Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows não dá boot - corrompimento de arquivo boot


GoTah

Posts recomendados

Olá, à fim de atingir uma maior abrangência para o meu problema, venho solicitar ajuda neste fórum também...

 

Windows 10 PRO 64bits não da boot/corrompimento de arquivo boot (windows só é carregado após reiniciar)

Recentemente montei um computador na seguinte configuração:
> GABINETE AEROCOOL AERO 500 BRANCO COM JANELA
> placa-mãe GIGABYTE GAH110M-H DDR4
> PROCESSADOR INTEL CORE I5 7400
> FONTE SEASONIC SILENT S12II 520W
> SSD CORSAIR SATA III 120GB FORCE LE - PN # CSSD-F120GBLEB
> SSHD SEAGATE HIBRIDO FIRECUDA SSHD ST1000DX002 1TB 7200 RPM 64MB SATA III
> MEMÓRIA DDR4 CORSAIR VENGEANCE LPX CMK16GX4M2A2133C13 16GB (2X8GB) 2133MHZ 13CL
(ainda está faltando uma VGA, mas não vem ao caso).

placa-mãe já está atualizada na f20 (compatível com a sétima geração da intel...)

Após formatar o computador, instalar o windows e configurar tudo normalmente, ele funciona corretamente até que seja desligado.

Após desliga-lo, parece que o arquio de boot é corrompido, pois fica dando aquela tela azul de recuperação do windows/system32/winload.exe:
Código do erro: 0cx0000098

Opções enter para tentar de novo ou, f8 para configurações.

Observações: estou instalando o W10 por um pendrive. Na seleção de boot da BIOS, ele aparece como UEFI: "..." (estou citanto todos os detalhes, pois não sei se podem ou não ter relevancia neste caso).

Já tentei:
> reparo de incialização, usando a ferramenta de instalação do windows (a do pendrive mesmo);
> formatar novamente o pendrive e reinstalar o instalador, utilizando a própria ferramenta que a microsoft disponibilisa "MediaCreationTool";

Em outros momentos, ao invés da tela azul com o erro 0cx0000098, era exibida uma tela preta: "Reboot and Select proper Boot device or insert boot media in selected boot device...";

Tendo esses dois "erros" em vista, fui a pesquisa em fóruns e google, onde vários me apresentaram os seguintes passos:

> inserir midia de instalação, e quando chegar na parte de partição de disco, precionar shift + f10;
> no prompt de comando, digitar: diskpart;
>> list disk;
>> select disk N (no meu caso 0, (o SSD onde esta instalado o windows, plugado na entrada 0 da placa-mãe));
>> list partition;
>> select partition N (2 no meu caso, a descrição com "inicialização");
>> active;
>>exit;

De volta ao prompt de comando, relizar os seguintes passos:
> bootrec.exe /fixmbr
> bootrec.exe /fixboot
> bootrec.exe /rebuildbcd
>> 'S' se o programa localizar uma instalação do Windows e perguntar se deve adicioná-lo à lista de inicialização.

Nesta etapa, ocorria a mensagem "não é possível localizar o dispositivo de sistema solicitado".

Ok. Depois de reiniciado, a mensagem de erro mudou para 0cx0000428;

Aí depois (já me perdi em que momento, ou em quantas tentativas) observei no diskpart, comando list disk, que o disco 0 tinha um '*' no gpt. e que ao tentar executar não me lembro qual comando (peço desculpas), ocorria uma outra mensagem de erro pelo disco não estar em modo mbr (talvez seja no fixmbr, mas como já disse, não me recordo). Pesquisando sobre isso, me deparei com os seguintes comandos:

>>> diskpart, list disk, select disk <disk number>, clean, convert mbr, exit

Após essa execução, reinstalei o windows novamente, etc, etc. E novamente ao desligar de noite, e tentar ligar no outro dia, o windows novamente na tela azul com o erro 0cx0000098.

Atualmente, consigo executar com sucesso o bootrec.exe /rebuildbcd, na parcição selecionada pelo diskpart. Ocorre que agora, após esse último procedimento, da uma mensagem de tela preta: "sistema opercional não encontrado. tente desconectar unidades que não contenham sistema operacional. pressione ctrl+alt+del para reiniciar".

Por último, já tentei voltar a bios para as configurações padrões. Não sei mais o que fazer, alguém pode dar uma ajuda, por favor?

Atenciosamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...