Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Número de ciclos de cristal para uma instrução


Posts recomendados

Olá,

 

Li algures e sei que nem todos os microcontroladores utilizam o mesmo número de ciclos por instrução. Estou a estudar o pic16f690 que utiliza 4 ciclos por instrução. Enquanto que existem outros pic que utilizam 12 ciclos de cristal para uma instrução.

Existe alguma tabela ou termo onde possa consultar para saber mais sobre este standards?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilovepic ,

 

De modo geral, um microprocessador pode demorar vários ciclos de clock para fazer uma instrução, mas não tem como colocar isso em uma tabela pois varia muito em função da família utilizada .....

 

Para o caso de microcontroladores ( que são microprocessadores com um monte de hardware de I/O embutido ) de 8 bits, baseando nas duas famílias mais comuns para os hobbystas, temos que a linha PIC12 e PIC16 fazem as instruções em 4 ciclos de clock, e a linha AVR ( que compreende os Atmegas, Attiny e Atxmega ) fazem a grande maioria das instruções em um único ciclo de clock, embora existam algumas que podem demorar dois ou até três ciclos. Nunca utilizei as famílias do PIC18 em diante, então não posso afirmar nada sobre elas.

 

Existem alguns microprocessadores chamados de RISC, que possuem poucas instruções, mas todas são feitas em um único ciclo de clock, e eles podem atingir clocks bem mais altos, podendo atingir um desempenho muito superior aos outros do tipo CISC, mas custam mais caro e são bem menos usados para as finalidades de hobby.

 

Existem também os microprocessadores de 16, 32 e 64 bits, que permitem instruções bem mais complexas, e podem rodar com clocks acima de 1 Gigahertz, mas sua utilização sai fora do escopo dos hobbystas.

 

Lembre-se sempre de uma coisa : velocidade de clock por sí só não é indicativo de desempenho, pois um microcontrolador rodando a 48 Mhz mas que precisa de 4 ciclos de clock para fazer suas instruções tem o mesmo desempenho de um outro que roda a 12 Mhz e faz suas instruções em apenas um ciclo, ok ?

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...