Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congela em jogo e até no Windows


Posts recomendados

Recentemente comprei uma placa-mãe da Gigabyte, modelo GA-970A-DS3P, porém ao rodar jogos como GTA V ou FIFA 17 o computador trava tudo em aproximadamente 10 minutos de jogo, e não volta mais!

A tela simplesmente congela e eu sou obrigado a resetar o pc, e isso volta a acontecer quando eu tento novamente. Já testei tudo, está tudo funcionando perfeito. Detalhe é que eu troco a placa-mãe pra minha antiga, uma GA-78LMT-S2 e tudo funciona normal... Mais um detalhe, comprei essa DS3P na KaBum!, mandei de volta porque achei que fosse defeito nela, ai me mandaram uma nova com o mesmo problema. Ai mandei de volta novamente e pedi o meu dinheiro de volta, eles me deram, ai eu comprei uma Gigabyte 990X-Gaming SLI, e o problema continua!!! Será que sou tão azarado a ponto de 3 placas-mãe com o mesmo defeito?

 

Segue as características do meu pc:

 

Gabinete Cooler Master CM 590 III

Fonte PCYES Real Shocker 400W

PLACA-MÃE GIGABYTE 990X-GAMING SLI

Processador AMD FX 8320 3.5Ghz Octa-core

Cooler da CPU Cooler Master Hyper TX3 EVO

Placa de vídeo EVGA GeForce GTX 660 FTW

Memórias DDR3 2x4GB Frequencia 1333mhz (não sei as marcas pois não tem mais etiqueta)

HD 1Tb Seagate

5 coolers do gabinete da AeroCool

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Luís Chaves 3 placas mães com o mesmo defeito eu acharia bem estranho, quando bota a antiga placa-mãe fica normal, isso é mais bizarro ainda. Você tá bem azarado hein amigo.

Já vi uma placa-mãe Toshiba com um problema parecido, ele trava até na área de trabalho ou só quando tá jogando?

Tem que testar as memórias pra ver se estão funcionando bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 minuto atrás, Araujo Dutra 1010 disse:

@André Luís Chaves 3 placas mães com o mesmo defeito eu acharia bem estranho, quando bota a antiga placa-mãe fica normal, isso é mais bizarro ainda. Você tá bem azarado hein amigo.

Já vi uma placa-mãe Toshiba com um problema parecido, ele trava até na área de trabalho ou só quando tá jogando?

Tem que testar as memórias pra ver se estão funcionando bem.

Pois é amigo, mas acho que tô azarado mesmo, porque a única explicação pra eu colocar a placa antiga e funcionar é que essa terceira também tá com problema.

 

E respondendo sua pergunta, na área de trabalho nunca travou, mas assistindo a vídeo no YouTube e instalando o driver da placa de vídeo uma vez travou... perceba que é sempre quando requer certa quantidade de processamento

 

Já testei as memórias, de outras frequências também, tentei trocar de slot, tentei rodar só com um pente. Nada resolve! Já testei com outra fonte, não adiantou, até porque acho que se fosse fonte o pc simplesmente desligaria.

 

Testei com o processador do meu colega, uma FX8320E 3.2ghz, nada. Superaquecimento não é porque toda jogos em no máximo 60 graus... já não sei o que fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma placa parecida com o final dela diferente, mas o que percebi é que essa placa gosta de jogar no talo a tensão vcore e consequentemente o consumo aumenta. Não sei se é seu caso, mas pode baixar o vcore da cpu para 1,368v e sua configuração ta muito em cima do limite da fonte, bom seria uma potencia 430w, mas, era pra rodar de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, lauro.m.s1379 disse:

Tenho uma placa parecida com o final dela diferente, mas o que percebi é que essa placa gosta de jogar no talo a tensão vcore e consequentemente o consumo aumenta. Não sei se é seu caso, mas pode baixar o vcore da cpu para 1,368v e sua configuração ta muito em cima do limite da fonte, bom seria uma potencia 430w, mas, era pra rodar de boa.

Faz sentido... amigo não tenho experiência em mexer no BIOS, pode me ajudar a fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lauro.m.s1379 disse:

https://drive.google.com/file/d/0Byutczmp8_eMczRLSkpJSWF1dE0/view?usp=drivesdk

Ta o video acima, eu coloquei -0,075v de vcore, ai a bios reduziu o clock pra 1,368v

Amigo tentei fazer isso, não sei se fiz certo mas coloquei o CPU vcore em -0,075v conforme você falou.

 

detalhe é que agora fui ligar no meu nobreak, um APC 600va bivolt, e quando começo a jogar GTA 5 faz 4 apitos seguidos e pisca a luz amarela, aí fui ver no manual no site tá dizendo que a causa disso é que a tensão de saída é muito alta... será que esse meu problema tem a ver com energia???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, André Luís Chaves disse:

Amigo tentei fazer isso, não sei se fiz certo mas coloquei o CPU vcore em -0,075v conforme você falou.

 

detalhe é que agora fui ligar no meu nobreak, um APC 600va bivolt, e quando começo a jogar GTA 5 faz 4 apitos seguidos e pisca a luz amarela, aí fui ver no manual no site tá dizendo que a causa disso é que a tensão de saída é muito alta... será que esse meu problema tem a ver com energia???

Liga o pc direto na tomada e retorna os resultados. Agora que vamos ver quem é o vilão da história!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RS Faria disse:

@André Luís Chaves

 

Qual o modelo exato desse No-Break? 99% de chance de ele ser insuficiente pra essa fonte..

 

Outra coisa: quando você trocou a placa-mãe, você formatou o PC??

O modelo exato é APC Back-Ups 600VA Bivolt BZ600BI-BR. Acho que ele é insuficiente mesmo, mas antes de comprar achei que no máximo eu perderia tempo da bateria, não achei que ele desligasse o computador... enfim

 

e sim, formatei o pc ao trocar a placa-mãe. Instalei a última versão do windows 10 baixado direto do site da Microsoft, instalei os drivers da placa-mãe no site oficial da placa, passei o driver booster 4.3 PRO, e instalei o driver da placa de vídeo direto da Geforce Experience!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, André Luís Chaves disse:

O modelo exato é APC Back-Ups 600VA Bivolt BZ600BI-BR. Acho que ele é insuficiente mesmo, mas antes de comprar achei que no máximo eu perderia tempo da bateria, não achei que ele desligasse o computador... enfim

 

e sim, formatei o pc ao trocar a placa-mãe. Instalei a última versão do windows 10 baixado direto do site da Microsoft, instalei os drivers da placa-mãe no site oficial da placa, passei o driver booster 4.3 PRO, e instalei o driver da placa de vídeo direto da Geforce Experience!

Na verdade, seu consumo é de 750VA que é bem grande em relação ao seu nobreak. O indicado pra ti seria um de 800Va.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, lauro.m.s1379 disse:

Na verdade, seu consumo é de 750VA que é bem grande em relação ao seu nobreak. O indicado pra ti seria um de 800Va.

Pois é... mas sem problema, vou usar direto na tomada a partir de agora!

 

E logo eu posto o resultado de usar com o CPU vcore em -0,075v e com o pc ligado direto na tomada, tô testando aqui

adicionado 7 minutos depois
3 horas atrás, lauro.m.s1379 disse:

Liga o pc direto na tomada e retorna os resultados. Agora que vamos ver quem é o vilão da história!

Pois é amigo, liguei na tomada, vcore configurado , e o jogo travou com uns 2 minutos rodando... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lauro.m.s1379 disse:

Instale msi afterburner e kombuster e rode o teste "start stress test" do kombuster, (plasma 1m-partide, modo janela, resolução igual ao monitor, antialiasing off) e veja se desliga o pc. Isto vai servir pra saber se ha alguma incompatibilidade de jogos.

Instalei e configurei do jeito que você disse. Start stress test no Plasma (IM-particle), preset custom, fulscreen desativado, minha resolução (1366x768) antialisinf off. Travou no fim do teste, devia estar em uns 99% ...

 

Detalhe é que durante a instalação do msi afterburner o pc travou também. Não tinha mais nada rodando, somente a instalação mesmo. 

IMG_2821.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixe o driver chipset mais recente, o seu é amd chipset 9-series. http://support.amd.com/en-us/download/chipset?os=Windows 7 - 64

Baixe este driver da placa de video v337.61

http://international.download.nvidia.com/Windows/npt/337.61/337.61-desktop-notebook-win8-win7-winvista-64bit-international-npt.exe

http://international.download.nvidia.com/Windows/npt/337.61/337.61-desktop-notebook-win8-win7-winvista-32bit-international-npt.exe

Atualize o java https://www.java.com/pt_BR/

Atualize Microsoft Visual C++ https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=52685  2015

Veja se tem algum driver com ponto de exclamação no gerenciador de dispositivos e poste a foto aqui. 

Reinicie e faça o teste novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2017 às 10:21, lauro.m.s1379 disse:

Baixe o driver chipset mais recente, o seu é amd chipset 9-series. http://support.amd.com/en-us/download/chipset?os=Windows 7 - 64

Baixe este driver da placa de video v337.61

http://international.download.nvidia.com/Windows/npt/337.61/337.61-desktop-notebook-win8-win7-winvista-64bit-international-npt.exe

http://international.download.nvidia.com/Windows/npt/337.61/337.61-desktop-notebook-win8-win7-winvista-32bit-international-npt.exe

Atualize o java https://www.java.com/pt_BR/

Atualize Microsoft Visual C++ https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=52685  2015

Veja se tem algum driver com ponto de exclamação no gerenciador de dispositivos e poste a foto aqui. 

Reinicie e faça o teste novamente.

Esses links que você mandou são pra Windows 7? Pois o meu é o 10...

 

enfim, verifiquei aqui e tá tudo isso atualizado! Mas o problema continua. Tô quase desistindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, André Luís Chaves disse:

Esses links que você mandou são pra Windows 7? Pois o meu é o 10...

 

enfim, verifiquei aqui e tá tudo isso atualizado! Mas o problema continua. Tô quase desistindo

Só o chipset vai ser alterado, os outros funcionam no windows 10

http://support.amd.com/en-us/download/chipset?os=Windows 10 - 64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2017 às 17:16, lauro.m.s1379 disse:

Só o chipset vai ser alterado, os outros funcionam no windows 10

http://support.amd.com/en-us/download/chipset?os=Windows 10 - 64

Testei tudo, continua congelando.

 

Decidi tirar a placa e usar a minha antiga mesmo, funcionou tudo perfeitamente. Troquei de novo pois paguei caro na placa-mãe e quero ela funcionando, só que dessa vez eu só troquei sem formatar ou fazer qualquer alteração no computador, e funcionou.

 

ai cai na besteira de formatar o pc de novo e instalar os drivers como manda o figurino, mas aí voltou a congelar a tela... acho que não é problema de hardware né? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, André Luís Chaves disse:

Testei tudo, continua congelando.

 

Decidi tirar a placa e usar a minha antiga mesmo, funcionou tudo perfeitamente. Troquei de novo pois paguei caro na placa-mãe e quero ela funcionando, só que dessa vez eu só troquei sem formatar ou fazer qualquer alteração no computador, e funcionou.

 

ai cai na besteira de formatar o pc de novo e instalar os drivers como manda o figurino, mas aí voltou a congelar a tela... acho que não é problema de hardware né? 

Como tu fez tudo que sugeri, deve ser incompatibilidade pois duas placas colocaste e o problema persiste. Se a bios esta na versão mais recente, só trocando a CPU ou as memórias, um dos dois está compatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, lauro.m.s1379 disse:

Como tu fez tudo que sugeri, deve ser incompatibilidade pois duas placas colocaste e o problema persiste. Se a bios esta na versão mais recente, só trocando a CPU ou as memórias, um dos dois está compatível.

Já troquei amigo, testei as memórias de dois amigos meus, uma delas inclusive eram novas 2x4 Corsair Vengeance.

e a CPU também testei um FX 8320E 3.2ghz.

 

testei memória e CPU separado e depois junto, mesmo problema. Eu já não sei mais o que fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outra fx sem ser a serie 83xx ?

adicionado 3 minutos depois

Tu formatou em uefi?

adicionado 16 minutos depois

Amanhã te passo algo para desabilitar na bios para ver se para de congelar. Esse defeito parece de vrm super aquecendo. Pode até fazer um teste de abrir o gabinete e colocar um ventilador pra ajudar não aquecer e veja se congela. É um modo arcaico que se funcionar, vai te dar uma ideia do que ou onde esta o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, lauro.m.s1379 disse:

Tem outra fx sem ser a serie 83xx ?

adicionado 3 minutos depois

Tu formatou em uefi?

adicionado 16 minutos depois

Amanhã te passo algo para desabilitar na bios para ver se para de congelar. Esse defeito parece de vrm super aquecendo. Pode até fazer um teste de abrir o gabinete e colocar um ventilador pra ajudar não aquecer e veja se congela. É um modo arcaico que se funcionar, vai te dar uma ideia do que ou onde esta o problema.

Não tem, inclusive foi MUITO difícil achar alguém que usasse AMD, parece que o pessoal onde moro so sabe da existência da Intel...

 

nao sei dizer, formatei pela ferramenta de instalação do Windows 10 baixado direto do site da Microsoft, do fui apagando todas as partições do hd e criei uma nova, aí o programa instalou o Windows.

 

e sobre aquecimento não acredito que seja, meu gabinete é bem espaçoso e ventilado, são 5 coolers, 3 de 140mm e 2 de 120mm !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2017 às 00:33, lauro.m.s1379 disse:

Como esse processador é de 125w, pode dar aquecimento excessivo no vrm. Mas se o 8320e for de 95w e deu mesmo problema, acredito em incompatibilidade de CPU.

Sim, o FX 8320E era de 95w e deu o mesmo problema. Mas mesmo assim acho que não é aquecimento. No último teste que fiz, liguei o computador e fui logo abrir o GTA 5. Ainda na apresentação do jogo (antes mesmo de chegar no menu principal) o computador travou. Não dava nem tempo de aquecer, penso eu...

 

22 horas atrás, lauro.m.s1379 disse:

Olá, o minha bios ta tudo padrão, acredito que pode ser seu sistema. Já tentou instalar o windows 7? Se funcionar, pode instalar o windows 10 em partição MBR, já vi muitos reclamando do win 8 e 10 com partição GPT(uefi).

Então, eu tava lendo outros fóruns e de pessoas com problemas parecidos, encontrei várias reclamações a respeito do Windows 10. Deixei meu computador com o técnico da empresa onde trabalho, ele vai verificar e instalar o Windows 7 para mim. Assim que o fizer trarei o resultado aqui.

 

Agradeço imensamente pela ajuda amigo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...