pode esperar pelos RYZEN série 3000

 

Complicado, cada um com suas vantagens e desvantagens 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 7/9/2018 às 22:13, Lost Byte disse:

vulnerabilidade

As "vulnerabilidades" estão mais pro lado da Intel do que pra AMD.

Os patches para Intel que estão dando perda de desempenho.

 

Aquele negócio de Ryzenfall, Chimera, Masterkey, etc. foi só uma atualização de BIOS que o "problema" (que sinceramente, uma vez que você já tem o poder de modificar a BIOS do computador que você está atacando, você não precisa deixar um spyware lá, já que você pode fazer qualquer coisa) foi resolvido sem perda de desempenho.

 

As vulnerabilidades Spectre e Meltdown afetam muito mais a Intel também.

Não tem porque você pular nenhuma geração do Ryzen.

Intel tem sim, até os Ice Lake chegarem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, brender disse:

O problema fica no custo das DDR4 caso mude de KIT

 

Se não está dando gargalo, você pode esperar pelos RYZEN série 3000

As DDR4 estão um carrasco. Se eu tivesse apenas 2x4Gb a mudança seria mais fácil no desapego.

Série 3000 vai ser muito interessante quando lançar e mal posso esperar as notícias quanto ao desempenho.

 

16 horas atrás, ClinkLinck disse:

As vulnerabilidades Spectre e Meltdown afetam muito mais a Intel também.

Não tem porque você pular nenhuma geração do Ryzen.

É que é assim a situação... Tenho mais interesse em aplicações onde o poder de single thread conta muito, sendo emuladores como exemplo. Intel teve um corte neste episódio de vulnerabilidades, o que dá um impacto significativo. Ryzen para emuladores tem um desempenho semelhante com o Haswell, só ganhando apenas na quantidade de núcleos, coisa que para mim no momento não é tão necessária.

Enfim, migrar para um kit novo apenas para ter mais threads fica fora de questão, apesar das vantagens. Devido a isto, gastar por gastar pensei no i7 de 4ª geração, o que causa o looping de pensamento inicial.

 

Quem é muito familiarizado com emuladores sabe que apenas 60 FPS emulados não é uma meta, mas o mínimo para rodar bem. Os FPS são sincronizados com o tempo real do jogo, logo um CPU com núcleo forte fornece mais FPS, resultando em folga, assim como possibilidade de "fast foward" mais eficiente, para upar sem demora e pular cenas enjoadas de ver.

Se não fosse apenas por isto, certamente um R5 2600 seria minha prioridade.

 

Aliás, neste meio tempo ocorreu um imprevisto pessoal e tive que desembolsar um pouco do que tinha. Em visto disso, optei por encomendar um SSD no momento, upgrade que estava na fila e ultimamente tive interesse de experimentar os resultados. Agora para trocar de kit, apenas no final do ano (deste ou do próximo :D)

Valeu pelas respostas galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Para encerrar a história, acabei comprando um i7-4790 usado (R$800) por achar o melhor custo/benefício para mim no momento. Não sei como expressar minha satisfação em conseguir rodar Crysis 3 a mais de 60 FPS liso, afinal considero este, um jogo que se você roda ele no máximo, consegue rodar qualquer outro sem problemas.

 

Só notei uma diferença nas temperaturas, sendo que antes com o i5 chegava no máximo uns 72ºC, e o i7 nos testes 84ºC. Andei pesquisando e vi que é uma temperatura aceitável, podendo chegar até uns 100ºC, aí fiquei aliviado um pouco. 😂

(Tenho paranoia com estas coisas)

O ruim é aposentar e vender o i5-4690, velho guerreiro que tanto me ajudou. Vou sentir falta. 😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Lost Byte disse:

Para encerrar a história, acabei comprando um i7-4790 usado (R$800) por achar o melhor custo/benefício para mim no momento. Não sei como expressar minha satisfação em conseguir rodar Crysis 3 a mais de 60 FPS liso, afinal considero este, um jogo que se você roda ele no máximo, consegue rodar qualquer outro sem problemas.

 

Só notei uma diferença nas temperaturas, sendo que antes com o i5 chegava no máximo uns 72ºC, e o i7 nos testes 84ºC. Andei pesquisando e vi que é uma temperatura aceitável, podendo chegar até uns 100ºC, aí fiquei aliviado um pouco. 😂

(Tenho paranoia com estas coisas)

O ruim é aposentar e vender o i5-4690, velho guerreiro que tanto me ajudou. Vou sentir falta. 😁


O Ryzen 5 1600 custando 650 reais seria uma boa também, considerando que o IPC é parecido, mas tendo 6 núcleos, seria bom ter trocado o kit. Mas acho que esse i7 consegue durar uns 2 anos ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ClinkLinck disse:

O Ryzen 5 1600 custando 650 reais seria uma boa também, considerando que o IPC é parecido, mas tendo 6 núcleos, seria bom ter trocado o kit. Mas acho que esse i7 consegue durar uns 2 anos ainda.

Pensei nesta possibilidade, porém teria que desembolsar uns R$2000, um valor bem maior. Como tenho planos de deixar o kit atual como um 2º PC no futuro, não vai rolar vender ele.

Mesmo o Ryzen sendo bom a longo prazo, ainda não sinto uma diferença notável fora a quantidade de núcleos/threads, então assim prefiro manter os 16GB de RAM e empurrar a carroça com um cavalo mais potente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...