Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Wesley F. da Fonseca

Troca de capacitor estufado

Recommended Posts

Olá! Estou com uma placa-mãe antiga onde tem quatro capacitores eletrolíticos estufados e gostaria de saber se para trocá-los deve ser com o ferro de soldar ligado na tomada ou não? Pergunto por causa da ciclagem que às vezes pode danificar circuitos impressos. Até.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, não entendi o que o termo "ciclagem" quer dizer.

Para trocar componentes de placa de circuito impresso antiga você tem que ficar atento para não esquentar demais, ou por tempo demais a placa, pois ela pode ter umidade, e quando você esquenta demais pode causar bolha na placa... também ficar atento para não tentar trocar um capacitor carregado, ela preferencialmente deve estar sem ligar a bastante tempo, e ainda assim ficar atento pra não curtar os terminais... Eu já fiz trocas de capacitor assim, a troca tem que ser rápida, pra não esquentar demais a placa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 29/05/2017 às 09:18, Wesley F. da Fonseca disse:

Estou com uma placa-mãe antiga onde tem quatro capacitores eletrolíticos estufados e gostaria de saber se para trocá-los deve ser com o ferro de soldar ligado na tomada ou não?

Claro que tem que estar ligado.

A solda das placas mãe tem pouco chumbo, o que torna mais difícil a dessoldagem. Coloque um pouco de solda nova para ajudar a derreter a que está lá.

Tome cuidado para não retirar a trilha junto com o capacitor, somente puxe-o quando perceber que o estanho se derreteu completamente.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×