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Como saber se o processador é o motivo do gargalo?


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Olá, recentemente fiz upgrade no computador apenas instalando uma placa de vídeo dedicada, Sapphire Radeon R7 260X GDDR5 2GB. Eu esperava que com isso o FPS no game que jogo aumentasse consideravelmente, porém não foi o que aconteceu.

 

O FPS aumentou muito pouco, em torno de 10 FPS. Realizei testes no MSI Afterburner constatei que o jogo utiliza absolutamente nada da placa de vídeo e que o processador fica na metade, porém a RAM ele utiliza praticamente que toda ela, tem instalado 4GB DDR3 1600Mhz.

 

Mesmo com o alto consumo de RAM estou achando que é o processador, pois ele é um processador fraco, acredito que ele não esteja dando conta da placa de vídeo, mas quero confirmar mesmo!

 

As configurações do meu computador é a seguinte:

 

Processador: AMD Athlon 5150 Kabini, 1.6GHz, 2mb, Quad-Core
Placa-mãe: GA-AM1M-S2H
Placa de Vídeo: Radeon R7 260X GDDR5 2G
Memória RAM: 4GB DDR3 1600 Mhz
Fonte: EVGA 500W 80 Plus
Resolução: 1366x768 (máxima)
Sistema Operacional: Windows 10 x64 bits

 

Configurações recomendadas para o jogo:

 

Processador: Pentium 4 2.0GHz

Memória (RAM): 1GB RAM

Placa de Vídeo: GeForce 6600 ou superior

Sistema: Operacional: Windows 7, 8, 10

DirectX: DirectX© 9.0c ou superior

 

Tirei alguns prints do game junto com o MSI Afterburner, seguem eles:

 

CnBWokn.thumb.png.255a74aa7c880576badc7e320408cf2e.pngv8xF40Mg.png.51aaf94b6ef865f3c5b1bd9ae199f818.png

 

 

Algumas informações importantes:

 

- O jogo referido é o Crossfire, jogo online em primeira pessoa de tiro;

- Todos os drivers do computador estão atualizados;

- Windows atualizado;

- O barramento da placa de vídeo é  PCI Express 3.0, porém está instalado em um PCI Express 16x 2.0;

- Testei em outros jogos e acontece da placa de vídeo nem ser utilizada, porém o processador ter bastante uso;

- Temperatura do processador e da placa de vídeo normais;

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@Rodrigo Fontes Santos Esse é um jogo bem antigo. Provavelmente não é otimizado para trabalhar com múltiplos núcleos do processador. Seu processador tem quatro núcleos, mas cada um individualmente é bem fraco. Ou seja, o jogo não vai conseguir usar a totalidade do processador e deve sofrer limitações pela baixa performance single core. Mesmo se usasse a totalidade o processador continuaria sendo fraco e limitaria a placa.

 

Colocar mais memória também seria interessante. O mínimo para jogar adequadamente é 8GB.

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Respondendo a pergunta do titulo...

 

Uma forma simples de testar:

 

Se baixar a resolução do jogo e o fps aumentar, é culpa da GPU, se aumentar a resolução e o fps se manter é culpa da CPU.

 

Baixando a resolução se remove um pouco de peso da GPU fazendo com que ela possa entregar mais frames desde que não seja limitada pelo processador.

Aumentando a resolução se coloca mais peso na GPU que caso ja não estivesse sendo segurada pelo processador vai sofrer uma perda de fps.

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1 hora atrás, Dabota disse:

Está com os drivers atualizados?

@Dabota Sim, todos os drivers estão atualizados, de todos os componentes, até mesmo o Windows.

adicionado 12 minutos depois
1 hora atrás, Foxwalt disse:

@Rodrigo Fontes Santos Esse é um jogo bem antigo. Provavelmente não é otimizado para trabalhar com múltiplos núcleos do processador. Seu processador tem quatro núcleos, mas cada um individualmente é bem fraco. Ou seja, o jogo não vai conseguir usar a totalidade do processador e deve sofrer limitações pela baixa performance single core. Mesmo se usasse a totalidade o processador continuaria sendo fraco e limitaria a placa.

 

Colocar mais memória também seria interessante. O mínimo para jogar adequadamente é 8GB.

@Foxwalt Sim, isso faz bem sentindo, porém eu estava fazendo mais uns testes agora pouco e habilitei no Afterburner o monitoramento de todos os núcleos do processador e todos eles estão sendo usados, geralmente na metade +/- 40% à 60%. Isso que não entendo, não está sendo exigido o máximo do processador.

 

Eu também testei outra coisa, estava sendo utilizado praticamente toda a memória RAM (4GB) e a placa  de vídeo não estava sendo utilizada, sofria picos repentinos e passageiros na elevação do uso. Então fiz com que o sistema liberasse mais memoria RAM, sendo utilizado +/- 2300MB e desde então o uso da placa de vídeo aumentou, não ficou mais no estado de uso 0%, o game começou a exigir da placa. Será que é a memoria RAM limitando os outros componentes?

 

Obs.: Os testes foram feitos In-game com o Afterburner.

adicionado 34 minutos depois
2 horas atrás, Atretador disse:

Respondendo a pergunta do titulo...

 

Uma forma simples de testar:

 

Se baixar a resolução do jogo e o fps aumentar, é culpa da GPU, se aumentar a resolução e o fps se manter é culpa da CPU.

 

Baixando a resolução se remove um pouco de peso da GPU fazendo com que ela possa entregar mais frames desde que não seja limitada pelo processador.

Aumentando a resolução se coloca mais peso na GPU que caso ja não estivesse sendo segurada pelo processador vai sofrer uma perda de fps.

@Atretador Eu realizei os seguintes testes, gráficos do jogo no mínimo e máximo possível, os resultados com o FRAPS foram os seguintes:

 

Tudo no mínimo

2017-06-11 00:35:05 - Crossfire
Frames: 4314 - Time: 110828ms - Avg: 38.925 - Min: 0 - Max: 65

 

Tudo no máximo

2017-06-11 00:38:21 - Crossfire
Frames: 3336 - Time: 104297ms - Avg: 31.986 - Min: 0 - Max: 69

 

Sendo assim o gargalo não está na GPU, certo?

 

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24 minutos atrás, Atretador disse:

Tente tudo no maximo e altere apenas a resolução.

 

Mas, provavelmente é o proc, o Athlon 5150 é bem fraquinho

@Atretador Fiz o que você recomendou, gráficos no máximo e resolução no mínimo.

 

Gráficos no máximo e Resolução 800x600:

2017-06-11 01:03:36 - Crossfire
Frames: 3267 - Time: 125250ms - Avg: 26.084 - Min: 0 - Max: 60

 

Obs..: O teste anteriormente com tudo no mínimo foi feito com resolução 800x600 e com tudo no máximo a resolução estava 1024x768. E no cenário de testes fiz ficar o mais igual possível.

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7 horas atrás, Atretador disse:

Seu monitor é de 1024x768? Aaah, dificulta devido a pequena diferença xD

 

Como o uso da GPU esta baixo, e a variação foi de apenas 4fps na media. Continuo a acreditar que é culpa do proc.

@Atretador Meu monitor é 1366x748, porém dentro do game não tem essa opção de resolução, ai eu jogo em 1024x768.

 

Uma coisa que esqueci de falar ontem é de que nas partidas ocorrem muitas "travadinhas", são frequentes uma atrás da outra, ficando impossível de jogar praticamente. Essas travadas acontecem geralmente quando o FPS cai, exemplo, está 53 cai para 25, mas o cenário está sendo renderizado corretamente pelo game, sem atrasos.

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