Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração para edição de vídeos, imagens e programação


Posts recomendados

Olá pessol, estou querendo montar um desktop pra trabalho, irei usar Visual Studio, e trabalharei com ASP.NET core, podendo ser possível trabalhar com photoshop, e imagens pesadas, e talvez até 3D, visto que costume abrir várias paginas ao mesmo tempo em navegadores diferentes gostariam que me ajudassem com as configurações ...

 

Eu queria pegar o r7 1700; porém, a grana n vai dar pra pegar ele direto, então pensei em pegar um r5 1400 de entrada quad-core com water cooler Master Liquid lite 120; a placa-mãe da Gigabyte AB350M-DH3 (pra depois eu fazer upgrade pro r7 1700 trocando so o processador) a memoria RAM seria HyperFury que ouço sempre pessoal recomendando ela, de 8Gb 2400hz (essa placa aceita expansão até 64Gb, pretendo fechar no final 32Gb, que seria 2x8 em cada um dos slots fechando os 32Gb, estou colocando esse valor final pois como disse, abro varias guias com programas sendo executados; porém, uns recomenda 2x16 e deixar um slot sem uso, outros ja recomendam usar os 2 slots colocando 4x8 que estaria usando poucos recursos da placa trabalhando na metade da força ? Isso é verdade ?

Se eu comprar de começo com apenas um pente pra depois ir aumentando, suponho começo com 8gb estaria forçando o hardware da placa pois é Dual ? ) ; vou comprá-lo sem video dedicada; porém, qual placa seria adequada pra mim, visto que não jogo nenhum tipo de game pelo PC, apenas pra programação e manipulação de objetos, poderia ser uma placa mais simples ? Qual me recomendariam ?

 

E por ultimo, mas não menos importante a fonte e o gabinete ... A fonte pra uma configuração que no final estará com um pocessador r7 1700, uma placa de video dedicada e 32Gb RAM seria qual ?

 

E Gabinete qual seria indicado um simples com com 3 ventuinhas daria conta do recado ?

 

Vou usar ele numa tela HDMI de 40 " com teclado e mouse wireless pra trabalhar mais confortavel no sofa ....

 

E fechando numa última dúvida ... Posso comprar ele com HD de 1T mais simples até eu poder comprar um SSD de 240Gb pra por nele ? depois daria pra configurar o HD pra ficar como Segundo tipo um backup, mas já instalado no PC e o SSD como primário dividido em drive C: e D: (no caso HD seria só um back up mesmo, sem instalar Sistema operacional nele como um pendrive, seria possível ?) Pessoal desculpa pelo tamanho do texto; agradeço muito a juda de vocês ....

 

Grd abraço a equipe e todos amigos do Clube do Hardware ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Osvaldo Neto Tomaz editei seu post pra facilitar a compreensão, porque eu não tinha conseguido entender qual era o caro pra te ajudar.

 

Em primeiro lugar, você precisa definir um preço desta máquina para te guiarmos direito. ;)

 

Sobre o processador, pra que o water cooler?

 

Sobre as memórias, pra qu 64 GiB?

Realmente, é melhor usar dois pentes de memória ao invés de 4, sempre. (desconsidere esta afirmação no caso de servidores ou sistemas com 3 ou 4 canais de memórias)

 

Gabinete é gosto pessoal, sendo os de qualidade com pelo menos três espaços para instalação de ventoinhas de 120 mm.

Quanto mais, melhor.

 

Fonte, depende da máquina toda, sem placa de vídeo você não vai conseguir usar esta máquina.

 

Sobre o HD e SSD, eu prefiro pegar o SSD antes e depois o HD, mas isso depende de você não precisar trabalhar com arquivos muito grandes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá Evandro obrigado e desculpe pela confusão primeira vez que posto , sempre fico olhando ... Vou ser mais claro, trabalharei com Visual Studio 2017 aberto configurado com ASP.NET e ASP.NET Core, várias paginas de navegadores abertos Edge e Opera, photoshop algumas vezes ... E possivelmente pretendo começar a praticar a programaçao com o Unity da Microsoft ... Não jogarei game de forma nenhuma nesse PC , visto que tenho plataforma (console) e gosto de lazer de games no console; um amigo disse que como não involverei com game, que o Ryzer 7 1700 seria algo interessante preparando para o futuro; porém, com um FX 6 black ou FX 8350 black (pelo que entendi versão black tem mais cache parece e mais clock) seria o suficiente, de preferência o último, e com 16 Gb de memoria RAM seria o suficiente com uma placa de video simples, e como você disse um SSD mesmo que seja de 120Gb pro Visual Studio seria melhor e o preço de um SSD 120Gb e o mesmo de um HD ... No quesito de placa , com o Ryzer 7 eu iria com a Gibyte DH3 que achei interessante, agora pra linha FX achei uma muito vendida GA-78LMT-USB3 (devido poder ligar meu PC na minha tela 42" HDMI); pois assim, posso usar um teclado e um mouse wireless e programar confortavelmente no sofá (se vocês me recomendarem isso, não sei se wireless em teclado e mouse seria viável, preciso de ajuda). O que vocês me recomendam a fazer ? Qual placa de video me recomendariam e o conjunto AMD ... Obrigado pessoal ... Um grd abraço ao Clube do Hardware !!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Osvaldo Neto Tomaz FX, SEM CHANCE, não adianta ter cache se o resto é ruim, e era ruim em 2012 quando foi lançado, imagine hoje.

 

16 GiB de RAM (em dois pentes de 8) ficam bacanas, mas doem muito no bolso.

 

SSD de 120 pro Sistema operacional e programas é uma boa, mas talvez um SSD de 240 ou até mais e sem o HD seja mais interessante. (eu não sei o tamanho dos arquivos que estes programas manipulam, se forem muito grandes, não tem jeito, é ficar com o HD ou gastar uma boa grana num SSD grande)

 

Placa-mãe pegue uma com o chipset B350, placa de vídeo você vai precisar comprar, agora teria que saber se estes programas sabem trabalhar com elas pra dar uma bela acelerada nas coisas. Eu acho que não.

Uma GT 1030 ou RX 550 são boas placas de entrada.

 

Teclado e Mouse eu compraria um Kit básico Logitech ou Microsoft, são excelentes produtos e te servirão muito bem.

Você pode tentar um Mouse Laser, que é mais caro e raro (se você precisar de precisão no mouse) e um teclado mecânico, que dizem ser extremamente confortáveis pra se digitar, eu ainda não pus as patas em um e fico bem sentido de pagar R$ 300 em um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Evandro, obrigado pelas informações , ouvi falar do teclado da Microsoft wireless já mesmo, falam que é muito bom e tb salgadinho parece vou pesquisar ... Então o FX 8350 Black n vai rodar legal pra esse básico com Visual Studio ? Pensei em pegar ele que final do ano faria um upgrade pro Ryzer 7 1700 que gostei muito dele, trocava placa-mãe processador e memoria 2x8Gb XD iniciais; porque n queria comprar um Ryzer 5 pra depois desfazer dele :( .. Os programas não são grds, e meu plano é conseguir um segundo SSD mesmo de 240Gb so pra começo pois meu note n aguenta mais ... Mas ele e antigo Dual Core, 2Gb RAM x.x o negócio dele e pra mim assistir seriado e filmes full HD com a familia e olhar um email face e essas coisinhas ... Abro o Visual Studio pra maniular C# se abrir mais duas guias no opera começa a garrar tudo, se abrir o edge junto ai lasca tudo e uso bastante o Edge tb ... Hj meu Pc está com drive C: com 90Gb que sempre faço a repartição com C: menor possível pro sistema rodar fluido (pelo menos venho acreditando nisso aushaushua) e os 90 Gb dele tem livre 40 Gb gosto de deixar o minimo o dobro do que uso em caso de surgir alguma coisa e ter um espaço de sobra, se tiver um modo melhor agradecerei a informação XD ; então, de inicio o SSD 120Gb vai dar pra quebrar um galho, visto que trabalho com uma hospedagem compartilhada e uma nuvem ... Posso deixar seus 90Gb no C: e 30Gb de D: pra algum backup ou alguma planilha ... Ou até deixar 70Gb de C: e 50Gb pro D: por mais que surge algo terei muito espaço de sobra com 70Gb pro C: ... Mas enfim Evandro; então, o negocio é eu partir então pra um Ryzer 5 e finalzinho do ano passar pra um Ryzer 7 1700 ? Esse seria meu melhor caminho então ? Ou pra essas coisinhas um FX 8350 black edition com 8gb quebrava um galho até setembro ? Que ai no caso eu passaria o FX pro meu cunhado o conjunto placa memoria e processador ; mas agora fiquei um passo atrás com o FX :( pra passar pra ele, achei que ruim fosse apenas os tais dos Bulldozer achei q a versão Black que "diziam" ter melhorado a serie até daria certo .... Ou você acha melhor eu sofrer mesmo com o note até final do ano e ja entrar com ryzer 7 1700 duma vez ?

 

Novamente, agradeço pelo tempo me ajudando , muito obrigado mesmo .... XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Osvaldo Neto Tomaz comprar o FX seria como comprar uma Chevrolet Caravan 4.1.

Baita carro, dá pra levar a família toda (até a sogra e o cachorro) pra onde você quiser ir, mas gastando uma gasola danada pra isso e ainda não tendo diversos recursos modernos que não existiam 30 anos atrás.

 

Com um R5 ou R6 você deixa o FX no chinelo e ainda ganha um sistema novo e bem menos gastão.

Eu não gosto de trocar peças "de picadinho", mas não condeno quem o faça.

Eu ficaria com o note.

É exatamente o que estou fazendo agora, por sinal, sendo que meu PC passou da década de vida e não dá mais pra usar. :/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Evandro ...

 

1 - Estou seguindo seu conselho to esperando pra pegar o ryzer 7 direto, essa placa Gygabyte: GA-AB350M-DS2 é boa ? 

 

2 - quando dizem : 2 x DDR4 DIMM sockets supporting up to 32 GB of system memory

                          Dual channel memory architecture

                   - quer dizer que tenho apenas 2 slots pra memoria(até 32Gb) "max = 2x16Gb"; ou, 2 slots em cada caminho                        por ser dual architecture (32Gb) "max = 2x8Gb num canal + 2x8Gb noutro canal" .. 

No meu caso você me confirmou a usar apenas memorias pareadas num canal; porém, você acha q se eu pegasse um pente de 8Gb e usar sozinho por uns tres meses poderia acarretar problemas ? Estou tentando montar mais barato agora que em outubro tenho dinheiro pra fechar as memorias; pretendo fechar 16Gb; porém, comprar 2x4Gb não me seria interessante pois se eu sentir necessidade de subir pra 32Gb teria que mexer nas memorias; então, prefiria usar 2x8Gb, que se futuramente decidir subir compro + 2x8Gb ... Ou no caso é melhor fazer de 4Gb tudo e se for mudar depois vender e trocar tudo ? A vantagem que penso é 4x4Gb rodaria 16Gb suave visto que a placa aceita 32Gb penso que estaria usando os 2 caminhos porém bem folgado, que já com 32Gb (4x8Gb) já estaria usando o max da placa , porém; usando 2 pentes de 8gb (2x8gb), usaria apenas um caminho deixando o outro livre ... Qual melhor configuração dentre essas pra placa ? 4x4 (16Gb) "usando todos os slots porém na metade da força maxima suportada pela placa" ou 2x8 (16) "usando um caminho no máximo da placa, porém; deixando outro caminho, livre ?

 

3 - qual placa compro das básicas (lembrando que não uso pra jogos ... ) RX550 2GB GDRR5 ou GeForce GTX1050 2Gb GDDR5 ? 

        - pra mim usar meu PC numa televisão 42" HDMI, preciso ter essa entrada pela placa-mãe ou é a placa de vídeo que me da o acesso pra usar uma tela 42" HDMI ? Sou muito confuso com isso, uns dizem ser a placa-mãe outros dizem ser a placa de vídeo ... 

 

Obs.: Estou sofrendo aqui com Visual Studio no meu note; então, pretendo pegar um ryzer 5 1400 e fechar as memorias em 16Gb de principio se sentir que a máquina me agradou fico quieto se sentir que preciso de mais processamento ai final do ano so compro o processador Ryzer 7 1700 e dependendo lanço os 32Gb nele e pronto ...

 

Grd Abraço Evandro !!! serei muito grato se puder me tirar essas novas dúvidas ....  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Osvaldo Neto Tomaz disse:

GA-AB350M-DS2

 

É uma placa simples, eu prefiro uma dessas:

 

Gigabyte GA-AB350M-D3H

 

5 horas atrás, Osvaldo Neto Tomaz disse:

quer dizer que tenho apenas 2 slots pra memoria(até 32Gb) "max = 2x16Gb"; ou, 2 slots em cada caminho                        por ser dual architecture (32Gb) "max = 2x8Gb num canal + 2x8Gb noutro canal" .. 

 

Ela suporta 32 GiB de RAM, sendo um pente de 32 ou dois de 16, já que ela só tem dois slots, não dá pra espetar 4 nela, e mesmo que desse, não é recomendado fazer isso, por questões de conflito e redução de velocidade. (não entendo o motivo dos caras colocarem 4 slots de memória e sempre ter essa parada de usar só dois..)

 

5 horas atrás, Osvaldo Neto Tomaz disse:

No meu caso você me confirmou a usar apenas memorias pareadas num canal; porém, você acha q se eu pegasse um pente de 8Gb e usar sozinho por uns tres meses poderia acarretar problemas ?

 

Não, mas isso vai limitar razoavelmente o PC para alguns tipos de tarefa.

E o duro de comprar outro pente depois pode ser encontrar um exatamente igual ao primeiro.

 

2x8 está de bom tamanho hoje em dia, 2x16 é muito caro, memória tá matando. :(

 

5 horas atrás, Osvaldo Neto Tomaz disse:

3 - qual placa compro das básicas (lembrando que não uso pra jogos ... ) RX550 2GB GDRR5 ou GeForce GTX1050 2Gb GDDR5 ?

 

GT 1030, que tal?

Ela é a concorrente da RX 550, a 1050 está no andar de cima.

 

5 horas atrás, Osvaldo Neto Tomaz disse:

- pra mim usar meu PC numa televisão 42" HDMI, preciso ter essa entrada pela placa-mãe ou é a placa de vídeo que me da o acesso pra usar uma tela 42" HDMI ? Sou muito confuso com isso, uns dizem ser a placa-mãe outros dizem ser a placa de vídeo ... 

 

É a placa de vídeo, pois o processador da AMD não tem uma parte pra processar imagens.

Sim, as placas-mãe AM4 tem saída de vídeo, mas isso é preparação pros processadores com chip gráfico integrado que serão lançados agora no segundo semestre. (eles vão ser bem mais fracos que o R7, só pra constar, mas é capaz que sejam do nível do R5 1400 em alguns modelos)

 

5 horas atrás, Osvaldo Neto Tomaz disse:

Obs.: Estou sofrendo aqui com Visual Studio no meu note; então, pretendo pegar um ryzer 5 1400 e fechar as memorias em 16Gb de principio se sentir que a máquina me agradou fico quieto se sentir que preciso de mais processamento ai final do ano so compro o processador Ryzer 7 1700 e dependendo lanço os 32Gb nele e pronto ...

 

Vai ser uma bela compra, só garanta que você consegue revender as peças também, ficar com peça encalhada em casa é chato.

 

5 horas atrás, Osvaldo Neto Tomaz disse:

Grd Abraço Evandro !!! serei muito grato se puder me tirar essas novas dúvidas .... 

 

É nozes. :D

Disponha!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu Evandro, você é o cara !!! E fiquei de cara porque tinha visto essa placa-mãe DH3 com um amigo meu e você foi e Falou sobre ela achei bom demais XD ... Essa placa vem como falou em cima HDMI nela; então o melhor é usar o da placa de vídeo né ? Vou ver essa placa de video que você Falou GT1030 ... Essa placa tb já é dual channel porém 4xDIMM isso significa que ela pluga 4 pente memoria né ? nesse caso seria melhor 2x8 (16Gb) / ou 4x4 (16Gb) ? Esse negócio de 4x4 rodar mais suave (devido estar usando menos do limite da placa) isso é conversa da vovó né ? Ou é verdade ?

 

Gostei muito dessa placa que ela vai até 64Gb (longe de mim usar essa quantia de memoria), porém, 32Gb talvez uma hr eu chegue auhsuahsuahsua mas ela aceitar alta quantidade da aquela sensação q a placa ta rodando de boa ... Tipo usar 2x8Gb e deixar um caminho duplo DIMM livre pra caso resolver fazer o upgrade futuro ... 

 

Abração !!! 

adicionado 47 minutos depois

Evandro achei a Kabum melhor que a pichau nos preços :) ; fiquei numa dúvida aqui ( + 1) rsrsrs; tipo o cooler pro processador :

 

https://www.kabum.com.br/produto/33609/cooler-para-processador-coolermaster-blizzard-t2-amd-intel-rr-t2-22fp-r1 

 . O ponto que achei interessante nele que ele está na casa dos 50; e se ver no primeiro comentário o cara disse q ele segurou tranquilo um FX8 com over (já normal parece q a série FX já esquenta muito) rodando jogo ... Conhece ela ? Posso abraçar uma dessa pra usar seja no Ryzen 5 1400 ou no Ryzen 1700 ? Ou "se" eu chegar a sentir que preciso de um ryzen 7 1700, melhor seria eu partir pra um watercooler ? 

 

preciso ter 3 desses fans mesmo ? Procurar uma CPU que tenha minimo de 3 entradas fans ou isso é mito ? OO achei esse no top dos mais procurados : 

 

https://www.kabum.com.br/produto/47534/cooler-fan-coolermaster-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fr-r1-com-led-vermelho

https://www.kabum.com.br/produto/47535/cooler-fan-coolermaster-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fb-r1-com-led-azul

    "o azul é mais barato uns trocados so muda a cor do led pelo que entendi" vai mesmo de gosto de cor uahsuashuahu

 

Memória HiperFury são boas ? A diferença entre uma de 2133MHz para uma 2400MHz é por volta de 40 reais; porém da 2400 pra uma 2660MHz é somente 20 reais; poderia me falar sobre isso ? No meu pouco entendimento analizando por preço entendo que ou pega a 2133 ou ja pega a 2660 duma vez mediante as diferenças de preço ... Isso influencia muito no desempenho ? Ou na verdade a quantidade de memoria é o fator principal (visível) de eficiencia das memorias ? Não pretendo fazer over de cara no meu processador, e se eu chegar a pegar um Ryzen 7 1700 tb não farei over ... Ou você recomenda fazer over ? Pra usar over é necessario maior velocidade na memória ? O Ryzen 7 ouvi dizer q ele fica excelente no over ... o Ryzen 5 não sei ... 

 

e fechando o último complemento a fonte, tb essa está no top mais procurado e um bom valor o que me diz ? 

https://www.kabum.com.br/produto/34216/fonte-corsair-cx-600w-cp-9020048-ww-80-plus-bronze

 

É isso ... Creio que agora chegou o desenrolar final dessa montagem desse PC Programer ;) 

 

Abração man você é top ... Só tenho a te agradecer man :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, desculpe a demora em responder, mensagem grande beirando a madrugada me quebra. :D

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

Essa placa vem como falou em cima HDMI nela; então o melhor é usar o da placa de vídeo né ?

 

Não tem como usar o da placa-mãe, o processador não tem vídeo integrado.

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

Essa placa tb já é dual channel porém 4xDIMM isso significa que ela pluga 4 pente memoria né ?

 

Isso.

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

nesse caso seria melhor 2x8 (16Gb) / ou 4x4 (16Gb) ?

 

Sempre dois pentes.

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

Esse negócio de 4x4 rodar mais suave (devido estar usando menos do limite da placa) isso é conversa da vovó né ? Ou é verdade ?

 

Da vovó com demência senil avançada.. pelo contrario, 4 pentes "prejudicam", eu falei no post anterior.

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

O ponto que achei interessante nele que ele está na casa dos 50; e se ver no primeiro comentário o cara disse q ele segurou tranquilo um FX8 com over (já normal parece q a série FX já esquenta muito) rodando jogo ... Conhece ela ? Posso abraçar uma dessa pra usar seja no Ryzen 5 1400 ou no Ryzen 1700 ? Ou "se" eu chegar a sentir que preciso de um ryzen 7 1700, melhor seria eu partir pra um watercooler ? 

 

Pra que você quer um cooler, se o processador já vem com um e bem bacana?

Ou você vai pegar o 1700X?

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

preciso ter 3 desses fans mesmo ? Procurar uma CPU que tenha minimo de 3 entradas fans ou isso é mito ? OO achei esse no top dos mais procurados :

 

Meu gabinete tem 6, e ainda falta um ou dois.. eu prefiro loter o gabinete de ventoinhas de baixo ruído do que ter duas que parece um Tupolev Tu-95 decolando.

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

 

Parecem ser boas ventoinhas, mas lembro de outros tempos que se comentava que ela é de baixo ruído, mas não sopra 69 cfm nem a pau. (seria como falar que um carro com 60 cv atinge 200 Km/h, é incongruente, é muito fluxo de ar pra pouco ruído, se nem as ventoinhas da Noctua conseguem isso, não acho que uma simples com essa da CM conseguirá)

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

Memória HiperFury são boas ?

 

Sim.

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

A diferença entre uma de 2133MHz para uma 2400MHz é por volta de 40 reais; porém da 2400 pra uma 2660MHz é somente 20 reais; poderia me falar sobre isso ?

 

40 conto em quanto, 600?

Eu pagaria, e compraria a 2666.

 

40 conto em 200?
Sem chance.

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

Isso influencia muito no desempenho ?

 

Nos Ryzen sim, mais do que em outras arquiteturas, e, na minha opinião, é pouca coisa a mais que você gasta pra ter um tanto razoável de desempenho, por isso eu acho que vale, considerando estes preços.

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

Ou na verdade a quantidade de memoria é o fator principal (visível) de eficiencia das memorias ?

 

Depende do aplicativo, mas com 16 GiB você estará bem servido pra quase tudo.

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

Não pretendo fazer over de cara no meu processador, e se eu chegar a pegar um Ryzen 7 1700 tb não farei over ... Ou você recomenda fazer over ?

 

Eu não faço overclock, não tenho como te ajudar nisso, desculpe.

 

Em 03/07/2017 às 21:38, Osvaldo Neto Tomaz disse:

e fechando o último complemento a fonte, tb essa está no top mais procurado e um bom valor o que me diz ? 

https://www.kabum.com.br/produto/34216/fonte-corsair-cx-600w-cp-9020048-ww-80-plus-bronze

 

Do que eu saiba, é uma boa fonte, não é a melhor do mercado, mas é honesta.

 

E é potência demais pra tua máquina, economize aí uma grana pegando uma fonte de 400-450W, já que você não vai ter placa de vídeo forte.

Poderia ser até menos, mas aí a qualidade anda em falta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...