Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(Trabalho do curso) servidor custo beneficio


Posts recomendados

Olá , pessoal estou precisando terminar um trabalho do meu curso de ti 
o que foi pedido foi montar um servidor custo beneficio para armazenamento de arquivos simples
alguém poderia me ajudar ? eu já tenho algumas ideias porém gostaria de ajuda para elaborar o melhor trabalho 
em sala , vou apresentar também a maquina que eu estou montando , preciso entregar amanhã o trabalho e apresentar os prós e contras dela em sala.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá , obrigado por responder ao meu tópico , então inicialmente vão ser aplicado só pra 5 usuários , sem requisitos estabelecidos ele só quer que os grupos em sala ofereçam o melhor servidor simples com custo beneficio 
aramazenamento de arquivos ( backup ) e se der com uma boa segurança nos melhores padrões de custos.
não temos um valor estimado para montar este servidor... mas a ideia é ser low cost 

adicionado 1 minuto depois

@Atretador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então...vamo lá , mas uma vez obrigado!! hahaha
vê só 5 usuários ativos. 
gostaria de incluir alguma segurança para proteção desses arquivos armazenados (gostaria da sua opinião)
e muita memoria no disco rigido para armazenamento 
acho que uns 2,500 seria bacana deveria tá na ideia de um servidor bom e barato. até 3000 tá na minha ideia 

adicionado 0 minutos depois

@Atretador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só acessar pela rede , então ele também não definiu um limite...eu nunca montei um servidor antes. 
mas o certo não seria deixar um espaço de memoria passando ? então eu estou com duvidas nisso.

se for exagero , poderíamos diminuir para apenas 1 tera , não vamos precisar de monitor

adicionado 0 minutos depois

@Atretador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, teria que ver mesmo com que tipo de dados e aplicações vocês vão trabalhar.

 

R5 1400 680$ -- 4C \ 8T

B350 - 450$

2x8Gb DDR4 2133mhz - 600$

1x1Tb HDD 200$

CX430 190$

 

Gabinete ~150$

Total: 2270$

ou 1970$ com 1x8Gb DDR4

 

Esse proc não tem iGPU, teria que por um adaptador de video ou uma GPU simples com ele para acessar com um monitor.

--

 

Se quiser economizar mais, pode pegar um G4560+H110+1X8Gb DDR4, se for para tarefas simples não vai ter problemas.

 

Ja vi muito C2D e i3 sendo usado como servidor :lol:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo , agradeço pela força,  como é só um trabalho simples creio que não vai a ver essas possibilidades de investir em uma maquina mais robusta...fica aí o meu agradecimento pela força.

 

adicionado 0 minutos depois

@Atretador

adicionado 2 minutos depois

Olha meu amigo @Atretador  foi passado pra mim por um colega de classe que o servidor teria que ser pra armazenamento simples por 5 anos 

adicionado 3 minutos depois

aí vem mais uma pergunta...quantos terabytes teria que ser nescessarios durante 5 anos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai precisar de raid 1 ou 10 se for necessário uma mínima segurança dos dados e talvez um armazenamento maior para os back ups (Completo ou diferencial), o que talvez seja ainda mais extremo pelo o que é solicitado no teu trabalho.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Segurança_da_Informação_e_Comunicações

Citação

Disponibilidade

Disponibilidade é a “propriedade de que a informação esteja acessível e utilizável sob demanda por uma pessoa física, por um órgão ou sistema” (IN01 GSIPR, 2008). Quanto a disponibilidade pode-se pensar na oportunidade de acesso à informação. Não basta ter acesso a uma informação fora de seu tempo de uso. O esforço para disponibilizar informação deve levar em consideração a oportunidade de seu uso. Uma série de ações ou de boas práticas é necessária para manter a disponibilidade. Destacam-se as seguintes: uso de “backups”; cópias de segurança; redundância de sistemas; eficácia no controle de acesso; e eficiente gestão de continuidade de negócios (GCN). A eficácia do controle de acesso é uma variável muito difícil de ser avaliada, pois tem como contrapeso a confidencialidade, que tende a não tornar disponível a informação. Entretanto a disponibilidade da informação deve ser a regra, enquanto as medidas de restritivas de acesso relativas a confidencialidade devem ser exceções.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...