Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jaime Francisco da Silva

Posso usar sensor de alarme pra ligar lâmpadas?

Recommended Posts

Gente quero reaproveitar uns sensores que tenho aqui em casa pra acionar lampadas, o detalhe é que não sei se é sensor de movimento, presença,  ou infravermelho, e no google achei esquemas de ligação com 3 fios mas esse tem 4 fios .

alguem tem alguma ideia? 

O sensor que tenho é o IVP 3000 PET da intelbras. 

Ele tem  fios amarelo,  vermelho, preto, e verde.

1495940754226.jpg

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já usei sensores desse pra ligar lâmpadas, são sensores de movimento. 

Precisa de um circuito a parte pra funcionar em 110V, pois são 24V.

Na placa tem algo escrito próximo aos fios, mas geralmente preto é negativo, vermelho é positivo, verde e amarelo são contatos de um relé NF.  

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Demontei um dos sensores, e dentro tem bornes de ligações,  la tava marcado os 12 v, liguei na fonte e funcionou, mas os fios verde e amarelo não tinha sinal , então depois de alguns teste liguei o verde em 12+ e bingo,  sai 12v pelo fio amarelo quando detctado movimento.

Então para acionar lampadas precisarei de fonte 12v e reles pra fazer o acionamento das lâmpadas. 

Então dúvidas sanadas, e o tópico pode ser fechado.

Obrigado @Mestre88@Isadora Ferraz  pela ajuda mais uma vez.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Jaime Francisco da Silva Se achar interessante, aí está o circuito que fiz par aproveitar um sensor desse aqui em casa.

Fiz uma fonte sem transformador e coloquei junto um temporizador de 1 minuto, pois o meu sensor de alarme tinha tempo de apenas 3 segundos. Isso evita que a lâmpada fique piscando enquanto a gente passa próximo do sensor.

Aí está o esquema, bem simples transistorizado. Fiz um pequena PCI que ficou dentro da caixinha da parede, esses sensores também funcionam em 24V, pois tem um regulador 7805:

592ccb335bcc4_PRESENA.GIF.7c681f5b8ef2e9eeefa4223aee4bae2a.GIF

Meu sensor era de contato NF. Ele desliga toda vez que passa na frente dele, daí o porque dos componentes Q3, R6 e R7, servem para inverter o sinal. Se o seu sensor for NA não precisa destes componentes, basta ligar o fio verde diretamente a C3.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Jaime. sou técnico em sistemas de segurança e administro uma empresa de serviços de manutenção nesses sistemas. A foto que postou é de sensor interno, portanto não poderá usar em áreas abertas, semi-abertas ou de alta humidadade. E sim. você poderá utilizá-lo para acender lâmpadas. Mas será necessário adquirir um relè separadamente porque o sensor funciona com 12Volts. Se colocar na rede 110V ele vai queimar. Mesmo com o relè precisará de algum conhecimento em eletrônica e elétrica ou um técnico pra conseguir ligar. ainda assim o relè ficaria exposto porque não dá pra colocar dentro do sensor. Dá menos trabalho e mais segurança adquirir um sensor chamado "FOTOCÉLULA" em casas de construção. Abraço.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
Em 29/05/2017 às 22:33, Mestre88 disse:

@Jaime Francisco da Silva Se achar interessante, aí está o circuito que fiz par aproveitar um sensor desse aqui em casa.

Fiz uma fonte sem transformador e coloquei junto um temporizador de 1 minuto, pois o meu sensor de alarme tinha tempo de apenas 3 segundos. Isso evita que a lâmpada fique piscando enquanto a gente passa próximo do sensor.

Aí está o esquema, bem simples transistorizado. Fiz um pequena PCI que ficou dentro da caixinha da parede, esses sensores também funcionam em 24V, pois tem um regulador 7805:

592ccb335bcc4_PRESENA.GIF.7c681f5b8ef2e9eeefa4223aee4bae2a.GIF

Meu sensor era de contato NF. Ele desliga toda vez que passa na frente dele, daí o porque dos componentes Q3, R6 e R7, servem para inverter o sinal. Se o seu sensor for NA não precisa destes componentes, basta ligar o fio verde diretamente a C3.

@Mestre88

valeu pela dica, acho que a unica referencia sobre este assunto em toda internet está aqui.

tambem estou montando um temporizador para lampadas com sensor de presença NF , só que com 12vdc

tentei usar este esquema que voce postou mas não estou tendo sucesso.

temporizador.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@luvezuti Coloca zener de 5V6.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

em geral, vermelho e preto são de alimentação (tensão conforme o circuito) mas como você disse são 12v

amarelo e verde é como uma chave em geral (NF normalmente fechada)

ao detectar presença esta chave abre.... (e pode fechar novamente depois de determinado tempo) conforme configuração/modelo do sensor.

Alguns sensores precisam de cerca de 4 segundos para se estabilizarem antes do funcionamento normal.

Posto isso, acredito que o rele interno (se este modelo possuir) não aguenta uma lampada diretamente (ver configurações dele)

Pode tentar trocar o relê por um mais forte e com 12v ou ligar um relê no outro.

Outra coisa este modelo por ser PET deve ser contra detecção de animais.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 26/07/2018 às 01:19, Mestre88 disse:

@luvezuti Coloca zener de 5V6.

Mestre88 copiei seu projeto, adaptado para 12VDC. Infelizmente não estou conseguindo fazer funcionar, 

Fiz o projeto no PROTEUS, desde então venho testando na teoria com outros resistores e diodos, mas não tive sucesso.

Creio que copiei cometendo algum erro, talvez tenha esquecido alguma coisa.

Será que o amigo pode me ajudar?

Projeto sensor de presenca 12VDC.rar

projeto sensor de presença 12VDC.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, luvezuti disse:

Mestre88 copiei seu projeto, adaptado para 12VDC. Infelizmente não estou conseguindo fazer funcionar, 

Fiz o projeto no PROTEUS, desde então venho testando na teoria com outros resistores e diodos, mas não tive sucesso.

Creio que copiei cometendo algum erro, talvez tenha esquecido alguma coisa.

Será que o amigo pode me ajudar?

Projeto sensor de presenca 12VDC.rar

projeto sensor de presença 12VDC.jpg

Tem que aterrar o R2 pra disparar o temporizador. 

É ao contrário porque o sensor de presença tem um contrato normalmente fechado. 

adicionado 0 minutos depois

Eu nunca simulei esse circuito, foi testado na prática com protoboard mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 07/08/2018 às 12:05, Mestre88 disse:

Tem que aterrar o R2 pra disparar o temporizador. 

É ao contrário porque o sensor de presença tem um contrato normalmente fechado. 

adicionado 0 minutos depois

Eu nunca simulei esse circuito, foi testado na prática com protoboard mesmo. 

beleza Mestre88 vou tentar e depois digo o resultado

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mestre88, fiz um outro projeto usando o seu como base, deu muito certo e já está em funcionamento.

https://drive.google.com/file/d/16CKbvPvxv7mgqIlvrgyeDlL1RupGg09P/view?usp=sharing

161048960_TimerRelaySensor.thumb.jpg.e334c6ca654411da39fe4836ccf7ff41.jpg

segue o link com o projeto no proteus pra quem quiser baixar

https://drive.google.com/file/d/1CtWieciOfbytfH9XOZNHhO6W9Ie1CTFo/view?usp=sharing

Obrigado a todos que me ajudaram neste projeto, espero ter ajudado também.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais