Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte queimada funcionando?


Posts recomendados

Por um erro meu, confundi a tensão da minha fonte e acabei ligando-a em uma corrente 220 V quando a chave estava em 110 V. Muita fumaça saiu, mas a fonte continuou funcionando.

Ao abri-la, notei que um capacitor está estufado, a ponto da capa que o envolvia ter saído, com um material vazando de dentro. O cheiro de queimado persiste, mas aparentemente está tudo ok.

Tem problemas em continuar usando a fonte ou ela pode danificar tudo meu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, dfhvn disse:

Por um erro meu, confundi a tensão da minha fonte e acabei ligando-a em uma corrente 220 V quando a chave estava em 110 V. Muita fumaça saiu, mas a fonte continuou funcionando.

Ao abri-la, notei que um capacitor está estufado, a ponto da capa que o envolvia ter saído, com um material vazando de dentro. O cheiro de queimado persiste, mas aparentemente está tudo ok.

Tem problemas em continuar usando a fonte ou ela pode danificar tudo meu?

 

Nesse caso o que ocorre é que os capacitores entraram em curto e ferveram, a fumaça era o eletrolito deles vazando, se o curto tivesse durado mais alguns segundos os próximos componentes a queimar teriam sido os diodos e o fusível, o que deixaria a fonte inoperante...

 

A fonte perdeu a filtragem e estabilização proporcionada pelos capacitores, mesmo que você ainda consiga usa-la, por sua conta e risco, ela provavelmente vai ficar desligando ao menor queda de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, F4b10 disse:

 

Nesse caso o que ocorre é que os capacitores entraram em curto e ferveram, a fumaça era o eletrolito deles vazando, se o curto tivesse durado mais alguns segundos os próximos componentes a queimar teriam sido os diodos e o fusível, o que deixaria a fonte inoperante...

 

A fonte perdeu a filtragem e estabilização proporcionada pelos capacitores, mesmo que você ainda consiga usa-la, por sua conta e risco, ela provavelmente vai ficar desligando ao menor queda de tensão.

Mas isso ocorreu em apenas um dos capacitores, estou usando-a há algumas horas e até o momento nenhum problema.

Vou providenciar uma nova fonte, mas acredito que esta esteja suprindo a demanda.

A propósito, quantos watts seriam necessários pra suportar uma setup de i7 + gtx 650? A atual é de 500W e está ok até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dfhvn Se a fonte é genérica ela não entrega esses 500W, nem chega perto do 500 de verdade, ela deve entregar uns 450W se muito chegar e como ela gasta energia em forma de calor, deve mandar 425W para o pc.

 

Um CX430 deve dar conta e é fonte melhor que a genérica, vai aguentar um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, dfhvn disse:

Mas isso ocorreu em apenas um dos capacitores, estou usando-a há algumas horas e até o momento nenhum problema.

 

 

Então você deveria parar de usar essa fonte imediatamente, pois ha o risco que o outro capacitor tenha tido a isolação comprometida e entre em curto, mesmo ligado no 110V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...