Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

slot m.2 pcie x 2 vs. ssd intel 600p pcie 3.0 x 4


Posts recomendados

  • Membro VIP

Amigos, boa tarde. Coloquei algumas dúvidas sobre SSD em outro tópico, mas como não tive nenhuma resposta, to abrindo um novo tópico.

 

Tenho um notebook Acer Aspire F5-573-51JL:

 

PROCESSADOR: Intel Core i5 7200U de 2.5 até 3.1 GHz;

MEMÓRIA RAM: 8 GB DDR4 2133 MHz, expansível até 32GB;

PLACA DE VÍDEO: Intel HD Graphics 620;

DISCO RÍGIDO: 1 TB;

SO: Windows 10 64 bits.

 

Ele possui um slot traseiro pra SSD M.2 e pretendo colocar um. Antes pensei em colocar um SSD 2.5” via Caddy, mas creio que vai ser mais vantajoso no slot M.2.

 

Estava em dúvida pra saber qual tipo de protocolo o M.2 utiliza, se SATA III ou PCIe, pois vi pessoas instalando ambos e funcionando.

 

Em contato com suporte da Acer ([email protected]), obtive a seguinte resposta:

 

“Obrigado por contatar a Acer.

 

Informamos que a placa-mãe deste equipamento dispõe da conexão M.2 para colocar um Flash Disk SSD. O conector M.2 para SATA III deste modelo utiliza até dois canais PCI Express (PCIe × 2), que também pode ser denominado como configuração Socket 2. O conector para o Flash Disk SSD e espaço estarão ao lado esquerdo das memórias RAM. A Acer não recomenda fazer alterações na configuração orginal de fábrica do equipamento, por essa razão ficamos impossibilitados de fornecer suporte técnico. Qualquer alteração feita será de sua responsabilidade.”

 

Bom, dito isto, e verificando que o slot M.2 suporta SATA III e até dois canas de PCIe (PCIe x 2), fica a minha dúvida:

 

Se eu comprar um SSD M.2 PCIe 3.0 x 4 vai haver perda de desempenho, uma vez que o slot é PCIe x 2?

 

Pergunto isso porque vi um SSD M.2 128gb Intel SSDPEKKW128G7X1 600P Series 80mm PCIe 3.0 x 4 (leitura até 770 MB/s e gravação até 450 MB/s)  por R$340 no Mercado Livre, mas tenho receio de que venha a perder desempenho por ser slot SATA com PCIe x 2.

 

Seria mais vantagem instalar um M.2 SATA?

 

Agradeço a ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no formato M.2 você encontra SSDs usando tanto sata III como pci-e 3.0 x2 ou x4... os satas geralmente tem um preco mais baixo, dai que se tem de ter uma atencao na hora de comprar

 

certamente, da mesma forma que se perde desempenho usando um SSD sata III em portas sata II

 

acho que sim, a não ser que os M.2 sata estejam mais caros do que esse, coisa q eu particularmente não creio..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O protocolo SATA III transfere até 600 MB/s.

Uma raia (x1) do protocolo PCI-E 3.0 transfere 985 MB/s. Como são duas raias (x2) então são 1.97 GB/s.

Logo, um SSD PCI-E pode ser mais rápido que um SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rodrigo.dcvieira Valeu, meu caro.

 

6 horas atrás, Dick Trace disse:

 

O protocolo SATA III transfere até 600 MB/s.

Uma raia (x1) do protocolo PCI-E 3.0 transfere 985 MB/s. Como são duas raias (x2) então são 1.97 GB/s.

Logo, um SSD PCI-E pode ser mais rápido que um SATA.

 

Nesse caso, como o SSD da Intel tem leitura de 770 MB/s e 450 MB/s, não haveria perda de desempenho, mesmo o SSD sento PCIe 3.0 x 4 e o slot PCIe x 2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A documentação fala que o slot M.2 é x2, mas ela menciona se é PCIe 2.0 ou 3.0?
Geralmente apenas as raias fornecidas pelo processador são PCIe 3.0, já as raias vindas do chipset são PCIe 2.0, que tem metade da largura de banda.
A Anandtech fez um teste que compara o Intel 600p de 512GB tanto em slot PCIe 3.0 x4 quanto em slot PCIe 2.0 x2, e a diferença foi desprezível na grande maioria dos casos exceto na leitura sequencial. Mas o modelo de 512GB é bem mais rápido que o seu de 128GB, então acho que no seu caso não haverá diferença no desempenho.

http://www.anandtech.com/print/10850/the-intel-ssd-600p-512gb-review

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Dick Trace disse:

A documentação fala que o slot M.2 é x2, mas ela menciona se é PCIe 2.0 ou 3.0?
Geralmente apenas as raias fornecidas pelo processador são PCIe 3.0, já as raias vindas do chipset são PCIe 2.0, que tem metade da largura de banda.
A Anandtech fez um teste que compara o Intel 600p de 512GB tanto em slot PCIe 3.0 x4 quanto em slot PCIe 2.0 x2, e a diferença foi desprezível na grande maioria dos casos exceto na leitura sequencial. Mas o modelo de 512GB é bem mais rápido que o seu de 128GB, então acho que no seu caso não haverá diferença no desempenho.

http://www.anandtech.com/print/10850/the-intel-ssd-600p-512gb-review

 

No email ela não disse se o slot M.2 é 3.0 ou 2.0, vou perguntar.

Obrigado pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...