Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resolvendo o uso 100% HD no Windows 10 - Solução Definitiva


LukeXP

Posts recomendados

Windows 10 tem um pequeno problema ( talvez um bug, talvez incompatibilidade)  na qual faz que o S.O utilize 100% do HD sem ao menos executar alguma tarefa. Muitas vezes esse uso torna o sistema utilizável, e foi justamente por isso que abandonei o win10 a um tempo atrás e voltei para 7.

Com tempo, voltei para sistema, pois os clientes estavam solicitando a instalação em suas maquinas, mas claro tive que tirar umas horas para analisar e descobrir finalmente como resolver esse problema.

Resumidamente o uso 100% do disco no windows 10 não tem nada ver com Cortana, Windos Defender ou Windows Seach. Esse problema está em 2 funções que está habilitadas automaticamente : XBOX DVR automático, Desfragmentação automática , esses são os problemas. 

 

Desabilitando a desfragmentação agendada do HD:

Essa é bem rapida simples e já irá cortar o problema pela metadade. 

 

1 - Na janela "Meu Computador" aberta, vá em propriedades na Unidade C. 

2 - Abra Janela Ferramentas e depois clique em "otimizar".

3 - Na janela que abrir clique em "alterar configurações"4 - Desmarque a opção "executar seguindo um agendamento ( recomendado). Dê "Ok", feche as janelas abertos. 

 

Desabilitando opção XBOX DVR.

 

Se seu windows 10 não for o PRO e/ou não  tiver com as últimas atualizações. Siga esse tutorial. Agora se já estiver atualizado, é bem mais fácil.

 

1 - Abra o menu "configurações" ( Configurações e não painel de controle.  É representado por um engrenagem no menu iniciar). 

2 - Clique na Opção "Jogos"

3 - Desabilite todas as opções presentes dentro de sessão. 

 

 

 

 

 

 

 

01.PNG

02.PNG

03.PNG

04.PNG

05.PNG

06.PNG

  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara..

 

Eu uso o windows 10 e nunca reparei esse uso no HD... inclusive o que reparei que usa muito o disco é o windows defender.

 

A  desfragmentação é agendada... ela não fica o tempo todo rodando, inclusive, em termo de performance a longo prazo é desaconselhável desabilitar

 

A dica do DVR é valida, mas na pratica eu já verifiquei e o uso de disco dele é muito baixo.. mas tambem recomendo desligar.

 

Eu tenho 2 monitores e normalmente deixo aberto o Gerenciador de tarefas quando jogo, e nunca reparei , durando jogos, com o d DVR ligado, o uso disco superior a 2% (com exceção de loadings de fase).

 

O que eu sei que impacta no uso do disco

 

1)Sistemas com pouca a ram (menos de 8GB) costumam a ter um uso de disco muito alto, quando se tem muitos programas em background abertos.

2) o superfetch do windows..

3) o Windows Defender anti-malware e alguns outros antivírus.

4) os programas de proteção dos bancos, como o G-buster.. 

 

Esses são os maiores vilões no uso do disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes De fato ela só fica agendada e aparentemente não fica o tempo todo rodando a desfragmentação, PORÉM de todos os computadores que ando vendo esse 100% de uso, todos eles resolveram o uso do 100% desabilitando o agendamento da desfragmentação. O serviços em execução de agendamentos como o de atualização do windows e de desfragmentação não aparecem no gerenciador de tarefas. Podem ter casos que esse uso seja devido a outro fatores, mas como disse, nesse 4 meses, já peguei 11 computadores e todos eles foram resolvidos assim e outros notebooks que apresentavam extrema lentidão porém sem demostrar 100% de uso também melhorar e estabilizaram fazendo esse processo. Enfim. 

 

Sobre Windows Defender, ele anda funcionando mega melhor que todos os anti-vírus free. Alguns problemas podem ser causados por eles ( anti-vírus) justamente devido ao monitoramento que eles fazem nessas tarefas agendadas; eles ficam brigando com usuário para ativar tudo no automático. 

 

A dica está aí, quiser fazer é só fazer. É testando e vendo pra crer XD 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 5 semanas depois...

Olá @LukeXP o Notebook da empresa onde trabalho estava com esse problema... Fiz todos os passos da sua dica e mesmo assim continuava usando os 100% de disco.

 

Aí pensei direito e fui ver se tinha algo específico sendo o problema, e era o Google Chrome, desinstalei e instalei novamente, agora está tudo certo, funcionando perfeitamente!

Talvez isso ajude alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 12/03/2018 às 15:29, L3M35 disse:

A dica de desativar a agenda do desfragmentador funcionou aqui na hora. Penso se seria melhor alterar o intervalo ou desativar de vez e fazer manualmente, com que frequência?

Minha opinião é deixar ativado, principalmente se você tem momentos do dia que deixa o computador quieto. Mesmo se acontecer de disparar quando está em uso, ele nem dispara, só se estiver ocioso mesmo. Se disparar e você entrar em uso, ele interrompe. Assim, de tiquinho em tiquinho, vai mantendo tudo juntinho.

 

Putz, que frase tosca! :tw_flushed:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Funcionou para mim! Muito obrigada.

Apesar de estar configurado para desfragmentar semanalmente, após desativar o uso do disco caiu na mesma hora de 100% para 45%. Não faz muito sentido visto que está configurado para ocorrer semanalmente, mas funcionou. Pode ser algum bug que será corrigido com alguma atualização futura. De qualquer forma funcionou! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou ainda na era do Windows 10, mas como hd é tudo igual, não importa a que versão esteja instalado, então a pergunta é: "Uso ssd faz tempo, seria um retrocesso voltar a usar hd mecânico para o sistema operacional, só uso para salvar arquivos, mas no caso de quem tem o Windows 10 instalado em um ssd, essa situação acontece também?"

Caso ocorra todos sabem que é altamente recomendável não desfragmentar o ssd, ai qual seria a solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD por padrão o windows desativa o desfragmentador, mas é sempre bom analisar o nível da desfragmentação 1x por ano e caso necessário desfragmentar (onde trabalho, por padrão desativamos a desfragmentação nas 600 máquinas/servidores e somente em casos extremos paramos a máquina/servidor para desfragmentar, isso ocorre 1x a cada 2 anos).

 

Algumas explicações sobre desfragmentar SSD (texto + vídeo), vejam todo o conteúdo antes de fazerem algo.

https://www.baboo.com.br/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-de-ssd-no-baboo/

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2018 às 15:50, Daniel Techio disse:

Olá @LukeXP o Notebook da empresa onde trabalho estava com esse problema... Fiz todos os passos da sua dica e mesmo assim continuava usando os 100% de disco.

 

Aí pensei direito e fui ver se tinha algo específico sendo o problema, e era o Google Chrome, desinstalei e instalei novamente, agora está tudo certo, funcionando perfeitamente!

Talvez isso ajude alguém.

Eu notei esse bug nas primeiras versões do windows 8. Era uma porcaria usar o chrome no w8. Tanto é que abandonei o windows 8 porque ele não funcionava direito com vários programas. Já no inicio do win10, foi a mesma coisa, mas aí eu já jogo a culpa no Google Chrome. Ele ficou meses travando não apenas no windows 10, mas em todos sistema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Amigo ! Parabéns pelo tópico ! Quando ocorreu do disco passar a usar 100% na primeira vez eu cheguei a formatar o sistema, mas voltou a usar 100% novamente e já tinha até desistido. Aconteceu de descobrir seu tópico e resolvi o problema com os procedimentos que passou ! Obrigado. Sistema funcionando ok com uso de disco normal. Muito grato e novamente PARABÉNS !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu problema de uso do disco tem diminuído por deixar o computador ligado, a dias não desligo.

Esse problema tem me atrapalhado demais em jogos como FIFA 18 e Warcraft (principalmente no wow).

Desliguei o agendamento de desfragmentação, mas geralmente este problema ocorre comigo nas seguintes situações, abro um jogo e fecho depois de jogar e lá se vai o uso de disco pra 100%, depois disso não posso mais fazer muita coisa, se finalizar o procedo causador disso a coisa só piora, vai a cpu pra 70% e disco continua em 100%, se reiniciar o pc continua na mesma coisa. Única opção que me resta é esperar décadas para voltar o normal e não poderei desligar o pc, pois ao reiniciar ele volta o disco a 100% e demora um absurdo pra normalizar.

Tenho muitos jogos instalados e to sofrendo gente, no windows 8.1 seria uma maravilha, pois ele tem um desempenho inigualável e me acostumo com a estética dele, mas ele não se dá com meu FIFA 18, não fica em tela cheia por nada no mundo, só usando programas que forçam o fullscreen e acaba causado atrasos uma hora ou outra no jogo e uma frescura terrível, e não fico sem o fifa. No windows 7 eu perco desempenho na maioria dos jogos e meu controle do one S não funciona nele.

Acabo ficando mesmo no 10, os problemas que reclamava antes era de uso exagerado de rede, mas isso foi transferido pro disco, a rede normalizou e o disco está exagerado agora.

Espero que não ocorra de novo, vou fazer os passos ditos no primeiro post, Desabilitando a desfragmentação agendada do HD e Desabilitando opção XBOX DVR.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando aqui para deixar algumas novas considerações a respeito do uso 100% do HD no Windows 10. 

1- HDs de 5400Rpm não rodam Windows 10. Tem que ser HD mais rápido, caso contrário sofrerá com uso abusivo do HD.

2 - Google Chrome literalmente ***** com sistema, assim como app otimizador. 

3 - KMS Pico causo alguns bug no Windows 10, e alguns desses bugs foram uso 100% do HD e memoria. Já havia percebido isso no começo do ano passado, porém como só havia visto em 2-3 casos, não levei em consideração, mas hj utilizando algumas versões mais novo do ativador, percebi esse efeito colateral do app pirata. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é um problema muito chato, tenho uma ampla experiencia com computadores e atualmente comprei um notebook novo para trabalho, esse notebook não tem nenhum mês, aí um amigo me recomendou substituir o HD, devido ao problema do uso dos 100% pelo windows 10, realmente é um bug muito incomodo, e me preocupa muito que esse mesmo problema está presente desde  o windows 8,e portanto mesmo com um hardware mediano sofro com esse problema, valeu galera pelas dicas e vamo que vamo tentar resolver esse problema, caso tiver alguma melhora eu posto aqui no tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Parece mágica, mas no meu note (Asus VivoBook X510UR) surtiu efeito quase que instantaneamente. O pior é que eu cheguei a resetar o Windows (recovery system), instalando tudo do zero e o bichinho voltou a usar 100% direto. 

Só depois que executar os passos teste tuto, que o uso de Disco caiu.

Valeu LukeXP. Tirou onda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...