Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Funcionamento Varistor


Posts recomendados

Boa tarde a todos, estou fazendo uma montagem para meu trabalho de mestrado e preciso prover a proteção contra sobre tensão em um banco de capacitores. Minha montem é uma reprodução em escala de um sistema real, e neste, a proteção é feita por varistores. Na aplicação real, quando a tensão nos terminais do capacitor excede o valor limite do varistor (devido ao aumento da corrente), este entra em curto e bypassa o banco de capacitores.

Preciso reproduzir essa proteção mais para o sistema se parecer com o real do que por necessidade, visto que meus capacitores são de 380 V e a tensão nos capacitores não deve passar de 100 V com a sobrecarga proposital. Pensei em utilizar esses varistores de eletrônica, como o da imagem anexa. Mas não sei muito bem como ele funciona, pelo que entendi, se ele começar a conduzir, fica inutilizável, ou seja, pra cada sobrecarga que eu quiser testar no meu circuito vou ter que gastar um varistor.

Alguém sabe se meu entendimento está correto?  

 

varistor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da pancada elétrica, chega a fazer um furo no meio do disco. Normalmente o que se tem é um fusível de vidro na entrada do circuito e depois o varistor. A função do varistor é estourar o fusível.

A seleção do varistor leva em conta 3 critérios:

1 - A tensão que deve passar sem que ele apresente passagem de corrente. É  a tensão nominal dele.

2 - O delta V necessário acima da tensão nominal para que a corrente que passa pelo varistor consiga estourar o fusível. Quanto menor esse delta, mais caro ele se torna.

3 - O diâmetro da peça. Quanto maior, maior a capacidade dele, dentro da mesma curva de funcionamento, cumprir a função sem estourar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

proteção crowbar.

Seus capacitores são alimentados por rede AC retificada? 

 

Se for o caso seria melhor por a proteção crowbar na saída de uma ponte retificadora do lado AC e isso depois de um fusível.

 

É inclusive mais eficiente que um varistor, visto que um simples SCR de apenas 30 amperes suporta surtos de acorrente de até 300 amperes por até 20 milissegundos sem se danificar.

 

No datasheet isso é chamado de ITSM.

Surto de corrente para até um ciclo completo de onda de 50Hz.

 

E mesmo se entrar em curto, o equipamento será protegido. 

 

400px-Crowbar_Circuit.svg.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa tarde, na verdade o capacitor será alimentado em corrente alternada mesmo. E o maior problema é que o tempo de resposta da proteção por sobretensão tem que ser muito baixo, pois em um mesmo semiciclo a proteção tem que entrar e sair, já que ela só conduz exclusivamente durante o tempo em que a tensão é superior ao valor fixado para proteção. A figura anexa mostra o funcionamento, onde MOV é o varistor.

MOV.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O varistor que mostraste na foto normalmente é utilizado na proteção que descrevi anteriomente. Atuam apenas em sobretensões elevadas, fazem o circuito ficar inoperante por quebra do fúsível, isso quando o próprio não viaja junto com o fusível. Varistores trabalhando em regime normal eu até hoje só vi na descarga de campo magnético de bobinas  de freio em ponte rolante. As bobinas eram de corrente contínua, cada qual do tamanho de uma caixa de pizza e o varistor em questão era um conjunto de discos que, montados, ficavam do tamanho de um pacote de bolachas. Não era com essa coisinha azul que você postou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O varistor que mostrei foi apenas um exemplo do que eu gostaria de usar, no entanto já descartei esse tipo de solução, pois ele só pode ser usado uma vez. Estou em busca de alternativas que possam funcionar da forma como expliquei e que principalmente, não sejam inutilizadas após o primeiro uso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Mateus_AF disse:

Olá, boa tarde, na verdade o capacitor será alimentado em corrente alternada mesmo. E o maior problema é que o tempo de resposta da proteção por sobretensão tem que ser muito baixo, pois em um mesmo semiciclo a proteção tem que entrar e sair, já que ela só conduz exclusivamente durante o tempo em que a tensão é superior ao valor fixado para proteção. A figura anexa mostra o funcionamento, onde MOV é o varistor.

MOV.jpg

 

Está alimentando capacitores AC com senoide seccionada em ângulo de fase?

Isso deve causar surtos enormes nos tiristores, inclusive nos próprios capacitores.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...