Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
felipe_sp

Dúvida De Leigo....

Recommended Posts

Ola pessoal, adquiri um P4 2.8 GHZ com 1 MB de cache, minha duvida é:

o que é cache ?? qual é a diferença do processador de 512k d cache??? muda muita coisa??? :blink:

abraço , obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Memória cache é uma memória intermediária, de acesso muito mais rápido do que a memória principal do micro. Hoje em dia fica dentro do processador.

Teoricamente, quanto mais memória cache, maior o desempenho da máquina.

Mas os testes têm comprovado que esses pentium4 de 1Mb de cache têm um desempenho inferior aos modelos de 512Kb de cache com o mesmo clock.

Sem falar que aquecem bem mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por felipe_sp@17 ago 2004, 21:14

o que é cache ??

é tipo uma memoria exclusiva do processador q fica dentro dele mesmo para ser acessada mais rapida. em teoria , quanto mais cache mais rápido. Mas como o amigo disse ai em cima teoria é uma coisa, pratica é outra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eehh eu também comprei um Prescott .. e não gostei muito não.. cara.. prefiria ter comprado um Northwood que é mais geladinho e overcloka bem mais...

esse 512 K de cache a mais do Prescott acho que é so enfeite... porque ele tá inferior ao northwood com 512K... como já disseram os amigos acima

eu so não vendo porque não tem louco que compre... mais eu pretendo vender porque parece que a Intel vai laçar esse mesmo modelo de 478 pinos mais com o v core á 1,1 ou 1,2 não sei... (ISSO EU OUVI FALAR não SEI SE é VERDADE MAIS CORRIJAM-ME SEU TIVER ERRADO)

falou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tbem tenho um prescott mas não esquenta tanto como costumam dizer, já li no forum que processadores prescott chegam a 75 graus, bem o meu no máximo chegou a 52, isto porque fica ligado o dia inteiro trabalhando com arquivos pesados de imagem, editoração.

Four Eyes, se não for pedir muito seu processador trabalha normalmente a quantos graus???

Agora quanto a velocidade eu já tenho minhas dúvidas se é realmente mais rápido, pois aqui na mesa ao lado tem um computador identico, só que NorthWood e a diferença é muito pouca mesmo, tanto para trabalho como para jogos.

:bandeira::-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest carmagedon666

:D Fala ai,

O cache, como já dito é uma memória que agiliza o processamento (já ouviu falar de L1 ou L2?), as memórias cache funcionam armazenando alguns dados, e por meio de algoritmos refinados tentam adivinhar qual a próxima tarefa, aumentando a velocidade de processamento ao reduzir o trabalho inicial nas PIPELINES, linhas de montagem em inglês.

Elas são geralmente chamadas de DRAM e são praticamente iguais às SDRAM, e são por ex. múltiplos de 8, ficando então tipo, 16, 64, 128, 256, 512, 1024 (que equivale a 1MB), então a sua cache tem 1MB enquanto a 512 tem 1/2.

:-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom o meu processador com o cooler :naonao: BOX :naonao: da intel.... fica em 78 graus .. e com o um outro aqui que é uma mistura de um cooler da Microfins(p/athlon) com as presilhas de Pentium 4 (parafusadas ao lado....) ele fica em 70 :######: .. mais eu já pedi um Cooler master Yper 6.. e eu garanto que se o prescott passar de 45 :palmas::palmas: com esse cooler eu não sei mais o que eu vou fazer... :cry:

ai eu acho que eu vou colocar um tank de nitrogenio liquido em cima do meu processador .. heheheheh ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:-BEER

mais eu pedi um Cooler master Yper 6..

que cooler é este??? eu ainda não tenho problema com temperatura, utilizando o In box, ele é diferente dos demais, é redondo com as astes viradas para o lado, ao invés de para cima.

:bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elas são geralmente chamadas de DRAM e são praticamente iguais às SDRAM

Aí eu sou ter que discordar.

O cache normalmente não é DRAM (DRAM significa Dynamic RAM, ou seja, RAM dinâmica) e sim Static RAM, ou seja, RAM estática.

Isso porque a memória RAM estática é bem mais rápida do que a dinâmica, pois a dinâmica precisa de refresh ("refrescamento") para manter os dados, enquanto a memória estática não precisa.

A desvantagem é que memória estática é bem mais cara...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest carmagedon666

:D É mesmo! :blink:

Resumindo tudo, o cache trabalha na velocidade do processador enquanto a memória DRAM depende da inclusão de wait states (estados de espera do processador) para disponibilizar o dado devido a sua lentidão.

A memória SRAM pode se apresentar de três formas: soldada na própria placa-mãe, na forma de pente para ser encaixado em um slot especial (possibilitando a expansão dessa memória com a troca do módulo), ou apresentando essas duas configurações simultaneamente.

A tecnologia Pipeline Burst Cache usada em alguns modelos de cache tenta minimizar os estados de espera para que a memória possa ser acessada o mais rápido possível pelo microprocessador. São usadas as técnicas denominadas burst mode, que automaticamente alcança o próximo conteúdo da memória antes de ser requisitado (é praticamente a mesma técnica usada em caches de disco), e pipelining, para que um valor de memória seja acessado no cache ao mesmo tempo em que outro valor de memória é acessado na memória DRAM

:-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×