Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

programa de Linguagem C


Posts recomendados

17-     Dado um país A, com 5.000.000 de habitantes e uma taxa de natalidade de 3% ao ano, e um país B com 7.000.000 de habitantes e uma taxa de natalidade de 2% ao ano, calcular e imprimir o tempo necessário para que a população do país A ultrapasse a população do país B.

 

NAO SEI o que FAZER ACHO QUE TEM Q USAR WHILE MAS NAO SEI USAR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro você precisa saber calcular essa porcentagem sobre o valor da população, sobre cada ano. Vamos ver por exemplo com o valor A.
Primeiro vamos ver umas quantas coisas antes. Costumamos dizer que cada ano a população tem um numero inicial no qual começou o ano, se quando começou o ano esse numero fosse 75 pessoas, o numero inicial seria de 75 pessoas. Nós queremos saber ao fim do ano quantos habitantes o país teve como incremento, e a esse valor costumamos dizer valor final, se a população que era de 75 no valor inicial nasceram mais 10, no fim do ano os habitantes seriam 85, esse seria o valor final.
No primeiro ano país A tem um valor inicial de 5000000, isso é o 100% dos habitantes, e nós queremos incrementar um 5%, através dessa soma vamos obter o valor de 105%. Agora pegamos esse 105% e dividimos por 100% tendo como resultado 1,05%, esse numero é importante ja que vamos usar ele para ir obtendo o valor final de habitantes cada ano, e assim saber o valor inicial de habitantes cada ano e repetir o processo.
Neste passo o valor de 1,05 como falei anteriormente, multiplicamos por 5000000, no qual vai dar um incremento de 250000, sobre os 5000000 e o novo numero de habitantes seria 5250000, esse passaria a ser o novo valor inicial ao ano seguinte. Uma vez obtido o valor de 1,05 seria ir calculando isso cada ano. Cuidado! Quando obtemos o valor final de 5250000 do calculo anterior esse é o resultado esse passa a ser o o novo valor inicial do país A, e esse é o numero pelo qual será multiplicado o valor 1,05 novamente.

Resumindo uma vez encontrado o valor do 1,05, multiplicaremos pelo numero de habitantes cada ano, faremos isso com ambos países. E sim... dentro do while. A condição de parada do while é que deve trabalhar por enquanto o numero de habitantes do país A for menor que o  numero de habitantes do país B. Deverá ter um contador que irá incrementando, esse será o contador que marque o numero de anos que leva para que A seja maior que B.

Espero que seja útil tudo isso que coloquei aqui.
Se tiver mais duvidas ponha aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...