Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
SpeKitrO

Downclock Em Placas De Video

Recommended Posts

:-BEER Pessoal, sempre estou vendo aqui no Fórum essa expressão: Downclock, sei que se fazendo isso abaixa a potência da placa e também diminui o seu consumo de energia. Mas o que está me chamando a atenção é com respeito ao consumo de energia que essas novas placas de video estão trazendo, será que é tão alto assim, a ponto das pessoas fazerem um downclock e deixarem de usar todos os benefícios dessas placas?

Para esclarecimento de todos por favor postem aqui nesse Tópico todos os seus conhecimentos em relação ao consumo de energia que as placas de vídeo estão trazendo, por exemplo, falem se esse aumento de consumo é tão grande assim, se compensa deixar de tirar o máximo de proveito das placas para econômizar algum dinheiro, em quanto eu realmente posso econômizar, etc

Falem sobre os prejuísos à placa que o downclock pode causar, e se alguém souber de alguma matéria sobre esse assunto coloque aqui no tópico.

Valeu!!! Por Favor não deixe de dar a sua opinião :joia:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O downclock em si não causa problemas. Apenas reduz as frequências de trabalho da placa de vídeo, o que geralmente reduz a performance.

Quanto ao consumo de energia, nem sempre uma menor frequência de trabalho traduz-se em menor consumo. Na verdade, são vários os fatores que influenciam o consumo elétrico de um chip.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu tentei fazer um downclock na minha 9800PRO para economizar energia e fazer ela esquentar menos, mas não deu muito certo... :wacko:

Ela esquenta menos com o downclock, mas consome a mesma (ou quase) quantidade de energia se estivesse em stock (clocks padrões). Por quê? Porque quando você abaixa os clocks, você teoricamente faz com que a placa trabalhe precisando de menos energia, só que não existe uma maneira de diminuir a quantidade de energia que é enviada à placa... Ou seja, mesmo que você abaixe os clocks, a mesma quantidade de energia que existia antes ainda circulará pela placa e apenas uma parte dela será usada. O resto será desperdiçado e apesar de não ter sido usado, foi enviado de qualquer jeito a placa, então conta como se ela tivesse realmente consumido essa quantidade de energia...

Só para você ter uma ideia, uma 9800PRO consome 31W em idle (PC em stand by) e 47W em full (usando jogos, reprodução de DVDs, etc). Eu nem estava ligando muito para a quantidade de energia que ela iria gastar quando eu estivesse jogando, mas sim quando eu não estivesse... Ela gasta muito, comparada a uma 9600PRO que consome menos de 10W :ahh:

Por isso que eu pretendia fazer um downclock, só que não deu muito certo... Não sei se ele realmente danificou a minha placa, mas que ela está avariada, está :(

Dizem que o downclock não danifica a placa e eu acredito nessa hipótese. Por isso acho que a placa já veio com defeito. Assim que eu puder, irei retornar a placa para a loja.

falou :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Daqui a uns 15 dias, em média, vai chegar a minha Radeon 9800se Powercolor (256bits), alguém saberia me dizer quanto que ela consome de energia?

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por SpeKitrO@17 ago 2004, 23:01

Daqui a uns 15 dias, em média, vai chegar a minha Radeon 9800se Powercolor (256bits), alguém saberia me dizer quanto que ela consome de energia?

Não sei ao certo, mas como ela usa o mesmo chip da 9800PRO com 4 pipes capados, ela deve ou consumir a mesma coisa, ou então um pouco menos, mas não sei ao certo quanto :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
    Daqui a uns 15 dias, em média, vai chegar a minha Radeon 9800se Powercolor (256bits), alguém saberia me dizer quanto que ela consome de energia?

rapaz, onde você encontrou essa placa? Se for uma loja da net, você pode me passar o endereço dela? Valeu.....

Aproveitando a ocasião:

vocês preferem uma 9600PRO ou uma 9800SE? o preço é o mesmo na WAZ

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por BIZZY D@18 ago 2004, 10:01

9800SE, se ela for de 256bits...

Se ela não for, melhor mesmo é a 9600PRO B)

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por BIZZY D@18 ago 2004, 10:01

rapaz, onde você encontrou essa placa? Se for uma loja da net, você pode me passar o endereço dela? Valeu.....

Aproveitando a ocasião:

Eu achei nessa lojas:

Buy'n Play

Um pouco de Tudo

Comprei na Buy' Play porque fica perto de onde eu moro, mais os preços são os mesmos, o que muda é o local.

Quer saber qual é a melhor, então tire você mesmo a conclusão, para lhe ajudar var no link abaixo

Clube do Hardware

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por _EagleMan_+18 ago 2004, 10:59-->
    BIZZY D@18 ago 2004, 10:01

9800SE, se ela for de 256bits...

Se ela não for, melhor mesmo é a 9600PRO B)

Olhe no site do Clube do Hardware o teste comparativo entre a Radeon 9600XT, a Radeon 9800SE e a Geforce FX 5700 ULTRA.

Radeon 9800se

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por SpeKitrO@17 ago 2004, 22:38

Mas o que está me chamando a atenção é com respeito ao consumo de energia que essas novas placas de video estão trazendo, será que é tão alto assim, a ponto das pessoas fazerem um downclock e deixarem de usar todos os benefícios dessas placas?

De forma alguma é compensador!!!

Comprar uma ferrari para andar a 60 km/h em uma estrada não tem fundamento.

Se o cara compra uma placa de vídeo potente, para ter melhor qualidade nos jogos, ele tem que ter consciência que essa placa gasta energia para realizar o serviço.

Comprar uma top, para usar como uma placa mediana (através de downclock), é preferível ter pego uma com os clocks reais iguais ao que foi abaixado da top!!!

Sobre o funcionamento, já explicaram muito bem!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais