Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual aircooler segura um i7 7700K?


Posts recomendados

@João Paulo_771953 Em relação a Air cooler, procure um da Cooler Master intermediário já dar conta.

adicionado 1 minuto depois

@Pedro98 O I7 7700K está com problema de superaquecimento quando em Overclock, nota da própria INTEL, então o recomendado seria um I7 7700, que mesmo sem over segura de boa qualquer VGA do mercado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@O Monge A longo prazo.. vejo o i7 de quarta geração surpreendendo ate nos dias de hj, quero um processador para ficar uns 20 anos no máximo operando no meu computador, por conta disto irei pegar uma z170 para suportar-lo tranquilamente até lá, quando o mesmo chegar no seu limite, irei realizar overclock quando ele não "manter" mais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro98 Seguindo essa sua ótica eu concordo, agora fique atento com a compra de componentes, a INTEL vai chegar com novidades, vejo alguns rumores por parte dos revendedores aq na empresa, eu particularmente não investiria no momento em um I7 6700K, espere até janeiro,fevereiro/2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@O Monge Eu vi os novos processadores, que agora vão ser i5 i7 e i9, mas como vivemos no Brasil o custo x beneficio não vai se aplicar a estes processadores, e ainda mais nas placas mães, não curto ver meu dinheiro que guardei sendo gasto por políticos no futuro, infelizmente esta é a realidade, mas queria te perguntar algo a mais, vendo q o i7 7700k é o mais forte da linha 1151, usando ele sem Overclock ainda seria uma vantagem em cima do 7700? ambos tem o mesmo preço praticamente, e será q a Intel irá lançar alguma atualização para corrigir o problema? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Pedro98 disse:

@O Monge Eu vi os novos processadores, que agora vão ser i5 i7 e i9, mas como vivemos no Brasil o custo x beneficio não vai se aplicar a estes processadores, e ainda mais nas placas mães, não curto ver meu dinheiro que guardei sendo gasto por políticos no futuro, infelizmente esta é a realidade, mas queria te perguntar algo a mais, vendo q o i7 7700k é o mais forte da linha 1151, usando ele sem Overclock ainda seria uma vantagem em cima do 7700? ambos tem o mesmo preço praticamente, e será q a Intel irá lançar alguma atualização para corrigir o problema? 

Ele só quer dizer que não vai haver necessidade de fazer over num processador top de linha, você não vai ter problemas em jogos nem em nada com um i7700k por MUITO TEMPO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro98 Essa reportagem responde sua pergunta:

Intel recomenda que usuários não façam Overclock no processador i7 7700K

 

"Dessa forma, a Intel recomenda que o processador top de linha da sétima geração, voltado para gamers e com a vantagem do suporte a overclock, não seja submetido a esse tipo de estresse. Quando menciona o processo de retirada do heat-spreader, a Intel está se referindo à remoção da “tampa” metálica do processador, modificação executada com vistas a aprimorar a refrigeração e oferecer suporte a overclocks mais exagerados".

 

Resumindo, a Intel manda você fazer uma serie de modificações no sistema de controle de ventoinhas, para tentar amenizar a temperatura. Obviamente, para usuários que estão sofrendo com o problema antes mesmo de ser levado a tona. Agora você investir em um processador desse, fazer Overclock, sendo que a própria fabricante diz que não é recomendado fazer, é burrice. Atualmente, o melhor processador para jogos e placas de alto desempenho, seria o I7 7700. E para o nível do I5, eu recomendo investir em um Ryzen AMD, que apresenta superioridade em relação aos I5.

adicionado 1 minuto depois

@Pedro98 Fora que essa loucura da galera fazer Overclock em um I7 7700K, qual o ganho real? esse processador em stock já segura até uma 1080TI de boa, e se brincar um SLI tmb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois Core i7 7000 sofrem desse mal.. Com e SEM Overclock.. 

 

São picos de temperatura que ninguém explica, muito menos a Intel.. Ela soltou essa "pérola", pois o pessoal que faz OC, tinha picos que passavam dos 90ºC (o limite da CPU é de 100º).. O cara desse tópico, tem esse problema..

 

Se não pretende OC, não é algo lá muito preocupante..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @João Paulo_771953 @Pedro98 A 6  e principalmente 7 geração da INTEL, foi um "tapa buraco", poucas inovações e problemas para o consumidor, tinha tudo para dar certo, todavia não teve o mesmo sucesso da linha haswell, como o I7 4790 ou 4770. Resumindo, eu particularmente esperaria para o próximo ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li a nota original da Intel e acho que o mercado está de sensacionalismo. A Intel sempre disse que não recomenda fazer overclock porque isso anula a garantia. Sempre foi assim. Em nenhum momento ela relacionou "não fazer overclock" especificamente com "i7-7700K".

 

Ela só está dizendo que não recomenda fazer over porque você perde a garantia. Aí aparecem esses artigos dizendo "Intel diz que não pode fazer overclock no i7-7700K". Eles se perderam totalmente na tradução / interpretação de texto.

 

A questão é que o i7-7700K já é overclocado. Em teste de estresse ele chega aos 4.4Ghz nos quatro núcleos, que já é um over quase que intermediário. Com o uso de um ou dois núcleos, ele chega aos 4.5Ghz. Então você adiciona memória de clock alto (influencia na temperatura), placa de vídeo esquentando o gabinete, core voltage das placas-mãe fora de controle, verão brasileiro, etc., etc., e a pessoa vai ter que comprar um water cooler. Não adianta comprar Hyper 212X porque pode dar problema no verão.

 

Mas o processador, até que se prove o contrário, é o mesmo Intel de sempre desde os Ivy Bridge, que foi quando a Intel parou de soldar o IHS. Se eu overclocar o meu i7-3770K (Ivy Bridge) para 4.4Ghz, ele também vai precisar de um water cooler. Pode ser que com um core voltage baixo e uma boa refrigeração no gabinete eu me safe com um 9900 MAX, que é um excelente air cooler, mas pode ser que jogando, com as minhas memórias a 2400Mhz e com a minha placa de vídeo no talo, verão do Rio de Janeiro, não dê.

 

O que a Intel deveria ter feito era lançar o Kaby Lake da forma que foi o Devil's Canyon, com um trato melhor no chip, que foi voltado para over - se bem que eu não tenho um Devil's Canyon e não sei se eles eram realmente melhores do que o i7-4770K em termos de temperatura.

 

Outra questão é que dizem que o i7-7700K é excelente de over. Motivos: arquitetura mais do que provada e refinada. Dizem que a loteria do wafer é bem melhor do que anos atrás. Dando uma pesquisada rápida no Reddit, os resultados são o seguinte:

 

4.8GHz - top 100% (ou seja, todos os i7-7700K são capazes de chegar aos 4.8Ghz).

4.9GHz - top 91%

5.0GHz - top 62%

5.1GHz - top 24%

5.2GHz - top 4% (ou seja, 4% de todos os i7-7700K comprados são capazes de chegar aos 5.2Ghz).

 

Mais de 60% dos chips chegam aos 5Ghz (acho impressionante). Obviamente que dependendo do clock e da tensão a pessoa vai ter que fazer o delid e usar um water cooler de 280 ou 360 (ou um WC custom).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

1 hora atrás, Contiusa disse:

Ela só está dizendo que não recomenda fazer over porque você perde a garantia. Aí aparecem esses artigos dizendo "Intel diz que não pode fazer overclock no i7-7700K". Eles se perderam totalmente na tradução / interpretação de texto.

É isso que não vejo sentido, pode perder a garantia, obviamente fazendo de tudo para não entrar em uma seara judicial, porque sabe que com uma nova atualização do CDC desse mês, dependendo do valor da empresa e dano comprovado, causado ao consumidor, os Danos morais são altíssimos, e graças a Deus a INTEL não é um banco financeiro e o Judiciário está "cagando" para ela kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, O Monge disse:

@Contiusa

É isso que não vejo sentido, pode perder a garantia, obviamente fazendo de tudo para não entrar em uma seara judicial

 

Eu acho que o objetivo é esse mesmo, porque se a gente for parar para pensar, a Intel tem uma lista oficial de XMP (perfis de overclock de memória). Provavelmente deve ter uma nota da Intel que não recomenda memória acima de 2400Mhz no i7-7700K. Mas se ela não recomenda passar de 2400Mhz, como ela mesmo tem lista de perdil XMP de 3200Mhz? Não dá para entender. Ou de não recomendar coolers acima de 500g - ainda que eles não digam que esse limite é para coolers com presilha de cooler box, não com backplate.

 

Eles fazem essas coisas para se garantirem judicialmente. Posso ter falado alguma coisa errada, porque isso é uma salada, mas é cofuso mesmo.

 

Do que eu li da nota original, a primeira parte da nota é relativo ao i7-7700K, de prestar atenção na refrigeração, etc (recomendação padrão para todo chip overclocado). O final, a nota sobre o overclock, deve ter sido um copiar e colar de uma nota que eles já devem ter há anos e que eles vão falar em todas as gerações. Então o pessoal se confundiu e achou que uma coisa está relacionada a outra.

 

Pelo que tudo indica, o i7-7700K é excelente para overclock.

 

 

-------edit-------

Só para completar, o que eu acho que realmente tem criado confusão são as placas-mãe com core voltage fora do controle. Gente com o chip rodando a 1.4V em stock. Aí começa a pipocar problema de superaquecimento em micros com H80i, H100i e similares, que teoricamente levariam tranquilamente um over de 4.4Ghz.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Olá contiusa, sabe me dizer se a gigabyte z170XP - SLI suporta bem o i7 7700k? eu vi algo de tensão, que se abaixar você consegue diminuir uns 4 a 5 graus, o que você tem a dizer, pretendo usar-lo pelo menos uns 10 anos no meu PC, quais cuidados você acha q devo tomar na hora de escolher placas mães com o chipset z170 e z270?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro98 placa-mãe eu estou por fora. Mas só não compre as mais básicas, porque algumas não vão ter opção de ajustar o core voltage. Mas todas as Z170 e Z270 têm essa função. Melhor pesquisar na seção de placas-mãe ou de configurações para jogos. Para overclock, o que conta são as fazes do VRM. Placas de 4 fases são mais de entrada, mas a minha tem 4 fases e eu consigo chegar fácil em um over de 4.6Ghz.

 

Mas eu não compraria um i7-7700K agora. Acompanhe o tópico do Intel Coffee Lake porque vem aí os hexacore para o soquete LGA 115X (tudo indica pelo mesmo preço do i7 tradicional).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...