Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida De Leigo....


felipe_sp

Posts recomendados

  • Membro VIP

Memória cache é uma memória intermediária, de acesso muito mais rápido do que a memória principal do micro. Hoje em dia fica dentro do processador.

Teoricamente, quanto mais memória cache, maior o desempenho da máquina.

Mas os testes têm comprovado que esses pentium4 de 1Mb de cache têm um desempenho inferior aos modelos de 512Kb de cache com o mesmo clock.

Sem falar que aquecem bem mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por felipe_sp@17 ago 2004, 21:14

o que é cache ??

é tipo uma memoria exclusiva do processador q fica dentro dele mesmo para ser acessada mais rapida. em teoria , quanto mais cache mais rápido. Mas como o amigo disse ai em cima teoria é uma coisa, pratica é outra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eehh eu também comprei um Prescott .. e não gostei muito não.. cara.. prefiria ter comprado um Northwood que é mais geladinho e overcloka bem mais...

esse 512 K de cache a mais do Prescott acho que é so enfeite... porque ele tá inferior ao northwood com 512K... como já disseram os amigos acima

eu so não vendo porque não tem louco que compre... mais eu pretendo vender porque parece que a Intel vai laçar esse mesmo modelo de 478 pinos mais com o v core á 1,1 ou 1,2 não sei... (ISSO EU OUVI FALAR não SEI SE é VERDADE MAIS CORRIJAM-ME SEU TIVER ERRADO)

falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tbem tenho um prescott mas não esquenta tanto como costumam dizer, já li no forum que processadores prescott chegam a 75 graus, bem o meu no máximo chegou a 52, isto porque fica ligado o dia inteiro trabalhando com arquivos pesados de imagem, editoração.

Four Eyes, se não for pedir muito seu processador trabalha normalmente a quantos graus???

Agora quanto a velocidade eu já tenho minhas dúvidas se é realmente mais rápido, pois aqui na mesa ao lado tem um computador identico, só que NorthWood e a diferença é muito pouca mesmo, tanto para trabalho como para jogos.

:bandeira::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Fala ai,

O cache, como já dito é uma memória que agiliza o processamento (já ouviu falar de L1 ou L2?), as memórias cache funcionam armazenando alguns dados, e por meio de algoritmos refinados tentam adivinhar qual a próxima tarefa, aumentando a velocidade de processamento ao reduzir o trabalho inicial nas PIPELINES, linhas de montagem em inglês.

Elas são geralmente chamadas de DRAM e são praticamente iguais às SDRAM, e são por ex. múltiplos de 8, ficando então tipo, 16, 64, 128, 256, 512, 1024 (que equivale a 1MB), então a sua cache tem 1MB enquanto a 512 tem 1/2.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom o meu processador com o cooler :naonao: BOX :naonao: da intel.... fica em 78 graus .. e com o um outro aqui que é uma mistura de um cooler da Microfins(p/athlon) com as presilhas de Pentium 4 (parafusadas ao lado....) ele fica em 70 :######: .. mais eu já pedi um Cooler master Yper 6.. e eu garanto que se o prescott passar de 45 :palmas::palmas: com esse cooler eu não sei mais o que eu vou fazer... :cry:

ai eu acho que eu vou colocar um tank de nitrogenio liquido em cima do meu processador .. heheheheh ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Elas são geralmente chamadas de DRAM e são praticamente iguais às SDRAM

Aí eu sou ter que discordar.

O cache normalmente não é DRAM (DRAM significa Dynamic RAM, ou seja, RAM dinâmica) e sim Static RAM, ou seja, RAM estática.

Isso porque a memória RAM estática é bem mais rápida do que a dinâmica, pois a dinâmica precisa de refresh ("refrescamento") para manter os dados, enquanto a memória estática não precisa.

A desvantagem é que memória estática é bem mais cara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D É mesmo! :blink:

Resumindo tudo, o cache trabalha na velocidade do processador enquanto a memória DRAM depende da inclusão de wait states (estados de espera do processador) para disponibilizar o dado devido a sua lentidão.

A memória SRAM pode se apresentar de três formas: soldada na própria placa-mãe, na forma de pente para ser encaixado em um slot especial (possibilitando a expansão dessa memória com a troca do módulo), ou apresentando essas duas configurações simultaneamente.

A tecnologia Pipeline Burst Cache usada em alguns modelos de cache tenta minimizar os estados de espera para que a memória possa ser acessada o mais rápido possível pelo microprocessador. São usadas as técnicas denominadas burst mode, que automaticamente alcança o próximo conteúdo da memória antes de ser requisitado (é praticamente a mesma técnica usada em caches de disco), e pipelining, para que um valor de memória seja acessado no cache ao mesmo tempo em que outro valor de memória é acessado na memória DRAM

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...